📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 1 follower
- 0 respostas
- 171 visualizações
Os maiores sites de busca têm áreas no topo reservadas para anúncios, que são feitos na forma de links, assim como os demais resultados das páginas. Esses anúncios são chamados de links patrocinados, pois não chegaram no topo de maneira orgânica — pela análise do próprio motor de busca — , mas de forma paga.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 0 respostas
- 181 visualizações
A hashtag #tbt começou a ser usada em 2012 no Twitter, e hoje é mais utilizada no Instagram. A sigla é uma abreviação do termo Throwback Thursday. A palavra throwback significa regresso, retorno ou retrocesso, enquanto Thursday quer dizer “quinta-feira”. Então na quinta feira sempre é dia de postar #tbt 💛🤑
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 179 visualizações
Materiais ricos são parte especial de uma estratégia de marketing de conteúdo. Esses materiais incluem ebooks, whitepapers, infográficos, vídeos e outros. O principal objetivo dos materiais ricos é gerar leads. Isso é feito por criar uma landing page e pedir dados pessoais em troca do dowload gratuito.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 203 visualizações
O Linkg building é a prática de colocar links para outros artigos relacionados ao tema de que se está falando. Nesse post mesmo, há vários links para artigos que explicam melhor cada um desses termos. Isso aumenta o tempo que o leitor fica no blog, ajuda a enriquecer o seu conhecimento e ainda contribui para aumentar a autoridade do site nos mecanismos de busca.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 419 visualizações
Financiamento coletivo. Modelo de obtenção de recursos bastante popular hoje em dia, em que usuários (geralmente com o auxílio de plataformas como o Catarse ou Kickstarter) buscam fundos para a realização de seus projetos mediante oferta de recompensas exclusivas.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 186 visualizações
Testes A/B servem para testar diferentes abordagens e ver o que converte mais em uma página. Por exemplo, dá para testar se uma landing page com fundo claro converte melhor que uma com fundo escuro. Assim, metade dos visitantes verá o fundo claro e metade verá o escuro. A cor que converter melhor será usada de forma definitiva.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 0 respostas
- 738 visualizações
Plataforma de anúncios do Facebook para quem deseja anunciar, trabalhar com o tráfego pago. O Facebook Ads permite uma alta capacidade de segmentação, já que você pode escolher características específicas do seu público-alvo para atingir as pessoas certas e assim aumentar a eficácia dos seus anúncios.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 285 visualizações
CMO é o Chief Marketing Officer, o diretor de marketing da empresa. Com esse cargo, o profissional está no topo da hierarquia de marketing, e coordena todas as decisões tomadas sobre o assunto. Dependendo do tamanho da empresa, outros gestores podem ser colocados para cuidar de equipes menores.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 1 resposta
- 333 visualizações
Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet". O futuro é agora! 🤑💛
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 0 respostas
- 154 visualizações
O mailing é uma lista de contatos os dados do seu lado. Esses dados podem ser de pessoas físicas ou jurídicas e essa lista permite que empresas entrem em contato com essas pessoas ou outras empresas para prospecção, negociações, envio de newsletter e mais.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 385 visualizações
E-mails em formato de Boletim Informativo. Essa é uma outra opção de distribuição de conteúdo regular para uma lista de assinantes. Para que essa estratégia se caracterize como newsletter, é importante que esse usuário faça parte da sua lista de contatos após efetuar um cadastramento em algum site. Você não envia newsletter para contatos aleatórios, certo?
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 1.2k visualizações
Aquele produto baratinho que a pessoa não precisa sequer pensar para comprar. Pode ser um PDF, planilha, e-book, comunidade....
Última resposta por Mariana Toledo, -
- 2 respostas
- 219 visualizações
Estratégia de marketing que usa o e-mail como ferramenta de distribuição de conteúdo. Essa é uma ótima opção para estabelecer contato de maneira direta com o seu público, pessoas interessadas no seu negócio.
Última resposta por Victoria Braga, -
- 0 respostas
- 245 visualizações
KPI, do inglês Key Performance Indicator, ou Indicador de performance é um mecanismo de gestão de desempenho de um negócio, projeto ou processo. É o "termômetro" que mede quão bem (ou não) o negócio está caminhando
Última resposta por Mariana Toledo, -
- 0 respostas
- 177 visualizações
Essa é uma função similar à de Mensagem Privada, no Facebook, e de Mensagem Direta, Twitter. Também chamada de inbox ou DM, as mensagens recebidas por Direct, no Instagram ficam disponíveis em uma caixa de entrada e só são visíveis para o usuário dono do perfil. 😉
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 1 resposta
- 767 visualizações
É a vantagem competitiva inquestionável, se comparado à concorrência
Última resposta por Victoria Braga, -
- 0 respostas
- 352 visualizações
É a persona que já compra atualmente de você
Última resposta por Mariana Toledo, -
- 0 respostas
- 140 visualizações
Custo por Mil Impressões. Expressão usada para definir o valor médio a ser pago para cada mil impressões (aparições) de um banner em um site. Diferentemente do CPC, essa alternativa não depende dos cliques dos usuários, mas apenas de sua visualização na página.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 225 visualizações
O Trello é uma ferramenta de colaboração para gerenciamento de projetos e tarefas pessoais e profissionais
Última resposta por Maiara Mamus, -
- 2 respostas
- 225 visualizações
O clickbait é todo tipo de link clicável usado para atrair o usuário a uma página externa a qual ele está no momento.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
A tradução do inglês é “legenda”, geralmente usadas nos vídeos e nas redes sociais ajuda a aumentar o engajamento e facilitar o entendimento do público que costuma assistir os vídeos sem som, no "mudo".
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 3 respostas
- 460 visualizações
O Linktree é um site gratuito que oferece uma espécie de mini página personalizável. Nessa página, podem ser inseridos diversos links que redirecionam o usuário para os canais de comunicação externos de uma empresa, que podem ser outras redes sociais ou sites, por exemplo. Você pode utilizar como link no Instagram. Além da versão gratuitas há versõa pro. 💛🤑
Última resposta por Daya Franca, -
- 3 respostas
- 236 visualizações
É a imagem utilizada como foto de seu perfil na rede social. Ou também pode significar uma personificação sua dentro do mundo digital, como vemos em jogos online de simulação, por exemplo. Avatar também pode estar relacionada a persona.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 0 respostas
- 172 visualizações
Automação de marketing está relacionada ao uso de ferramentas que criam a automatização de processos de marketing digital. Ela torna o processo de gestão mais organizado, ágil e escalável. Pode ser utilizada em conjunto com o e-mail marketing, por exemplo, e para algumas redes sociais, pode ser incorporado e auxiliar no agendamento de postagens e organização de um calendário editorial. A automação de marketing pode fazer parte da estratégia de conteúdo.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 165 visualizações
O termo “Analytics” é relacionado a Análise de Dados na internet. Na grande maioria das vezes esse termo é usado para se referir ao Google Analytics, que permite a análise de dados de websites, campanhas online e o acesso a informações como número de visitantes, tempo de visita, origem de entrada no site etc. As redes sociais também possuem a funcionalidade de análise de dados internos, no Instagram ele é chamado de Insights e garante o acesso a informações de seu público e das suas publicações.
Última resposta por Caroline Rocha,