📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
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É uma espécie de "mercado de trabalho", um ambiente virtual voltado para a oferta e procura de serviços profissionais entre seus participantes.
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Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e integra banco de imagens, fontes, modelos e ilustrações. Existe a versão gratuita suficiente para quem está começando. E a versão paga para quem quer inserir equipe, ter acesso a versões de design realizado por profissionais.
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Da abreviação em inglês "Return Over Investiment", é o Retorno Sobre Investimento. É obtido deduzindo o valor que foi investido em determinada ação do valor total de ganho obtido. Pode ser positivo ou negativo caso a ação tenha dado lucro ou prejuízo.
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Trata-se de uma estratégia onde você tenta capitar novamente um potencial cliente no qual você já havia atingido em algum outro momento, por exemplo, exibir anúncios para quem já teve contato com a sua marca antes.
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Fluxo de pessoas que visitam canais digitais – sites, plataformas, páginas, perfis em redes sociais etc. O tráfego pode ser orgânico (de graça) ou pago (por meio de anúncios). Enquanto o excesso de tráfego de veículos é indesejado, por gerar engarrafamentos e lentidão, o tráfego na internet é um dos principais objetivos dos criadores de conteúdo. Quanto mais gente acessa as publicações, melhor. Não adianta nada ter uma página bonita e um conteúdo de qualidade se ninguém a visitar, não é mesmo? Para isso, há diversas estratégias para impulsionar o tráfego, seja organicamente ou com anúncios. Mas isso é tema para outro tópico.
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"TW" ou "tw//" muito usado no Twitter, mas como muito conteudo do twitter vai para as outras redes sociais, se vc ver esse termo, vc ja sabe o que é e para ninguem ficar confuso. Trigger warning, é um aviso de gatilho. Aí a pessoa ja vai preparada pra ver algo muito pesado/tenso no seu conteúdo. No twitter escrevem muito, mas tambem podemos começar o tweet com um simples "aviso de gatilho" para ficar ainda mais acessível para todos, mas queria contar para não ficarem confusas se verem no twitter. Desde quando eu usava muito o twitter, até hoje em dia, os usuários falam muito para colocarem mais avisos de gatilhos, esse tweet é um exemplo, mas tem MUITOS o…
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São as formas de comunicação que combinam recursos sonoros e visuais. Encontramos, por exemplo, nos shows quando é feita a transmissão por telão, e em todo tipo de evento que utiliza os recursos do audiovisual na projeção de conteúdos em geral
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EFEITO LINDY é uma teoria do Alberto Goldman dos anos 60. "Diz que a expectativa de uma pessoa ou fato ser importante é proporcional ao tempo de exposição, ao tempo de existência que ela já teve pela metade." Exemplo: se você tem 10 anos de carreira no digital, teria mais 5 anos de carreira no futuro. Uma pessoa que começou ha 1 ano, teria seis meses. É como se algo pode ser comprovadamente bom quando existe e funciona há bastante tempo, se a qualidade se provasse com o passar dos anos. Paulo trouxe esse conceito na Live 3 do dia 08.08. A explicação completa e o contexto estão na aula 2.14 sobre os CANAIS OFFLINE.
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🐝 Transmedia é o oposto da Crossmedia, já que a Transmedia não faz a derivação de conteúdo, propriamente, dito, ou seja, pega um conteúdo já pronto e com a mesma mensagem e coloca em outro canal, ou seja, coloca em outra rede social ou de comunicação. 🐝 A Transmedia cria um conteúdo próprio para aquela rede, como o @Paulo Cuenca diz: " Um conteúdo Nativo", com uma nova abordagem, um conteúdo com um viés e particularidades que foram pensados para aquela rede, não se restringindo apenas na adaptação a linguagem, não sendo "o mais do mesmo".
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LP ou landing page é como chamamos uma página de vendas ou uma página de captura de lead. A tradução literal seria "página de aterrisagem" e poderia ser qualquer página pra qual você manda o seu público, mas no marketing digital, usamos esse termo pra chamar as páginas que tem um único objetivo = conversão (deixar uma forma de contato, entrar em contato, comprar, etc). Ou seja, nessa página, o público só vai ter a opção de tomar uma única ação, que é a conversão que você escolheu. Já em sites normais, vão existir várias páginas, com várias possibilidades de ação pro usuário.
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CRM
by Léo Romano- 3 respostas
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É uma abreviação do termo inglês Customer Relationship Management, e que tem tradução livre como Gerenciamento de Relacionamento com Clientes. Está relacionado a forma como o cliente é atendido e abordado. Também é um termo relacionado a diferentes tipos de softwares que, ao ter uma base de contatos, otimiza a gestão destas informações.
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Abreviação da palavra inglesa hyperbole que significa exagero. No contexto do marketing, refere-se a campanhas publicitárias ou ações estratégicas que atingem grandes repercussões, que são "exageradas". É uma tendência ou algo, ideia ou produto que está a dar muito que falar.
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LTV (Lifetime Value) é a estimativa da receita média que um cliente te gera ao longo de sua "vida" como cliente. Basicamente quantas vezes uma pessoa comprou de você e com essa métrica é possível estabelecer melhor o CAC (custo por aquisição de cliente). É uma métrica importante que ajuda a garantir sua lucratividade no médio e longo prazo. Exemplo: uma pessoa compra uma escova de dentes de você a 10 reais, se ela comprar 10 vezes, em um ano, basicamente, você tem 100 reais de LTV. Se você gastou 20 de CAC, por mais que na primeira compra você fique no prejuízo, ao longo do ano seu lucro aumenta! Serviços de recorrência utilizam muito dessa estratégia, como net…
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CSV - Valores separados por vírgulas Em muitas plataformas na hora de exportar os dados aparecerá essa opção para baixar. Ele é um arquivo de texto com formato específico para possibilitar o salvamento dos dados em um formato estruturado de tabela. Você consegue abri-lo facilmente no excel e convertê-lo para arquivo .TXT
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ESG é uma abordagem de avaliação das corporações quanto ao seus compromissos com a sociedade. A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). No Brasil, também nos referimos a ela como ASG. Conheça em detalhes: Environmental ou Ambiental: refere-se às práticas da empresa ou entidade voltadas ao meio ambiente. Entram aqui temas como aquecimento global; emissão de gases poluentes, como o carbono e metano; poluição do ar e da água; desmatamento; gestão de resíduos; eficiência energética; biodiversidade; entre outros. Social: relaciona-se à responsabilidade social e ao impacto das empresas e entidades em prol da c…
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Freebies podem ser traduzidos como BRINDES. Dentro do contexto digital, representam os produtos gratuitos disponibilizados. Normalmente, templates, modelos, canvas, artigos de impressão...
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ZMOT - "The Zero Moment of Truth", no seu original e que poderia ser traduzido como o Momento Zero da Verdade. Corresponde ao momento em que a pessoas decide deixar de ser pesquisador para se tornar cliente. Lê testemunhos de produtos/serviços na internet, consulta a opinião e a experiências de outros clientes, o que são, se têm garantia, a sua durabilidade e se, de facto, correspondem a uma necessidade específica que tenha.
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Se alguma vez se deparar com essas nomenclaturas, saiba que são acrónimos relativos ao Funil de Vendas. Assim sendo, TOFU (Top of the Funnel), MOFU (Middle of the Funnel) e BOFU (Bottom of the Funnel). TOFU - aqui os potenciais normalmente não têm consciência da solução ou até do seu próprio problema. O conteúdo deve ser leve e de baixa barreira de entrada. MOFU - aqui o objetivo é converter, oferecendo conteúdo gratuito e útil de modo a captar contactos em troca. BOFU - aqui os leads tornam-se clientes, onde o conteúdo deve conduzir a uma decisão de compra. É a fase de escolha entre nós e a concorrência.
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Minhas aulas voltaram e com elas os termos de Marketing também. Dessa vez vou deixar só a introdução e um breve resumo aq 🙃 Seis Sigmas ou Six Sigma, em inglês é uma ferramenta internacionalmente reconhecida e bastante utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, diminuir custos e melhorando a produtividade, consequentemente, aumentando os lucros. De uma forma geral ele funciona por meio da definição de metas e aplicação de projetos específicos para alcançar essas metas. Os projetos são definidos a partir da estratégia DMAIC (Definir-Mensurar-Analisar-Incrementar-Controlar).
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O brandbook, ou manual de marca, é nada mais que uma ferramenta do processo de branding. Ela funciona como um guia com todas as orientações da estratégia da marca. Ele serve não apenas como base para os designs nas suas redes sociais, mas também como um manual completo da sua marca, com informações relacionadas ao tom de voz da marca, aplicações de logo, paleta de cores, utilizações, branding, etc. Ter um brandbook é fundamental, já que nele também terá uma descrição das diretrizes da empresa para que todas as áreas, e não só a equipe de marketing possa manter a identidade da marca de maneira verbal e visual.
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O GRWM, sigla para Get Ready With Me, também conhecido aqui no Brasil como "Arrume-se Comigo", é um formato de vídeo muito popular nos Reels e no Tik Tok em que não apenas se mostra o look do dia, mas explica as escolhas - seja pela ocasião, clima, gosto pessoal, referências etc. Pode ser um jeito divertido de trazer um conteúdo mais educativo sobre tecidos, modelagens, tendências, etiqueta, coloração pessoal, identidade corporal e muitos outros temas. Além do nicho de moda, há variações com foco em maquiagem, penteados e rituais de beleza e autocuidado. Sem falar das paródias e memes, claro! Haha... 😉 No Instagram, a hashtag #grwm tem 874 mil publicações.
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Fair Use: É qualquer cópia de material protegido por direitos autorais feita para um propósito limitado e “transformador”, como comentar, criticar ou parodiar um trabalho protegido por direitos autorais. Ou seja, você pode usar o material de forma limitada desde que seja com o proposito de criar algo sobre o próprio material.
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= público-alvo Está relacionado ao público-alvo e as estratégias utilizadas para atingi-los com o objetivo de conversão. É quando você estuda e desenha esse público com o objetivo de vender.
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H1 (header 1) é um dos níveis hierárquicos dos cabeçalhos na linguagem HTML (HyperText Markup Language, a linguagem das páginas da internet). São basicamente 6 níveis hierárquicos de cabeçalhos, sendo que o H1 e o H2 são os mais importantes, pois são os que os algorítimos de procura vão atrás quando um usuário do Google, p ex., digita algo que procura. Por isso é importante, quando for publicar algo num Blog, pedir ao programador ou ao "rapaz do site" publicar os textos de forma que siga uma lógica de palavras-chave dentro dos níveis H1 e H2. É dito que o H2, que seria o subtítulo do texto, chega ser mais importante que o H1 (o título), pois o subtítulo orienta o leitor e…
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Na definição formal: uma rede com topologia em estrela, anel central ou gabinete de ligações onde todos os circuitos se encontram, formando um caminho elétrico para os sinais. Traduzindo pra nossa realidade: um ponto central com diversas conexões; um hub de profissionais com talentos e especializações diferentes que juntos vão solucionar um projeto, um desafio, uma entrega.
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