Carol Baraúna Postado 20 de Outuro de 2022 Compartilhar Postado 20 de Outuro de 2022 Amanhã será o casamento do nosso querido Paulo Cuenca com a Dani Noce, e claro que ele traria esse tema atrelado ao Marketing. E eu trouxe aqui um resumo pra você que não conseguiu acompanhar a Quinta do Cuenca de hoje. A pergunta principal de hoje foi: O que faz o casamento ser uma indústria tão lucrativa? Casamento é Branding. A instituição casamento possui uma construção de imagem fortíssima que faz com que as pessoas se importem a ponto de investir o seu dinheiro (ou o amor), que muitas vezes elas não têm, em um evento que possui uma imagem consolidada na sociedade há muito e muito tempo. Mas o que é Branding? Branding é o sentimento que a sua marca desperta nas pessoas. É uma construção imagética na qual reflete como o seu cliente sente a sua marca, como ele fala sobre ela antes mesmo até de consumi-la. Construir um branding é transformar algo que não faz nenhum sentido em algo recheado de significado. E verdade seja dita, ninguém se importa de fato com você ou com a sua marca, as pessoas não dão a mínima para a sua história, na verdade elas precisam se enxergar em uma marca, se enxergar em um ritual, se enxergar em um processo, e quando você usa o branding você faz um movimento de trazer as pessoas pra dentro através de um significado e sentido. E isso pode ir mudando com o tempo, como o casamento, por exemplo. Antigamente o casamento era um ritual de apresentação do casal para a sociedade, onde os pais convidavam para essa união de famílias. Hoje em dia o casamento é muito mais sobre felicidade e amor. Porém, algumas coisas não mudaram e continuam sendo fortes ícones que constroem essa imagem do casamento que nós conhecemos. Um ícone é qualquer elemento sensorial (toque, cheiro, sabor, som...) que sejam diferenciador ou identificador da sua marca. Ele é carregado de significado, não pode ser algo genérico. E no casamento temos vários deles: - Vestido Branco: usando a primeira vez pela Rainha Vitória no século XIX, ele quebrou um padrão antigo no qual as noivas geralmente utilizavam cores que representassem a sua família e que significavam dinheiro, fortuna, nobreza. O branco veio como um ícone que representava pureza, castidade e tradição. O branco no capitalismo moderno também simboliza poder, já que a sujeira se mostra facilmente nessa coloração, então só quem poderia usar era quem poderia se manter impecável o tempo todo. - Chuva de arroz: tudo começou na Ásia onde o arroz simboliza prosperidade e fatura. Jogar arroz nos noivos significa o desejo de prosperidade para a sua vida conjunta. Hoje em dia vemos também chuva de pétalas de rosa. - Aliança: a aliança já é algo bem antigo. Pros egípcios, o círculo significava algo eterno, já que não era possível identificar onde ele começava e onde terminava. Os gregos já trouxeram a tradição do anel ser colocado no dedo anelar da mão esquerda, ligando o anel a uma veia que iria direto ao coração. Então o anel possui a função de jurar fidelidade. - Buquê: na Idade Média, a tradição europeia era entregar ervas aromáticas e flores na caminhada da noiva até o altar como uma forma de desejar boa sorte, espantando maus olhados e maus espíritos, como proteção ao casal. Também acreditam que era para afastar o mau cheiro já que na época os hábitos de banho não eram tão comuns E como escolher um ícone para a minha marca? 1. Comece definindo o diferencial da sua marca. O que a minha possui diferente das outras? 2. Qual sentimento você quer que as pessoas tenham da sua marca? O que elas vão sentir quando entrarem em contato? 3. Quais são as crenças da sua marca? As intenções e declarações, o que você acredita que outras marcas não acreditam? Essas respostas somadas a um sentimento é o que vai fazer você conseguir escolher os ícones da sua marca, que de fato representarão alguma coisa e fará com que o cliente bata o olho e fale "hum, isso é de fulano". Exemplo: O símbolo da comunidade do Paulo é a beselha, a junção do besouro com a abelha. A abelha representa o seu desejo de espalhar conhecimento pelo mundo (a polinização), a generosidade e a prosperidade. Ela também remete a um certo tipo de autoridade que vem de uma realeza primitiva que a abelha traz. E o besouro traz o elemento do estranhamento, da inovação, da quebra de expectativa em suas postagens. Não é uma simples abelhinha. É autoridade, conhecimento, generosidade e estranhamento, tudo em um ícone. E esse ícone pode ser: - Visual: Buquê, vestido, beselha... tudo aquilo que você olha e já traz um significado. Então são formas do seu produto, da sua embalagem, a sua forma de se vestir, o design. Um exemplo é a colher de pau da Nathália Arcuri (ícone de começo, dificuldade), a meia vermelha do Raul Sena (não seguir um padrão, força do ódio), a maça mordida da Apple (pensar e fazer diferente do que é mandado). - Sonoro: A marcha nupcial, o "tundum" do Netflix, o "plim-plim" da TV globo, a música de vitória do Airton Senna... Sons que na hora que você escuta fazem você lembrar da marca. - Olfativo: os cheiros são amplificadores da emoção. Eles podem transformar completamente a experiência do cliente com a sua marca. Eles tocam lá no fundo do seu inconsciente trazendo a tona suas memórias afetivas. Como a comida da sua avó, o perfume de alguém que você ama (ou amou), uma forma de "tridimensionalizar" uma vivência. Um exemplo é o cheiro das sandálias Melissa ou o cheiro de mar da Osklen. Cabeça deve estar explodindo né? Mas na real o Branding nada mais é do que um pavêzão do almoço de domingo com a família. Aquele que você quer impressionar e deixar na memória do tio do pavê pra sempre. Ele não é só uma camada de chocolate com biscoito. São elementos, camadas e mais camadas de sabores, experiências e texturas. Mesmo que você utilize o tradicional chocolate, biscoito e creme, há um toque especial exclusivo seu que fará toda a diferença. É O SEU PAVÊ. E para construir essa identidade, você não precisa já começar investindo rios de grana. Você pode começar com algo tão acessível quanto um emoji, por exemplo, e começar a trazer significado em cima dele. Escolha um ícone forte que represente o que você pensa e vai desdobrando outros a partir dele. O Paulo usa a abelhinha e dela vieram o mel , o pólen, a ferroada. E com isso você vai conquistando a sua audiência com o seu jeito único de ser. É importante lembrar que não é para você chegar pro seu seguidor ou pra pessoa que você quer como cliente e já meter o pedido de casamento no seu primeiro encontro. Ou seja, você não vai chegar pra uma pessoa que não construiu um significado com você, que não se importa com você, e falar “compre alguma coisa minha”. Assim como em um relacionamento, é necessário ir conquistando aos poucos, seduzindo, entendendo o seus gostos. Você tem que ser capaz de usar o branding, o marketing, o conteúdo, pra você se envolver com as pessoas, pra elas entenderem que há significado e valor ali, e ai sim você as pede em casamento. Faça os seus seguidores se apaixonarem por você que a venda será consequência de um relacionamento saudável. Não seja tóxico com o seu cliente. Felicidades ao casal Paulo e Dani, que essa cerimonia fortaleça ainda mais essa união de 17 anos que inspira todos nós! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Roseanny Alessandra Postado 20 de Outuro de 2022 Compartilhar Postado 20 de Outuro de 2022 Eu assisti um pouquinho da live, adorei poder ler ela toda aqui. Parabéns pelo conteúdo! Ganhou até um troféu! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Carol Baraúna Postado 20 de Outuro de 2022 Autor Compartilhar Postado 20 de Outuro de 2022 3 horas atrás, Roseanny Alessandra disse: Eu assisti um pouquinho da live, adorei poder ler ela toda aqui. Parabéns pelo conteúdo! Ganhou até um troféu! Aah, que bom que você gostou, Roseanny. Fico feliz em ajudar! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Roseanny Alessandra Postado 21 de Outuro de 2022 Compartilhar Postado 21 de Outuro de 2022 23 horas atrás, Carol Baraúna disse: Aah, que bom que você gostou, Roseanny. Fico feliz em ajudar! Carol ficou incrível! Eu espero que a comunidade curta pq ficou ótimo sua compilação aqui. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
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