📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 0 respostas
- 435 visualizações
Sigla para HyperText Markup Language, HTML é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 1 resposta
- 435 visualizações
Fair Use: É qualquer cópia de material protegido por direitos autorais feita para um propósito limitado e “transformador”, como comentar, criticar ou parodiar um trabalho protegido por direitos autorais. Ou seja, você pode usar o material de forma limitada desde que seja com o proposito de criar algo sobre o próprio material.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 434 visualizações
Estúdio de criação do Meta (facebook). Usado para agendar os posts do Facebook e Instagram gratuitamente. É possível agendar posts carrossel (somente fotos), videos, marcar pessoas. E agora liberaram a função de Reels (mas ainda não usei).
Última resposta por Saulo Domingues Jr, -
- 0 respostas
- 433 visualizações
Conta ou cliente chave. Aquele que é o principal da carteira ou que deve receber atenção especial durante alguma ação. Normalmente muito usado no mundo corporativo onde um vendedor recebe esse nome por ser a chave daquela conta, reunindo todas as condições e especialidades que aquela linha de clientes demanda, exemplo Key Account de São Paulo para laboratórios de analise clinica com foco em bioquímica.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 1 resposta
- 431 visualizações
Hoje me deparei com o termo "pivotar" numa publicação do @rkiso , referindo-se a pivotar o planejamento de conteúdo. O termo é derivado do inglês to pivot("mudar" ou "girar") e designa uma mudança radical no rumo do negócio ou, no nosso caso, da estratégia de conteúdo.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 431 visualizações
Este tipo de conteúdo não é criado pela empresa, mas sim pelos fãs ou outros usuários. Daí o nome mídia espontânea, já que a marca ganha espaço na mídia sem precisar pagar por ele. Em geral, são mensagens compartilhadas por fãs nas redes sociais, podendo ter os mais diversos formatos.
Última resposta por Caroline Rocha, -
- 1 resposta
- 430 visualizações
Press release, ou comunicado de imprensa, é uma ferramenta utilizada para divulgar lançamentos, novidades, eventos e outros assuntos relevantes para os jornalistas e mídia em geral. Seu objetivo é despertar o interesse dos veículos de comunicação, inspirando matérias jornalísticas que ajudam a promover a empresa. Seu formato clássico é o texto, mas os releases atuais podem conter elementos como imagens, infográficos, vídeos, links e outros recursos que enriquecem seu conteúdo e ampliam as possibilidades para os jornalistas. Esse comunicado para imprensa não é voltado ao público final, e sim aos veículos como jornais, revistas, sites, blogs, canais de televisão e mídias so…
Última resposta por Mayara de Sá Chaves, -
- 3 respostas
- 429 visualizações
Quem vai para guerra desarmado? É sobre isso que se trata o Arsenal de Copy... "Armas poderosas recheadas com suplementos para garantir uma boa escrita para o público do seu cliente!" Neste Arsenal cabe de tudo um pouco: 👉🏻 Análise do Mercado 👉🏻 Análise da Concorrência 👉🏻 Análise do Especialista 👉🏻 Análise do Produto 👉🏻 Análise do Público 👉🏻 Levantamento do PMS (problema/mito/sonho) 👉🏻 Definição de Persona 👉🏻 Narrativa (a jornada da persona) do ponto A para o ponto B Bom, esse é o básico (porém, um bom soldado sabe quando haverá necessidade de incrementar novos suplementos) 🥰
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 2 respostas
- 423 visualizações
O opt-out é a ação de saída do lead da sua lista de e-mail marketing. Podemos encarar isso como uma desautorização que o lead está fazendo a respeito da continuidade da sua comunicação com ele. Como um lead pode fazer essa ação? Nas melhores práticas de e-mail marketing poderemos conferir a necessidade de incluir um link de opt-out em todos os e-mails que você disparar. As melhores ferramentas, inclusive, obrigam a inclusão desse link para que o e-mail seja enviado.
Última resposta por Juliana Vargas, -
- 0 respostas
- 422 visualizações
Você está nesse momento em um overdelivery. Paulo é um overdelivery🐝🐝🐝 Sabe quando você entrou no curso do Paulo,na comunidade e falou. "Caramba,isso vale muito mais".... Overdelivery= quando alguém e/ou uma empresa entrega muito além do que você esperava receber. Algo,muito utilizando no mercado digital, você encanta seus cliente,gera gratidão por entregar tanto.
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 0 respostas
- 418 visualizações
É a luz mais importante do seu vídeo, é a que ilumina primairamente o objeto ou indivíduo que está sendo filmado.
Última resposta por Breno Barcelos Design, -
- 0 respostas
- 417 visualizações
O termo aparece no livro "A lógica do Cisne Negro: O impacto do altamente improvável". A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Taleb, fala sobre as consequências trazidas por eventos aleatórios e inesperados. Na verdade, o livro aborda mais especificamente a armadilha que é darmos mais importância para o que conhecemos, ao invés de nos prepararmos para o imprevisível. "Cisnes negros" então, são “um ponto fora da curva”, um evento adverso e que vai contra aquilo que é considerado seguro, ou normal. Um cancelamento, uma crise global, etc.
Última resposta por Bruna Garcia do Val, -
- 1 resposta
- 416 visualizações
Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet". O futuro é agora! 🤑💛
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 0 respostas
- 412 visualizações
Basicamente ele é um rastreador de lead! Geralmente ele é usado no Facebook ADS e Google ADS. Ele permite o monitoramento e a análise da eficácia de uma campanha de anúncios para que gere as conversões esperadas. O uso é tão importante no orgânico quanto pago, já que você consegue criar um público de pessoas que visitaram o seu site por exemplo!
Última resposta por Milena Martendal, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 411 visualizações
🐝 Transmedia é o oposto da Crossmedia, já que a Transmedia não faz a derivação de conteúdo, propriamente, dito, ou seja, pega um conteúdo já pronto e com a mesma mensagem e coloca em outro canal, ou seja, coloca em outra rede social ou de comunicação. 🐝 A Transmedia cria um conteúdo próprio para aquela rede, como o @Paulo Cuenca diz: " Um conteúdo Nativo", com uma nova abordagem, um conteúdo com um viés e particularidades que foram pensados para aquela rede, não se restringindo apenas na adaptação a linguagem, não sendo "o mais do mesmo".
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 406 visualizações
Sabe quando alguém entra na sua loja,porque fica interessado (a) em comprar algo? Porém,na loja física é complicado saber a quantidade de pessoas que entraram,a não ser que você conte... Porém,no Instagram é possível,isso se chama,toques no site. Toques no site= a quantidade de vezes que alguém clica no seu "site" que fica na sua Bio "Site" pode ser um site mesmo,link para whatsapp,link para landing page ou até link para aula no YouTube É um bom termômetro de conversão,se você estiver vendendo algum: curso,serviço ou fazendo lançamento tem como saber quantas pessoas ficaram interessadas no que você está oferecendo 😉
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 0 respostas
- 405 visualizações
Session ou Sessão é um recurso usado no site para armazenar valores específicos de cada usuário de seu acesso e persistir os dados corretamente, indicando quantas foram as vezes que o usuário visitou o site. A sessão tem como métrica a visita num prazo de 30 minutos.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 2 respostas
- 404 visualizações
O termo nativo digital foi utilizado pela primeira vez por Marc Prensky para definir aqueles que nasceram e cresceram inseridos emuma cultura digital e que, por isso, teriam habilidades diferenciadas, como processar múltiplas vias de informação e usar intuitivamente as ferramentas tecnológicas.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 403 visualizações
Você faz aquele post com uma capa: chamativa,impactante,que chama atenção? Pronto,você chamou a atenção da sua audiência em meio a inúmeros post(s) e conteúdos das redes sociais,como bem sabemos nós estamos disputando atenção da nossa audiência,tempo e atenção é algo precioso. Tudo é capa= independente,se for: topo,meio ou fundo de funil o objetivo do seu post a capa dele é fundamental para chamar atenção da sua audiência. Quem aqui nunca parou para ver o post do Paulo quando aparece no feed? Tudo é capa!!!!
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
- 0 respostas
- 401 visualizações
Local em que os visitantes da sua página fornecem informações em troca de um conteúdo ou qualquer outra oferta. É recomendado que você peça apenas informações realmente necessárias para possibilitar o acompanhamento e qualificação efetiva.
Última resposta por Elvio Bezerra, -
- 2 respostas
- 401 visualizações
Também conhecido como presidente do executivo ou diretor geral, é um dos cargos mais altos de uma empresa. Acima dele, somente o dono ou presidente da companhia.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 0 respostas
- 399 visualizações
É uma pessoa que promove produtos de terceiros. Nesse processo recebe comissões por cada venda desses produtos.
Última resposta por Carolina Langoni de Oliveira , -
- 1 resposta
- 399 visualizações
DNVB (Digitally Native Vertical Brand) = MARCAS QUE SÃO DIGITALMENTE NATIVAS. Possuem negócios com estrutura vertical. Controlam todo o processo e toda experiência: da fabricação do produto, venda, até o atendimento. Usam pesquisas e desafios para engajar a base de clientes e lançar algo novo. Da aula 1.2 sobre os 4 C's do Marketing.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 397 visualizações
Sabe quando você entra para stalkear um perfil e logo abaixo da foto tem o nome e algo a mais? Isso se chama bio Bio= biografia,um breve resumo de quem você é e como você pode solucionar a dor ou satisfazer o desejo da sua audiência. Algo simples,porém tem que ficar bem claro qual o objetivo daquele perfil quando alguém entrar no seu insta e ler sua Bio. Você já encontrou a bio perfeita?
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 1 resposta
- 395 visualizações
Hotseat Em mentorias acontece as rodadas de perguntas dos mentorados. A cada encontro, pode ter um formulário on-line onde os mentorados preenchem com suas dúvidas e no dia do encontro, a ou o mentor responde as perguntas em ordem ou seleciona algumas. Pode ser temática também de acordo com o conteúdo a ser desenvolvido em cada encontro. O bom é que todos se sintam ouvidos e mesmo que em rodízio. saber explicar bem isso ao ofertar uma mentoria ajuda a despertar o desejo de compra. E Você Já conhecia esse termo? Já vendeu mentorias?
Última resposta por Nayalle OPOP,