Saulo Domingues Jr Postado 13 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 13 de Julho de 2022 Olá fico me perguntando se minha profissão (fotógrafo) tem muito tempo de vida no mercado atual? Visto que em muito momentos outras fontes (smartfone) consegue suprir a necessidade do cliente. Olhando de dentro do meu mercado as vezes fico na duvida como escalar os negócios usando conteúdo. Visto que sou limitado a disponibilidade de agenda. Esta também são suas dores? E como você se vender com conteúdo ? Se você também tem esta duvida sobre sua profissão/Mercado? Vamos trocar ideia. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Nina Mazeo Rodrigues Postado 13 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 13 de Julho de 2022 O smartphone consegue suprir a necessidade de ter uma câmera, e hoje em dia elas vem cada vez melhores. Mas sozinho, ele não consegue suprir a necessidade de saber compor uma foto legal, de saber posar bem, de ajuda pra perder a vergonha. Não supre o desejo de se ver da melhor forma possível, de ter um cenário legal atrás da foto, de ter um ensaio igual o da fulana. Não supre a vontade de se libertar e tal. Acho que muitas profissões tem visto que o ato mecânico do que você faz tem ficado obsoleto sim. Mas existe muito mais que um fotógrafo pode entregar e vai ser quem sabe explorar isso que vai continuar crescendo agora na profissão. A @lindnerfoto é uma fotógrafa que eu admiro de mais e que ta explorando a experiência que ela pode proporcionar à mulheres que querem se empoderar. E a agenda da gata é lotada. Se a gente for parar pra pensar na quantidade de profissões que já existiram e que hoje não são mais necessárias a gente percebe que existe um ciclo de evolução das coisas mesmo. Adaptações às novas tecnologias, mudanças no comportamento e na sociedade. Acho que isso é parte do mundo, e que a gente tem que estar sempre de olho pra quando for a hora de mudar e ajustar um pouco as coisas. Eu, por exemplo, fui professora de inglês por vários anos. Quando eu comecei, era um super diferencial saber inglês e a procura era muito grande. Existia uma valorização dessa skill que eu possuía. Com o tempo, o inglês foi se difundindo cada vez mais (especialmente na área aonde eu moro), os salários começaram a diminuir bastante e eu percebi que eu tinha me tornado uma profissional absolutamente substituível porque tinha uma fila imensa de professores de inglês disponíveis pra trabalhar. Virou um mercado de quem cobra mais barato, não tinha mais como me manter daquela forma. As minhas escolhas eram: encontrar uma maneira de colocar valor no meu trabalho (o que muitos professores conseguiram com o Instagram) OU mudar completamente de profissão e encontrar um novo desafio. Eu escolhi o novo desafio (por isso estou aqui), mas muita gente ainda tem sucesso como professor. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pedro Victor Fotógrafo Postado 18 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 18 de Julho de 2022 Pelo contrário Saulo. Quanto mais o digital cresce, mais cresce a demanda por audiovisual. Mais cresce a demanda por fotografias de qualidade. Hoje mais do que nunca as pessoas tem entendido que não da para você se apresentar mais de qualquer forma. O celular ajuda. Mas o google também ajuda, tem muito conteúdo sobre estratégia de conteúdo lá, mas ainda sim estamos aqui. As pessoas não sabem como compor uma foto, como usar a luz a seu favor, como ser intencionais na mensagem que a sua foto passa. Sobre escalar o nosso negócio, é justamente por isso que eu estou aqui. Hoje eu tenho um bom faturamento no meu negócio, porém, muuuuito longe do que eu quero. E a dependência física que o meu negócio tem, não me deixa feliz. Também estou nessa busca de algo escalável e que principalmente me dê total liberdade geográfica. Hoje penso em cursos, preset's, mentorias, ou talvez até mudar de ramo mesmo, para algo que não dependa 100% de mim. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
John Simon Postado 18 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 18 de Julho de 2022 On 13/07/2022 at 12:26, Saulo Domingues Jr disse: Olá fico me perguntando se minha profissão (fotógrafo) tem muito tempo de vida no mercado atual? Visto que em muito momentos outras fontes (smartfone) consegue suprir a necessidade do cliente. Olhando de dentro do meu mercado as vezes fico na duvida como escalar os negócios usando conteúdo. Visto que sou limitado a disponibilidade de agenda. Esta também são suas dores? E como você se vender com conteúdo ? Se você também tem esta duvida sobre sua profissão/Mercado? Vamos trocar ideia. Quanto à primeira parte da sua pergunta: não, a sua profissão não vai sumir. O que faz de um fotógrafo um profissional não é a câmera que ele usa, mas sim a sua percepção e conhecimento sobre fotografia. E isso (por enquanto) não vem junto com o smartphone hahaha Quanto à questão da escala, você tem dois caminhos pra escalar: um deles é prestando serviço e, o outro, não. No caso de permanecer prestando serviços como você faz hoje, a única forma de "escalar" é ter uma estrutura de vendas e atendimento ao cliente que te permita: 1. cobrar mais caro (o caminho mais rápido é escolhendo um nicho específico); 2. ter previsibilidade de caixa, enchendo sua agenda meses antes do serviço (o caminho mais rápido é desenhar um pré e um pós atendimento que façam com que os clientes te indiquem em qualquer ocasião) 3. ter outras pessoas trabalhando pra você (parece óbvio, mas muita gente esqueceu essa opção hoje em dia por causa do terrorismo que se faz com empreendedorismo por aqui). No caso de parar de prestar serviços, é ensinar o que você sabe pra pessoa que tem o smartphone foda. Aí você entra nesse mercado de infoprodutos em que o céu é o limite. Só um detalhe interessante: mesmo que você se torne o maior vendedor de cursos sobre fotografia pra celular do Brasil e todo mundo queira aprender com você, SEMPRE vai existir demanda pro seu serviço — afinal, não é porque eu sei fazer que eu tô afim de fazer Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Carolina Langoni de Oliveira Postado 18 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 18 de Julho de 2022 Não acho que tem pouco tempo de vida no mercado. Embora as pessoas tenham acesso mais fácil para as ferramentas, não significa que a profissão fotógrafo vai acabar. Só depende do profissional se adaptar às mudanças e usar outras formas de chamar a atenção dos clientes! Uma delas é buscar técnicas que você se identifica para ter mais conhecimento e ganhar espaço na competição. Outra, que nem o Paulo mesmo disse, é focar em colocar a sua marca nas fotos. Você com certeza tem um estilo próprio e deve fazer uso dele! E sempre ir mostrando algum conteúdo de como você conseguiu tirar aquela foto, o esforço que teve para ir atrás e detalhes que dão mais importância para o que você fez para chegar naquele resultado são fundamentais. Espero que tenha te ajudado! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts