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O que casamento te ensina sobre Marketing? - Quinta do Cuenca - 20/10/22


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Amanhã será o casamento do nosso querido Paulo Cuenca com a Dani Noce, e claro que ele traria esse tema atrelado ao Marketing. E eu trouxe aqui um resumo pra você que não conseguiu acompanhar a Quinta do Cuenca de hoje.

A pergunta principal de hoje foi: O que faz o casamento ser uma indústria tão lucrativa? 🧐

Casamento é Branding. A instituição casamento possui uma construção de imagem fortíssima que faz com que as pessoas se importem a ponto de investir o seu dinheiro (ou o amor), que muitas vezes elas não têm, em um evento que possui uma imagem consolidada na sociedade há muito e muito tempo.

Mas o que é Branding? Branding é o sentimento que a sua marca desperta nas pessoas. É uma construção imagética na qual reflete como o seu cliente sente a sua marca, como ele fala sobre ela antes mesmo até de consumi-la. Construir um branding é transformar algo que não faz nenhum sentido em algo recheado de significado. E verdade seja dita, ninguém se importa de fato com você ou com a sua marca, as pessoas não dão a mínima para a sua história, na verdade elas precisam se enxergar em uma marca, se enxergar em um ritual, se enxergar em um processo, e quando você usa o branding você faz um movimento de trazer as pessoas pra dentro através de um significado e sentido.

E isso pode ir mudando com o tempo, como o casamento, por exemplo. Antigamente o casamento era um ritual de apresentação do casal para a sociedade, onde os pais convidavam para essa união de famílias. Hoje em dia o casamento é muito mais sobre felicidade e amor. Porém, algumas coisas não mudaram e continuam sendo fortes ícones que constroem essa imagem do casamento que nós conhecemos.

Um ícone é qualquer elemento sensorial (toque, cheiro, sabor, som...) que sejam diferenciador ou identificador da sua marca. Ele é carregado de significado, não pode ser algo genérico. E no casamento temos vários deles:

- Vestido Branco: usando a primeira vez pela Rainha Vitória no século XIX, ele quebrou um padrão antigo no qual as noivas geralmente utilizavam cores que representassem a sua família e que significavam dinheiro, fortuna, nobreza. O branco veio como um ícone que representava pureza, castidade e tradição. O branco no capitalismo moderno também simboliza poder, já que a sujeira se mostra facilmente nessa coloração, então só quem poderia usar era quem poderia se manter impecável o tempo todo.

- Chuva de arroz: tudo começou na Ásia onde o arroz simboliza prosperidade e fatura. Jogar arroz nos noivos significa o desejo de prosperidade para a sua vida conjunta. Hoje em dia vemos também chuva de pétalas de rosa.

- Aliança: a aliança já é algo bem antigo. Pros egípcios, o círculo significava algo eterno, já que não era possível identificar onde ele começava e onde terminava. Os gregos já trouxeram a tradição do anel ser colocado no dedo anelar da mão esquerda, ligando o anel a uma veia que iria direto ao coração. Então o anel possui a função de jurar fidelidade.

- Buquê: na Idade Média, a tradição europeia era entregar ervas aromáticas e flores na caminhada da noiva até o altar como uma forma de desejar boa sorte, espantando maus olhados e maus espíritos, como proteção ao casal. Também acreditam que era para afastar o mau cheiro já que na época os hábitos de banho não eram tão comuns 😅

E como escolher um ícone para a minha marca?

1. Comece definindo o diferencial da sua marca. O que a minha possui diferente das outras? 

2. Qual sentimento você quer que as pessoas tenham da sua marca? O que elas vão sentir quando entrarem em contato?

3. Quais são as crenças da sua marca? As intenções e declarações, o que você acredita que outras marcas não acreditam?

Essas respostas somadas a um sentimento é o que vai fazer você conseguir escolher os ícones da sua marca, que de fato representarão alguma coisa e fará com que o cliente bata o olho e fale "hum, isso é de fulano".

Exemplo: O símbolo da comunidade do Paulo é a beselha, a junção do besouro com a abelha. A abelha representa o seu desejo de espalhar conhecimento pelo mundo (a polinização), a generosidade e a prosperidade. Ela também remete a um certo tipo de autoridade que vem de uma realeza primitiva que a abelha traz. E o besouro traz o elemento do estranhamento, da inovação, da quebra de expectativa em suas postagens. 🐝Não é uma simples abelhinha. É autoridade, conhecimento, generosidade e estranhamento, tudo em um ícone.

E esse ícone pode ser:

- Visual: Buquê, vestido, beselha... tudo aquilo que você olha e já traz um significado. Então são formas do seu produto, da sua embalagem, a sua forma de se vestir, o design. Um exemplo é a colher de pau da Nathália Arcuri (ícone de começo, dificuldade), a meia vermelha do Raul Sena (não seguir um padrão, força do ódio), a maça mordida da Apple (pensar e fazer diferente do que é mandado). 

- Sonoro: A marcha nupcial, o "tundum" do Netflix, o "plim-plim" da TV globo, a música de vitória do Airton Senna... Sons que na hora que você escuta fazem você lembrar da marca.

- Olfativo: os cheiros são amplificadores da emoção. Eles podem transformar completamente a experiência do cliente com a sua marca. Eles tocam lá no fundo do seu inconsciente trazendo a tona suas memórias afetivas. Como a comida da sua avó, o perfume de alguém que você ama (ou amou), uma forma de "tridimensionalizar" uma vivência. Um exemplo é o cheiro das sandálias Melissa ou o cheiro de mar da Osklen. 

Cabeça deve estar explodindo né? 

Mas na real o Branding nada mais é do que um pavêzão do almoço de domingo com a família. Aquele que você quer impressionar e deixar na memória do tio do pavê pra sempre. Ele não é só uma camada de chocolate com biscoito. São elementos, camadas e mais camadas de sabores, experiências e texturas. Mesmo que você utilize o tradicional chocolate, biscoito e creme, há um toque especial exclusivo seu que fará toda a diferença. É O SEU PAVÊ.

E para construir essa identidade, você não precisa já começar investindo rios de grana. Você pode começar com algo tão acessível quanto um emoji, por exemplo, e começar a trazer significado em cima dele. Escolha um ícone forte que represente o que você pensa e vai desdobrando outros a partir dele. O Paulo usa a abelhinha 🐝 e dela vieram o mel 🍯, o pólen, a ferroada.

E com isso você vai conquistando a sua audiência com o seu jeito único de ser.

É importante lembrar que não é para você chegar pro seu seguidor ou pra pessoa que você quer como cliente e já meter o pedido de casamento no seu primeiro encontro. Ou seja, você não vai chegar pra uma pessoa que não construiu um significado com você, que não se importa com você, e falar “compre alguma coisa minha”. Assim como em um relacionamento, é necessário ir conquistando aos poucos, seduzindo, entendendo o seus gostos. Você tem que ser capaz de usar o branding, o marketing, o conteúdo, pra você se envolver com as pessoas, pra elas entenderem que há significado e valor ali, e ai sim você as pede em casamento.

Faça os seus seguidores se apaixonarem por você que a venda será consequência de um relacionamento saudável. Não seja tóxico com o seu cliente. 

Felicidades ao casal Paulo e Dani, que essa cerimonia fortaleça ainda mais essa união de 17 anos que inspira todos nós!

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