Jump to content

Me ajuda? É pro meu TCC.


Recommended Posts

Não é meme, gente! É pro meu TCC mesmo. 😅

Estou terminando meu MBA de Gestão de Negócios na USP Esalq e escolhi a área de marketing para o trabalho final.

Eu farei um estudo comparativo entre o desempenho de posts de venda (comuns em perfis vitrine) e posts de marketing de conteúdo no Instagram.

Estou na dúvida sobre qual a melhor forma de fazer:

Opção 1 - Uma semana para posts de venda e uma semana para marketing de conteúdo.
Meu medo nesta opção é causar uma tragédia no meu engajamento após a semana de posts de venda, que pode prejudicar, inclusive, a semana de posts de marketing de conteúdo. 

Opção 2 - 2 semanas com 2 posts por dia, sendo 1 de venda e 1 de conteúdo.
Neste caso, tenho receio que o segundo post do dia tenha menos engajamento, independente se for de venda ou conteúdo. Isso procede? Nunca fiz sistematicamente 2 posts por dia.

Opção 3 - 2 semanas com post de venda e post com conteúdo em dias alternados.
A princípio me parece ser a opção mais sensata, que evidenciará da melhor forma os resultados e sem causar uma catástrofe no meu perfil.

Minhas queridas beselhas jedis, podem me ajudar com essa?

Link para compartilhar
Share on other sites

19 minutes ago, Mariana Porto disse:

Não é meme, gente! É pro meu TCC mesmo. 😅

Estou terminando meu MBA de Gestão de Negócios na USP Esalq e escolhi a área de marketing para o trabalho final.

Eu farei um estudo comparativo entre o desempenho de posts de venda (comuns em perfis vitrine) e posts de marketing de conteúdo no Instagram.

Estou na dúvida sobre qual a melhor forma de fazer:

Opção 1 - Uma semana para posts de venda e uma semana para marketing de conteúdo.
Meu medo nesta opção é causar uma tragédia no meu engajamento após a semana de posts de venda, que pode prejudicar, inclusive, a semana de posts de marketing de conteúdo. 

Opção 2 - 2 semanas com 2 posts por dia, sendo 1 de venda e 1 de conteúdo.
Neste caso, tenho receio que o segundo post do dia tenha menos engajamento, independente se for de venda ou conteúdo. Isso procede? Nunca fiz sistematicamente 2 posts por dia.

Opção 3 - 2 semanas com post de venda e post com conteúdo em dias alternados.
A princípio me parece ser a opção mais sensata, que evidenciará da melhor forma os resultados e sem causar uma catástrofe no meu perfil.

Minhas queridas beselhas jedis, podem me ajudar com essa?

Você pode alterar a ordem na Opção 1, começando com o marketing de conteúdo e depois fazendo o teste com o vitrine. Assim você poderá contabilizar se o marketing de conteúdo foi tão forte que continuou o funil na vitrine.

Ou uma Opção 4- Onde você faria 2 semanas de marketing de conteúdo e 2 de vitrine, assim você teria uma constante melhor para o algoritmo se aquecer ou desaquecer com o material. Acredito que nesta opção, a tendência seja de um pico na segunda semana do marketing de conteúdo e no modelo vitrine, você veja uma queda a partir da 5º ou 6º dia de postagem exclusivamente vitrine.

A depender do formato (reels, por exemplo) pode ser que o seu topo de funil no de conteúdo performe melhor depois de alguns dias, e pode ser algo bem normal.

 

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Anelle Cristina Siqueira Queiroz disse:

Você pode alterar a ordem na Opção 1, começando com o marketing de conteúdo e depois fazendo o teste com o vitrine. Assim você poderá contabilizar se o marketing de conteúdo foi tão forte que continuou o funil na vitrine.

Ou uma Opção 4- Onde você faria 2 semanas de marketing de conteúdo e 2 de vitrine, assim você teria uma constante melhor para o algoritmo se aquecer ou desaquecer com o material. Acredito que nesta opção, a tendência seja de um pico na segunda semana do marketing de conteúdo e no modelo vitrine, você veja uma queda a partir da 5º ou 6º dia de postagem exclusivamente vitrine.

A depender do formato (reels, por exemplo) pode ser que o seu topo de funil no de conteúdo performe melhor depois de alguns dias, e pode ser algo bem normal.

 

Obrigada por dispor de seu tempo pra me ajudar, Anelle! 😘

Atualmente já trabalhamos com o marketing de conteúdo no perfil. Quando fazemos algum post de venda ele já engaja menos de forma muito evidente.

Achei interessante o que você disse sobre a questão do algoritmo ter tempo para aquecer ou desaquecer na opção 4, vou refletir sobre ela.

Link para compartilhar
Share on other sites

Oieeee ...

Olhando só as estratégias faria a 2a... Para ter mais pontos de contato com seu público no período... Não procede q o 2o post do dia tem menos engajamento e vc poderia intercalar qual seria o 1º e o 2º em cada dia...

Mas, como vc disse q nunca fez sistematicamente 2 posts por dia.. talvez seguir o q já faz no perfil seja melhor para análise, não? Realmente uma suposição... O q pensei, se os números aumentarem foi pq teve mais posts de venda, mais posts de conteúdo ou só pq teve mais posts... Vc vai acrescentar uma variável q não tinha antes no perfil...

Não sei se ajudei ou atrapalhei mais... 🙈 Mas gostei de "tentar ajudar"... Vamos ouvir mais opiniões e chegar no melhor formato!! 

ps: adorei o "não é meme!" Kkkkkk

  • Me ajudou! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Mariana Porto disse:

Obrigada por dispor de seu tempo pra me ajudar, Anelle! 😘

Atualmente já trabalhamos com o marketing de conteúdo no perfil. Quando fazemos algum post de venda ele já engaja menos de forma muito evidente.

Achei interessante o que você disse sobre a questão do algoritmo ter tempo para aquecer ou desaquecer na opção 4, vou refletir sobre ela.

Por nada, Mar. Espero ter ajudado de alguma forma. 

Quando finalizar, traz pra gente os resultados como estudo de caso. Vou adorar saber os resultados! 😄 

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Mariana Porto disse:

Não é meme, gente! É pro meu TCC mesmo. 😅

Estou terminando meu MBA de Gestão de Negócios na USP Esalq e escolhi a área de marketing para o trabalho final.

Eu farei um estudo comparativo entre o desempenho de posts de venda (comuns em perfis vitrine) e posts de marketing de conteúdo no Instagram.

Estou na dúvida sobre qual a melhor forma de fazer:

Opção 1 - Uma semana para posts de venda e uma semana para marketing de conteúdo.
Meu medo nesta opção é causar uma tragédia no meu engajamento após a semana de posts de venda, que pode prejudicar, inclusive, a semana de posts de marketing de conteúdo. 

Opção 2 - 2 semanas com 2 posts por dia, sendo 1 de venda e 1 de conteúdo.
Neste caso, tenho receio que o segundo post do dia tenha menos engajamento, independente se for de venda ou conteúdo. Isso procede? Nunca fiz sistematicamente 2 posts por dia.

Opção 3 - 2 semanas com post de venda e post com conteúdo em dias alternados.
A princípio me parece ser a opção mais sensata, que evidenciará da melhor forma os resultados e sem causar uma catástrofe no meu perfil.

Minhas queridas beselhas jedis, podem me ajudar com essa?

Oi Maaaa! Ajudo sim! 😊

Primeiramente PARABÉNS pelo seu MBA, e adorei a temática que escolheu para o TCC. 🥳😍

Olhando todas as opções que você colocou, eu escolheria a 2ª. Isso porque você estaria mais presente para o seu público durante esse período, então acaba ficando melhor de analisar por igual os conteúdos. 
De uma forma ou de outra, os conteúdos serão analisados por métricas diferentes (ex.: post de fundo de funil você analisa mais o “toques no site” enquanto o de meio de funil, você pensa mais em alcance e salvamentos).

Mas também tem a opção 4 que a @Anelle Cristina Siqueira Queirozsugeriu, poderia ser uma boa para você identificar separadamente o desempenho de cada tipo de conteúdo. 
 

Espero ter ajudado 🐝

  • Me ajudou! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...