Valeria Francabandiera Postado 1 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 1 de Agosto de 2022 B2C é a sigla para Business to Consumer, ou empresa para consumidor, que representa as transações entre empresas e consumidores finais. É o modelo de negócio mais comum, que abrange todo o varejo e seus inúmeros segmentos. Por isso, o B2C é voltado às massas e inclui estabelecimentos do nosso dia a dia como lojas, restaurantes, mercados, farmácias, padarias, oficinas mecânicas, cabeleireiros, etc. O e-commerce varejista também entra nessa categoria, assim como a prestação de serviços para pessoa física. Não faltam exemplos B2C por todos os lados, que formam o mercado consumidor com o qual temos contato diariamente. Vantagens e desvantagens do B2B É importante entender os dois lados da moeda. Por isso, selecionei os principais pontos positivos e outros não tão favoráveis assim para que você faça a sua análise. Veja, então, as vantagens e desvantagens do B2B. Vantagens · Vendas em grande volume e com frequência mais previsível · Relacionamento com o cliente de médio a longo prazo · Ciclo de venda bem determinado · Ticket médio maior do que no B2C. Desvantagens · Processo de venda mais complexo · Precificação mais ajustada · Clientela exigente · Mercado mais específico. Ou seja, no B2B, os clientes se baseiam em questões racionais para efetivar as compras. Desse modo, a venda tende a ser mais complexa e com várias etapas. No entanto, assim que a empresa consegue captar o cliente, a tendência é de que ele se mantenha fiel por mais tempo e realizando compras de grande volume. Vantagens e desvantagens do B2C Da mesma forma que o B2B, o B2C também tem as suas vantagens e desvantagens. Então, observe a lista que fiz sobre os pontos positivos e de atenção da modalidade Business to Consumer. Vantagens · Processo de venda mais simplificado · Motivação emocional para a compra · Grande frequência de aquisição · Amplo mercado. Desvantagens · Ticket de venda menor · Relacionamento de curto ou curtíssimo prazo · Maior imprevisibilidade para as vendas · Grande esforço de negociação. A relação B2C exige que as empresas tentem se aproximar, com frequência, dos consumidores. Portanto, o marketing é mais trabalhoso e deve ser feito com considerável intensidade. Ao mesmo tempo, o ciclo de vendas é mais simplificado, favorecendo uma série de ações para gerar interação e negociação. Esse assunto é bem mais amplo e não para por aqui, mas a ideia básica foi mostrar a diferença entre B2B e B2C. Paulo, já mencionou algumas vezes e por isso achei legal estar pontuando esse tema. Até mais Beselhas ! Ah, e pra quem ainda não foi até o meu site e o novo Instagram, vou deixar os links para vocês darem uma força, comentar e seguir o Insta para que possamos crescer juntas(os). Eu acredito muito na força do coletivo, hoje mais do que nunca, depois de alguns trabalhos feitos em cooperativas. Bjs https://www.instagram.com/raptemecamaleoa7/ https://www.zoharcomunicacao.com/ Referências de pesquisa: o Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital – Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiwan, Ivo Korytowski o Guia Completo do Marketing Digital ( Neil Patel ) Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
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