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[DEBATE] Uma reflexão sobre especialização…


John Simon

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Onde você prefere comprar verduras: em um supermercado ou em um hortifruti (conhecido aqui na minha região como VERDURÃO 😏)?

Nem sempre as frutas e verduras de um hortifruti têm qualidade superior ao de um mercado. Mas, na nossa cabeça, essa associação entre qualidade e especialidade é quase que automática.

Vamos a outro exemplo: você tem um iPhone que caiu no chão e trincou a tela. Onde você sente que vai ter um reparo mais seguro e eficiente: em uma assistência técnica especializada em produtos Apple ou em uma assistência generalista/multimarcas?

Durante algum tempo, eu pensei que essa especialização era muito mais capricho que necessidade. Afinal, verdura é verdura; telefone é telefone; pra mim, a escolha de A ou B partia muito mais de uma percepção de que nossos problemas são especiais e merecem uma solução diferenciada.

Bom, eu ainda acho que isso tem um pouco de verdade e, mesmo se a reflexão morresse aí, já valeria à pena pensar em “nichar” nossos produtos e serviços. Mas eu vou além: eu não acho que isso esgota a questão da especialização.

Já tem mais de 2 anos que eu estou no mercado digital e, a cada dia que passa, fica mais claro pra mim que fazer escolhas mais pontuais está deixando de ser uma opção e se tornando determinante pro sucesso de um negócio.

Explico.

A pandemia acelerou muito o crescimento desse mercado, disso todos sabemos. E, nesse momento, estão acontecendo dois movimentos que nos pegaram desapercebidos — não porque não sabíamos SE eles viriam, mas sim porque não sabíamos QUANDO viriam:

1. O ritmo de crescimento do mercado está encontrando uma estabilização: aquele crescimento exponencial que aconteceu quando geral ficou recluso em casa já acabou. Muita gente cresceu além do que conseguia suportar e tá precisando se repensar e se reestruturar;

2. Como o mercado cresceu muito e de forma rápida, a “régua” tá subindo absurdamente: os amadores estão perdendo cada vez mais espaço e aqueles que ficam precisam se diferenciar muito pra conseguir se destacar e cobrar mais caro.

E é aí que entra a questão da especialização.

Eu sei que um generalista sabe resolver vários problemas. Eu mesmo sou um. Apesar de ter atendido mais clientes da área de idiomas (nunca foi planejado isso, simplesmente aconteceu), eu me considero um generalista. E eu sei que produção de conteúdo pra um professor de inglês e pra uma maquiadora, no fim das contas, segue mais ou menos o mesmo protocolo, o mesmo processo.

Mas o mercado está mudando num ritmo assustador. Fica cada dia mais difícil fazer uma marca se sobressair fazendo só o arroz com feijão.

Pesquisa de mercado, análise semanal/quinzenal de métricas, estudo de marcos regulatórios e códigos de ética dos conselhos regionais, acompanhamento de tendências, alinhamento contínuo entre o conteúdo e a experiência do usuário/cliente…

Tudo isso demanda TEMPO PRA CACETE! E é simplesmente IMPOSSÍVEL você fazer um serviço completo como esse pra todo e qualquer cliente que aparecer pra você.

E é por isso que eu, John, estou tomando a decisão de nichar meu serviço como estrategista de conteúdo e vendas.

Eu ainda estou refletindo sobre isso e devo tomar essa decisão nas próximas semanas, mas estou tendencioso a explorar o mercado da beleza.

E você? O que acha sobre isso? Você é um generalista ou um especialista? Qual área escolheu/escolheria? Bora conversar!

Editado por John Simon
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On 29/07/2022 at 13:54, John Simon disse:

Onde você prefere comprar verduras: em um supermercado ou em um hortifruti (conhecido aqui na minha região como VERDURÃO 😏)?

Nem sempre as frutas e verduras de um hortifruti têm qualidade superior ao de um mercado. Mas, na nossa cabeça, essa associação entre qualidade e especialidade é quase que automática.

Vamos a outro exemplo: você tem um iPhone que caiu no chão e trincou a tela. Onde você sente que vai ter um reparo mais seguro e eficiente: em uma assistência técnica especializada em produtos Apple ou em uma assistência generalista/multimarcas?

Durante algum tempo, eu pensei que essa especialização era muito mais capricho que necessidade. Afinal, verdura é verdura; telefone é telefone; pra mim, a escolha de A ou B partia muito mais de uma percepção de que nossos problemas são especiais e merecem uma solução diferenciada.

Bom, eu ainda acho que isso tem um pouco de verdade e, mesmo se a reflexão morresse aí, já valeria à pena pensar em “nichar” nossos produtos e serviços. Mas eu vou além: eu não acho que isso esgota a questão da especialização.

Já tem mais de 2 anos que eu estou no mercado digital e, a cada dia que passa, fica mais claro pra mim que fazer escolhas mais pontuais está deixando de ser uma opção e se tornando determinante pro sucesso de um negócio.

Explico.

A pandemia acelerou muito o crescimento desse mercado, disso todos sabemos. E, nesse momento, estão acontecendo dois movimentos que nos pegaram desapercebidos — não porque não sabíamos SE eles viriam, mas sim porque não sabíamos QUANDO viriam:

1. O ritmo de crescimento do mercado está encontrando uma estabilização: aquele crescimento exponencial que aconteceu quando geral ficou recluso em casa já acabou. Muita gente cresceu além do que conseguia suportar e tá precisando se repensar e se reestruturar;

2. Como o mercado cresceu muito e de forma rápida, a “régua” tá subindo absurdamente: os amadores estão perdendo cada vez mais espaço e aqueles que ficam precisam se diferenciar muito pra conseguir se destacar e cobrar mais caro.

E é aí que entra a questão da especialização.

Eu sei que um generalista sabe resolver vários problemas. Eu mesmo sou um. Apesar de ter atendido mais clientes da área de idiomas (nunca foi planejado isso, simplesmente aconteceu), eu me considero um generalista. E eu sei que produção de conteúdo pra um professor de inglês e pra uma maquiadora, no fim das contas, segue mais ou menos o mesmo protocolo, o mesmo processo.

Mas o mercado está mudando num ritmo assustador. Fica cada dia mais difícil fazer uma marca se sobressair fazendo só o arroz com feijão.

Pesquisa de mercado, análise semanal/quinzenal de métricas, estudo de marcos regulatórios e códigos de ética dos conselhos regionais, acompanhamento de tendências, alinhamento contínuo entre o conteúdo e a experiência do usuário/cliente…

Tudo isso demanda TEMPO PRA CACETE! E é simplesmente IMPOSSÍVEL você fazer um serviço completo como esse pra todo e qualquer cliente que aparecer pra você.

E é por isso que eu, John, estou tomando a decisão de nichar meu serviço como estrategista de conteúdo e vendas.

Eu ainda estou refletindo sobre isso e devo tomar essa decisão nas próximas semanas, mas estou tendencioso a explorar o mercado da beleza.

E você? O que acha sobre isso? Você é um generalista ou um especialista? Qual área escolheu/escolheria? Bora conversar!

Muito bom!

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Muito boa a questão levantada.

Eu manterei uma tendencia a me especializar porque não pretendo prestar serviços mas quero desenvolver bem o meu perfil. Contudo não descarto, que ao fazer isso e obter sucesso, as demandas irão surgir.
Com certeza no meu nicho, sendo minha atividade fim, extrapolar para um ou outro cliente de mesmo nicho ou bem próximo, a energia dispensada será mais otimizada e os resultado melhores, tanto pra mim quanto para o potencial cliente.
Meu mentor sempre brinca, que é tanta mas tanta parede vazia precisando de quadro, que cabe muito fotografo ainda para esgotar toda a demanda existente rsrsrsrs
Se eu puder colaborar com uma colega para ser mais eficaz em suas redes sociais e ainda ser pago por isso, não acharia nem um pouco ruim! rsrsrs

Mas levando para a ótica de um estrategista, se especializar tlvz o torne mais eficiente e eficaz no direcionamento de conteúdos do cliente, a um custo menor de energia despendida, mas o manterá num universo mais limitado.
Ser generalista te trará um numero de potenciais clientes muuuito maior, mas também demandará um esforço proporcionalmente maior. 
Basta entendermos qual desses mares são mais adequados para nosso anseios.
 

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