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Posicionamento, Autenticidade e Diferencial no mercado. Como destacar da concorrência?


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Oi gente,

Quero começar dizendo que admiro demais essa comunidade. Estou revendo as trilhas para me posicionar de forma assertiva e avançar definitivamente. Essas semanas em que a FEC tem sido adiada meio que fez esquecer e ficar confusa do que já tinha aprendido mas também me deu a oportunidade de em vez de só querer colocar a mão na massa, voltar atrás e rever pontos que não ficaram tão claros da primeira vez que os fiz.

O mais difícil em todo o processo foi, e continua  a ser, a análise dos concorrentes. Dentro do meu nicho específico só encontrei agência e dentro do segmento só encontrei empreendedor focado em vendas. Foi exactamente isso que me fez procurar a FEC. Talvez por o mercado ser bem menor, em Portugal, a palavra de ordem é venda. Claro que todo o mundo quer faturar mas é exactamente esse marketing com cheiro de venda que me faz sair porta fora. Eu acredito que o poder está em engajar com a comunidade e a venda é uma consequência inevitável da construção desse relacionamento. Porque será que comprei do Cuenca, né?

Buscando os Eugência, decidi focar nos alunos (de modo a poder me igualar em termos de patamar de alavancagem) em dois nomes do Marketing português bem emblemáticos. O que acontece é que a diversidade de cursos que estes têm vão do básico (comparado à FEC e (passando a publicidade) de grau semelhante à Alura) até a uns mais avançados para donos de negócio próprio e empreendedores (maioritariamente do setor de saúde, de acordo com o pesquisei, apesar de não ser esse o posicionamento deles). Ora, foi da categoria de empreendedores no digital que retirei os meus dois concorrentes, de onde, depois, combinei com os insights que tive pelas agências mais focadas no nicho que quero atuar. Acontece que o posicionamento de um é vocacionado para tráfego pago para negócios e a outra num discurso um pouco confuso, aborda mais storytelling e marketing de conteúdo. Mas ambos falam de venda, faturamento e venda no geral do feed... O de tráfego pago tem mais engajamento no digital do que a de Marketing de Conteúdo, mas ambos ficam muito aquém em termos de likes e comentários comparativamente ao número de seguidores. Ora isso faz-me concluir que falar de vendas, vendas não funciona.

Ou é esse o meu diferencial também, trilha que terei que desbravar para subir a montanha ou ainda não fiz uma pesquisa forte no mercado português.

Essa tem sido uma dificuldade que tive na época e neste momento pensei que tivesse maior clareza. Decidi partilhar na expectativa de alguém aqui na FEC seguir algum perfil que me possa dar uma ideia ou que me dê uma perspetiva sobre o assunto. Conto com a vossa ajuda.

Obrigada por terem chegado até ao fim do textão ahahah💛 



(Ah o nicho bem nichado é marketing de conteúdo gastronómico)

Editado por Silvia Arrochinho
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17 horas atrás, Silvia Arrochinho disse:

Oi gente,

Quero começar dizendo que admiro demais essa comunidade. Estou revendo as trilhas para me posicionar de forma assertiva e avançar definitivamente. Essas semanas em que a FEC tem sido adiada meio que fez esquecer e ficar confusa do que já tinha aprendido mas também me deu a oportunidade de em vez de só querer colocar a mão na massa, voltar atrás e rever pontos que não ficaram tão claros da primeira vez que os fiz.

O mais difícil em todo o processo foi, e continua  a ser, a análise dos concorrentes. Dentro do meu nicho específico só encontrei agência e dentro do segmento só encontrei empreendedor focado em vendas. Foi exactamente isso que me fez procurar a FEC. Talvez por o mercado ser bem menor, em Portugal, a palavra de ordem é venda. Claro que todo o mundo quer faturar mas é exactamente esse marketing com cheiro de venda que me faz sair porta fora. Eu acredito que o poder está em engajar com a comunidade e a venda é uma consequência inevitável da construção desse relacionamento. Porque será que comprei do Cuenca, né?

Buscando os Eugência, decidi focar nos alunos (de modo a poder me igualar em termos de patamar de alavancagem) em dois nomes do Marketing português bem emblemáticos. O que acontece é que a diversidade de cursos que estes têm vão do básico (comparado à FEC e (passando a publicidade) de grau semelhante à Alura) até a uns mais avançados para donos de negócio próprio e empreendedores (maioritariamente do setor de saúde, de acordo com o pesquisei, apesar de não ser esse o posicionamento deles). Ora, foi da categoria de empreendedores no digital que retirei os meus dois concorrentes, de onde, depois, combinei com os insights que tive pelas agências mais focadas no nicho que quero atuar. Acontece que o posicionamento de um é vocacionado para tráfego pago para negócios e a outra num discurso um pouco confuso, aborda mais storytelling e marketing de conteúdo. Mas ambos falam de venda, faturamento e venda no geral do feed... O de tráfego pago tem mais engajamento no digital do que a de Marketing de Conteúdo, mas ambos ficam muito aquém em termos de likes e comentários comparativamente ao número de seguidores. Ora isso faz-me concluir que falar de vendas, vendas não funciona.

Ou é esse o meu diferencial também, trilha que terei que desbravar para subir a montanha ou ainda não fiz uma pesquisa forte no mercado português.

Essa tem sido uma dificuldade que tive na época e neste momento pensei que tivesse maior clareza. Decidi partilhar na expectativa de alguém aqui na FEC seguir algum perfil que me possa dar uma ideia ou que me dê uma perspetiva sobre o assunto. Conto com a vossa ajuda.

Obrigada por terem chegado até ao fim do textão ahahah💛 



(Ah o nicho bem nichado é marketing de conteúdo gastronómico)

Oooi, Silvia. Tem uma beselha aqui que pode estar mais próxima ao seu nicho. Vou marcar ela aqui, quem sabe ela nao consegue te ajudar, ne? @Bruna Calderon

Espero ter ajudadoo!!

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Silvinha, me sinto super contemplada pelo seu primeiro parágrafo!

Essas semanas sem FEC me fizeram estudar o que já foi passado e pensar em novas maneiras de colocar em prática.

Eu, sendo você, aproveitaria que o mercado aí é de VENDA e iria contra a corrente. Relacionamento, conexão, inspiração. Seria única.

Não conheço o mercado português pra te ajudar, mas prometo ficar de olho!

Tem um livro maravilhoso aqui no Brasil que acompanha um curso MARAVILHOSO sobre isso.

Vou te passar o link, quem sabe você não tem um portador que possa levar o livro, né? Até lá, você faz o curso haha

https://h1editora.com/marketing-uma-historia-de-amor/

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Obrigada pelo incentivo, querida!

Valorizo mesmo muito atendimento ao cliente. E preocupação com o outro tá se tornando coisa rara. Tenho urticária a venda dura, parece tudo demasiado "americanizado", sabe? Em Portugal, a gente diz que é igual chiclete (ou pastilha elástica): "mastiga e deita fora", no sentido que passa uma ideia só de consumir por consumir (ou neste caso, vender por vender).

Ixe! Já procurei e não encontro aqui o livro que vc indicou. Nem a versão inglês 😩
Vi que tem à venda na Hotmart. 🤔 Pedi ajuda ao suporte para ver se entregam mesmo cá.
Senão der, vc se importaria de enviar pra mim, pleaaaaaaase?

 

14 horas atrás, Marília Cerqueira disse:

Silvinha, me sinto super contemplada pelo seu primeiro parágrafo!

Essas semanas sem FEC me fizeram estudar o que já foi passado e pensar em novas maneiras de colocar em prática.

Eu, sendo você, aproveitaria que o mercado aí é de VENDA e iria contra a corrente. Relacionamento, conexão, inspiração. Seria única.

Não conheço o mercado português pra te ajudar, mas prometo ficar de olho!

Tem um livro maravilhoso aqui no Brasil que acompanha um curso MARAVILHOSO sobre isso.

Vou te passar o link, quem sabe você não tem um portador que possa levar o livro, né? Até lá, você faz o curso haha

https://h1editora.com/marketing-uma-historia-de-amor/

 

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5 horas atrás, Silvia Arrochinho disse:

Obrigada pelo incentivo, querida!

Valorizo mesmo muito atendimento ao cliente. E preocupação com o outro tá se tornando coisa rara. Tenho urticária a venda dura, parece tudo demasiado "americanizado", sabe? Em Portugal, a gente diz que é igual chiclete (ou pastilha elástica): "mastiga e deita fora", no sentido que passa uma ideia só de consumir por consumir (ou neste caso, vender por vender).

Ixe! Já procurei e não encontro aqui o livro que vc indicou. Nem a versão inglês 😩
Vi que tem à venda na Hotmart. 🤔 Pedi ajuda ao suporte para ver se entregam mesmo cá.
Senão der, vc se importaria de enviar pra mim, pleaaaaaaase?

 

 

Essa versão é de uma editora do Brasil que traz livros de fora e faz entrega premium de material e curso.

Me chama no direct @mariliacerqueira que eu te ajudo e te envio seu livro simmmmm!

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On 08/12/2022 at 16:02, Silvia Arrochinho disse:

Oi gente,

Quero começar dizendo que admiro demais essa comunidade. Estou revendo as trilhas para me posicionar de forma assertiva e avançar definitivamente. Essas semanas em que a FEC tem sido adiada meio que fez esquecer e ficar confusa do que já tinha aprendido mas também me deu a oportunidade de em vez de só querer colocar a mão na massa, voltar atrás e rever pontos que não ficaram tão claros da primeira vez que os fiz.

O mais difícil em todo o processo foi, e continua  a ser, a análise dos concorrentes. Dentro do meu nicho específico só encontrei agência e dentro do segmento só encontrei empreendedor focado em vendas. Foi exactamente isso que me fez procurar a FEC. Talvez por o mercado ser bem menor, em Portugal, a palavra de ordem é venda. Claro que todo o mundo quer faturar mas é exactamente esse marketing com cheiro de venda que me faz sair porta fora. Eu acredito que o poder está em engajar com a comunidade e a venda é uma consequência inevitável da construção desse relacionamento. Porque será que comprei do Cuenca, né?

Buscando os Eugência, decidi focar nos alunos (de modo a poder me igualar em termos de patamar de alavancagem) em dois nomes do Marketing português bem emblemáticos. O que acontece é que a diversidade de cursos que estes têm vão do básico (comparado à FEC e (passando a publicidade) de grau semelhante à Alura) até a uns mais avançados para donos de negócio próprio e empreendedores (maioritariamente do setor de saúde, de acordo com o pesquisei, apesar de não ser esse o posicionamento deles). Ora, foi da categoria de empreendedores no digital que retirei os meus dois concorrentes, de onde, depois, combinei com os insights que tive pelas agências mais focadas no nicho que quero atuar. Acontece que o posicionamento de um é vocacionado para tráfego pago para negócios e a outra num discurso um pouco confuso, aborda mais storytelling e marketing de conteúdo. Mas ambos falam de venda, faturamento e venda no geral do feed... O de tráfego pago tem mais engajamento no digital do que a de Marketing de Conteúdo, mas ambos ficam muito aquém em termos de likes e comentários comparativamente ao número de seguidores. Ora isso faz-me concluir que falar de vendas, vendas não funciona.

Ou é esse o meu diferencial também, trilha que terei que desbravar para subir a montanha ou ainda não fiz uma pesquisa forte no mercado português.

Essa tem sido uma dificuldade que tive na época e neste momento pensei que tivesse maior clareza. Decidi partilhar na expectativa de alguém aqui na FEC seguir algum perfil que me possa dar uma ideia ou que me dê uma perspetiva sobre o assunto. Conto com a vossa ajuda.

Obrigada por terem chegado até ao fim do textão ahahah💛 



(Ah o nicho bem nichado é marketing de conteúdo gastronómico)

Textão que você conseguiu me prender do começo ao fim.

Digo o mesmo que você. O atraso me beneficiou no sentido de me aprofundar nos estudos e fazer as ferramentas de forma mais madura.

Um enorme beijo Beselha

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On 10/12/2022 at 19:08, Marília Cerqueira disse:

Silvinha, me sinto super contemplada pelo seu primeiro parágrafo!

Essas semanas sem FEC me fizeram estudar o que já foi passado e pensar em novas maneiras de colocar em prática.

Eu, sendo você, aproveitaria que o mercado aí é de VENDA e iria contra a corrente. Relacionamento, conexão, inspiração. Seria única.

Não conheço o mercado português pra te ajudar, mas prometo ficar de olho!

Tem um livro maravilhoso aqui no Brasil que acompanha um curso MARAVILHOSO sobre isso.

Vou te passar o link, quem sabe você não tem um portador que possa levar o livro, né? Até lá, você faz o curso haha

https://h1editora.com/marketing-uma-historia-de-amor/

Obrigada pela sugestão Marília💗, vou ver se consigo que tragam pra mim aí do Brasil, parece MARAVILHOSO mesmo. Essa editora não desilude, é de fazer a gente perder a cabeça 🤩

 

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On 08/12/2022 at 19:02, Silvia Arrochinho disse:

Oi gente,

Quero começar dizendo que admiro demais essa comunidade. Estou revendo as trilhas para me posicionar de forma assertiva e avançar definitivamente. Essas semanas em que a FEC tem sido adiada meio que fez esquecer e ficar confusa do que já tinha aprendido mas também me deu a oportunidade de em vez de só querer colocar a mão na massa, voltar atrás e rever pontos que não ficaram tão claros da primeira vez que os fiz.

O mais difícil em todo o processo foi, e continua  a ser, a análise dos concorrentes. Dentro do meu nicho específico só encontrei agência e dentro do segmento só encontrei empreendedor focado em vendas. Foi exactamente isso que me fez procurar a FEC. Talvez por o mercado ser bem menor, em Portugal, a palavra de ordem é venda. Claro que todo o mundo quer faturar mas é exactamente esse marketing com cheiro de venda que me faz sair porta fora. Eu acredito que o poder está em engajar com a comunidade e a venda é uma consequência inevitável da construção desse relacionamento. Porque será que comprei do Cuenca, né?

Buscando os Eugência, decidi focar nos alunos (de modo a poder me igualar em termos de patamar de alavancagem) em dois nomes do Marketing português bem emblemáticos. O que acontece é que a diversidade de cursos que estes têm vão do básico (comparado à FEC e (passando a publicidade) de grau semelhante à Alura) até a uns mais avançados para donos de negócio próprio e empreendedores (maioritariamente do setor de saúde, de acordo com o pesquisei, apesar de não ser esse o posicionamento deles). Ora, foi da categoria de empreendedores no digital que retirei os meus dois concorrentes, de onde, depois, combinei com os insights que tive pelas agências mais focadas no nicho que quero atuar. Acontece que o posicionamento de um é vocacionado para tráfego pago para negócios e a outra num discurso um pouco confuso, aborda mais storytelling e marketing de conteúdo. Mas ambos falam de venda, faturamento e venda no geral do feed... O de tráfego pago tem mais engajamento no digital do que a de Marketing de Conteúdo, mas ambos ficam muito aquém em termos de likes e comentários comparativamente ao número de seguidores. Ora isso faz-me concluir que falar de vendas, vendas não funciona.

Ou é esse o meu diferencial também, trilha que terei que desbravar para subir a montanha ou ainda não fiz uma pesquisa forte no mercado português.

Essa tem sido uma dificuldade que tive na época e neste momento pensei que tivesse maior clareza. Decidi partilhar na expectativa de alguém aqui na FEC seguir algum perfil que me possa dar uma ideia ou que me dê uma perspetiva sobre o assunto. Conto com a vossa ajuda.

Obrigada por terem chegado até ao fim do textão ahahah💛 



(Ah o nicho bem nichado é marketing de conteúdo gastronómico)

Super me identifico com grande parte do que mencionas Silvia. Todo o conteúdo que é dado a cada trilha já é de explodir a cabeça mas para mim realmente o grande desfio continua a ser perceber as diferenças da nossa realidade em relação ao brasil e conseguir aplicar tudo de forma a faça sentido cá.

O caminho mesmo é estudar, aplicar... e se errar começar de novo até acertar ✨💗

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2 horas atrás, Lí Luís disse:

Super me identifico com grande parte do que mencionas Silvia. Todo o conteúdo que é dado a cada trilha já é de explodir a cabeça mas para mim realmente o grande desfio continua a ser perceber as diferenças da nossa realidade em relação ao brasil e conseguir aplicar tudo de forma a faça sentido cá.

O caminho mesmo é estudar, aplicar... e se errar começar de novo até acertar ✨💗

Olá Li, 

A malta que conheço de Marketing em Portugal vai buscar muito ao Brasil e todos elogiam a dizer que os brasileiros são muito bons a nível de marketing. E acredito porque isso é tanto cultural como pela dimensão territorial. No geral, nós somos maus de venda, culturalmente isso não é bem visto. Olha só o exemplo do Ronaldo... "um convencido, um arrogante" mas ai de um estrangeiro que fale mal dele, nós defendemos com unhas e dentes ahahah

Se o Cuenca diz que é o puro creme do milho para os brasileiros, eu acredito que nós estamos a ter acesso a algo mega diferente que pode fazer furor por cá.

Está-me aqui atravessadinho aquele planeamento do módulo 11, acho que ali está a resposta às nossas dúvidas e o destravão para publicarmos nas redes sociais. E é isso mesmo, aplicar, fazer acontecer...

Olha, basicamente, "Tou com fé, agora vai, Rebequinha"😂😂😂😂😂

Bora lá🚀

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3 horas atrás, Silvia Arrochinho disse:

Olá Li, 

A malta que conheço de Marketing em Portugal vai buscar muito ao Brasil e todos elogiam a dizer que os brasileiros são muito bons a nível de marketing. E acredito porque isso é tanto cultural como pela dimensão territorial. No geral, nós somos maus de venda, culturalmente isso não é bem visto. Olha só o exemplo do Ronaldo... "um convencido, um arrogante" mas ai de um estrangeiro que fale mal dele, nós defendemos com unhas e dentes ahahah

Se o Cuenca diz que é o puro creme do milho para os brasileiros, eu acredito que nós estamos a ter acesso a algo mega diferente que pode fazer furor por cá.

Está-me aqui atravessadinho aquele planeamento do módulo 11, acho que ali está a resposta às nossas dúvidas e o destravão para publicarmos nas redes sociais. E é isso mesmo, aplicar, fazer acontecer...

Olha, basicamente, "Tou com fé, agora vai, Rebequinha"😂😂😂😂😂

Bora lá🚀

Exatamente Silvia, excelente exemplo e descrição. Pena que seja assim, mas é uma realidade que todos temos que tentar mudar. Vai é ser muito devagar devagarinho kkkkk

Por falar em trilha 11, vou rever e resumir isso agora mesmo😉

É isso aí Rebequinha kkkkk

boraaa 🐝🐝🐝

 

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