Mariana Holanda Postado 25 de Agosto de 2022 Postado 25 de Agosto de 2022 Imagine de forma ilustrativa que guiamos nossas ações, assim como um capitão guia o navio manualmente. Esse capitão é chamado de "decisor racional" e é ele quem deve guiar todo o percurso; acontece que em pessoas procrastinadoras existe uma coisa a mais guiando esse percurso, o "macaco da gratificação instântanea". De forma resumida, enquanto dermos voz a esse macaco e nos satisfazermos com a gratificação instantânea, estaremos fadados a procrastinar as tarefas que são mais "chatas" de serem elaboradas e que demandam mais tempo. A solução disso é determinar prazos, pois sem prazos vamos deixando todas essas tarefas para depois e quando percebemos já tem um Monte Everest de coisas para fazer em pouco tempo e que nos deixa extremamente ansiosos, afetando nossa saúde mental e física. Se você se interessou nesse assunto então assiste esse vídeo. 2
Ana Cristina Macieira Jacome Postado 25 de Agosto de 2022 Postado 25 de Agosto de 2022 O meu cérebro é procrastinador total!!! Como é difícil controlar esse bichinho viu…
Lorena - A Tela Que Habito Postado 25 de Agosto de 2022 Postado 25 de Agosto de 2022 1 hour ago, Mariana Holanda disse: Imagine de forma ilustrativa que guiamos nossas ações, assim como um capitão guia o navio manualmente. Esse capitão é chamado de "decisor racional" e é ele quem deve guiar todo o percurso; acontece que em pessoas procrastinadoras existe uma coisa a mais guiando esse percurso, o "macaco da gratificação instântanea". De forma resumida, enquanto dermos voz a esse macaco e nos satisfazermos com a gratificação instantânea, estaremos fadados a procrastinar as tarefas que são mais "chatas" de serem elaboradas e que demandam mais tempo. A solução disso é determinar prazos, pois sem prazos vamos deixando todas essas tarefas para depois e quando percebemos já tem um Monte Everest de coisas para fazer em pouco tempo e que nos deixa extremamente ansiosos, afetando nossa saúde mental e física. Se você se interessou nesse assunto então assiste esse vídeo. Não vou dizer que não procrastino nunca pq estaria mentindo! Mas eu tenho a tendência a fazer o “pior” primeiro e deixar o melhor pro final, que ai não enrolo. Quero ficar livre logo, sabe? Meu problema é o perfeccionismo, nunca achar que está bom, colocar mil defeitos e paralisar por isso. Mas estou aprendendo a contornar!
Nayalle OPOP Postado 25 de Agosto de 2022 Postado 25 de Agosto de 2022 10 horas atrás, Mariana Holanda disse: Imagine de forma ilustrativa que guiamos nossas ações, assim como um capitão guia o navio manualmente. Esse capitão é chamado de "decisor racional" e é ele quem deve guiar todo o percurso; acontece que em pessoas procrastinadoras existe uma coisa a mais guiando esse percurso, o "macaco da gratificação instântanea". De forma resumida, enquanto dermos voz a esse macaco e nos satisfazermos com a gratificação instantânea, estaremos fadados a procrastinar as tarefas que são mais "chatas" de serem elaboradas e que demandam mais tempo. A solução disso é determinar prazos, pois sem prazos vamos deixando todas essas tarefas para depois e quando percebemos já tem um Monte Everest de coisas para fazer em pouco tempo e que nos deixa extremamente ansiosos, afetando nossa saúde mental e física. Se você se interessou nesse assunto então assiste esse vídeo. Acredito que todos nós procrastinamos, até as pessoas mais executoras do mundo tem seu momento de procrastinação. Mas vou te dizer viu... já melhorei muitoooooooooooooo. Hoje acredito que eu tenha encontrado um equilíbrio em meio a tudo isso.
Mariana Holanda Postado 25 de Agosto de 2022 Autor Postado 25 de Agosto de 2022 10 horas atrás, Ana Cristina Macieira Jacome disse: O meu cérebro é procrastinador total!!! Como é difícil controlar esse bichinho viu… Entendo perfeitamente Ana, meu cérebro também é! Estou tentando mudar e definir metas de acordo com o método smart, já ouviu falar ou já fez alguma vez?
Mariana Holanda Postado 25 de Agosto de 2022 Autor Postado 25 de Agosto de 2022 10 horas atrás, Lorena Borges disse: Não vou dizer que não procrastino nunca pq estaria mentindo! Mas eu tenho a tendência a fazer o “pior” primeiro e deixar o melhor pro final, que ai não enrolo. Quero ficar livre logo, sabe? Meu problema é o perfeccionismo, nunca achar que está bom, colocar mil defeitos e paralisar por isso. Mas estou aprendendo a contornar! Mas isso que você faz ajuda mesmo, também tenho o problema do perfeccionismo, uma coisa que dava para fazer em pouco tempo eu fico um tempão fazendo, o que contribui para o aumento da minha procrastinação. Dizem que todo perfeccionista é, de alguma forma procrastinador.
Mariana Holanda Postado 25 de Agosto de 2022 Autor Postado 25 de Agosto de 2022 57 minutes ago, Nayalle OPOP disse: Acredito que todos nós procrastinamos, até as pessoas mais executoras do mundo tem seu momento de procrastinação. Mas vou te dizer viu... já melhorei muitoooooooooooooo. Hoje acredito que eu tenha encontrado um equilíbrio em meio a tudo isso. Com toda certeza Nay, a diferença está realmente em quanto tempo deixamos a gratificação instantânea guiar nossas ações. Tenho tentado melhorar também, organizando minha vida com planner, plataforma de organização.. tem ajudado bastante. Como você conseguiu encontrar esse equilíbrio?
Lorena - A Tela Que Habito Postado 25 de Agosto de 2022 Postado 25 de Agosto de 2022 20 minutes ago, Mariana Holanda disse: Mas isso que você faz ajuda mesmo, também tenho o problema do perfeccionismo, uma coisa que dava para fazer em pouco tempo eu fico um tempão fazendo, o que contribui para o aumento da minha procrastinação. Dizem que todo perfeccionista é, de alguma forma procrastinador. Outro problema que eu tenho, que não é a procrastinação pura e simples, mas acaba sendo, é que eu amo a parte do planejar e organizar e às vezes demoro pra fazer a execução! Ideal seria poder so planejar e organizar e outra pessoa executar! Ahahahaha! Mas…
Nayalle OPOP Postado 25 de Agosto de 2022 Postado 25 de Agosto de 2022 19 minutes ago, Mariana Holanda disse: Com toda certeza Nay, a diferença está realmente em quanto tempo deixamos a gratificação instantânea guiar nossas ações. Tenho tentado melhorar também, organizando minha vida com planner, plataforma de organização.. tem ajudado bastante. Como você conseguiu encontrar esse equilíbrio? Primeiro de tudo foi encontrando sentido real em tudo que eu faço, seja no trabalho ou na família. Não existe maneira melhor de procrastinar menos que ter um motivo para levantar da cama e ir em busca dos seu sonhos. Clareza acima de tudo. É aquela velha frase né? Pra quem não sabe onde quer ir, qualquer lugar serve. Acho que é um dos maiores motivos de uma pessoa procrastinar tanto... não saber onde quer chegar. Depois disso, comecei a ter esclarecimento maior sobre quanto valia a minha hora. Quando a gente tem isso na cabeça, não quer mais perder tempo. Tendo clareza onde quero chegar e de quanto vale a minha hora, comecei a organizar minha agenda e minha rotina para otimizar meu tempo e gerir ele da melhor maneira possível.
Mariana Holanda Postado 25 de Agosto de 2022 Autor Postado 25 de Agosto de 2022 52 minutes ago, Lorena Borges disse: Outro problema que eu tenho, que não é a procrastinação pura e simples, mas acaba sendo, é que eu amo a parte do planejar e organizar e às vezes demoro pra fazer a execução! Ideal seria poder so planejar e organizar e outra pessoa executar! Ahahahaha! Mas… Nossa, eu estava refletindo exatamente isso essa semana! Poderia ficar o dia inteiro só planejando e organizando masss... ainda não estou nessa realidade de ficar somente nessa parte Vou colocar isso como meta kkkkkk mas outro problema que eu tenho é encontrar pessoas qualificadas para trabalhar em conjunto e que não vá me deixar na mão por exemplo, complicated kkk
Mariana Holanda Postado 25 de Agosto de 2022 Autor Postado 25 de Agosto de 2022 48 minutes ago, Nayalle OPOP disse: Primeiro de tudo foi encontrando sentido real em tudo que eu faço, seja no trabalho ou na família. Não existe maneira melhor de procrastinar menos que ter um motivo para levantar da cama e ir em busca dos seu sonhos. Clareza acima de tudo. É aquela velha frase né? Pra quem não sabe onde quer ir, qualquer lugar serve. Acho que é um dos maiores motivos de uma pessoa procrastinar tanto... não saber onde quer chegar. Depois disso, comecei a ter esclarecimento maior sobre quanto valia a minha hora. Quando a gente tem isso na cabeça, não quer mais perder tempo. Tendo clareza onde quero chegar e de quanto vale a minha hora, comecei a organizar minha agenda e minha rotina para otimizar meu tempo e gerir ele da melhor maneira possível. Perfeita explicação, não aplico tanto isso atualmente. Já até fiz o cálculo da minha hora mas não era algo que considerava de forma tão frequente assim. Vou usar suas dicas, muuuuuito obrigada. Acho incrível como com simples interações podemos ter bons insights.
Lorena - A Tela Que Habito Postado 25 de Agosto de 2022 Postado 25 de Agosto de 2022 5 minutes ago, Mariana Holanda disse: Nossa, eu estava refletindo exatamente isso essa semana! Poderia ficar o dia inteiro só planejando e organizando masss... ainda não estou nessa realidade de ficar somente nessa parte Vou colocar isso como meta kkkkkk mas outro problema que eu tenho é encontrar pessoas qualificadas para trabalhar em conjunto e que não vá me deixar na mão por exemplo, complicated kkk ia completar com isso! que já estive nessa posição em outros tempos, mas que tbm não era o ideal, justamente por isso que vc falou. Ou porque a pessoa não fazia como eu tinha pensado ou porque não fazia no tempo que eu achava que tinha que fazer e por ai vai! Nossa, eu sou muito chata! ahahahahahaha 1
Bruna Garcia do Val Postado 25 de Agosto de 2022 Postado 25 de Agosto de 2022 Eu me acho super procrastinadora e preguiçosa! Levei isso pra terapia e minha psico disse que eu não sou procrastinadora, listando as atividades do dia a dia que compartilho com ela. Eu conclui que meu cérebro é sim procrastinador, mas eu tô sempre ativa pq coloco muita pressão em mim mesma, sempre me faço acreditar que estou atrasada, que não estou fazendo o que deveria, e essa pressão me faz sair do lugar, um tipo de gatilho que eu criei pra enganar meu cérebro kkk Mas eu defendo que pausas são necessárias e sempre tiro várias pequenas pausas ao longo do dia pra fazer coisas que me dão prazer (ex: se estou lavando uma louça ou fazendo uma atividade mais tranquila, coloco uma série que eu gosto pra rolar no celular, paro pra fazer carinho nos meus gatos, ouvir uma música que eu gosto e me permitir curtir aquele momento (com direito a coreografia kk), sempre priorizo momentos com a família e amigos na medida do possível, cuidados comigo mesma, etc. Sei que cada realidade exige um tipo de esforço, mas a forma que eu vivo hoje me faz muito feliz (tanto, que eu sinto até que faço pouco, e estou entendendo em terapia que na verdadade eu faço o necessário e tá tudo bem haha)
Emily Souza Postado 25 de Agosto de 2022 Postado 25 de Agosto de 2022 20 horas atrás, Mariana Holanda disse: Imagine de forma ilustrativa que guiamos nossas ações, assim como um capitão guia o navio manualmente. Esse capitão é chamado de "decisor racional" e é ele quem deve guiar todo o percurso; acontece que em pessoas procrastinadoras existe uma coisa a mais guiando esse percurso, o "macaco da gratificação instântanea". De forma resumida, enquanto dermos voz a esse macaco e nos satisfazermos com a gratificação instantânea, estaremos fadados a procrastinar as tarefas que são mais "chatas" de serem elaboradas e que demandam mais tempo. A solução disso é determinar prazos, pois sem prazos vamos deixando todas essas tarefas para depois e quando percebemos já tem um Monte Everest de coisas para fazer em pouco tempo e que nos deixa extremamente ansiosos, afetando nossa saúde mental e física. Se você se interessou nesse assunto então assiste esse vídeo. Vou assistir! Obrigada pela indicação
Aninha Koetz Postado 25 de Agosto de 2022 Postado 25 de Agosto de 2022 22 horas atrás, Mariana Holanda disse: Imagine de forma ilustrativa que guiamos nossas ações, assim como um capitão guia o navio manualmente. Esse capitão é chamado de "decisor racional" e é ele quem deve guiar todo o percurso; acontece que em pessoas procrastinadoras existe uma coisa a mais guiando esse percurso, o "macaco da gratificação instântanea". De forma resumida, enquanto dermos voz a esse macaco e nos satisfazermos com a gratificação instantânea, estaremos fadados a procrastinar as tarefas que são mais "chatas" de serem elaboradas e que demandam mais tempo. A solução disso é determinar prazos, pois sem prazos vamos deixando todas essas tarefas para depois e quando percebemos já tem um Monte Everest de coisas para fazer em pouco tempo e que nos deixa extremamente ansiosos, afetando nossa saúde mental e física. Se você se interessou nesse assunto então assiste esse vídeo. Muito bom!!! Obrigada por compartilhar, vídeo excelente... Amo TED Bora colocar esse macaquinho no lugar dele e não esperar o Monstro aparecer pra agir!!
Lí Luís Postado 26 de Agosto de 2022 Postado 26 de Agosto de 2022 On 25/08/2022 at 02:27, Lorena Borges disse: Não vou dizer que não procrastino nunca pq estaria mentindo! Mas eu tenho a tendência a fazer o “pior” primeiro e deixar o melhor pro final, que ai não enrolo. Quero ficar livre logo, sabe? Meu problema é o perfeccionismo, nunca achar que está bom, colocar mil defeitos e paralisar por isso. Mas estou aprendendo a contornar! Sou muito assim também Lorena Pensei que estava falando de mim KKKKK Resulta demais comigo fazer o "pior" primeiro e deixar o melhor pro fim
Lorena - A Tela Que Habito Postado 26 de Agosto de 2022 Postado 26 de Agosto de 2022 3 horas atrás, Lí Luís disse: Sou muito assim também Lorena Pensei que estava falando de mim KKKKK Resulta demais comigo fazer o "pior" primeiro e deixar o melhor pro fim Faço o mesmo com comida! Como a que menos gosto antes e deixo o melhor pro final! ahahahahahaha 2
Aninha Koetz Postado 26 de Agosto de 2022 Postado 26 de Agosto de 2022 3 horas atrás, Lorena Borges disse: Faço o mesmo com comida! Como a que menos gosto antes e deixo o melhor pro final! ahahahahahaha Essa é clássica!!! 1
Mariana Holanda Postado 26 de Agosto de 2022 Autor Postado 26 de Agosto de 2022 On 25/08/2022 at 11:02, Bruna Garcia do Val disse: Eu me acho super procrastinadora e preguiçosa! Levei isso pra terapia e minha psico disse que eu não sou procrastinadora, listando as atividades do dia a dia que compartilho com ela. Eu conclui que meu cérebro é sim procrastinador, mas eu tô sempre ativa pq coloco muita pressão em mim mesma, sempre me faço acreditar que estou atrasada, que não estou fazendo o que deveria, e essa pressão me faz sair do lugar, um tipo de gatilho que eu criei pra enganar meu cérebro kkk Mas eu defendo que pausas são necessárias e sempre tiro várias pequenas pausas ao longo do dia pra fazer coisas que me dão prazer (ex: se estou lavando uma louça ou fazendo uma atividade mais tranquila, coloco uma série que eu gosto pra rolar no celular, paro pra fazer carinho nos meus gatos, ouvir uma música que eu gosto e me permitir curtir aquele momento (com direito a coreografia kk), sempre priorizo momentos com a família e amigos na medida do possível, cuidados comigo mesma, etc. Sei que cada realidade exige um tipo de esforço, mas a forma que eu vivo hoje me faz muito feliz (tanto, que eu sinto até que faço pouco, e estou entendendo em terapia que na verdadade eu faço o necessário e tá tudo bem haha) Me identifico muito! Não tem um dia sequer que eu não faça algo que preciso fazer justamente pela pressão que coloco em mim mesma. O que geralmente acontece é que eu faço coisas que necessariamente não são as prioridades masters, digamos assim! Também defendo as pausas, e que ótimo que encontrou uma forma que gosta para experienciar a vida, esse é o principal.
Mariana Holanda Postado 26 de Agosto de 2022 Autor Postado 26 de Agosto de 2022 22 horas atrás, Aninha Koetz disse: Muito bom!!! Obrigada por compartilhar, vídeo excelente... Amo TED Bora colocar esse macaquinho no lugar dele e não esperar o Monstro aparecer pra agir!! De nada Aninha!! Também adoro, me dá vários insights. Eles comunicam de uma forma tão simples uma mensagem tão rica de informações, né? Depois nos dá algumas dicas de TED também para assistir!
Aninha Koetz Postado 26 de Agosto de 2022 Postado 26 de Agosto de 2022 6 minutes ago, Mariana Holanda disse: De nada Aninha!! Também adoro, me dá vários insights. Eles comunicam de uma forma tão simples uma mensagem tão rica de informações, né? Depois nos dá algumas dicas de TED também para assistir! Muitooooo! Vou olhar com calma alguns q gostei e mando sim! De bate primo, me veio o da Brenné Brown, O Poder da Vulnerabilidade... vc já viu? O livro dela "A coragem de ser imperfeito" é ótimo tbm
Mariana Holanda Postado 29 de Agosto de 2022 Autor Postado 29 de Agosto de 2022 On 26/08/2022 at 18:05, Aninha Koetz disse: Muitooooo! Vou olhar com calma alguns q gostei e mando sim! De bate primo, me veio o da Brenné Brown, O Poder da Vulnerabilidade... vc já viu? O livro dela "A coragem de ser imperfeito" é ótimo tbm Ainda não vi esse TED mas já ouvi falar sobre ela e os livros, vou assistir. Muito obrigada pela indicação
Aninha Koetz Postado 29 de Agosto de 2022 Postado 29 de Agosto de 2022 37 minutes ago, Mariana Holanda disse: Ainda não vi esse TED mas já ouvi falar sobre ela e os livros, vou assistir. Muito obrigada pela indicação Ela é ótima... Li o livro nas férias desse ano... Leve e libertador!! Só vai e depois me conta! 1
Recommended Posts