Jump to content

Recommended Posts

Postado

AmanhĂŁ serĂĄ o casamento do nosso querido Paulo Cuenca com a Dani Noce, e claro que ele traria esse tema atrelado ao Marketing. E eu trouxe aqui um resumo pra vocĂȘ que nĂŁo conseguiu acompanhar a Quinta do Cuenca de hoje.

A pergunta principal de hoje foi: O que faz o casamento ser uma indĂșstria tĂŁo lucrativa? 🧐

Casamento Ă© Branding. A instituição casamento possui uma construção de imagem fortĂ­ssima que faz com que as pessoas se importem a ponto de investir o seu dinheiro (ou o amor), que muitas vezes elas nĂŁo tĂȘm, em um evento que possui uma imagem consolidada na sociedade hĂĄ muito e muito tempo.

Mas o que Ă© Branding? Branding Ă© o sentimento que a sua marca desperta nas pessoas. É uma construção imagĂ©tica na qual reflete como o seu cliente sente a sua marca, como ele fala sobre ela antes mesmo atĂ© de consumi-la. Construir um branding Ă© transformar algo que nĂŁo faz nenhum sentido em algo recheado de significado. E verdade seja dita, ninguĂ©m se importa de fato com vocĂȘ ou com a sua marca, as pessoas nĂŁo dĂŁo a mĂ­nima para a sua histĂłria, na verdade elas precisam se enxergar em uma marca, se enxergar em um ritual, se enxergar em um processo, e quando vocĂȘ usa o branding vocĂȘ faz um movimento de trazer as pessoas pra dentro atravĂ©s de um significado e sentido.

E isso pode ir mudando com o tempo, como o casamento, por exemplo. Antigamente o casamento era um ritual de apresentação do casal para a sociedade, onde os pais convidavam para essa união de famílias. Hoje em dia o casamento é muito mais sobre felicidade e amor. Porém, algumas coisas não mudaram e continuam sendo fortes ícones que constroem essa imagem do casamento que nós conhecemos.

Um ícone é qualquer elemento sensorial (toque, cheiro, sabor, som...) que sejam diferenciador ou identificador da sua marca. Ele é carregado de significado, não pode ser algo genérico. E no casamento temos vårios deles:

- Vestido Branco: usando a primeira vez pela Rainha Vitória no século XIX, ele quebrou um padrão antigo no qual as noivas geralmente utilizavam cores que representassem a sua família e que significavam dinheiro, fortuna, nobreza. O branco veio como um ícone que representava pureza, castidade e tradição. O branco no capitalismo moderno também simboliza poder, jå que a sujeira se mostra facilmente nessa coloração, então só quem poderia usar era quem poderia se manter impecåvel o tempo todo.

- Chuva de arroz: tudo começou na Ásia onde o arroz simboliza prosperidade e fatura. Jogar arroz nos noivos significa o desejo de prosperidade para a sua vida conjunta. Hoje em dia vemos também chuva de pétalas de rosa.

- Aliança: a aliança jå é algo bem antigo. Pros egípcios, o círculo significava algo eterno, jå que não era possível identificar onde ele começava e onde terminava. Os gregos jå trouxeram a tradição do anel ser colocado no dedo anelar da mão esquerda, ligando o anel a uma veia que iria direto ao coração. Então o anel possui a função de jurar fidelidade.

- BuquĂȘ: na Idade MĂ©dia, a tradição europeia era entregar ervas aromĂĄticas e flores na caminhada da noiva atĂ© o altar como uma forma de desejar boa sorte, espantando maus olhados e maus espĂ­ritos, como proteção ao casal. TambĂ©m acreditam que era para afastar o mau cheiro jĂĄ que na Ă©poca os hĂĄbitos de banho nĂŁo eram tĂŁo comuns 😅

E como escolher um Ă­cone para a minha marca?

1. Comece definindo o diferencial da sua marca. O que a minha possui diferente das outras? 

2. Qual sentimento vocĂȘ quer que as pessoas tenham da sua marca? O que elas vĂŁo sentir quando entrarem em contato?

3. Quais sĂŁo as crenças da sua marca? As intençÔes e declaraçÔes, o que vocĂȘ acredita que outras marcas nĂŁo acreditam?

Essas respostas somadas a um sentimento Ă© o que vai fazer vocĂȘ conseguir escolher os Ă­cones da sua marca, que de fato representarĂŁo alguma coisa e farĂĄ com que o cliente bata o olho e fale "hum, isso Ă© de fulano".

Exemplo: O sĂ­mbolo da comunidade do Paulo Ă© a beselha, a junção do besouro com a abelha. A abelha representa o seu desejo de espalhar conhecimento pelo mundo (a polinização), a generosidade e a prosperidade. Ela tambĂ©m remete a um certo tipo de autoridade que vem de uma realeza primitiva que a abelha traz. E o besouro traz o elemento do estranhamento, da inovação, da quebra de expectativa em suas postagens. 🐝NĂŁo Ă© uma simples abelhinha. É autoridade, conhecimento, generosidade e estranhamento, tudo em um Ă­cone.

E esse Ă­cone pode ser:

- Visual: BuquĂȘ, vestido, beselha... tudo aquilo que vocĂȘ olha e jĂĄ traz um significado. EntĂŁo sĂŁo formas do seu produto, da sua embalagem, a sua forma de se vestir, o design. Um exemplo Ă© a colher de pau da NathĂĄlia Arcuri (Ă­cone de começo, dificuldade), a meia vermelha do Raul Sena (nĂŁo seguir um padrĂŁo, força do Ăłdio), a maça mordida da Apple (pensar e fazer diferente do que Ă© mandado). 

- Sonoro: A marcha nupcial, o "tundum" do Netflix, o "plim-plim" da TV globo, a mĂșsica de vitĂłria do Airton Senna... Sons que na hora que vocĂȘ escuta fazem vocĂȘ lembrar da marca.

- Olfativo: os cheiros sĂŁo amplificadores da emoção. Eles podem transformar completamente a experiĂȘncia do cliente com a sua marca. Eles tocam lĂĄ no fundo do seu inconsciente trazendo a tona suas memĂłrias afetivas. Como a comida da sua avĂł, o perfume de alguĂ©m que vocĂȘ ama (ou amou), uma forma de "tridimensionalizar" uma vivĂȘncia. Um exemplo Ă© o cheiro das sandĂĄlias Melissa ou o cheiro de mar da Osklen. 

Cabeça deve estar explodindo né? 

Mas na real o Branding nada mais Ă© do que um pavĂȘzĂŁo do almoço de domingo com a famĂ­lia. Aquele que vocĂȘ quer impressionar e deixar na memĂłria do tio do pavĂȘ pra sempre. Ele nĂŁo Ă© sĂł uma camada de chocolate com biscoito. SĂŁo elementos, camadas e mais camadas de sabores, experiĂȘncias e texturas. Mesmo que vocĂȘ utilize o tradicional chocolate, biscoito e creme, hĂĄ um toque especial exclusivo seu que farĂĄ toda a diferença. É O SEU PAVÊ.

E para construir essa identidade, vocĂȘ nĂŁo precisa jĂĄ começar investindo rios de grana. VocĂȘ pode começar com algo tĂŁo acessĂ­vel quanto um emoji, por exemplo, e começar a trazer significado em cima dele. Escolha um Ă­cone forte que represente o que vocĂȘ pensa e vai desdobrando outros a partir dele. O Paulo usa a abelhinha 🐝 e dela vieram o mel 🍯, o pĂłlen, a ferroada.

E com isso vocĂȘ vai conquistando a sua audiĂȘncia com o seu jeito Ășnico de ser.

É importante lembrar que nĂŁo Ă© para vocĂȘ chegar pro seu seguidor ou pra pessoa que vocĂȘ quer como cliente e jĂĄ meter o pedido de casamento no seu primeiro encontro. Ou seja, vocĂȘ nĂŁo vai chegar pra uma pessoa que nĂŁo construiu um significado com vocĂȘ, que nĂŁo se importa com vocĂȘ, e falar “compre alguma coisa minha”. Assim como em um relacionamento, Ă© necessĂĄrio ir conquistando aos poucos, seduzindo, entendendo o seus gostos. VocĂȘ tem que ser capaz de usar o branding, o marketing, o conteĂșdo, pra vocĂȘ se envolver com as pessoas, pra elas entenderem que hĂĄ significado e valor ali, e ai sim vocĂȘ as pede em casamento.

Faça os seus seguidores se apaixonarem por vocĂȘ que a venda serĂĄ consequĂȘncia de um relacionamento saudĂĄvel. NĂŁo seja tĂłxico com o seu cliente. 

Felicidades ao casal Paulo e Dani, que essa cerimonia fortaleça ainda mais essa união de 17 anos que inspira todos nós!

  • Me ajudou! 3
Postado
3 horas atrĂĄs, Roseanny Alessandra disse:

Eu assisti um pouquinho da live, adorei poder ler ela toda aqui. ParabĂ©ns pelo conteĂșdo! Ganhou atĂ© um trofĂ©u! 

Aah, que bom que vocĂȘ gostou, Roseanny. Fico feliz em ajudar!Â đŸ„°

×
×
  • Criar novo...