📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 0 respostas
- 377 visualizações
CMO é o Chief Marketing Officer, o diretor de marketing da empresa. Com esse cargo, o profissional está no topo da hierarquia de marketing, e coordena todas as decisões tomadas sobre o assunto. Dependendo do tamanho da empresa, outros gestores podem ser colocados para cuidar de equipes menores.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 0 respostas
- 377 visualizações
"Fintech é um termo que surgiu da união das palavras financial e technology, se tratando da tecnologia e inovação aplicadas na solução de serviços financeiros e que competem diretamente com o modelo tradicional ainda prevalente do setor." Bancos digitais como: Nubank, Inter, Pagbank, C6 Bank entre outros são fintechs.
Última resposta por Gaby Palma, -
- 1 resposta
- 375 visualizações
Algoritmo do Facebook que determina quais posts são relevantes o suficiente para aparecer no feed de notícias do usuário. Leva em consideração três fatores principais: formato do post (imagem, texto, vídeo), idade da postagem (quanto mais recente, melhor) e afinidade (se houve interações anteriores com a fanpage).
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 374 visualizações
Micromarketing é uma estratégia de marketing usada para um grupo-alvo de clientes em um nicho de mercado. É normalmente usado para anunciar um produto ou serviço. Produtos e serviços Um produto é um item tangível que é colocado no mercado para aquisição, atenção ou consumo, enquanto um serviço é um item intangível, que surge com uma base de clientes limitada. A base de clientes é escolhida pelo profissional de marketing com base em certas características, como idade, sexo, cargo, localização, etc. Por exemplo, o Uber usa uma estratégia de micromarketing com base na localização em cada cidade para a qual está se expandindo. Quando o Uber entrou no mercado de Vancouver…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 371 visualizações
Você quer comprar um produto e/ou serviço,porém ao clicar em comprar você vê que não tem condições,o limite do cartão não dá,aí quer desistir da compra. Porém,você recebe uma nova proposta de produto e/ou serviço. Não é aquilo que você desejava,mais já ajuda você. Isso é downsell Downsell= quando você oferece um produto e/ou serviço para seu cliente por um ticket mais baixo para não perde a venda.
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 370 visualizações
Sabe quando você faz um carrossel,um post e depois já cansado pensa: "caramba,ainda falta o texto😒" Nada mais é do que a legenda Legenda= uma breve descrição em texto do conteúdo que você vai entregar, seja: reels,post(s) no Instagram.... A legenda, é a ponta do Iceberg,não mostra tudo,só um pouco🤫 Geralmente,a primeira frase é mais impactante para chamar a atenção,porque sem atenção não rola retenção. Então,você elabora aquela legenda + post ou reels e pronto,agora é só postar 😉
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 0 respostas
- 370 visualizações
Advertiser é o anunciante. Advertising em português quer dizer Propaganda. Ou seja, é o método utilizado para promover seus produtos e/ou serviços, bem como estabelecer a cultura institucional e a imagem da marca. Fonte: Luz Própria
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 370 visualizações
Porcentagem de pessoas que abre um e-mail enviado pela empresa.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 369 visualizações
Como adoramos usar termos importados, lá vai mais um! O Design Thinking pode ser usado para as mais diversas áreas e nada mais é que a capacidade de aplicar seu conhecimento numa solução inovadora para um problema que seu usuário, cliente ou possível futuro cliente tenha. Assim, analise a experiência e o ambiente de quem você quer atender, quais suas necessidades, dificuldades e pontos de melhoria. A partir daí, volte-se para o seu processo ou operação e busque uma solução inovadora que resolva o problema dele. É olhar para o todo de fora da caixa, tentar fazer o processo inverso de criação. Espero ter ajudado! 🙃
Última resposta por Andrea Duarte Bessa Bender, -
- 1 resposta
- 369 visualizações
Sigla usada pra definir empresas que possuem entre 10 e 500 funcionários.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 368 visualizações
É um conteúdo clicável em uma página que leva para outra página, site ou mesmo outra parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem.
Última resposta por Victor Barros, -
- 0 respostas
- 365 visualizações
No mercado de inoportunos, os nuggets são os cortes que fazem parte de um vídeo maior, que eu vou chamar de galo. O que acontece quando você coloca galos e galinhas juntos? Vão nascer pintinhos, que parecem todos iguais (são os cortes), mas aí se você os coloca para cruzar, vai dar origem a outros pintinhos, que não são aquele galo e galinha originais, são novos. Ou seja, você pode criar conteúdo novo a partir de um conteúdo antigo. E aí, você vai fazer assim: Conteúdo galo: faça uma live, ou peça para o seu cliente, falando sobre a sua área. Veja algo que você já tem no seu perfil ou pesquise sobre a área em concorrentes ou no Google; Categorize: ano…
Última resposta por Saulo Domingues Jr, -
- 1 resposta
- 363 visualizações
Termo usado para se referir a celulares ou outros dispositivos móveis.
Última resposta por ITALA RAYSSA DE SOUZA RODRIGUES MACHADO , -
É o famoso orçamento, é a quantidade e previsão que você ou a empresa destinou para realizar uma ação. Muito usado quando estamos falando de mídia, off e on.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 362 visualizações
É quando o empresário não capta recursos de terceiros para financiar seu projeto. Sendo assim, ele mesmo arca com 100% dos custos.
Última resposta por IZABELA AMARAL, -
- 1 resposta
- 360 visualizações
Essa sigla significa, nessa ordem (atenção, interesse, desejo e ação) Esse modelo é baseado no comportamento humano, em como a gente toma decisões na hora de comprar. Basicamente é um funil de compras, muitas pessoas utilizam em copys, páginas de vendas e de captura
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 359 visualizações
MRR significa Monthly Recurring Revenue, ou, Receita Recorrente Mensal em português. Essa taxa é utilizada por empresas que atuam com assinaturas, como as SaaS**, para calcular os valores que entram mês a mês e, inclusive, prever ganhos futuros. Com o MRR é possível calcular a previsão de ganho mensal a partir das contas que contrataram sua empresa **SaaS, ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 358 visualizações
Porcentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links contidos em um e-mail ou outro conteúdo (como uma publicação nas redes sociais) enviado pela empresa.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 0 respostas
- 353 visualizações
Hoje, montando o meu site, me encontro em uma encruzilhada que me levou a pesquisar temas e estudar sobre o assunto e compartilho aqui, porque, de repente, pode ser a sua dúvida também. O conjunto de consumidores de um certo produto ou empresa é o que chamamos de clientela; já o grupo que generaliza as características deste conjunto é denominado público-alvo. Com isso, este público representa a parcela da população para quem o empresário deve destinar a maior parte de seus esforços, com produtos, propagandas e meios de divulgação, visto que é dentro deste grupo que se encontram os consumidores com maior potencial de se tornarem clientes. De maneira geral, o púb…
Última resposta por Valeria Francabandiera , -
- 0 respostas
- 352 visualizações
Feedback Traduzindo para o português, feedback significa, opinião, retorno ou avaliação. Na comunicação entre nós, Estrategistas de Conteúdo e nossos clientes dar e receber feedback é parte do nosso dia a dia. Convenhamos que não é algo simples de ser feito. Emitir ou ouvir uma opinão é importante para o desenvolvimento do projeto que estamos envolvidos. Mas não é qualquer opinião. Não é avaliar simplesmente por querer "dá pitaco." É o compartilhamento de observações para que haja as correções necessárias, para o projeto evoluir. É um exercício diário. Às vezes, no fôlego da emoção de resolver as pendências, nossas emoções oscilam e a nossa v…
Última resposta por Jessica Silva, -
- 3 respostas
- 352 visualizações
A estratégia usada no lançamento passariano tem como objetivo voltar a entrar em contato com a sua lista de e-mails para oferecer, mais uma vez, o curso.
Última resposta por Mariana Toledo, -
- 1 resposta
- 352 visualizações
Do inglês Search Engine Results Page, é a página de resultados da ferramenta de busca.
Última resposta por monica girard, -
- 0 respostas
- 352 visualizações
A divisão da receita é a distribuição da receita, o valor total da receita gerada pela venda de bens e serviços entre as partes interessadas ou contribuintes. Fonte: Wikipedia No marketing, os publicitários que publicam campanhas em sites de terceiro, estipulam uma porcentagem de valores a ser repassado á midia onde a campanha foi publicada, enquanto, a outra porcentagem é destinada ao próprio publicitário ou para o responsável que fez a veículação.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 351 visualizações
Esse é um conceito utilizado para definir um dos modelos de produção de conteúdo de moda que tem como base a produção de peças e novos modelos em curto espaço de tempo. Seria uma comunicação para a moda rápida e descartável, agora em versão on-line.
Última resposta por HELISAMA, -
- 1 resposta
- 351 visualizações
80/20, também conhecido como Lei de Pareto, é uma ferramenta utilizada na gestão, onde o foco é encontrar as ações que serão responsáveis por trazer a maior quantidade de resultados. Quais 20% de ações, podem ser responsáveis por 80% dos resultados? Esse é o desafio, chegar às ações essenciais. Um exemplo prático. Diz a lei que, 20% dos clientes são os que trazem 80% do lucro. Confere?
Última resposta por Samuel Gonçalves,

[Padrão] Como postar no Glossário de Termos