📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 0 respostas
- 200 visualizações
É a fatia de engajamento que você teve, com relação aos concorrentes. É a comparação de interações que você e os concorrentes tiveram
Última resposta por Mariana Toledo, -
- 0 respostas
- 257 visualizações
Opt-in duplo é a dupla confirmação (double opt-in) é a ação de enviar um e-mail automático para o Lead após o mesmo realizar conversão em um de seus formulários, confirmando o interesse em seu conteúdo. Fonte: Rd Station
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 288 visualizações
On-Page trata-se de todas as estratégias de otimização de conteúdo utilizadas na página do site de uma empresa, a escolha de um título otimizado com palavra-chave, é um exemplo de on-page. Fonte: Luz Própria
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 1.5k visualizações
Assunto que está em alta.
Última resposta por Breno Barcelos Design, -
- 0 respostas
- 391 visualizações
Um conjunto de medidas que serve para mensurar, monitorar e avaliar algo. Por exemplo: Alcance é uma métrica do Instagram que indica a quantidade de pessoas que receberam um conteúdo.
Última resposta por CARLOS EDUARDO BARRAL DANTAS SANT ANNA, -
- 0 respostas
- 199 visualizações
O termo “Analytics” é relacionado a Análise de Dados na internet. Na grande maioria das vezes esse termo é usado para se referir ao Google Analytics, que permite a análise de dados de websites, campanhas online e o acesso a informações como número de visitantes, tempo de visita, origem de entrada no site etc. As redes sociais também possuem a funcionalidade de análise de dados internos, no Instagram ele é chamado de Insights e garante o acesso a informações de seu público e das suas publicações.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 274 visualizações
Micromarketing é uma estratégia de marketing usada para um grupo-alvo de clientes em um nicho de mercado. É normalmente usado para anunciar um produto ou serviço. Produtos e serviços Um produto é um item tangível que é colocado no mercado para aquisição, atenção ou consumo, enquanto um serviço é um item intangível, que surge com uma base de clientes limitada. A base de clientes é escolhida pelo profissional de marketing com base em certas características, como idade, sexo, cargo, localização, etc. Por exemplo, o Uber usa uma estratégia de micromarketing com base na localização em cada cidade para a qual está se expandindo. Quando o Uber entrou no mercado de Vancouver…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 895 visualizações
Uma métrica que indica as interações de usuários com algo. Por exemplo: No Instagram os tipos de engajamento são: curtidas, salvamentos, compartilhamentos de algum conteúdo, cliques no site, visualização de perfil, etc.
Última resposta por CARLOS EDUARDO BARRAL DANTAS SANT ANNA, -
- 0 respostas
- 222 visualizações
Uma quota de mercado, também chamada de fatia de mercado, participação no mercado, porção no mercado e market share, designa a quantidade absoluta e relativa de mercado detida por uma organização. Sua medida, principalmente quantificada em termos percentuais, traduz a quantidade do mercado dominada por uma empresa. Fonte: Wikipédia
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 2k visualizações
Uma métrica que indica por quantas pessoas seu conteúdo foi visto. Por exemplo: Se apenas sua mãe e sua esposa viram seu post, seu alcance é 2. 🥲
Última resposta por CARLOS EDUARDO BARRAL DANTAS SANT ANNA, -
- 0 respostas
- 219 visualizações
O termo em inglês vem da união das palavras “brand” (marca) e “hijack” (sequestrar). Portanto, Brandjacking é o ato de roubar a identidade online de uma marca. Geralmente o objetivo dessa ação é prejudicar a reputação e a imagem de uma marca na internet. Assim, alguém pode assumir o site ou perfil de uma empresa ou figura pública nas redes sociais e publicar conteúdos negativos a partir desses canais
Última resposta por Karina schumann soares , -
- 0 respostas
- 865 visualizações
Um material para ajudar na captação de leads. Pode ser um e-book, planilhas, templates, aulas gratuitas, entre outros. Mas atenção, esse material tem que ter conteúdo relacionado ao seu produto de venda, caso contrário irá captar o público "errado" para o seu produto e não vai vender
Última resposta por Milena Martendal, -
- 0 respostas
- 238 visualizações
MRR significa Monthly Recurring Revenue, ou, Receita Recorrente Mensal em português. Essa taxa é utilizada por empresas que atuam com assinaturas, como as SaaS**, para calcular os valores que entram mês a mês e, inclusive, prever ganhos futuros. Com o MRR é possível calcular a previsão de ganho mensal a partir das contas que contrataram sua empresa **SaaS, ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 204 visualizações
Automação de marketing está relacionada ao uso de ferramentas que criam a automatização de processos de marketing digital. Ela torna o processo de gestão mais organizado, ágil e escalável. Pode ser utilizada em conjunto com o e-mail marketing, por exemplo, e para algumas redes sociais, pode ser incorporado e auxiliar no agendamento de postagens e organização de um calendário editorial. A automação de marketing pode fazer parte da estratégia de conteúdo.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Light User é a definição para os usuários que fazem o uso esporádico do produto/serviço, porém mesmo que não esteja tão presente, não deixa de fazer parte do planejamento estratégico. Ele é o inverso de Heavy User. Exemplo é a estratégia adotada pela Tintas Coral para convencer as pessoas a pintarem mais suas casas e os escritórios antes que ela comece a descascar.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 211 visualizações
No Instagram, assim como em outras redes sociais, a expressão Stalkear é usada como sinônimo de entrar no perfil de alguém e conferir tudo sobre a pessoa — principalmente as fotos. Pode-se dizer que stalkear é sinônimo do verbo bisbilhotar.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 0 respostas
- 243 visualizações
UX é o termo em inglês para experiência do usuário Ter um site atraente e fácil de navegar é essencial para conquistar os clientes exigentes que estão acostumados a comprar pela internet. Com um site com um bom UX você garante que ele terá a melhor sensação de compra e se tornará um cliente fiel.
Última resposta por Milena Martendal, -
- 0 respostas
- 478 visualizações
Conceitualmente, uma linha editorial são as principais categorias e temas que serão transformados em conteúdos. Esses temas precisam ser do interesse do seu público-alvo e também estar relacionados às principais dúvidas da sua audiência e aos valores da sua empresa.
Última resposta por Janaina Schmitt Kons, -
- 0 respostas
- 935 visualizações
Segundo rockcontent.com esse termo criou destaque depois de um artigo de Chris Anderson que abordou esse tema. Cauda longa se refere a uma estratégia que busca atingir várias coisas com baixa procura, em vez de focar em poucas coisas e com muitos pedidos. No varejo, isso é bastante usado pelos empreendedores. A Drogaria Araújo, por exemplo, comercializa diversos itens populares, enquanto a Brasil Cacau vende apenas chocolates. A cauda longa pode ser representada por uma imagem de dinossauro. Imagine que ele está em pé e a sua cauda no chão. No topo, temos aquelas coisas que consideramos mais genéricas, com mais demanda, no entanto, a quantidade é limitada. …
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 268 visualizações
Uma das principais atualizações de algoritmo do Google, anunciada pela primeira vez em 24 de abril de 2012. Tornou a produção de conteúdo relevante e original ainda mais importante, passou a punir sites que copiavam ou burlavam o uso de SEO, etc. Quem era bom e original foi alavancado nas buscas.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 0 respostas
- 401 visualizações
Conta ou cliente chave. Aquele que é o principal da carteira ou que deve receber atenção especial durante alguma ação. Normalmente muito usado no mundo corporativo onde um vendedor recebe esse nome por ser a chave daquela conta, reunindo todas as condições e especialidades que aquela linha de clientes demanda, exemplo Key Account de São Paulo para laboratórios de analise clinica com foco em bioquímica.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 976 visualizações
Assistindo a aula sobre jargões de mercado, ouvi a palavra relevante, e fico intrigada, eu mesma utilizo muito, considero vários conteúdos relevantes, e agora aprendi que a relevância é determinada pelas minhas crenças, minhas dores e tudo o mais. Por exemplo: considero o conteúdo do meu marido mega relevante, ele faz personal branding focado para corretores de imóveis, e eu sou nutricionista, não tem muito a ver, mas eu considero o conteúdo dele muito bom, e ele me inspira. Começa por aí. Relevante é uma palavra abrangente e ao mesmo tempo segregatória. Relevante é algo não raso. Ou não.
Última resposta por Aline de Lacerda Rodrigues, -
- 0 respostas
- 1.6k visualizações
A tradução do inglês é “legenda”, geralmente usadas nos vídeos e nas redes sociais ajuda a aumentar o engajamento e facilitar o entendimento do público que costuma assistir os vídeos sem som, no "mudo".
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 222 visualizações
Key Prospects é um grupo formado por potenciais clientes que mais têm chance de se tornarem clientes efetivamente.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 256 visualizações
Criar conteúdo relevante especificamente para pessoas de uma determinada região. Definio com base no local de acesso do visitante.
Última resposta por Marília Cerqueira,