📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
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Materiais ricos são parte especial de uma estratégia de marketing de conteúdo. Esses materiais incluem ebooks, whitepapers, infográficos, vídeos e outros. O principal objetivo dos materiais ricos é gerar leads. Isso é feito por criar uma landing page e pedir dados pessoais em troca do dowload gratuito.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Sabe quando alguém entra na sua loja,porque fica interessado (a) em comprar algo? Porém,na loja física é complicado saber a quantidade de pessoas que entraram,a não ser que você conte... Porém,no Instagram é possível,isso se chama,toques no site. Toques no site= a quantidade de vezes que alguém clica no seu "site" que fica na sua Bio "Site" pode ser um site mesmo,link para whatsapp,link para landing page ou até link para aula no YouTube É um bom termômetro de conversão,se você estiver vendendo algum: curso,serviço ou fazendo lançamento tem como saber quantas pessoas ficaram interessadas no que você está oferecendo 😉
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
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A hashtag #tbt começou a ser usada em 2012 no Twitter, e hoje é mais utilizada no Instagram. A sigla é uma abreviação do termo Throwback Thursday. A palavra throwback significa regresso, retorno ou retrocesso, enquanto Thursday quer dizer “quinta-feira”. Então na quinta feira sempre é dia de postar #tbt 💛🤑
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Os maiores sites de busca têm áreas no topo reservadas para anúncios, que são feitos na forma de links, assim como os demais resultados das páginas. Esses anúncios são chamados de links patrocinados, pois não chegaram no topo de maneira orgânica — pela análise do próprio motor de busca — , mas de forma paga.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Um tipo de configuração utilizada na automação de e-mail que dispara uma mensagem a partir de uma ação tomada pelo usuário. Por exemplo: você pode programar para que todas as pessoas que clicarem em um determinado link da sua newsletter recebam um segundo e-mail com mais informações sobre o assunto.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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O CPA, que significa custo por ação, é o último e mais complexo entre os meios de pagamento de anúncios patrocinados. Nesse modelo, o anunciante paga somente quando o objetivo final de sua campanha é atingido — uma venda, pedido de orçamento, download de um material, etc.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Conjunto de estratégias que buscam gerar um crescimento rápido na base de clientes. Para isso, envolve diferentes setores e canais, testando diversas ações diferentes.
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Apesar de ser muito creditado à Kotler, o termo surgiu em 1960 no livro “Basic Marketing: A Managerial Approach” de Jerome McCarthy. Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, foi o responsável por popularizar o termo. Em 1967, no seu livro “Marketing Management”, ele citou McCarthy como a principal classificação do Composto de Marketing. Os 4 P’s são: Preço Produto Praça Promoção
Última resposta por Marília Cerqueira, -
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Smarketing — ou Vendarketing — é a união entre as equipes de vendas e marketing de uma empresa para conseguir melhores resultados. Enquanto alguns consideram esses dois setores quase como rivais, o smarketing mostra que a colaboração entre ambos é o melhor caminho para um negócio saudável e lucrativo.
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É o lead que está pronto para receber uma oferta.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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SLA, ou Service Level Agreement — Acordo de nível de serviço — é um documento que define as responsabilidades do time de vendas e do time de marketing quando usam o Smarketing. Sem esse acordo, seria fácil confundir quem deve realizar cada tarefa, resultando em problemas de comunicação e desempenho. Por isso, o SLA garante que estejam todos de acordo desde o início.
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A expressão onlife, cunhada por Floridi, refere-se a essa nova experiência de realidade hiperconectada na qual não faz mais sentido perguntar para determinado sujeito se ele está on-line ou off-line. Os autores do documento entendem que as tecnologias da informação e comunicação não são apenas ferramentas, mas são “forças ambientais” que estão afetando de modo crescente: a) quem nós somos; b) nossas interações/como socializamos; c) nossa concepção de realidade; d) nossas interações com a realidade. Além disso, os autores estão convencidos de que os impactos das tecnologias digitais na nossa vida acontecem devido a, pelo menos, quatro grandes transformações: …
Última resposta por Fabiano Fachini, -
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Sistema de pontuação que classifica os leads de acordo com seus comportamentos. É usado para analisar se um lead é ou não qualificado (como por exemplo, para receber uma oferta de produto).
Última resposta por Caroline Rocha, -
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Bounce rate é a taxa de usuários que entram em suas páginas e saem rapidamente, sem interagir e navegar. Baixas taxas de bounce rate são um sinal para o buscador que seu conteúdo é de qualidade.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Fluxo contínuo, fluxo de média, fluxo de mídia ou transmissão contínua, é uma forma de distribuição digital, em oposição à descarga de dados. A difusão de dados, geralmente em uma rede através de pacotes, é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet. Como exemplos temos a Netflix, Spotify, Prime Video, Disney Plus, HBO Max
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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Este tipo de conteúdo não é criado pela empresa, mas sim pelos fãs ou outros usuários. Daí o nome mídia espontânea, já que a marca ganha espaço na mídia sem precisar pagar por ele. Em geral, são mensagens compartilhadas por fãs nas redes sociais, podendo ter os mais diversos formatos.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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O buzz marketing é um tipo de estratégia que procura gerar uma discussão positiva sobre um produto ou marca. Parece muito com o marketing viral, mas sem ser tão efêmero. O objetivo central do buzz marketing é fazer com que as pessoas realmente conversem de forma positiva sobre as características de um produto ou marca. A sua estratégia mais comum envolve parcerias com influenciadores digitais de cada segmento.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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O mundo das startups é incrivel e único, começa por pertencer a uma ecossistema diferente formado por pessoas, startups, instituições, aceleradoras, incubadoras, Venture Capital, investidores anjo e entre outros, mas para "navegar" neste ecossitema é preciso compreender um idioma conhecido como Startupês, linguagem própria utilizada por empreendedores fundadores de startups Quem já ouviu falar sobre Pitch, NPS, IOT? Então vamos falar de alguns: - AIOT é o acrônimo de duas siglas em inglês AI (Inteligência Artificial) e IOT (Internet das Coisas). -Aporte Aporte é uma denominação utilizada para se referir a um investimento/aplicação feito na empresa geralmente po…
Última resposta por Danielle Cosme, -
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Conversion Rate Optimization (CRO ou otimização da taxa de conversão, em português) é um processo que busca aperfeiçoar a taxa de conversão de uma estratégia (pode ser um site ou uma rede social) para converter mais visitantes ou seguidores em clientes. O CRO deve ser utilizado por empresas que já tenham uma estratégia de marketing digital em funcionamento e que precisam aprimorá-la para aumentar a sua eficiência.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
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Oposto de Inbound Marketing, é o marketing tradicional, em que anunciantes usam a publicidade para “ir até os consumidores” ao invés de atraí-los até a marca. Geralmente está relacionado à interrupção, como nos comerciais de TV ou rádio.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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Em poucas palavras, algoritmo é uma sequência de instruções para que um computador possa realizar alguma função. É como uma receita de bolo para que a máquina possa fazer algo por nós. O Google usa um algoritmo para determinar os resultados de buscas na internet e outro para trabalhar com anúncios. o Instagram possui um para o feed de notícias dos seus usuários, e o Twitter também.
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= Páginas visualizadas Número de vezes que uma página web (ou um conjunto de páginas) é visualizado pelo público durante um determinado período de tempo.
Última resposta por Caroline Rocha, -
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O mockup consiste em uma representação de um determinado projeto, que pode ser feita em escala ou em tamanho real. Ele é aplicado na apresentação de ideias de maneira mais elaborada, possuindo o design bastante próximo ao projeto final. Aplicativos como o Canva dispõe dos Smartmockups, que permite que você crie mockups incríveis que você pode utilizar nas suas artes e criações.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
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"Fintech é um termo que surgiu da união das palavras financial e technology, se tratando da tecnologia e inovação aplicadas na solução de serviços financeiros e que competem diretamente com o modelo tradicional ainda prevalente do setor." Bancos digitais como: Nubank, Inter, Pagbank, C6 Bank entre outros são fintechs.
Última resposta por Gaby Palma, -
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“Cair em domínio público” é uma expressão usada para dizer que uma obra pode ser reproduzida, distribuída, traduzida, publicada ou adaptada sem a necessidade de autorização; é uma condição jurídica na qual uma obra não possui o elemento do direito real ou de propriedade que tem o direito autoral, não havendo, assim, restrição de uso de uma obra por qualquer um que queira utilizá-la. Do ponto de vista econômico, uma obra em domínio público é livre e gratuita. Nesse sentido, domínio público é o antônimo do Direito autoral.
Última resposta por Elvio Bezerra,