Karine Lombardi Wanser Postado 8 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 8 de Novembro de 2022 (edited) Galera preciso de ajuda, minha cliente vai lançar uma coleção onde cada cor do produto dela vai ter o nome de uma pessoa famosa. Alguém já fez algo parecido. Sabem se precisamos de alguma autorização? Detalhe: entre os nomes estão alguns de pessoas que já morreram. Editado 8 de Novembro de 2022 por Karine Lombardi Wanser Cruz Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Roseanny Alessandra Postado 8 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 8 de Novembro de 2022 Karine, sinto informar que não pode, sem a autorização da celebridade, pode causar ação de danos morais e apropriação indevida. A publicidade de celebridades é o uso da imagem de uma figura pública com o objetivo de vender um produto ou serviço, assim que eles ganham a vida. Há diversas jurisprudências (decisões) nesse sentido, porque o Supremo entende que o uso do nome de uma pessoa sem a sua autorização é tão danosa quanto a utilização da sua imagem, gerando o dever de indenizar em razão do dano moral, que neste caso é presumido e não precisa de prova. Sua cliente precisa considerar isso na matriz de risco dela. Eu espero tê-la ajudado. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karine Lombardi Wanser Postado 8 de Novembro de 2022 Autor Compartilhar Postado 8 de Novembro de 2022 4 horas atrás, Roseanny Alessandra disse: Karine, sinto informar que não pode, sem a autorização da celebridade, pode causar ação de danos morais e apropriação indevida. A publicidade de celebridades é o uso da imagem de uma figura pública com o objetivo de vender um produto ou serviço, assim que eles ganham a vida. Há diversas jurisprudências (decisões) nesse sentido, porque o Supremo entende que o uso do nome de uma pessoa sem a sua autorização é tão danosa quanto a utilização da sua imagem, gerando o dever de indenizar em razão do dano moral, que neste caso é presumido e não precisa de prova. Sua cliente precisa considerar isso na matriz de risco dela. Eu espero tê-la ajudado. Ajudou sim, eu indiquei para a minha cliente, tentar entrar em contato com as que ainda estão vivas e procurar sobre o direito de uso de quem já faleceu. Já conseguimos o retorno positivo de 3, faltam 27 nomes. Queria ter certeza do caminho a ser tomado, e vc me ajudou. Obrigada 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Roseanny Alessandra Postado 8 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 8 de Novembro de 2022 5 minutes ago, Karine Lombardi Wanser Cruz disse: Ajudou sim, eu indiquei para a minha cliente, tentar entrar em contato com as que ainda estão vivas e procurar sobre o direito de uso de quem já faleceu. Já conseguimos o retorno positivo de 3, faltam 27 nomes. Queria ter certeza do caminho a ser tomado, e vc me ajudou. Obrigada Para quem faleceu, busque os herdeiros, eles podem decidir sobre isso. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Renata Bastos Postado 8 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 8 de Novembro de 2022 4 horas atrás, Karine Lombardi Wanser Cruz disse: Galera preciso de ajuda, minha cliente vai lançar uma coleção onde cada cor do produto dela vai ter o nome de uma pessoa famosa. Alguém já fez algo parecido. Sabem se precisamos de alguma autorização? Detalhe: entre os nomes estão alguns de pessoas que já morreram. Oi, Karine! Tudo bem? Acabei de ver aqui que você já caminhou com a forma mais assertiva, digamos assim, de seguir com o processo. Parabéns! Na maioria das vezes fazer o certo dá mais trabalho, ao mesmo tempo, é a receita para evitar dores de cabeça futuras. Seguimos à disposição! Grande abraço! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karine Lombardi Wanser Postado 8 de Novembro de 2022 Autor Compartilhar Postado 8 de Novembro de 2022 1 hora atrás, Renata Bastos disse: Oi, Karine! Tudo bem? Acabei de ver aqui que você já caminhou com a forma mais assertiva, digamos assim, de seguir com o processo. Parabéns! Na maioria das vezes fazer o certo dá mais trabalho, ao mesmo tempo, é a receita para evitar dores de cabeça futuras. Seguimos à disposição! Grande abraço! Tudo bem por aqui Renata, exatamente: dá trabalho. Mas podemos evitar problemas futuros né? Vamos ver se conseguimos. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eloísa Martins Postado 9 de Novembro de 2022 Compartilhar Postado 9 de Novembro de 2022 22 horas atrás, Karine Lombardi Wanser Cruz disse: Galera preciso de ajuda, minha cliente vai lançar uma coleção onde cada cor do produto dela vai ter o nome de uma pessoa famosa. Alguém já fez algo parecido. Sabem se precisamos de alguma autorização? Detalhe: entre os nomes estão alguns de pessoas que já morreram. Olá Karine, vi que vc ja teve muita ajuda e ta seguindo o melhor caminho para nao ter problemas. O interessante é que essas autorizações sejam dadas de forma a ser comprovada em um eventual problema mais na frente, por isso é mais seguro se vc conseguir elas por escrito. E só a título de curiosidade tem um caso bem interessante sobre uma vendedora de mel chileno que usou o nome Mel Gibson, vou deixar o link aqui da materia pra ti. https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/08/16/vendedora-de-mel-chilena-da-nome-de-miel-gibson-a-produto-e-e-notificada-por-violacao-de-direitos-do-ator.ghtml Abraços 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts