Jump to content

Você já precisou demitir um cliente?


Recommended Posts

Just now, Sara Schmitz Nhoato disse:

Estou tendo problemas com um cliente e pensando seriamente em "demiti-lo". Alguém já passou por isso? Se sim, como foi? Quais foram os critérios e até que ponto vale "lutar" pela parceria, sendo que ela não está fazendo a parte dela? Ajudem, por favor..

Oi Sara td bem? já aconteceu várias vezes isso comigo, demitir o cliente e o parceiro

Como faço, eu analiso a fundo os prós e contras desta "demissão", e principalmente se estou feliz fazendo este projeto, tanto para o cliente como com o parceiro.  Tive um cliente que era muito dificil de ter o retorno dele, e para ter o resultado que ele queria.. precisava do retorno, logo fui cobrando, cobrando e nada, chegou uma hora que parei de fazer a minha parte, e logo ele voltou cobrando.  E fizemos uma reunião e disse que não tinha como seguir com o projeto, pois dependia muito de um trabalho em conjunto, montei um relatório final e entreguei.

Com parcerias tb faço a mesma coisa, encerro aquilo que não me faz feliz, só me traz "gastura" e nada em troca.  

Sobre a "luta" com a parceria, vc precisa analisar o que de fato te levou a fazer esta parceria, se realmente faz sentido atualmente (as vezes muda o sentido dos projetos) e se terá o retorno esperado pra mim, não tendo... já logo vou me desligando, desmotivando e definindo o fim.

Espero ter ajudado, e qq coisa é só chamar

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Sara!

Trabalho com lançamento de infoprodutos e gerencio algumas redes sociais. E sim, já demiti cliente.

Mas é algo que você precisa analisar todos os pontos e avaliar se é possível uma conversa de alinhamento e resolverá. Se não der certo, demiti e segue a vida.

No meu caso, alinhavamos as expectativas, os pontos a serem melhorados e depois de 5 min, vinha com outra conversa. Foi, pra mim, a melhor decisão tomada.

Espero ter contribuído!

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Priscila Gassi disse:

Oi Sara td bem? já aconteceu várias vezes isso comigo, demitir o cliente e o parceiro

Como faço, eu analiso a fundo os prós e contras desta "demissão", e principalmente se estou feliz fazendo este projeto, tanto para o cliente como com o parceiro.  Tive um cliente que era muito dificil de ter o retorno dele, e para ter o resultado que ele queria.. precisava do retorno, logo fui cobrando, cobrando e nada, chegou uma hora que parei de fazer a minha parte, e logo ele voltou cobrando.  E fizemos uma reunião e disse que não tinha como seguir com o projeto, pois dependia muito de um trabalho em conjunto, montei um relatório final e entreguei.

Com parcerias tb faço a mesma coisa, encerro aquilo que não me faz feliz, só me traz "gastura" e nada em troca.  

Sobre a "luta" com a parceria, vc precisa analisar o que de fato te levou a fazer esta parceria, se realmente faz sentido atualmente (as vezes muda o sentido dos projetos) e se terá o retorno esperado pra mim, não tendo... já logo vou me desligando, desmotivando e definindo o fim.

Espero ter ajudado, e qq coisa é só chamar

Nossa, ajudou e muito!

Faço as coisas só por fazer ultimamente e toda reunião que fazemos a cliente quer mudar absolutamente tudo, sempre. Está muito desgastante a relação e já não estou mais me empenhando no trabalho e isso prejudica tanto ela, como eu. 

 

Agora é criar coragem para conversar mesmo! Obrigada @Priscila Gassi

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

oi Sara,
é preciso dizer nao as veces ne?

seja honesta, clara na comunicacao, defina criterios y objetivos, se nao sao cumplidos ou compartilhados, voce pode demitir ele com a melhor energia, tipo atitude de obrigado mas nao é assim que eu trabalho, foi um grande prazer, me chama se quer mudar o jogi"

simples e com cortesia e amabilidade, e, só se o cliente nao é tanto ruim, até pode deixar a porta aberta para o futuro,
mas tem alguns que é melhor perder bem perdidos

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Marcela Miranda Egito disse:

Olá Sara!

Trabalho com lançamento de infoprodutos e gerencio algumas redes sociais. E sim, já demiti cliente.

Mas é algo que você precisa analisar todos os pontos e avaliar se é possível uma conversa de alinhamento e resolverá. Se não der certo, demiti e segue a vida.

No meu caso, alinhavamos as expectativas, os pontos a serem melhorados e depois de 5 min, vinha com outra conversa. Foi, pra mim, a melhor decisão tomada.

Espero ter contribuído!

Obrigada Marcela! 

 

Já fiz isso, até diminui as funções com a cliente para ver se conseguia manter a relação, mas estou vendo que a decisão mais sensata a se fazer, para ambas, é encerrar a parceria. 

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sara, depois de muita avaliação é preciso sim dizer adeus para tudo aquilo que:

1- tira tua paz

2- não te respeita profissionalmente

3- não cumpre acordos

4- diminui o teu trabalho

5- não tem fluidez no projeto

(se eu esqueci de mais algum ponto, é o sono hahahah)

 Deixdar tudo claro, passar o feedback, obedecer o contrato e falar com sinceridade que não dá mais pra você relizar aquilo.

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Sara Schmitz Nhoato disse:

Obrigada Marcela! 

 

Já fiz isso, até diminui as funções com a cliente para ver se conseguia manter a relação, mas estou vendo que a decisão mais sensata a se fazer, para ambas, é encerrar a parceria. 

A sensação é ruim, mas se você já tentou e não melhorou a relação, com certeza só tende a piorar.

E lógico, sua energia é sugada. Passei por isso e dá medo. Mas espero que tome a melhor decisão!

  • Curti 1
  • Me ajudou! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Santiago Noli disse:

oi Sara,
é preciso dizer nao as veces ne?

seja honesta, clara na comunicacao, defina criterios y objetivos, se nao sao cumplidos ou compartilhados, voce pode demitir ele com a melhor energia, tipo atitude de obrigado mas nao é assim que eu trabalho, foi um grande prazer, me chama se quer mudar o jogi"

simples e com cortesia e amabilidade, e, só se o cliente nao é tanto ruim, até pode deixar a porta aberta para o futuro,
mas tem alguns que é melhor perder bem perdidos

Perfeito Santiago, obrigada pela resposta! 

Eu gosto muito do conteúdo dela, MUITO mesmo. Mas to vendo que por enquanto não vai dar pra continuar trabalhando mais, e tudo bem. Agora é comunicar isso para ela. 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Marília Cerqueira disse:

Sara, depois de muita avaliação é preciso sim dizer adeus para tudo aquilo que:

1- tira tua paz

2- não te respeita profissionalmente

3- não cumpre acordos

4- diminui o teu trabalho

5- não tem fluidez no projeto

(se eu esqueci de mais algum ponto, é o sono hahahah)

 Deixdar tudo claro, passar o feedback, obedecer o contrato e falar com sinceridade que não dá mais pra você relizar aquilo.

Obrigada Marília. Ta tirando E MUITO a minha paz, isso já é motivo suficiente para mim. 

 

Agora é criar a coragem e marcar a call. 

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Sara! 

Sim! E posso dizer que foi a melhor decisão que tomei. 

No meu caso, foi uma unica vez e o motivo era bem simples: eu era literalmente humilhada. 

Foi bem no inicio da minha carreira e foi bem dificil. 

Sabe aquela sensação ruim de quando a pessoa manda msg e o coração dispara esperando o pior? Foi bem assim. A pessoa não valorizava meu trabalho e somente cobrava. 

Enfim, hoje vejo que muita coisa aconteceu por falta de posicionamento e limites impostos por mim. 

Mas sim, demiri cliente é necessário! Afinal, trabalhamos sem chefe para não ter um. Não é mesmo?

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Sara Schmitz Nhoato disse:

Nossa, ajudou e muito!

Faço as coisas só por fazer ultimamente e toda reunião que fazemos a cliente quer mudar absolutamente tudo, sempre. Está muito desgastante a relação e já não estou mais me empenhando no trabalho e isso prejudica tanto ela, como eu. 

 

Agora é criar coragem para conversar mesmo! Obrigada @Priscila Gassi

que bom que ajudei, fico feliz..

para ter esta coragem, vc pode fazer o seguinte, mapear todo o projeto coloque no papel os pontos fortes e fracos, isso vai te encorajando a falar com ela

se ela esta agindo assim, de toda hora mudar o escopo, ou ela não entendeu o projeto ou ela esta testando vc.

boa sorte, depois me conta @Sara Schmitz Nhoato

Link para compartilhar
Share on other sites

oie Sara, tudo bem?

Eu  já tive que fazer isso sim e estou considerando novamente com uma cliente também.

Bom como foi a experiência de demissão. Antes de demitir efetivamente o que eu fiz:

- uma reunião de adultos expondo todos os pontos que estavam a desejar, o que isso impactava no resultado final, um plano de ação de como poderíamos resolver e pedindo se o cliente estaria disposto a isso.

- eu sempre estabeleço um prazo, seja 1 mês, 2 meses pra que essa mudança aconteça e se mantenha. E claro, durante o caminho eu alerto sobre coisas que não podem mais acontecer ou o que deve ser feito diferente.

- o que eu normalmente peso sobre isso: o valor do contrato, o tempo que estou trabalhando com ela, se uma reunião assim já foi feita antes, se mudou algo e meu envolvimento no assunto.

Eu acredito demais que um dos fatores decisivos é você acreditar no projeto que está fazendo e seu expert ter "sangue nos zóio" como se fala aqui no sul pra investir tempo e fazer acontecer.

Diversas vezes me decepcionei com pessoas que tinham projetos lindos, super promissores, mas não estavam prontas e nem queriam pagar o preço de estudar, gravar vídeos e melhorar sempre, fazer stories, engajar, gravar cursos, porque não é fácil, isso exige muito.

- quando tomei a decisão de demitir já fui atrás de outro cliente pra substituir. Não esperei ficar sem o cliente pra arrumar outro contrato, o prazo bateu, a coisa não evoluiu, então procurei outros clientes, quando o contrato estava fechado fiz a demissão.

Espero ter ajudado! Muita sabedoria na tua decisão! Não deixe de pensar no que é melhor pra ti também

e não tenha medo de desapegar de clientes, normalmente melhores aparecem 😘

Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, NATHALIA CAMAFORTE disse:

Olá Sara! 

Sim! E posso dizer que foi a melhor decisão que tomei. 

No meu caso, foi uma unica vez e o motivo era bem simples: eu era literalmente humilhada. 

Foi bem no inicio da minha carreira e foi bem dificil. 

Sabe aquela sensação ruim de quando a pessoa manda msg e o coração dispara esperando o pior? Foi bem assim. A pessoa não valorizava meu trabalho e somente cobrava. 

Enfim, hoje vejo que muita coisa aconteceu por falta de posicionamento e limites impostos por mim. 

Mas sim, demiri cliente é necessário! Afinal, trabalhamos sem chefe para não ter um. Não é mesmo?

Perfeito Nathalia, e sinto que é exatamente isso, estou ainda no início e no inicio da parceria não coloquei limites e hoje to pagando por isso.. mas é isso, vivendo, aprendendo e melhorando, sempre

Obrigada pela seu resposta aqui ❤️

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...