Viviane Taiacol Molgora Postado 1 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 1 de Agosto de 2022 Beselhas amigas, eu sempre tive dúvida se posso ou não posso usar certos memes... Por exemplo: eu adoro os memes da Nazaré mas e ai, como fica o uso de imagem da Renata Sorrah? Também gosto dos memes da Carminha da Avenida Brasil mas como fica o uso da imagem da Adriana Esteves? E o restaurante que usou o Caio Castro num post vai ser processado...agora que travei de vez ... Mais alguém? 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Camila Alves Carneiro Postado 1 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 1 de Agosto de 2022 Eu também fico nessa dúvida eterna Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Viviane Taiacol Molgora Postado 2 de Agosto de 2022 Autor Compartilhar Postado 2 de Agosto de 2022 19 horas atrás, Camila Alves Carneiro disse: Eu também fico nessa dúvida eterna Camila, e numa dessa eu travo e não faço uso de memes.... Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Bento Postado 2 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 2 de Agosto de 2022 Boa tarde pessoal, vai minha contribuição. O uso de imagem e protegido por lei aqui em nosso país. Então quando uma celebridade, modelo, faz uma campanha ela sede o uso de imagem dela para aquela empresa por tempo determinado. Mas isso se estende a pessoas normais também conosco Legalmente falando não se pode usar imagem de outra pessoa sem autorização dela. Mas como estamos no Brasil, na prática a coisa e diferente. Então os formosos, modelos, artistas não ficam fiscalizando as redes sociais para ver se estão usando a imagem deles. O que acontece são denuncias ou no caso do Caio e que virou um meme nacional e aí chegou até ele o post. Então ele entrou na justiça. Mas já tive isso com uma cliente famosa no segmento dela, e o que, na prática, acontece e que o perfil e notificado pedindo para retirar o post do ar. Se o post e retirado o caso da como encerrado. Resumindo Brasil: legalmente você não pode usar, mas se não chamar muito atenção, tipo aparecer no fantástico, você pode usar que não vai dar nada. E se der você vai ser notificada para retirar o post do ar, você tira, pede desculpa e fica por isso mesmo. 3 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Patricia Nuglich Martinez Postado 3 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 3 de Agosto de 2022 Depende muito da rede em uso também. Por exemplo no Youtube eu vejo que é mais problemático o uso de imagens por tempo mais prolongado. Não exatamente os memes. Por via das dúvidas eu pago um banco de imagens e no caso de gifs e imagenzinhas engraçadas eu pego apenas do banco de imagens do filmora, que também fornece licença pra uso. Mas já fiz no passado claro, quem nunca ? Nazaré e Carminha já apareceram no meu insta e acho que como mencionado pelo @Bento, não chega a ser um problema se a gente não faz muito barulho mesmo. Mas já fiz um da Disney no insta, que a Disney com certeza não vai ficará sabendo, mas é mais chata que a globo em termos de uso de fotos por exemplo, principalmente quando você cresce. Recentemente aliás uma candidata a prefeita teve problemas com a Disney pelo uso de imagem dos Muppets nas suas redes sociais na forma de campanha. Mas daí a pessoa pede né ... misturar política com direito de imagem ... mas enfim. 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flora Rajão Postado 4 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 4 de Agosto de 2022 On 01/08/2022 at 22:57, Viviane Taiacol Molgora disse: Beselhas amigas, eu sempre tive dúvida se posso ou não posso usar certos memes... Por exemplo: eu adoro os memes da Nazaré mas e ai, como fica o uso de imagem da Renata Sorrah? Também gosto dos memes da Carminha da Avenida Brasil mas como fica o uso da imagem da Adriana Esteves? E o restaurante que usou o Caio Castro num post vai ser processado...agora que travei de vez ... Mais alguém? tive a mesma dúvida pós o caso com caio castro e tanta gente usando a imagem dele pra aproveitar a pauta quente! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rafaela Dugin Postado 5 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 5 de Agosto de 2022 (edited) Só pra acrescentar ao que já foi muito bem dito anteriormente, acredito que o tipo de publicação também importa. Um post de venda direta com uso de imagem de terceiro tende a dar mais um problema do que um post com uma pegada mais informativa ou de entretenimento. E isso varia muito também de acordo com o seu tamanho. Quanto maior e mais relevante o seu perfil, maior precisa ser a cautela com o uso de imagens de terceiros. Editado 5 de Agosto de 2022 por Rafaela Dugin 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Roseanny Alessandra Postado 5 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 5 de Agosto de 2022 Pela lei de direito da imagem, você não pode usar, mesmo sendo uma celebridade pública. Note que uma celebridade vende a sua imagem ao associar a um produto, se você associa a sua marca a imagem dele tem custo. A violação do direito de imagem pode ter consequências cíveis e penais, no âmbito jurídico por exemplo está resguardado pela Súmula 403, STJ. "Independe de prova do prejuízo a indenização pela publicação não autorizada de imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais". Não acredite porque estamos no Brasil está valendo tudo, não é bem assim. Mas o direito da imagem tem exceções e talvez isso que cause a confusão do uso da imagem, quais são: – Interesse público: quando a finalidade é didático, jornalístico e sem dúvida científico. Outro caso é quando o indivíduo retratado na imagem, fotografia, vídeo ou áudio exerce função pública, como é o caso de um político. Mas não esqueça a finalidade. - Ambiente público: quando as publicações tem como finalidade retratar o acontecimento público, entretanto, sem fins lucrativos. Até o Liberdade de Impressa tem seus regramentos e límites Nos memes se ofender a ética, valores, denegrir a imagem cabe sim processo. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karine Lombardi Wanser Postado 27 de Setembro de 2022 Compartilhar Postado 27 de Setembro de 2022 On 01/08/2022 at 17:57, Viviane Taiacol Molgora disse: Beselhas amigas, eu sempre tive dúvida se posso ou não posso usar certos memes... Por exemplo: eu adoro os memes da Nazaré mas e ai, como fica o uso de imagem da Renata Sorrah? Também gosto dos memes da Carminha da Avenida Brasil mas como fica o uso da imagem da Adriana Esteves? E o restaurante que usou o Caio Castro num post vai ser processado...agora que travei de vez ... Mais alguém? Camila eu tbm fico nessa dúvida! Vc já conseguiu tirar suas conclusões? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Roseanny Alessandra Postado 13 de Outuro de 2022 Compartilhar Postado 13 de Outuro de 2022 On 27/09/2022 at 15:39, Karine Lombardi Wanser Cruz disse: Camila eu tbm fico nessa dúvida! Vc já conseguiu tirar suas conclusões? Karine, Quando não há intuito comercial você pode postar, assume um risco baixo. Teve uma empresa que postou o meme do Chico Buarque feliz e triste, a justiça o condenou, por entender ser ilícito. Na prática o uso da imagem deve ser autorizado, salvo nas exceções legais, sendo sua inobservância passível de indenização se houver ofensa à honra, à boa fama, à respeitabilidade ou destinação para fins comerciais. Vou elucidar o caso João Doria e o meme do Hitler para a campanha eleitoral a Justiça entendeu que a imagem de Dória Jr. à figura do ditador do Reich Alemão, mas sim faz críticas bem-humoradas e não causaram danos à imagem e honra, tampouco, prejuízos eleitorais. Então, se o caso for para o judiciário será analisado, caso a caso. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts