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Lidando com diferentes tipos de clientes


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👨‍🎓CLIENTES SUPER EXPERTS x 👶CLIENTES INICIANTES

➡️ Mesmo que eu mostre todos detalhes do meu trabalho, converse antes de fechar algo, sempre existe uma diferença no nível de conhecimento sobre marketing, redes sociais, tecnologia, planejamento estratégico ou administração em geral do negócio. (Normal, cada um tem experiência e se desenvolve mais em um aspecto).

📈Por conta disso, ao longo do tempo, eu percebi que é bom eu começar do básico e ir perguntando se a pessoa entende e gostaria de tirar alguma dúvida. Eu faço perguntas sobre o negócio , sobre a organização financeira, organização de metas e objetivos, sobre ideia de divulgação da marca, etc. 
Assim eu consigo ver o quanto a pessoa domina e enxergar os pontos que mais posso ajudar. 

🤒Mas vou compartilhar 2 dificuldades que enfrento nisso: 

1️⃣ A primeira é que pode se tornar um pouco cansativo/extenso demais para quem procura solução mais rápida/prática ou até quem já entende bem e tem um conhecimento avançado.

2️⃣ A segunda é a dificuldade em precificar isso, entender bem o escopo do projeto e não me perder com as milhões de possibilidades que eu poderia ajudar aquele empreendedor, que precisa desde o básico de organização do negócio e configuração das redes sociais, até COPY, SEO, ADS, MEIO DE PAGAMENTO.

*Claro que é bom deixar claro o que eu tenho para oferecer e colocar bem os limites, mas queria compartilhar aqui com vocês essa minha experiência e as dificuldades que enfrento para bater um papo com quem passou por algo parecido e possa dar uma luz. 

🤔 Você já passou por esse tipo de situação? Como você faz para "balizar" e deixar o cliente na mesma página sem ficar cansativo nem muito complexo?

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On 14/07/2022 at 12:38, FERNANDO HENRIQUE MARASCHIN LOUZADA disse:

👨‍🎓CLIENTES SUPER EXPERTS x 👶CLIENTES INICIANTES

➡️ Mesmo que eu mostre todos detalhes do meu trabalho, converse antes de fechar algo, sempre existe uma diferença no nível de conhecimento sobre marketing, redes sociais, tecnologia, planejamento estratégico ou administração em geral do negócio. (Normal, cada um tem experiência e se desenvolve mais em um aspecto).

📈Por conta disso, ao longo do tempo, eu percebi que é bom eu começar do básico e ir perguntando se a pessoa entende e gostaria de tirar alguma dúvida. Eu faço perguntas sobre o negócio , sobre a organização financeira, organização de metas e objetivos, sobre ideia de divulgação da marca, etc. 
Assim eu consigo ver o quanto a pessoa domina e enxergar os pontos que mais posso ajudar. 

🤒Mas vou compartilhar 2 dificuldades que enfrento nisso: 

1️⃣ A primeira é que pode se tornar um pouco cansativo/extenso demais para quem procura solução mais rápida/prática ou até quem já entende bem e tem um conhecimento avançado.

2️⃣ A segunda é a dificuldade em precificar isso, entender bem o escopo do projeto e não me perder com as milhões de possibilidades que eu poderia ajudar aquele empreendedor, que precisa desde o básico de organização do negócio e configuração das redes sociais, até COPY, SEO, ADS, MEIO DE PAGAMENTO.

*Claro que é bom deixar claro o que eu tenho para oferecer e colocar bem os limites, mas queria compartilhar aqui com vocês essa minha experiência e as dificuldades que enfrento para bater um papo com quem passou por algo parecido e possa dar uma luz. 

🤔 Você já passou por esse tipo de situação? Como você faz para "balizar" e deixar o cliente na mesma página sem ficar cansativo nem muito complexo?

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Como não tenho experiência ainda, vou acompanhar o post para aprender! Só quero ver as respostas! 🤩

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Oi, Fernando! Posso dar meu ponto de vista como cliente? Eu seria uma cliente iniciante e acho que trazer o cliente para a mesma página que você é fundamental. Então, explicar as coisas é necessário e, para não ficar chato, encontre uma linguagem simples, acessível, que não intimide quem te ouve. Antes de resolver fazer esse curso e entender mais do riscado para aplicar no meu próprio negócio, conversei com alguns profissionais que ou se colocavam meio que em um pedestal ou que não explicavam todas as implicações sobre o que eu pedia. 
Foi meio osso, tanto que vim pra cá. 

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On 14/07/2022 at 12:38, FERNANDO HENRIQUE MARASCHIN LOUZADA disse:

👨‍🎓CLIENTES SUPER EXPERTS x 👶CLIENTES INICIANTES

➡️ Mesmo que eu mostre todos detalhes do meu trabalho, converse antes de fechar algo, sempre existe uma diferença no nível de conhecimento sobre marketing, redes sociais, tecnologia, planejamento estratégico ou administração em geral do negócio. (Normal, cada um tem experiência e se desenvolve mais em um aspecto).

📈Por conta disso, ao longo do tempo, eu percebi que é bom eu começar do básico e ir perguntando se a pessoa entende e gostaria de tirar alguma dúvida. Eu faço perguntas sobre o negócio , sobre a organização financeira, organização de metas e objetivos, sobre ideia de divulgação da marca, etc. 
Assim eu consigo ver o quanto a pessoa domina e enxergar os pontos que mais posso ajudar. 

🤒Mas vou compartilhar 2 dificuldades que enfrento nisso: 

1️⃣ A primeira é que pode se tornar um pouco cansativo/extenso demais para quem procura solução mais rápida/prática ou até quem já entende bem e tem um conhecimento avançado.

2️⃣ A segunda é a dificuldade em precificar isso, entender bem o escopo do projeto e não me perder com as milhões de possibilidades que eu poderia ajudar aquele empreendedor, que precisa desde o básico de organização do negócio e configuração das redes sociais, até COPY, SEO, ADS, MEIO DE PAGAMENTO.

*Claro que é bom deixar claro o que eu tenho para oferecer e colocar bem os limites, mas queria compartilhar aqui com vocês essa minha experiência e as dificuldades que enfrento para bater um papo com quem passou por algo parecido e possa dar uma luz. 

🤔 Você já passou por esse tipo de situação? Como você faz para "balizar" e deixar o cliente na mesma página sem ficar cansativo nem muito complexo?

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Quando eu tenho o primeiro contato com o cliente, faço questão de marcar uma reunião presencial ou call. 
A primeira coisa que eu pergunto é o quanto a pessoa sabe sobre o assunto, e assim posso definir o grau da conversa. 
Se o cliente me afirma que já tem uma boa noção, eu posso ter uma conversa mais aprofundada e adentrar alguns outros tópicos que não conseguiria se ele fosse iniciante. 
 

Se o cliente ainda não sabe o que realmente precisa, eu faço perguntas sobre o negócio, explico que preciso fazer aquela “pesquisa” para conseguir mapear as necessidades dele. 
 

Na reunião seguinte eu explico o passo a passo que ele precisa seguir, inserindo-o na minha esteira de produtos. Caso tenha algum serviço que eu não ofereça, eu indico um parceiro e peço uma taxa do valor pela indicação. 
 

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25 minutes ago, Emily Martins Souza Fernandes Fonseca disse:

Quando eu tenho o primeiro contato com o cliente, faço questão de marcar uma reunião presencial ou call. 
A primeira coisa que eu pergunto é o quanto a pessoa sabe sobre o assunto, e assim posso definir o grau da conversa. 
Se o cliente me afirma que já tem uma boa noção, eu posso ter uma conversa mais aprofundada e adentrar alguns outros tópicos que não conseguiria se ele fosse iniciante. 
 

Se o cliente ainda não sabe o que realmente precisa, eu faço perguntas sobre o negócio, explico que preciso fazer aquela “pesquisa” para conseguir mapear as necessidades dele. 
 

Na reunião seguinte eu explico o passo a passo que ele precisa seguir, inserindo-o na minha esteira de produtos. Caso tenha algum serviço que eu não ofereça, eu indico um parceiro e peço uma taxa do valor pela indicação. 
 

Perfeito!!! Eu preciso definir melhor essa esteira e quais assuntos falar ou nao, dependendo da regua que eu definir de conhecimento do cliente.

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