Carol BaraĂșna Postado 20 de Outuro de 2022 Postado 20 de Outuro de 2022 AmanhĂŁ serĂĄ o casamento do nosso querido Paulo Cuenca com a Dani Noce, e claro que ele traria esse tema atrelado ao Marketing. E eu trouxe aqui um resumo pra vocĂȘ que nĂŁo conseguiu acompanhar a Quinta do Cuenca de hoje. A pergunta principal de hoje foi: O que faz o casamento ser uma indĂșstria tĂŁo lucrativa? Casamento Ă© Branding. A instituição casamento possui uma construção de imagem fortĂssima que faz com que as pessoas se importem a ponto de investir o seu dinheiro (ou o amor), que muitas vezes elas nĂŁo tĂȘm, em um evento que possui uma imagem consolidada na sociedade hĂĄ muito e muito tempo. Mas o que Ă© Branding? Branding Ă© o sentimento que a sua marca desperta nas pessoas. Ă uma construção imagĂ©tica na qual reflete como o seu cliente sente a sua marca, como ele fala sobre ela antes mesmo atĂ© de consumi-la. Construir um branding Ă© transformar algo que nĂŁo faz nenhum sentido em algo recheado de significado. E verdade seja dita, ninguĂ©m se importa de fato com vocĂȘ ou com a sua marca, as pessoas nĂŁo dĂŁo a mĂnima para a sua histĂłria, na verdade elas precisam se enxergar em uma marca, se enxergar em um ritual, se enxergar em um processo, e quando vocĂȘ usa o branding vocĂȘ faz um movimento de trazer as pessoas pra dentro atravĂ©s de um significado e sentido. E isso pode ir mudando com o tempo, como o casamento, por exemplo. Antigamente o casamento era um ritual de apresentação do casal para a sociedade, onde os pais convidavam para essa uniĂŁo de famĂlias. Hoje em dia o casamento Ă© muito mais sobre felicidade e amor. PorĂ©m, algumas coisas nĂŁo mudaram e continuam sendo fortes Ăcones que constroem essa imagem do casamento que nĂłs conhecemos. Um Ăcone Ă© qualquer elemento sensorial (toque, cheiro, sabor, som...) que sejam diferenciador ou identificador da sua marca. Ele Ă© carregado de significado, nĂŁo pode ser algo genĂ©rico. E no casamento temos vĂĄrios deles: - Vestido Branco: usando a primeira vez pela Rainha VitĂłria no sĂ©culo XIX, ele quebrou um padrĂŁo antigo no qual as noivas geralmente utilizavam cores que representassem a sua famĂlia e que significavam dinheiro, fortuna, nobreza. O branco veio como um Ăcone que representava pureza, castidade e tradição. O branco no capitalismo moderno tambĂ©m simboliza poder, jĂĄ que a sujeira se mostra facilmente nessa coloração, entĂŁo sĂł quem poderia usar era quem poderia se manter impecĂĄvel o tempo todo. - Chuva de arroz: tudo começou na Ăsia onde o arroz simboliza prosperidade e fatura. Jogar arroz nos noivos significa o desejo de prosperidade para a sua vida conjunta. Hoje em dia vemos tambĂ©m chuva de pĂ©talas de rosa. - Aliança: a aliança jĂĄ Ă© algo bem antigo. Pros egĂpcios, o cĂrculo significava algo eterno, jĂĄ que nĂŁo era possĂvel identificar onde ele começava e onde terminava. Os gregos jĂĄ trouxeram a tradição do anel ser colocado no dedo anelar da mĂŁo esquerda, ligando o anel a uma veia que iria direto ao coração. EntĂŁo o anel possui a função de jurar fidelidade. - BuquĂȘ: na Idade MĂ©dia, a tradição europeia era entregar ervas aromĂĄticas e flores na caminhada da noiva atĂ© o altar como uma forma de desejar boa sorte, espantando maus olhados e maus espĂritos, como proteção ao casal. TambĂ©m acreditam que era para afastar o mau cheiro jĂĄ que na Ă©poca os hĂĄbitos de banho nĂŁo eram tĂŁo comuns E como escolher um Ăcone para a minha marca? 1. Comece definindo o diferencial da sua marca. O que a minha possui diferente das outras? 2. Qual sentimento vocĂȘ quer que as pessoas tenham da sua marca? O que elas vĂŁo sentir quando entrarem em contato? 3. Quais sĂŁo as crenças da sua marca? As intençÔes e declaraçÔes, o que vocĂȘ acredita que outras marcas nĂŁo acreditam? Essas respostas somadas a um sentimento Ă© o que vai fazer vocĂȘ conseguir escolher os Ăcones da sua marca, que de fato representarĂŁo alguma coisa e farĂĄ com que o cliente bata o olho e fale "hum, isso Ă© de fulano". Exemplo: O sĂmbolo da comunidade do Paulo Ă© a beselha, a junção do besouro com a abelha. A abelha representa o seu desejo de espalhar conhecimento pelo mundo (a polinização), a generosidade e a prosperidade. Ela tambĂ©m remete a um certo tipo de autoridade que vem de uma realeza primitiva que a abelha traz. E o besouro traz o elemento do estranhamento, da inovação, da quebra de expectativa em suas postagens. NĂŁo Ă© uma simples abelhinha. Ă autoridade, conhecimento, generosidade e estranhamento, tudo em um Ăcone. E esse Ăcone pode ser: - Visual: BuquĂȘ, vestido, beselha... tudo aquilo que vocĂȘ olha e jĂĄ traz um significado. EntĂŁo sĂŁo formas do seu produto, da sua embalagem, a sua forma de se vestir, o design. Um exemplo Ă© a colher de pau da NathĂĄlia Arcuri (Ăcone de começo, dificuldade), a meia vermelha do Raul Sena (nĂŁo seguir um padrĂŁo, força do Ăłdio), a maça mordida da Apple (pensar e fazer diferente do que Ă© mandado). - Sonoro: A marcha nupcial, o "tundum" do Netflix, o "plim-plim" da TV globo, a mĂșsica de vitĂłria do Airton Senna... Sons que na hora que vocĂȘ escuta fazem vocĂȘ lembrar da marca. - Olfativo: os cheiros sĂŁo amplificadores da emoção. Eles podem transformar completamente a experiĂȘncia do cliente com a sua marca. Eles tocam lĂĄ no fundo do seu inconsciente trazendo a tona suas memĂłrias afetivas. Como a comida da sua avĂł, o perfume de alguĂ©m que vocĂȘ ama (ou amou), uma forma de "tridimensionalizar" uma vivĂȘncia. Um exemplo Ă© o cheiro das sandĂĄlias Melissa ou o cheiro de mar da Osklen. Cabeça deve estar explodindo nĂ©? Mas na real o Branding nada mais Ă© do que um pavĂȘzĂŁo do almoço de domingo com a famĂlia. Aquele que vocĂȘ quer impressionar e deixar na memĂłria do tio do pavĂȘ pra sempre. Ele nĂŁo Ă© sĂł uma camada de chocolate com biscoito. SĂŁo elementos, camadas e mais camadas de sabores, experiĂȘncias e texturas. Mesmo que vocĂȘ utilize o tradicional chocolate, biscoito e creme, hĂĄ um toque especial exclusivo seu que farĂĄ toda a diferença. Ă O SEU PAVĂ. E para construir essa identidade, vocĂȘ nĂŁo precisa jĂĄ começar investindo rios de grana. VocĂȘ pode começar com algo tĂŁo acessĂvel quanto um emoji, por exemplo, e começar a trazer significado em cima dele. Escolha um Ăcone forte que represente o que vocĂȘ pensa e vai desdobrando outros a partir dele. O Paulo usa a abelhinha  e dela vieram o mel , o pĂłlen, a ferroada. E com isso vocĂȘ vai conquistando a sua audiĂȘncia com o seu jeito Ășnico de ser. Ă importante lembrar que nĂŁo Ă© para vocĂȘ chegar pro seu seguidor ou pra pessoa que vocĂȘ quer como cliente e jĂĄ meter o pedido de casamento no seu primeiro encontro. Ou seja, vocĂȘ nĂŁo vai chegar pra uma pessoa que nĂŁo construiu um significado com vocĂȘ, que nĂŁo se importa com vocĂȘ, e falar âcompre alguma coisa minhaâ. Assim como em um relacionamento, Ă© necessĂĄrio ir conquistando aos poucos, seduzindo, entendendo o seus gostos. VocĂȘ tem que ser capaz de usar o branding, o marketing, o conteĂșdo, pra vocĂȘ se envolver com as pessoas, pra elas entenderem que hĂĄ significado e valor ali, e ai sim vocĂȘ as pede em casamento. Faça os seus seguidores se apaixonarem por vocĂȘ que a venda serĂĄ consequĂȘncia de um relacionamento saudĂĄvel. NĂŁo seja tĂłxico com o seu cliente. Felicidades ao casal Paulo e Dani, que essa cerimonia fortaleça ainda mais essa uniĂŁo de 17 anos que inspira todos nĂłs! 3
Roseanny Alessandra Postado 20 de Outuro de 2022 Postado 20 de Outuro de 2022 Eu assisti um pouquinho da live, adorei poder ler ela toda aqui. ParabĂ©ns pelo conteĂșdo! Ganhou atĂ© um trofĂ©u!Â
Carol BaraĂșna Postado 20 de Outuro de 2022 Autor Postado 20 de Outuro de 2022 3 horas atrĂĄs, Roseanny Alessandra disse: Eu assisti um pouquinho da live, adorei poder ler ela toda aqui. ParabĂ©ns pelo conteĂșdo! Ganhou atĂ© um trofĂ©u! Aah, que bom que vocĂȘ gostou, Roseanny. Fico feliz em ajudar!Â
Roseanny Alessandra Postado 21 de Outuro de 2022 Postado 21 de Outuro de 2022 23 horas atrĂĄs, Carol BaraĂșna disse: Aah, que bom que vocĂȘ gostou, Roseanny. Fico feliz em ajudar! Carol ficou incrĂvel! Eu espero que a comunidade curta pq ficou Ăłtimo sua compilação aqui.
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