Jump to content

Transição de Carreira: de Arquiteta a Estrategista de Conteúdo


Recommended Posts

Bom dia Beselhas! 🐝

Estava esperando um espaço desses aqui pra compartilhar como foi essa mudança, porque já conversei cm tantas beselhas que já passaram ou tão passando por isso.

Enfim, aí vai meu relato de transição de Carreira pra te encorajar, pra ti não se sentir sozinho (a) e deixar aqui um espaço para conversar e aliviar esse processo! BORAA

Em 2021, eu ainda era estudante de Arquitetura, trabalhava em uma loja de móveis planejados de alto padrão, tinha meu perfil focado em ajudar outros profissionais da Arquitetura com conteúdos práticos. Estudar + trabalhar + ter um perfil já dá bastante trabalho e ansiedade hahaha.

Meu sócio/namorado que é Gestor de Tráfego e já tinha alguns clientes, estava fazendo uma reunião e falou algo assim: "ah a Andressa tem o perfil dela, ela pode fazer conteúdo pra ti também" confesso que MINHA ALMA SAIU DO CORPO.

Eu não queria!

Não tinha segurança nenhuma em fazer pra outra pessoa, eu tinha meu jeito no meu instagram e dava certo, sabem?

Bom, não consegui fugir e assumi os conteúdos desse cliente.

Uns meses depois, eu fui demitida da loja de móveis, começou o TCC na faculdade, eu tava trabalhando de graça na criação de conteúdos e me vi sem chão.

Eu precisava fazer dinheiro, mas não queria mais ter aquela obrigação de chefe, horário, não queria ser CLT essa era a verdade!

Recebi a proposta de uma Marcenaria pra fazer os desenhos dos móveis, visitar cliente, tudo no meu horário. Óbvio que aceitei, era necessidade, não tinha como.

A produção de conteúdo pros clientes do meu namorado foi crescendo, de 1 que era pra ser só "pra testar" viraram 3, 4... E confesso que eu tava gostando do processo, de conversar com as pessoas, entender o que elas queriam transmitir, pensar em como transportar isso pro conteúdo e ver crescendo sabe?

Esse sentimento de algo novo, que eu não entendia o que era mas que me motivava demais tava crescendo dentro de mim, coisa que a Arquitetura não me brilhava mais.

Resumidamente minha vida tava uma loucura no final de 2021 entre TCC da faculdade de Arquitetura, projetos de móveis da Marcenaria, clientes de Conteúdo e crises de ansiedade. Eu me senti sufocando e meio desesperada também.

Pra vocês entenderem melhor meu sofrimento, minha família é super tradicional, então imagina, eu me formar como Arquiteta e não seguir trabalhando com isso. Era um absurdo! E eu me cobrava demais com isso, me sentia culpada de descobrir gostar de outra coisa, OUTRO ABSURDO! E por ficar nesse meio termo eu não estava fazendo nem a Arquitetura e nem os conteúdos direito.

Lembro desse dia como se fosse ontem.

Meu namorado me chamou pra sala, conversa séria, porque ele via meu sofrimento e essa conversa era a forma dele de me ajudar. Minha angústia de frustrar meus pais, não ter certeza do que escolher, não saber se conseguiria clientes, não me achar boa o suficiente pra oferecer o serviço de Social Media, ter medo de oferecer meu serviço na minha cidade que é pequena e o povo é linguarudo e fica falando...

Tava fod@! Eu chorava seguidamente, comecei ficar doente, com tendinite, dor de cabeça forte. Meu sentimento em relação aos 2 trabalhos era a mesma % eu não consegui escolher 1 e eliminar o outro.

Aqui entra o papel da pessoa que tá do lado de vocês, meu queridíssimo amor, me mostrou algo que eu não queria e nem conseguia ver: independente do que eu escolhesse fazer, DARIA CERTO, mas eu precisava escolher pra fluir.

EU CHOREI TANTO ESSE DIA!

mas de alívio (e tô chorando escrevendo kkk🥺🥺) GENTE cêis não tem noção o peso que me aliviou entender que tudo era uma questão de escolha.

Então eu escolhi ser Social Media (era começo de 2022, ainda não tinha a FEC)

A formatura de Arquitetura aconteceu no dia 5/fev de 2022, eu curti demais, quase caí na entrada, aproveitei pra caramba!

Consegui a primeira cliente através de um grupo do Facebook pra social media.

E aí o Paulo lançou a FEC! Eu não tinha dinheiro, nem limite no cartão.

Liguei no banco, aumentei meu limite, entrei na FEC e em 2 meses o curso tava pago!

Me joguei de cabeça ne FEC, consegui clientes aqui dentro respondendo comentários. Basicamente me encontrei na vida!

Hoje, nossa empresa atende 8 clientes, tenho prospecção toda semana, já cogitamos contratar a primeira pessoa pra equipe e FOI A MELHOR DECISÃO DA MINHA VIDA!

Deu muito medo, não é uma ciência exata que tu coloca energia e volta retorno, é teste, como diz o Paulo, e aqui vai uma frase que define uma das minhas crenças mais fortes:

não importa com o que você vai decidir trabalhar, se tu realmente fizer isso com amor e colocar toda tua energia é uma questão de tempo pra crescer!

Ficou longo, mas foi realmente feito de coração e pra tirar você de cima do muro e decidir ter o controle da tua vida!

Não vou mentir te dizendo que vai ser lindo como um comercial de margarina, não vai, mas vai ser o que tu escolheu fazer e não algo que foi imposto porque "é assim que funciona"
Com muito amor, pra vocês beselhas que tão na transição ou pensando em fazer: VALE A PENA!

Se alguém quiser conversa, trocar ideais, ou só alguém pra dividir essas coisas, tô aqui

 

Com amor,

Andressa.❤️

  • Curti 2
  • Me ajudou! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Andressa, tudo bem?

Aqui é uma beselha bem iniciante, que largou a CLT e quer ter seus primeiros clientes. 

Gostaria de saber como foram e estão sendo as captações e como ter a coragem para criar conteúdo para alguém (ainda tenho receio)? 

Como você fez? 

Parabéns pela iniciativa e pelo sucesso!

Abraços,

Pâmela. 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/01/2023 at 22:58, Pamela Cardoso disse:

Andressa, tudo bem?

Aqui é uma beselha bem iniciante, que largou a CLT e quer ter seus primeiros clientes. 

Gostaria de saber como foram e estão sendo as captações e como ter a coragem para criar conteúdo para alguém (ainda tenho receio)? 

Como você fez? 

Parabéns pela iniciativa e pelo sucesso!

Abraços,

Pâmela. 

Oiie Pamela, tudo bem?

vou usar a famosa frase do Paulo porque foi realmente o que eu fiz, disse que sabia fazer pro 1º cliente e virei noite estudando, testando, dando meu suor pra realmente funcionar, não foi fácil, eu tive medo mesmo, porque impacta direto no negócio da pessoa É MUITA RESPONSABILIDADE.

Sobre as captações:

- comecei com meu namorado me "obrigando" fazer conteúdo pra um cliente dele, funcionou, eu sempre fui muito boa com pessoas, então fiz reuniões com ela pra entender sobre ela, sobre o nicho, o que ela faz, busquei MUITA referência e dali saíram os primeiros posts. Dessa cliente forçada surgiram mais 2 de indicação dela.

- a primeira captação que eu fiz sozinha, foi com minha expert de moda, senta que lá vem história. Eu trabalhava em uma loja de móveis de alto padrão, e um dia foi uma menina lá usar do espaço para fotografar joias. Eu saí da loja, me mudei, e minha vizinha de prédio me chamou atenção, me parecia conhecida, mas não lembrava de onde nem nome dela. Um dia encarando ela na janela como uma louca kkkk lembrei que foi da loja, procurei ela no insta e vi que ela já criava conteúdo de moda, tenha uns 4 mil seguidores e MUITO POTENCIAL.

O que eu fiz? chamei ela no direct, contei que tava cuidando ela, até lembrar que nos conhecemos na loja no dia das fotos, falei que amei o perfil dela, que trabalhava como social midia e queria trocar uma ideia com ela.

Resumindo, nós marcamos um café na minha casa e fechamos uma parceria! Ela foi a primeira e dela vieram MUITAS INDICAÇÕES 

Eu já nem sei mais como agradecer ela por me trazer tantos clientes. De simples stories que ela fazia contando como a vida dela mudou depois de mim, me marcar nas reuniões, ali foi o começo.

- outras captações eu fazia na cara de pau que deus me deu. Eu não tenho vergonha alguma de me vender e de falar do trabalho que eu amo fazer. Então numa conversa de bar, numa tarde na minha mãe com amigas, EM QUALQUER LUGAR eu puxava o assunto e me vendia, tive retorno disso também ahahahha

- algumas vezes fui pra grupos do facebook tipo: Social Media Brasil, essas coisas, onde procuram profissionais. Chamei pessoas de lá, fiz reuniões, e não vou mentir, a maioria foi falha porque o nível de consciência dessa galera tava muito baixo, queriam os fazedores de post. Até fechei um contrato que depois me deu a maior dor de cabeça (a saga da esteticista que comentei aqui diversas vezes).

Aqui é válido dizer pra ti saber filtrar qual é o cliente ideal pra ti, pra não acontecer o que aconteceu comigo com a esteticista. Até tem aula do Paulo ensinando isso.

 

Sobre o medo/coragem de fazer conteúdo:

- tu só vai perder ou melhorar isso fazendo!

no começo eu escrevia legenda com erro, esquecia o horário da postagem, carrossel saia com ordem de foto errada, coisa bem amadora mesmo, não vou mentir, mas isso me fez criar casca, sabe? Tu só vai aprender fazendo mesmo, não tem outro jeito

O bom é tu começar com 1 pessoa que tenha muita afinidade. Isso vai trazer um alívio e deixar um pouco o medo de lado, pra ti focar em trazer resultado pro cliente, foca no resultado que não vai ter erro, tu vai conseguir!

Espero ter te ajudado com esse textão! Se quiser conversar melhor pode me chamar no privado ou no insta mesmo @tonin.andressa eu amo falar e trocar ideias sobre isso!

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Quero te dar um abraço pq minha história é quase igual a sua, só que ainda não me formei.

Foi ouvindo uma reunião de meu namorado, que na época atuava com tráfego (hoje é adm e financeiro da nossa empresa) que eu entrei no mundo de lançamento e conteúdo.

E o papel de alguém que nos ama e impulsiona é FUNDAMENTAL mesmo.

Ai, sério. Depois a gente conversa. Me dá um oi no wpp kkkkkk to emocionada

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 27/01/2023 at 15:24, Andressa Maria Tonin disse:

Oiie Pamela, tudo bem?

vou usar a famosa frase do Paulo porque foi realmente o que eu fiz, disse que sabia fazer pro 1º cliente e virei noite estudando, testando, dando meu suor pra realmente funcionar, não foi fácil, eu tive medo mesmo, porque impacta direto no negócio da pessoa É MUITA RESPONSABILIDADE.

Sobre as captações:

- comecei com meu namorado me "obrigando" fazer conteúdo pra um cliente dele, funcionou, eu sempre fui muito boa com pessoas, então fiz reuniões com ela pra entender sobre ela, sobre o nicho, o que ela faz, busquei MUITA referência e dali saíram os primeiros posts. Dessa cliente forçada surgiram mais 2 de indicação dela.

- a primeira captação que eu fiz sozinha, foi com minha expert de moda, senta que lá vem história. Eu trabalhava em uma loja de móveis de alto padrão, e um dia foi uma menina lá usar do espaço para fotografar joias. Eu saí da loja, me mudei, e minha vizinha de prédio me chamou atenção, me parecia conhecida, mas não lembrava de onde nem nome dela. Um dia encarando ela na janela como uma louca kkkk lembrei que foi da loja, procurei ela no insta e vi que ela já criava conteúdo de moda, tenha uns 4 mil seguidores e MUITO POTENCIAL.

O que eu fiz? chamei ela no direct, contei que tava cuidando ela, até lembrar que nos conhecemos na loja no dia das fotos, falei que amei o perfil dela, que trabalhava como social midia e queria trocar uma ideia com ela.

Resumindo, nós marcamos um café na minha casa e fechamos uma parceria! Ela foi a primeira e dela vieram MUITAS INDICAÇÕES 

Eu já nem sei mais como agradecer ela por me trazer tantos clientes. De simples stories que ela fazia contando como a vida dela mudou depois de mim, me marcar nas reuniões, ali foi o começo.

- outras captações eu fazia na cara de pau que deus me deu. Eu não tenho vergonha alguma de me vender e de falar do trabalho que eu amo fazer. Então numa conversa de bar, numa tarde na minha mãe com amigas, EM QUALQUER LUGAR eu puxava o assunto e me vendia, tive retorno disso também ahahahha

- algumas vezes fui pra grupos do facebook tipo: Social Media Brasil, essas coisas, onde procuram profissionais. Chamei pessoas de lá, fiz reuniões, e não vou mentir, a maioria foi falha porque o nível de consciência dessa galera tava muito baixo, queriam os fazedores de post. Até fechei um contrato que depois me deu a maior dor de cabeça (a saga da esteticista que comentei aqui diversas vezes).

Aqui é válido dizer pra ti saber filtrar qual é o cliente ideal pra ti, pra não acontecer o que aconteceu comigo com a esteticista. Até tem aula do Paulo ensinando isso.

 

Sobre o medo/coragem de fazer conteúdo:

- tu só vai perder ou melhorar isso fazendo!

no começo eu escrevia legenda com erro, esquecia o horário da postagem, carrossel saia com ordem de foto errada, coisa bem amadora mesmo, não vou mentir, mas isso me fez criar casca, sabe? Tu só vai aprender fazendo mesmo, não tem outro jeito

O bom é tu começar com 1 pessoa que tenha muita afinidade. Isso vai trazer um alívio e deixar um pouco o medo de lado, pra ti focar em trazer resultado pro cliente, foca no resultado que não vai ter erro, tu vai conseguir!

Espero ter te ajudado com esse textão! Se quiser conversar melhor pode me chamar no privado ou no insta mesmo @tonin.andressa eu amo falar e trocar ideias sobre isso!

Que demais Andressa! Que história! Vou te chamar sim, e será um prazer trocar ideias! Muito obrigada.

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...