Jump to content

Todo mundo respirando!


Recommended Posts

Vocês conhecem a respiração quadrada?

Você inspira pelo nariz contando mentalmente até 4 (4 segundos), segura 4, solta pela boca contando ainda mentalmente até 4 e segura de novo 4. 
 

Repita essa sequência por pelo menos 3 vezes, dá uma sensação de alívio e calma porque traz regulação emocional (um equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e o parassimpático)

Bora lá respirar em quadrado pra baixar essa tensão por causa do atraso da Live!

1 - 2 - 3 - 4 ……..

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, Flávia Batista Gustafson disse:

Vocês conhecem a respiração quadrada?

Você inspira pelo nariz contando mentalmente até 4 (4 segundos), segura 4, solta pela boca contando ainda mentalmente até 4 e segura de novo 4. 
 

Repita essa sequência por pelo menos 3 vezes, dá uma sensação de alívio e calma porque traz regulação emocional (um equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e o parassimpático)

Bora lá respirar em quadrado pra baixar essa tensão por causa do atraso da Live!

1 - 2 - 3 - 4 ……..

Obrigada, Flávia. 

Vou fazer o teste aqui, até porque minha semana começou com TUDO e vou precisar mesmo dessa técnica para relaxar um pouco.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Roseanny Alessandra Accorsi Alves Lima disse:

Gostei! O cérebro não acompanha a montagem do quadrado. Kkk

Tudo é uma questão de treino! 
“O que fazemos mais, se fortalece” 😉

E não precisa fazer o quadrado mentalmente, rs, só faz a contagem. 

E eu sei que ajuda porque sou médica psiquiatra… não inventei uma coisa mirabolante pra sugerir pra vocês aqui! 
 

😘🐝🧠

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Flávia Batista Gustafson disse:

Tudo é uma questão de treino! 
“O que fazemos mais, se fortalece” 😉

E não precisa fazer o quadrado mentalmente, rs, só faz a contagem. 

E eu sei que ajuda porque sou médica psiquiatra… não inventei uma coisa mirabolante pra sugerir pra vocês aqui! 
 

😘🐝🧠

E onde fica meu desafio se eu não fizer o quadrado. kkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu aprendi a 426 mas não em segundos e sim contando pulsação. Inspira em 4 x2 (8 batidas do coração), pensando que o ar entra amarelo (luz, sabedoria e inteligência do Universo). Segura em 2x2 (4batidas do coração), imaginando que o ar dentro do pulmão é verde e atinge todas as células do seu corpo para cura. Espira em 6 x 2 (12 batidas do coração), imaginando o ar sair em marrom, limpeza total das células do corpo e cérebro (expulsando "sujeira" ou coisas que não lhe faz bem).

Aprendi isso em um simpósio em Boston (Ma) de neurociêntologia, primordios dos anos 2000. Uso até hoje para meditar.

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 01/08/2022 at 19:23, Flávia Batista Gustafson disse:

Vocês conhecem a respiração quadrada?

Você inspira pelo nariz contando mentalmente até 4 (4 segundos), segura 4, solta pela boca contando ainda mentalmente até 4 e segura de novo 4. 
 

Repita essa sequência por pelo menos 3 vezes, dá uma sensação de alívio e calma porque traz regulação emocional (um equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e o parassimpático)

Bora lá respirar em quadrado pra baixar essa tensão por causa do atraso da Live!

1 - 2 - 3 - 4 ……..

Ai, eu AMO todos os exercícios de respiração, pq são os únicos momentos que consigo ter foco no presente, no que está acontecendo agora. Fora isso, minha mente voa! E é impressionante como a respiração consciente é capaz dd operar milagres! Gratidão por compartilhar 

Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, monica girard disse:

Eu aprendi a 426 mas não em segundos e sim contando pulsação. Inspira em 4 x2 (8 batidas do coração), pensando que o ar entra amarelo (luz, sabedoria e inteligência do Universo). Segura em 2x2 (4batidas do coração), imaginando que o ar dentro do pulmão é verde e atinge todas as células do seu corpo para cura. Espira em 6 x 2 (12 batidas do coração), imaginando o ar sair em marrom, limpeza total das células do corpo e cérebro (expulsando "sujeira" ou coisas que não lhe faz bem).

Aprendi isso em um simpósio em Boston (Ma) de neurociêntologia, primordios dos anos 2000. Uso até hoje para meditar.

Se eu estou com dificuldade no quadrado, tenho que gravar tudo isso que escreveu para ouvir. Ai Jesus, como sou limitada. Achei sensacional 

Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Roseanny Alessandra Accorsi Alves Lima disse:

Se eu estou com dificuldade no quadrado, tenho que gravar tudo isso que escreveu para ouvir. Ai Jesus, como sou limitada. Achei sensacional 

AHAHAHHAHAHAHHA

tem que começar dos pranayamas mais simples e depois ir “incrementando”. Um que eu amo é inspirar em 3 tempos, reter 3 tempos e soltar em 3 tempos. Ou Inspirar em 3 tempos e soltar em 6 tempos.

Outro que me ajuda muito é: vc tapa a narina esquerda e inspira com a direita. Dai tapa a direta e expira com a esquerda. Ai continua com a direita tampada e inspira pela esquerda, tapa a esquerda e expira pela direita. Chama Nadi Shodhan ou respiração das narinas alternadas, se quiser pesquisar melhor (pq expliquei meio resumidamente! Rs)! Pra pessoas ansiosas e que a mente voa, é a melhor coisa!

Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Lorena Borges disse:

AHAHAHHAHAHAHHA

tem que começar dos pranayamas mais simples e depois ir “incrementando”. Um que eu amo é inspirar em 3 tempos, reter 3 tempos e soltar em 3 tempos. Ou Inspirar em 3 tempos e soltar em 6 tempos.

Outro que me ajuda muito é: vc tapa a narina esquerda e inspira com a direita. Dai tapa a direta e expira com a esquerda. Ai continua com a direita tampada e inspira pela esquerda, tapa a esquerda e expira pela direita. Chama Nadi Shodhan ou respiração das narinas alternadas, se quiser pesquisar melhor (pq expliquei meio resumidamente! Rs)! Pra pessoas ansiosas e que a mente voa, é a melhor coisa!

Lorena eu já te amo. hehhehe

Acho que eu preciso focar mesmo nisso

Link para compartilhar
Share on other sites

23 horas atrás, Roseanny Alessandra Accorsi Alves Lima disse:

Se eu estou com dificuldade no quadrado, tenho que gravar tudo isso que escreveu para ouvir. Ai Jesus, como sou limitada. Achei sensacional 

E que o tempo da pulsação do coração é o seu ritmo vital. única diferença. 

Na real, todo tipo de respiração profunda faz bem porque oxigena tudo. É bio-ciência.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/08/2022 at 16:18, monica girard disse:

Eu aprendi a 426 mas não em segundos e sim contando pulsação. Inspira em 4 x2 (8 batidas do coração), pensando que o ar entra amarelo (luz, sabedoria e inteligência do Universo). Segura em 2x2 (4batidas do coração), imaginando que o ar dentro do pulmão é verde e atinge todas as células do seu corpo para cura. Espira em 6 x 2 (12 batidas do coração), imaginando o ar sair em marrom, limpeza total das células do corpo e cérebro (expulsando "sujeira" ou coisas que não lhe faz bem).

Aprendi isso em um simpósio em Boston (Ma) de neurociêntologia, primordios dos anos 2000. Uso até hoje para meditar.

Monica, são tantas técnicas bacanas, né?

Falei da quadrada porque existem muitos estudos indexados a respeito da efetividade dela. 
beijão

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...
On 05/08/2022 at 16:18, monica girard disse:

Eu aprendi a 426 mas não em segundos e sim contando pulsação. Inspira em 4 x2 (8 batidas do coração), pensando que o ar entra amarelo (luz, sabedoria e inteligência do Universo). Segura em 2x2 (4batidas do coração), imaginando que o ar dentro do pulmão é verde e atinge todas as células do seu corpo para cura. Espira em 6 x 2 (12 batidas do coração), imaginando o ar sair em marrom, limpeza total das células do corpo e cérebro (expulsando "sujeira" ou coisas que não lhe faz bem).

Aprendi isso em um simpósio em Boston (Ma) de neurociêntologia, primordios dos anos 2000. Uso até hoje para meditar.

Maravilha, Monica!

Tem diversas variações mesmo, mas certamente ajudam a quem as pratica!❤️

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...