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PARTE 2.1 - O SIGNIFICADO DE B2C


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B2C é a sigla para Business to Consumer, ou empresa para consumidor, que representa as transações entre empresas e consumidores finais.

É o modelo de negócio mais comum, que abrange todo o varejo e seus inúmeros segmentos.

Por isso, o B2C é voltado às massas e inclui estabelecimentos do nosso dia a dia como lojas, restaurantes, mercados, farmácias, padarias, oficinas mecânicas, cabeleireiros, etc.

O e-commerce varejista também entra nessa categoria, assim como a prestação de serviços para pessoa física.

Não faltam exemplos B2C por todos os lados, que formam o mercado consumidor com o qual temos contato diariamente.

Vantagens e desvantagens do B2B

É importante entender os dois lados da moeda.

Por isso, selecionei os principais pontos positivos e outros não tão favoráveis assim para que você faça a sua análise.

Veja, então, as vantagens e desvantagens do B2B.

Vantagens

·       Vendas em grande volume e com frequência mais previsível

·       Relacionamento com o cliente de médio a longo prazo

·       Ciclo de venda bem determinado

·       Ticket médio maior do que no B2C.

Desvantagens

·       Processo de venda mais complexo

·       Precificação mais ajustada

·       Clientela exigente

·       Mercado mais específico.

Ou seja, no B2B, os clientes se baseiam em questões racionais para efetivar as compras.

Desse modo, a venda tende a ser mais complexa e com várias etapas.

No entanto, assim que a empresa consegue captar o cliente, a tendência é de que ele se mantenha fiel por mais tempo e realizando compras de grande volume.

Vantagens e desvantagens do B2C

Da mesma forma que o B2B, o B2C também tem as suas vantagens e desvantagens.

Então, observe a lista que fiz sobre os pontos positivos e de atenção da modalidade Business to Consumer.

Vantagens

·       Processo de venda mais simplificado

·       Motivação emocional para a compra

·       Grande frequência de aquisição

·       Amplo mercado.

Desvantagens

·       Ticket de venda menor

·       Relacionamento de curto ou curtíssimo prazo

·       Maior imprevisibilidade para as vendas

·       Grande esforço de negociação.

A relação B2C exige que as empresas tentem se aproximar, com frequência, dos consumidores.

Portanto, o marketing é mais trabalhoso e deve ser feito com considerável intensidade.

Ao mesmo tempo, o ciclo de vendas é mais simplificado, favorecendo uma série de ações para gerar interação e negociação.

Esse assunto é bem mais amplo e não para por aqui, mas a ideia básica foi mostrar a diferença entre B2B e B2C. Paulo, já mencionou algumas vezes e por isso achei legal estar pontuando esse tema. Até mais Beselhas !

Ah, e pra quem ainda não foi até o meu site e o novo Instagram, vou deixar os links para vocês darem uma força, comentar e seguir o Insta para que possamos crescer juntas(os). Eu acredito muito na força do coletivo, hoje mais do que nunca, depois de alguns trabalhos feitos em cooperativas. Bjs 🐝

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https://www.zoharcomunicacao.com/

Referências de pesquisa:

o   Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiwan, Ivo Korytowski

o   Guia Completo do Marketing Digital ( Neil Patel )

 

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