Jump to content

Usar nome de pessoas famosas em produtos, pode?


Recommended Posts

Galera preciso de ajuda, minha cliente vai lançar uma coleção onde cada cor do produto dela vai ter o nome de uma pessoa famosa. Alguém já fez algo parecido. Sabem se precisamos de alguma autorização? 

 

Detalhe: entre os nomes estão alguns de pessoas que já morreram.

Editado por Karine Lombardi Wanser Cruz
Link para compartilhar
Share on other sites

Karine, sinto informar que não pode, sem a autorização da celebridade, pode causar ação de danos morais e apropriação indevida.

A publicidade de celebridades é o uso da imagem de uma figura pública com o objetivo de vender um produto ou serviço, assim que eles ganham a vida.

Há diversas jurisprudências (decisões) nesse sentido, porque o Supremo entende que o uso do nome de uma pessoa sem a sua autorização é tão danosa quanto a utilização da sua imagem, gerando o dever de indenizar em razão do dano moral, que neste caso é presumido e não precisa de prova. Sua cliente precisa considerar isso na matriz de risco dela.

Eu espero tê-la ajudado.

  • Me ajudou! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Roseanny Alessandra disse:

Karine, sinto informar que não pode, sem a autorização da celebridade, pode causar ação de danos morais e apropriação indevida.

A publicidade de celebridades é o uso da imagem de uma figura pública com o objetivo de vender um produto ou serviço, assim que eles ganham a vida.

Há diversas jurisprudências (decisões) nesse sentido, porque o Supremo entende que o uso do nome de uma pessoa sem a sua autorização é tão danosa quanto a utilização da sua imagem, gerando o dever de indenizar em razão do dano moral, que neste caso é presumido e não precisa de prova. Sua cliente precisa considerar isso na matriz de risco dela.

Eu espero tê-la ajudado.

Ajudou sim, eu indiquei para a minha cliente, tentar entrar em contato com as que ainda estão vivas e procurar sobre o direito de uso de quem já faleceu. 

Já conseguimos o retorno positivo de 3, faltam 27 nomes. 

Queria ter certeza do caminho a ser tomado, e vc me ajudou. Obrigada ❤️

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Karine Lombardi Wanser Cruz disse:

Ajudou sim, eu indiquei para a minha cliente, tentar entrar em contato com as que ainda estão vivas e procurar sobre o direito de uso de quem já faleceu. 

Já conseguimos o retorno positivo de 3, faltam 27 nomes. 

Queria ter certeza do caminho a ser tomado, e vc me ajudou. Obrigada ❤️

Para quem faleceu, busque os herdeiros, eles podem decidir sobre isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Karine Lombardi Wanser Cruz disse:

Galera preciso de ajuda, minha cliente vai lançar uma coleção onde cada cor do produto dela vai ter o nome de uma pessoa famosa. Alguém já fez algo parecido. Sabem se precisamos de alguma autorização? 

 

Detalhe: entre os nomes estão alguns de pessoas que já morreram.

Oi, Karine! Tudo bem? 🤗

Acabei de ver aqui que você já caminhou com a forma mais assertiva, digamos assim, de seguir com o processo. Parabéns! Na maioria das vezes fazer o certo dá mais trabalho, ao mesmo tempo, é a receita para evitar dores de cabeça futuras.

Seguimos à disposição! Grande abraço! 🐝

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Renata Bastos disse:

Oi, Karine! Tudo bem? 🤗

Acabei de ver aqui que você já caminhou com a forma mais assertiva, digamos assim, de seguir com o processo. Parabéns! Na maioria das vezes fazer o certo dá mais trabalho, ao mesmo tempo, é a receita para evitar dores de cabeça futuras.

Seguimos à disposição! Grande abraço! 🐝

Tudo bem por aqui Renata, exatamente: dá trabalho. Mas podemos evitar problemas futuros né? Vamos ver se conseguimos. 

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Karine Lombardi Wanser Cruz disse:

Galera preciso de ajuda, minha cliente vai lançar uma coleção onde cada cor do produto dela vai ter o nome de uma pessoa famosa. Alguém já fez algo parecido. Sabem se precisamos de alguma autorização? 

 

Detalhe: entre os nomes estão alguns de pessoas que já morreram.

Olá Karine,

vi que vc ja teve muita ajuda e ta seguindo o melhor caminho para nao ter problemas.

O interessante é que essas autorizações sejam dadas de forma a ser comprovada em um eventual problema mais na frente, por isso é mais seguro se vc conseguir elas por escrito.

E só a título de curiosidade tem um caso bem interessante sobre uma vendedora de mel chileno que usou o nome Mel Gibson, vou deixar o link aqui da materia pra ti. 

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/08/16/vendedora-de-mel-chilena-da-nome-de-miel-gibson-a-produto-e-e-notificada-por-violacao-de-direitos-do-ator.ghtml

 

Abraços

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...