Jump to content

NÃO COBRE CARO, POIS SEU CLIENTE PODE ACEITAR PAGAR ...


Recommended Posts

E se você é um estrategista de conteúdo iniciante isso pode acabar com sua paz. 

Vejo muitas pessoas recomendando cobrar "caro" desde o início por questões de posicionamento, mas isso pode se transformar num problema terrível. 

Como eu sei disso? Eu passei por isso. 

Desde o início eu acertei muito nas reuniões de prospecção (vou começar a falar mais disso no meu perfil do Instagram). Fazia reuniões em forma de consultoria.

Sempre direcionei os meus estudos para Copy e Estratégia de lançamentos e perpétuo. Isso me ajudava demais a desenhar uma estratégia de conteúdo para os potenciais clientes ...

No final da reunião, eles não me perguntavam sequer a minha experiência; eu mostrava na prática o que poderia fazer pelo negócio deles. E foi aí que tudo começou a complicar ...

Uma das clientes (uma das maiores do país no nicho Low Carb) aceitou pagar 4 mil reais de início. Achei um valor justo (por mais que eu estivesse no início).

COBREI "CARO" E A CLIENTE ACEITOU PAGAR ... 

O problema foi o nível de cobrança. Eu tinha o conhecimento, mas não possuía processos organizacionais definidos. E como ela estava pagando relativamente bem, começou a exigir muito ...

Resultado? 

A relação ficou tão desgastante a ponto de eu precisar dispensá-la.

Depois eu comecei a cobrar um valor mais baixo no início e deixava claro para a pessoa que não iria fazer tudo o que poderia por ela, e que com o tempo iria oferecendo mais serviços. 

O resultado foi excelente. Comecei a trabalhar sem pressão, fui criando bons processos, e finalmente pude aumentar o meu valor com segurança. 

Essa "estratégia" de precificação faz sentido pra você? Topa enriquecer o debate? Então escreve aí qual a sua principal dificuldade quando o assunto é precificação (vou tentar te ajudar). 

  • Curti 4
  • Me ajudou! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Elivelto Medeiros disse:

E se você é um estrategista de conteúdo iniciante isso pode acabar com sua paz. 

Vejo muitas pessoas recomendando cobrar "caro" desde o início por questões de posicionamento, mas isso pode se transformar num problema terrível. 

Como eu sei disso? Eu passei por isso. 

Desde o início eu acertei muito nas reuniões de prospecção (vou começar a falar mais disso no meu perfil do Instagram). Fazia reuniões em forma de consultoria.

Sempre direcionei os meus estudos para Copy e Estratégia de lançamentos e perpétuo. Isso me ajudava demais a desenhar uma estratégia de conteúdo para os potenciais clientes ...

No final da reunião, eles não me perguntavam sequer a minha experiência; eu mostrava na prática o que poderia fazer pelo negócio deles. E foi aí que tudo começou a complicar ...

Uma das clientes (uma das maiores do país no nicho Low Carb) aceitou pagar 4 mil reais de início. Achei um valor justo (por mais que eu estivesse no início).

COBREI "CARO" E A CLIENTE ACEITOU PAGAR ... 

O problema foi o nível de cobrança. Eu tinha o conhecimento, mas não possuía processos organizacionais definidos. E como ela estava pagando relativamente bem, começou a exigir muito ...

Resultado? 

A relação ficou tão desgastante a ponto de eu precisar dispensá-la.

Depois eu comecei a cobrar um valor mais baixo no início e deixava claro para a pessoa que não iria fazer tudo o que poderia por ela, e que com o tempo iria oferecendo mais serviços. 

O resultado foi excelente. Comecei a trabalhar sem pressão, fui criando bons processos, e finalmente pude aumentar o meu valor com segurança. 

Essa "estratégia" de precificação faz sentido pra você? Topa enriquecer o debate? Então escreve aí qual a sua principal dificuldade quando o assunto é precificação (vou tentar te ajudar). 

Achei perfeita sua colocação! 

Super concordo e o que mais vemos hoje no mercado são iniciantes cobrando caro somente por status e não conseguem manter uma boa parceria. Afinal, demanda muitaaaa organização e jogo de cintura mesmo. 

Com o tempo começam as falhas e acabam queimando o nome de outros profissionais, né?

Achei muito interessante esse tópico!

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

38 minutes ago, NATHALIA CAMAFORTE disse:

Achei perfeita sua colocação! 

Super concordo e o que mais vemos hoje no mercado são iniciantes cobrando caro somente por status e não conseguem manter uma boa parceria. Afinal, demanda muitaaaa organização e jogo de cintura mesmo. 

Com o tempo começam as falhas e acabam queimando o nome de outros profissionais, né?

Achei muito interessante esse tópico!

Exatamente, Nathalia. É bom ir com calma, e focar no relacionamento a longo prazo com o cliente. Depois o "efeito boca a boca" começa e você não vai se preocupar nem com prospecção. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 mês depois ...

Muito boa a discussão Elivelto, eu já fechei uma cliente e quando fui tentar fechar a 2ª travamos o valor. Estou cobrando o mínimo que o Paulo indicou R$1.500,00. 

A primeira achou alto e fechou a segunda não fechou. 

Fico sempre nessa dúvida, será que diminuo para atender os continuo com a que já aceitou, melhoro os processos e depois vou atrás de novos. 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 16/08/2022 at 17:43, NATHALIA CAMAFORTE disse:

Achei perfeita sua colocação! 

Super concordo e o que mais vemos hoje no mercado são iniciantes cobrando caro somente por status e não conseguem manter uma boa parceria. Afinal, demanda muitaaaa organização e jogo de cintura mesmo. 

Com o tempo começam as falhas e acabam queimando o nome de outros profissionais, né?

Achei muito interessante esse tópico!

Nathalia o que é caro para ti? 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Karina schumann soares disse:

Boa Elivelto.

Quase passei por isso, mas o cliente não fechou, fiquei super triste na época... depois quando peguei a primeira cliente e senti ali como que o "samba" acontece, fiquei aliviada de não ter pego o cliente pelo valor maior. Pq não estava preparada.

Depois que entendemos como funciona a coisa e as cobranças, a ambição fica mais moderada, né rsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Karine Lombardi Wanser Cruz disse:

Muito boa a discussão Elivelto, eu já fechei uma cliente e quando fui tentar fechar a 2ª travamos o valor. Estou cobrando o mínimo que o Paulo indicou R$1.500,00. 

A primeira achou alto e fechou a segunda não fechou. 

Fico sempre nessa dúvida, será que diminuo para atender os continuo com a que já aceitou, melhoro os processos e depois vou atrás de novos. 

Oi, Karine. Meu conselho é: continue com a que fechou da mesma forma. Não fique com a consciência pesada. Existem diversos fatores que influenciam na sua precificação. Por exemplo, tenho um cliente que me paga de fixo 1500, e tenho outros que me pagam bem mais, e mas o de 1500 vale muito mais a pena pra mim. Primeiro que é um grande do mercado. Segundo pq me inseriu como copy da equipe e me paga 10% do faturamento dos lançamentos que faço. Então, não faz sentido eu aumentar o valor pra ele. 

 

Já quando a parceria não compensa tanto e o trabalho é muito, cobra mais caro. Se o projeto for bom cai pra dentro e não pense em dinheiro a princípio. 

Link para compartilhar
Share on other sites

agradeco a conversa, esta nutritiva!
eu acho que é questao de expectativas
eu posso prometer pouco, cobrar muito y entregar de mais sem tanta pressao,
mas tambem ja lidei com clientes que, ou nao fecharam pelo preco ou fecharam y pediam muito, o mais importante é a expectativa gerada e a claridades dos proprios limites.

Hoje eu tenho muito trabalho e por causa disso estou só fechando com novos clientes num preco alto (ao menos aqui em uruguai), se eles fecham, vale o ezforco de trabalhar mais, se nao fecham dá para continuar tranquilo. mas é so uma posicao subjetiva y deste momento da minha vida.

obrigado pelos insights e desculpem meu portugués 🙂

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Santiago Noli disse:

agradeco a conversa, esta nutritiva!
eu acho que é questao de expectativas
eu posso prometer pouco, cobrar muito y entregar de mais sem tanta pressao,
mas tambem ja lidei com clientes que, ou nao fecharam pelo preco ou fecharam y pediam muito, o mais importante é a expectativa gerada e a claridades dos proprios limites.

Hoje eu tenho muito trabalho e por causa disso estou só fechando com novos clientes num preco alto (ao menos aqui em uruguai), se eles fecham, vale o ezforco de trabalhar mais, se nao fecham dá para continuar tranquilo. mas é so uma posicao subjetiva y deste momento da minha vida.

obrigado pelos insights e desculpem meu portugués 🙂

Sentido total, Santiago! Valeu pela contribuição 🙂 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Karine Lombardi Wanser Cruz disse:

Nathalia o que é caro para ti? 

Depende do que a pessoa entrega...

Se ela me cobra r$ 200,00 e entrega algo desorganizado, nada a ver com o que eu esperava... é caro pra mim!

Agora se a pessoa me cobra R$ 1000,00 e me entrega um trabalho acima da média e mais do que eu esperava, pra mim, é mto barato. 

 

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Poucas vezes eu passei por situações de cobrar “caro” e me sentir pressionado ou cobrar “barato” e entregar mais é saber que o cliente não conseguia nem 1,00 a mais kkkkkk. Sou muito bom em fechamento, orçamento, estratégia nessa parte da minha agência. Uma coisa que senti dificuldade antes de escolher quais áreas gosto e desenvolvo melhor foi descentralizar e contratar pessoas. Quando começar do zero demora pra gente acreditar que pode expandir e quando isso acontece, as vezes temos dificuldade de querer parar de fazer tudo. É quem faz tudo não faz nada.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 29/09/2022 at 02:18, Thales Gomes de Azevedo disse:

Galera, dentro dessa discussão aqui, eu como iniciante gostaria de saber: o que vocês entregam dentro desse valor mínimo ?

Somente estratégia ou estratégia e mão na massa (postagem + arte + estratégia e etc)? 

1.500 de início pq a pessoa ainda não me conhece... menos que isso não dá pra mim, mas já deixo claro que depois de 03 meses o valor será reajustado. Estratégia e mão na massa. Se a pessoa quiser design elaborado cobro 800 a mais e delego para um parceiro. 

  • Curti 1
  • Me ajudou! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Elivelto Medeiros disse:

1.500 de início pq a pessoa ainda não me conhece... menos que isso não dá pra mim, mas já deixo claro que depois de 03 meses o valor será reajustado. Estratégia e mão na massa. Se a pessoa quiser design elaborado cobro 800 a mais e delego para um parceiro. 

Pô, valeu demais Elivelto, deu uma luz enorme, muito obrigado por responder. 

Grande Abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...