Príscila Galvão Postado 3 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 3 de Agosto de 2022 (edited) Galera, vi bastante gente com dificuldade sobre o tamanho do texto no Desafio da Criação, então vou fazer alguns posts aqui sobre ideias de como diminuir o textão. Contar boas histórias envolvem muitas coisas, além de coerência, linguagem, finalidade, começo, meio e fim, etc. Porém, uma questão que considero importante é a EMOÇÃO. Ao contar uma história revivemos/vivemos ela internamente, sentimos e depois buscamos traduzir em palavras, para fazer os outros também sentirem. Aí, quando vc vai ver fez um textão, estourou o limite de caracteres e tá ali apaixonado pela história sem saber onde cortar. A questão da emoção é a dose, como todo remédio, é cura ou veneno. Exagerar na dose não vai conectar, pelo contrário, vai cansar. Então, se você ainda não tem segurança sobre a dose ou não tem muita experiência com texto, MINHA DICA É: depois de escrever, dê um tempo! Vai fazer outra coisa, deixa o texto de molho. Deixe ele esfriar, esquece ele. Retoma dali uns 30 min ou no dia seguinte, você estará mais objetivo, vai identificar melhor as gordurinhas, as firulas linguísticas e possíveis redundâncias que a emoção colocou. Distanciado do texto, você consegue olhar o que pode cortar para deixa-lo mais direto, sem mudar o sentido. Nem tudo é importante e dessa forma você consegue perceber melhor se exagerou. Espero que tenha ajudado, comenta sua dificuldade aí, se eu puder ajudar tamo junto! Depois vou fazer um outro post pra contar como tópicos podem nos ajudar a ir direto ao assunto. bjos de luz beselhada linda! Editado 3 de Agosto de 2022 por Príscila Galvão 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Nayalle OPOP Postado 3 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 3 de Agosto de 2022 38 minutes ago, Príscila Galvão disse: Galera, vi bastante gente com dificuldade sobre o tamanho do texto no Desafio da Criação, então vou fazer alguns posts aqui sobre ideias de como diminuir o textão. Contar boas histórias envolvem muitas coisas, além de coerência, linguagem, finalidade, começo, meio e fim, etc. Porém, uma questão que considero importante é a EMOÇÃO. Ao contar uma história revivemos/vivemos ela internamente, sentimos e depois buscamos traduzir em palavras, para fazer os outros também sentirem. Aí, quando vc vai ver fez um textão, estourou o limite de caracteres e tá ali apaixonado pela história sem saber onde cortar. A questão da emoção é a dose, como todo remédio, é cura ou veneno. Exagerar na dose não vai conectar, pelo contrário, vai cansar. Então, se você ainda não tem segurança sobre a dose ou não tem muita experiência com texto, MINHA DICA É: depois de escrever, dê um tempo! Vai fazer outra coisa, deixa o texto de molho. Deixe ele esfriar, esquece ele. Retoma dali uns 30 min ou no dia seguinte, você estará mais objetivo, vai identificar melhor as gordurinhas, as firulas linguísticas e possíveis redundâncias que a emoção colocou. Distanciado do texto, você consegue olhar o que pode cortar para deixa-lo mais direto, sem mudar o sentido. Nem tudo é importante e dessa forma você consegue perceber melhor se exagerou. Espero que tenha ajudado, comenta sua dificuldade aí, se eu puder ajudar tamo junto! Depois vou fazer um outro post pra contar como tópicos podem nos ajudar a ir direto ao assunto. bjos de luz beselhada linda! Muito bom! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antonio Maia do Nascimento Postado 3 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 3 de Agosto de 2022 45 minutes ago, Príscila Galvão disse: Galera, vi bastante gente com dificuldade sobre o tamanho do texto no Desafio da Criação, então vou fazer alguns posts aqui sobre ideias de como diminuir o textão. Contar boas histórias envolvem muitas coisas, além de coerência, linguagem, finalidade, começo, meio e fim, etc. Porém, uma questão que considero importante é a EMOÇÃO. Ao contar uma história revivemos/vivemos ela internamente, sentimos e depois buscamos traduzir em palavras, para fazer os outros também sentirem. Aí, quando vc vai ver fez um textão, estourou o limite de caracteres e tá ali apaixonado pela história sem saber onde cortar. A questão da emoção é a dose, como todo remédio, é cura ou veneno. Exagerar na dose não vai conectar, pelo contrário, vai cansar. Então, se você ainda não tem segurança sobre a dose ou não tem muita experiência com texto, MINHA DICA É: depois de escrever, dê um tempo! Vai fazer outra coisa, deixa o texto de molho. Deixe ele esfriar, esquece ele. Retoma dali uns 30 min ou no dia seguinte, você estará mais objetivo, vai identificar melhor as gordurinhas, as firulas linguísticas e possíveis redundâncias que a emoção colocou. Distanciado do texto, você consegue olhar o que pode cortar para deixa-lo mais direto, sem mudar o sentido. Nem tudo é importante e dessa forma você consegue perceber melhor se exagerou. Espero que tenha ajudado, comenta sua dificuldade aí, se eu puder ajudar tamo junto! Depois vou fazer um outro post pra contar como tópicos podem nos ajudar a ir direto ao assunto. bjos de luz beselhada linda! Gostei Priscila. Tive muita dificuldade para resumir o texto. Vou usar a sua dica. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Roseanny Alessandra Postado 3 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 3 de Agosto de 2022 Ai também temos que dispor de tempo, assim um bom planejamento ajuda nessa fase. Muito obrigada por dividir conosco e nos inspirar a nos tornarmos melhor!!! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Santiago Noli Postado 3 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 3 de Agosto de 2022 muito bom obrigado Priscila, eu experimentei o mesmo, após escreber a história teve que resumir varias veces pra dar com o numero de caracteres do ig xD, valeu a dica! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Príscila Galvão Postado 4 de Agosto de 2022 Autor Compartilhar Postado 4 de Agosto de 2022 22 horas atrás, Antonio Maia do Nascimento disse: Gostei Priscila. Tive muita dificuldade para resumir o texto. Vou usar a sua dica. Tb tive, mas como eu já to ligada na minha emoção rsrs, já dei aquele tempinho. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Príscila Galvão Postado 4 de Agosto de 2022 Autor Compartilhar Postado 4 de Agosto de 2022 19 horas atrás, Santiago Noli disse: muito bom obrigado Priscila, eu experimentei o mesmo, após escreber a história teve que resumir varias veces pra dar com o numero de caracteres do ig xD, valeu a dica! Pois é!! até vou fazer um outro post já já sobre como a gente tentar começar um pouco mais objetivo, vai ficando menos mato pra gente podar hahahahha pq olha Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Príscila Galvão Postado 4 de Agosto de 2022 Autor Compartilhar Postado 4 de Agosto de 2022 21 horas atrás, Roseanny Alessandra Accorsi Alves Lima disse: Ai também temos que dispor de tempo, assim um bom planejamento ajuda nessa fase. Muito obrigada por dividir conosco e nos inspirar a nos tornarmos melhor!!! perfeito, planejamento é vida! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Roseanny Alessandra Postado 5 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 5 de Agosto de 2022 On 04/08/2022 at 13:38, Príscila Galvão disse: perfeito, planejamento é vida! Obrigada! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts