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  • Como usar o que já dá certo no mercado ao seu favor?


    Sarah Brito

    Olá, Colmeia!🐝

    Tudo bem por aí?

    Então, com certeza você já ouviu falar que se comparar com as outras pessoas não é bom. De fato, isso pode ser verdade quando você usa essa comparação para te boicotar (querendo ser igual a outra pessoa), mas se você usa de forma estratégica (usando como referência para se aperfeiçoar), o jogo vira. Isso se chama fazer benchmarking.

    Mas afinal, o que é benchmarking?

    É uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu, ou seja, concorrentes. 

    Benchmarking vem de 'benchmark', que significa 'referência', então você faz um ponto de referência. Que permite não só identificar os seus pontos altos e baixos diante do mercado, mas também descobrir onde outras empresas estão acertando e errando. 

    Trata-se de comparar o seu negócio com o seu setor e seus concorrentes, no intuito de conseguir insights que mostrem claramente o que você está fazendo hoje e como pode aprimorar suas ações. 

    É usar dados dos seus adversários a seu favor.

    Já quis saber tudo da vida do coleguinha, mas não tinha um bom motivo? Está aí a sua chance! 😆

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    Então, você deve pensar nessa comparação como uma referência mesmo. 
    -> O que seu concorrente fez que poderia funcionar também para o seu público? 
    -> Como aquela ação funciona em uma estratégia maior e diferente?
    -> Consigo transformar para usar com meu produto/público?

    Pegue cases de sucesso de empresas bem sucedidas e estude o que deu certo para elas. Para evoluir seu benchmarking, pegue referências de empresas de outro ramo/nicho e transforme para o seu.🔥

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    Não é copiar o coleguinha, mas avaliar que o ele tem feito que pode trazer benefícios também para o seu negócio. Esse é o benchmarking que dá resultados!

    Quer saber como se destacar diante de seus concorrentes? Continue lendo e descubra como aplicar o benchmarking nas redes sociais para aumentar o seu engajamento nesse meio.

    Quais são os benefícios do benchmarking?

    Com essa prática você conseguirá:

    - Identificar tendências de mercado😱

    - Ter mais visibilidade sobre processos internos🤓

    - Descobrir novos insights para a sua empresa🤯

    - Melhorar o relacionamento com outras marcas😉

    - Trocar experiências🤩

     

    ✍️ Mão na massa: passo a passo para fazer benchmarking

    O primeiro passo é escolher as marcas que serão estudadas. 

    Podem ser gigantes do mercado, parceiros, organizações que você admira e concorrentes diretos.

    Escolha pelo menos 3 empresas para ter uma ideia da variedade de posturas e estratégias de marketing digital. 

    Mais do que 3 marcas complica a análise, e menos pode não ser tão inspirador, faz 3 agora, implementa o que você tirou de referência e depois repete o benchmarking com outras.

    O segundo passo é definir os concorrentes e os indicadores de análise. 

    Aqui, cada concorrente deve ser escolhido por um motivo.

    Qual métrica de cada um deles você deve observar? 

    Engajamento, alcance, frequência de postagens… cada grupo de métricas a ser analisado deve se relacionar a uma estratégia do seu negócio.

    Outro ponto importante é analisar coisas que vão além de números, como por exemplo, analisar o tom da comunicação, o design das publicações e o tipo de conteúdo que os outros estão fazendo. 

    Todos esses dados vão fazer a diferença no seu planejamento.

    Terceiro passo é implementar no seu perfil ou empresa. 

    Depois de fazer essas análises, faça a comparação com o seu perfil, identifique os pontos fortes e fracos e trace um plano de ação.

    E lembre-se: não basta fazer esse processo só uma vez. É 🔄.

    Deve ser um acompanhamento constante para você ter insights com os outros e aprender também com suas próprias conquistas. Praticando com regularidade essa atividade, você sempre será capaz de identificar novas tendências, desenvolver novas estratégias e habilidades, promovendo assim, melhores resultados para o seu negócio. E veja bem, não é apenas para as redes sociais, isso vale para o todo, todos os departamentos da sua empresa.

    💡Dica: quer aprender a fazer O Plano de ação? 
    A @nocedanielle te ensina com maestria e praticidade no método PMP. Se quer tirar todos os seus planos do papel e torná-los realidade, o PMP é para você. Vem herdar em vida! 💎

     

    E aí, curtiu?❤️

    Será que você já fez um benchmarking antes, talvez tenha feito sem saber. Lembra quando o Paulo pediu para olhar os posts dos coleguinhas e usá-los como referência?!

    O benchmarking é a pesquisa e a transferência de domínio é a habilidade que vai te permitir usá-lo a seu favor. 

    Quer estar à frente do mercado? Esse é um dos caminhos.

     

    Se tiver qualquer dúvida sobre isso, manda aqui, vamos tirar todas! 😉

    Equipe de ferrões.🐝

     

     

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