Erica Tieri Furukawa Postado 14 de Julho de 2022 Postado 14 de Julho de 2022 Olá beselhas queridas, Surgiu uma dúvida aqui, alguém já fez mídias sociais para bar e restaurante? Como você faz a publicação dos pratos e shows? Você pede ao cliente enviar foto do prato do dia? você vai até o local tirar foto? E os shows ao vivo? você filma, o cliente filma e te envia. Me surgiu essas dúvidas agora na hora do orçamento... Obrigada, beijos
Victoria Braga Postado 14 de Julho de 2022 Postado 14 de Julho de 2022 Olá, Erica! Tudo bom? É tudo uma questão de como você fornece o serviço, não tem certo e nem errado na sua conotação. Cabe a você a decisão de como vai preferir trabalhar mas talvez ir lá leve muito tempo, pode instruir o seu cliente 1
Julia Alonso Postado 14 de Julho de 2022 Postado 14 de Julho de 2022 5 horas atrás, Erica Tieri Furukawa disse: Olá beselhas queridas, Surgiu uma dúvida aqui, alguém já fez mídias sociais para bar e restaurante? Como você faz a publicação dos pratos e shows? Você pede ao cliente enviar foto do prato do dia? você vai até o local tirar foto? E os shows ao vivo? você filma, o cliente filma e te envia. Me surgiu essas dúvidas agora na hora do orçamento... Obrigada, beijos Oi Erica, no meu negócio que eu tenho com meu irmão ele vai até o local e tira várias fotos. No dia de show ele tbm vai. No orçamento definimos quantas visitas ele vai fazer para fotografar e cobramos por postagem. Dá uma olhada no perfil do nosso cliente, pelo o que eu entendi é similar ao seu. @vibe.bar.restaurante 1
FERNANDO HENRIQUE MARASCHIN LOUZADA Postado 14 de Julho de 2022 Postado 14 de Julho de 2022 Eu tenho clientes restaurantes. A questão das fotos é sempre uma luta kkkkkk Vou dar um exemplo: Tem um cliente que é um restaurante de frutos do mar na praia. Eu preciso ficar pedindo sempre fotos dos pratos. Eu já me ofereci para ir lá tirar fotos, mas tem o custo né? Não tem como ele fazer todos pratos do cardápio (peixes, lagosta, ostras etc) se não tiver cliente para pagar. Eu sugeri que sempre que o prato ficasse pronto na cozinha, ele tivesse uma mesa para tirar foto. Funcionou parcialmente! Eu consegui um número maior de fotos, mas nos dias de grande movimento, eles não conseguem parar para tirar foto. *Não sei se ajudei muito, mas eu passo pela mesma dificuldade, por isso quis compartilhar aqui a minha experiência. Eu sei que não é fácil conseguir material. 1
Karina Passos Postado 14 de Julho de 2022 Postado 14 de Julho de 2022 25 minutes ago, FERNANDO HENRIQUE MARASCHIN LOUZADA disse: Eu tenho clientes restaurantes. A questão das fotos é sempre uma luta kkkkkk Vou dar um exemplo: Tem um cliente que é um restaurante de frutos do mar na praia. Eu preciso ficar pedindo sempre fotos dos pratos. Eu já me ofereci para ir lá tirar fotos, mas tem o custo né? Não tem como ele fazer todos pratos do cardápio (peixes, lagosta, ostras etc) se não tiver cliente para pagar. Eu sugeri que sempre que o prato ficasse pronto na cozinha, ele tivesse uma mesa para tirar foto. Funcionou parcialmente! Eu consegui um número maior de fotos, mas nos dias de grande movimento, eles não conseguem parar para tirar foto. *Não sei se ajudei muito, mas eu passo pela mesma dificuldade, por isso quis compartilhar aqui a minha experiência. Eu sei que não é fácil conseguir material. Nossa concordo muito com vc! Eu estou do outro lado! Sou a fotógrafa que precisa que o restaurante faça própria midia social e eu vou lá somente fotografar. Além disso sou casada com um chef e nunca nunquinha na vida vai dar certo fotografar o prato durante um evento ou fazer o cliente esperar a foto pra depois servir. Nem mesmo quando é o meu marido cozinhando, quanto mais um cliente. É stressante pra eles, a pessoa que tá ali fotografando atrapalha o andamento do serviço, o ambiente é agitado, pequeno, quente, tudo tem que ser servido com rapidez e o cliente não pode esperar. O restaurante precisar arcar com o custo de fazer o prato somente pra foto, e acredite, eles podem $$$ fazer isso! E falo porque o prato vai ser manipulado, eu vou respirar em cima, a comida vai esfriar, eu vou mexer, enquadrar, montar luzes, trocar lentes, compor a cena, a cervejinha vai ficar sem espuma, tem que repor, tem que limpar a gotinha, o temperinho que tá ficando murcho... enfim... Fotografia de restaurante é antes do restaurante abrir, num dia de semana de pouco movimento. Qualquer coisa diferente disso , na minha opinião vai ser qualidade meia boca, improviso, stress etc. Espero ter contribuido! (@karipassosphoto) 2
Erica Tieri Furukawa Postado 20 de Julho de 2022 Autor Postado 20 de Julho de 2022 On 14/07/2022 at 20:19, Victoria Braga disse: Olá, Erica! Tudo bom? É tudo uma questão de como você fornece o serviço, não tem certo e nem errado na sua conotação. Cabe a você a decisão de como vai preferir trabalhar mas talvez ir lá leve muito tempo, pode instruir o seu cliente On 14/07/2022 at 20:24, Julia Alonso disse: Oi Erica, no meu negócio que eu tenho com meu irmão ele vai até o local e tira várias fotos. No dia de show ele tbm vai. No orçamento definimos quantas visitas ele vai fazer para fotografar e cobramos por postagem. Dá uma olhada no perfil do nosso cliente, pelo o que eu entendi é similar ao seu. @vibe.bar.restaurante Adorei a vibe das postagens, Julia!! As imagens e vídeo estão topíssimas! Obrigada por compartilhar! Bora voar! beijinhos 1
Erica Tieri Furukawa Postado 20 de Julho de 2022 Autor Postado 20 de Julho de 2022 On 14/07/2022 at 21:11, FERNANDO HENRIQUE MARASCHIN LOUZADA disse: Eu tenho clientes restaurantes. A questão das fotos é sempre uma luta kkkkkk Vou dar um exemplo: Tem um cliente que é um restaurante de frutos do mar na praia. Eu preciso ficar pedindo sempre fotos dos pratos. Eu já me ofereci para ir lá tirar fotos, mas tem o custo né? Não tem como ele fazer todos pratos do cardápio (peixes, lagosta, ostras etc) se não tiver cliente para pagar. Eu sugeri que sempre que o prato ficasse pronto na cozinha, ele tivesse uma mesa para tirar foto. Funcionou parcialmente! Eu consegui um número maior de fotos, mas nos dias de grande movimento, eles não conseguem parar para tirar foto. *Não sei se ajudei muito, mas eu passo pela mesma dificuldade, por isso quis compartilhar aqui a minha experiência. Eu sei que não é fácil conseguir material. Exatamente, Fernando, tudo tem o custo e nosso tempo custa muito, né rsrs Se o cliente pagar, daí não tem problema algum... Obrigada por compartilhar Bora voar!
Julio Perez Gontijo Postado 20 de Julho de 2022 Postado 20 de Julho de 2022 On 14/07/2022 at 11:17, Erica Tieri Furukawa disse: Olá beselhas queridas, Surgiu uma dúvida aqui, alguém já fez mídias sociais para bar e restaurante? Como você faz a publicação dos pratos e shows? Você pede ao cliente enviar foto do prato do dia? você vai até o local tirar foto? E os shows ao vivo? você filma, o cliente filma e te envia. Me surgiu essas dúvidas agora na hora do orçamento... Obrigada, beijos Oi Erica, tudo bem? A gente, aqui na agência faz para o @frankcharles1885 , uma hamburgueria que inclusive um dos nossos conteúdos foi referência no Portal do Paulo. Isso tudo vai depender de como você acordar com o cliente. Se te tomar muito tempo indo até lá, marque pelo menos uma vez no mês para ir lá preparar conteúdos, tirar fotos, fazer algumas filmagens... No dia em que você marcar, você pode pedir para eles prepararem os pratos que são servidos para você colher esse material e ter como "destrinchá-los" durante o mês. No caso dos shows, você pode pedir para o cliente filmar e te enviar o conteúdo para você postar. E até mesmo utilizar por exemplo da interação com o público, como "poste aqui uma filmagem da banda tocando uma música que você gosta"... Acho que tudo é válido! Espero ter agregado! 1 1
Erica Tieri Furukawa Postado 20 de Julho de 2022 Autor Postado 20 de Julho de 2022 On 14/07/2022 at 21:48, Karina Passos disse: Nossa concordo muito com vc! Eu estou do outro lado! Sou a fotógrafa que precisa que o restaurante faça própria midia social e eu vou lá somente fotografar. Além disso sou casada com um chef e nunca nunquinha na vida vai dar certo fotografar o prato durante um evento ou fazer o cliente esperar a foto pra depois servir. Nem mesmo quando é o meu marido cozinhando, quanto mais um cliente. É stressante pra eles, a pessoa que tá ali fotografando atrapalha o andamento do serviço, o ambiente é agitado, pequeno, quente, tudo tem que ser servido com rapidez e o cliente não pode esperar. O restaurante precisar arcar com o custo de fazer o prato somente pra foto, e acredite, eles podem $$$ fazer isso! E falo porque o prato vai ser manipulado, eu vou respirar em cima, a comida vai esfriar, eu vou mexer, enquadrar, montar luzes, trocar lentes, compor a cena, a cervejinha vai ficar sem espuma, tem que repor, tem que limpar a gotinha, o temperinho que tá ficando murcho... enfim... Fotografia de restaurante é antes do restaurante abrir, num dia de semana de pouco movimento. Qualquer coisa diferente disso , na minha opinião vai ser qualidade meia boca, improviso, stress etc. Espero ter contribuido! (@karipassosphoto) Não tinha pensado nisso, Karina!! realmente tirar foto de comida é uma arte e em dias de evento é o pior dia para se fazer isso... Obrigada por partilhar sua experiência Bora voar, beijinhos!
Erica Tieri Furukawa Postado 20 de Julho de 2022 Autor Postado 20 de Julho de 2022 4 minutes ago, Julio Perez Gontijo disse: Oi Erica, tudo bem? A gente, aqui na agência faz para o @frankcharles1885 , uma hamburgueria que inclusive um dos nossos conteúdos foi referência no Portal do Paulo. Isso tudo vai depender de como você acordar com o cliente. Se te tomar muito tempo indo até lá, marque pelo menos uma vez no mês para ir lá preparar conteúdos, tirar fotos, fazer algumas filmagens... No dia em que você marcar, você pode pedir para eles prepararem os pratos que são servidos para você colher esse material e ter como "destrinchá-los" durante o mês. No caso dos shows, você pode pedir para o cliente filmar e te enviar o conteúdo para você postar. E até mesmo utilizar por exemplo da interação com o público, como "poste aqui uma filmagem da banda tocando uma música que você gosta"... Acho que tudo é válido! Espero ter agregado! Caraca, Júlio! Que phoda o trabalho de vocês! arrasaram! E adorei a dica de pedir para o cliente enviar os conteúdos de show. Obrigada por compartilhar Bora voar, abraços 1
Erica Tieri Furukawa Postado 20 de Julho de 2022 Autor Postado 20 de Julho de 2022 On 14/07/2022 at 20:19, Victoria Braga disse: Olá, Erica! Tudo bom? É tudo uma questão de como você fornece o serviço, não tem certo e nem errado na sua conotação. Cabe a você a decisão de como vai preferir trabalhar mas talvez ir lá leve muito tempo, pode instruir o seu cliente Olá Victoria, bom saber que quem combina somos nós e que é uma questão de conversar. Vou ver como posso instruí-los. Obrigada por compartilhar Bora voar, beijinhos
Julia Alonso Postado 20 de Julho de 2022 Postado 20 de Julho de 2022 2 horas atrás, Erica Tieri Furukawa disse: Adorei a vibe das postagens, Julia!! As imagens e vídeo estão topíssimas! Obrigada por compartilhar! Bora voar! beijinhos obrigada! Fico feliz que gostou das fotos!
Flora Rajão Postado 20 de Julho de 2022 Postado 20 de Julho de 2022 oi erica eu atualmente cuido da instagram de pizzaria em portugal, da qual o meu companheiro é sócio. se fotografia não for o seu forte e quiser manter o conteúdo com padrão elevado, o ideal é combinar com o cliente que vá alguém até lá fazer as fotos profissionalmente e depois te forneça o material pra que você crie o conteúdo. caso vá fazer as imagens, fotos, se estiver disposta a isso... esse valor da diária/serviço deve ser agregado ao seu contrato de maneira bem explícita, com o número de visitas já citados etc eu já trabalhei como fotógrafa profissional, então também acabo indo no local fazer algumas imagens às vezes. mas estou com um banco de imagens que uma fotógrafa fez em um ensaio recente e as uso sempre que necessário. como a pizzaria já é bem conhecida, eu também consigo aproveitar muitas fotos e vídeos de clientes, que sempre geram muito conteúdo pra repostar nos stories, o que eu faço de maneira bem elegante, trazendo texturas ao fundo da repostagem, que remetam às duas unidades das pizzarias. se quiser conferir > @souldoughpizza aproveito pra deixar os perfis dos restaurantes de uma amiga, em belo horizonte. o trabalho deles é maravilhoso e me inspira muito: @florestal.bh @biroscas2
Luana Menário Postado 20 de Julho de 2022 Postado 20 de Julho de 2022 Olá, acho que você já teve várias ideias aí. Passo para dizer o meu processo e a parte que conheço. Eu faço fotos para restaurante e pretendo oferecer o serviço completo posterior ao curso. Comecei com parcerias com agências, então se você não pretende oferecer a fotografia, faça parceria. Inclusive se for possível faça com fotógrafos diferentes pois geralmente quem faz foto de comida, não faz foto social. (na grande maioria, sempre tem alguém que faz tudo). Mas tenha em mente que a edição da foto precisa de uma equalização, por exemplo: uma foto mais quentinha mais amarelinha, mais aconchegante, ou não, mais fria, com pouco contraste. Pensa nisso. E sobre o processo; o que mais vi foi que o restaurante fornece as fotos (que eu faço rss..), mensais com antecedência, até o dia 15° do mês anterior, exemplo: 20 fotos, de acordo com a quantidade de postagens mensal. Bom, sorte aí, precisando, grita! Parceria grita! Deu certo, grita!! hahaha bjs! Espero ter falado algo mais.
Luana Menário Postado 20 de Julho de 2022 Postado 20 de Julho de 2022 Ah e só fiz foto de shows etc.. foto social se tratando de contrato, para entender uma necessidade do cliente, mas cobrando o dobro do preço por não ser meu foco. É mais fácil você fazer parceria com fotografo com experiencia em show, foto social etc... A foto vai ficar mais bonita pela a experiencia da pessoa e todo mundo trabalha na sua especialização. Bjs!
Recommended Posts