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Pink, influenciadora virtual da Bianca Andrade


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Conhecidos por representarem marcas em casos como a Lu, do Magazine Luiza, os influencers virtuais vem ganhando mais espaço no mercado brasileiro e chamando a atenção também das celebridades. A Satiko, avatar da apresentadora Sabrina Sato, foi criada em novembro de 2021 e já possui 35 mil seguidores nas redes sociais. A boneca virtual acumula mais de 90 posts no Instagram e já fechou contratos com marcas como Renner, Coca-Cola, Boticário, Veloe e Eudora.

Em julho desse ano, a empresária e criadora de conteúdo Bianca Andrade (Boca Rosa), também criou a sua. A Pink já possui mais de 95 mil seguidores, marcou presença na premiação MTV Miaw e promete ações no metaverso.

Além delas, personalidades como os atores Deborah Secco e Cauã Reymond, a apresentadora Ticiane Pinheiro, a influencer Rafa Kalimann, a cantora Luiza Possi e a CEO do movimento Black Money, Nina Silva, são algumas das pessoas que já estão com contrato assinado para a criação de seus avatares. Segundo estudo da HypeAuditor, os influenciadores virtuais geram três vezes mais engajamento nas redes sociais do que os influenciadores reais. 

Um influenciador virtual é um personagem digital criado por meio de software de computação gráfica, que recebe uma personalidade definida por uma visão de mundo pré-estabelecida (de uma marca ou pessoa) e se torna acessível por meio de plataformas, geralmente redes sociais, possibilitando uma relação de influência.

Para o desenvolvimento de um avatar, em média, pode demorar cerca de 3 meses. O passo a passo da criação é iniciado com o preenchimento de um formulário com inúmeras perguntas sobre atribuições físicas, interesses, personalidade do influenciador virtual que será desenvolvido. Junto com esse questionário, são enviadas fotos e referências para o processo de criação. É interessante ressaltar que todas as definições sempre são feitas com a marca ou celebridade. Depois de estabelecido todo o perfil, é feita a ilustração do avatar, seguida da fase de animação, que permite que ele assuma diferentes poses e movimentos. Assim, o influenciador fica pronto para ser trabalhado e aplicado em diferentes cenários e contextos.  Uma das últimas ferramentas, para essa tecnologia, é a Motion Capture, que possibilita movimentos quase em tempo real e que proporcionam a diminuição de cerca de três semanas no desenvolvimento das animações.

De onde surge esse interesse de pessoas, que não tem uma marca para representar, em fazer um avatar?

Esse interesse surge da oportunidade de explorar novos mercados, já que um influenciador virtual permite alcançar novos seguidores de maneira diferente, sem toda a carga do mundo real. É super interessante porque a produção de todos os processos possibilita a criação de experiências totalmente diferenciadas e as conexões passam a ser infinitas. Eles permitem que celebridades mergulhem em novas estratégias de comunicação irreverentes e criativas, fugindo do tradicional e, não necessariamente, para fins comerciais. Além disso, também proporcionam uma narrativa que influencia o cotidiano dos seguidores de maneira leve e bem humorada.

A criação e o gerenciamento são baseados em um plano de conteúdo estruturado em quatro pilares: identidade, comercial, memes e bastidores. Cada um deles está fundamentado, respectivamente, em trabalhar com conteúdos que têm o intuito de fixar os gostos e assuntos de interesse do personagem; contextualizar a rotina do influenciador em parceria com marcas ou celebridades, estimular interações, estreitar o relacionamento com os fãs, participar de memes e assuntos virais do momento e abordar os bastidores do dia a dia do personagem, também acompanhando os compromissos da celebridade.

Quais oportunidades existem hoje, no mercado brasileiro, para influenciadores virtuais?

Essa foi uma das áreas mais impactadas pelas restrições impostas pela pandemia, evidenciando que a transformação digital já está em curso. Os influenciadores virtuais vêm para expressar a persona digital de alguém ou de alguma marca sem a limitação do mundo físico, o que proporciona um potencial tamanho. Ao falar em oportunidades, gerar negócios passa a ser uma das principais possibilidades, já que, quando pensamos em influenciadores virtuais, formar comunidades, colaborar com diferentes marcas, aqui também estamos falando em publicidades pagas, e influenciar o comportamento de seus seguidores é uma realidade. A Satiko, por exemplo, influenciadora virtual da Sabrina Sato, já fechou contratos com marcas como Renner, Coca-Cola, Boticário, Veloe e Eudora.

 

saiba mais em: https://www.meioemensagem.com.br/home/arquivo/noticias/2022/08/09/como-os-influenciadores-virtuais-sao-criados.html

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