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Como NÃO fazer um clickbait.


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Em março de 2021 o Burguer King postou a seguinte frase em seu twitter: "Woman belong in the kitchen." que traduzindo bruscamente ficaria "Mulheres pertencem à cozinha.". Nos seguintes tweets eles trouxeram a atenção para o fato de que 20% dos chefes são mulheres, e que eles estavam numa jornada para mudar esses números e dar suporte para o empoderamento feminino na gastronomia. E no fim, num tweet topo-fundo, foi feito um engajamento para o projeto de formação em culinária que eles estavam lançando.

Citando um outro exemplo, dessa vez um clickbait menos intenso e mais próximo de nós. Há um dia Paulo postou no seu Instagram um carrossel com a capa que dizia o seguinte: "Quanto eu faturei no meu último lançamento?". Logo em seguida ele te alerta de que é um clickbait, e o pior é que eu realmente estava esperando os números. 😂😂

Por que o Burguer King deletou o tweet e Paulo não deletou o post no Insta? Nem todo mundo lê um livro até o fim, mais pessoas chegam no meio e muita gente lê o começo. Dito isso, se imaginarmos o que as pessoas que só leram o começo poderiam digitar nos comentários do BK, conseguimos perceber um estímulo à comentários tóxicos e destrutivos, algo que vai contra o sentimento da marca; caso alguém só leia o começo do post do Paulo e crie um julgamento com base nisso, não existe um estímulo à destrutividade, além de que faz parte do conteúdo de Paulo falar sobre crescimento nas redes sociais e consequentemente sobre dinheiro. Não seria estranho vê-lo falando sobre o quanto ganhou, mas uma marca de fast food falando sobre algo fora do tópico de comidas e ainda usando uma forma polêmica para se referir à esse assunto acabou criando, junto com os outros pontos, uma série de críticas à marca.

É importante que chamemos atenção e que consigamos atrair o público para nossas postagens, mas isso não significa estar ausente sobre a profundidade dos assuntos e desviar do bom senso por atenção. Não é sobre quem grita mais alto ou quem toca de forma indiferente nas dores de uma comunidade para se destacar, é sobre o que você quer comunicar e como quer ser visto. Criar uma armadilha para o seu clique pode ser uma estratégia interessante, mas também perigosa, que exige um certo cuidado ao ser usado.

Quis compartilhar esses pensamentos com vocês, e gostaria de saber o que vocês acham de Clickbaits e do tweet deletado do Burguer King.

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Muito legal sua análise, Vinicius. Realmente não vale atrair a qualquer custo. Se o BK teve que se justificar e deletar o post, claramente o tiro saiu pela culatra. Algo semelhante aconteceu recentemente quando algumas marcas usaram a imagem do Caio Castro para aproveitar a pauta quente e divulgar seus produtos. Receberam ameaça de processo e tiveram que refazer os posts sem usar foto dele e sem mencionar o nome completo.

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