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Hoje, montando o meu site, me encontro em uma encruzilhada que me levou a pesquisar temas e estudar sobre o assunto e compartilho aqui, porque, de repente, pode ser a sua dúvida também. O conjunto de consumidores de um certo produto ou empresa é o que chamamos de clientela; já o grupo que generaliza as características deste conjunto é denominado público-alvo. 

Com isso, este público representa a parcela da população para quem o empresário deve destinar a maior parte de seus esforços, com produtos, propagandas e meios de divulgação, visto que é dentro deste grupo que se encontram os consumidores com maior potencial de se tornarem clientes.

De maneira geral, o público-alvo será capaz de retratar um grupo que tem mesmo gostos e características de consumo, e traduzirá, portanto, a sua clientela como um todo.

Mas o que é persona?

Cabe ressaltar que público-alvo é um conceito muitas vezes confundido erroneamente com o de persona. Persona é o termo que trata da representação e simulação de um cliente ou consumidor ideal, feita com base em dados reais de comportamentos e características. 

Simplificando um pouco, temos a persona como uma definição muito mais específica, enquanto, no público-alvo, temos um cenário mais abrangente da clientela.

Exemplo de público-alvo: Jovens, com idade entre 20 e 25, estão no ensino superior, possuem renda entre R$ 1000,00 e R$ 2000,00 e tem interesse em comidas naturais e saudáveis.

Exemplo de persona: João, tem 23 anos, é engenheiro civil recém-formado, gosta de praticar esportes e cuidar da saúde, está sempre buscando melhorar seu físico e por isso sempre busca nutricionistas que o indiquem as melhores dietas, e com isso, quando sai de casa, sempre busca restaurantes com comidas naturais e saudáveis.

Como identificar seu público-alvo?

A identificação do público-alvo pode ser feita de diversas maneiras. Os caminhos mais comuns são: 

A verificação dos leads e clientes já recebidos, compilando as suas informações;

Análises e pesquisa de mercado que são capazes de fazer essa identificação até mesmo antes do lançamento do devido produto ou serviço a ser vendido.

Nesse contexto, é importante falar sobre a análise de mercado, que também pode ser chamada de captação de informações de mercado: ela busca determinar a demanda dos clientes, muitas vezes utilizando o público-alvo como objeto de estudo, de forma a entender as viabilidades de certos empreendimentos. Além disso, costuma-se analisar o cenário, a concorrência e os fornecedores para se obter um panorama mais completo de outros pontos.

Já a pesquisa de mercado é uma ferramenta de coleta de dados, de maneira a entender o mercado e tomar decisões mais assertivas. Uma parte muito importante do processo de toda pesquisa de mercado é a compreensão do público-alvo; contudo, além disso, incorporam-se definições de objetivos, aplicações de questionários e roteiros de perguntas selecionados, de forma a se extrair o maior número de informações possíveis do público da região.

Para montar o perfil do público-alvo, é essencial coletar uma série de informações-base que sejam capazes de abranger as características gerais dos participantes desse grupo.

Geralmente, são segmentadas características comuns para traçar este perfil, como: idade, sexo, formação educacional, classe social e hábitos de consumo. Ou seja, busca-se coletar dados geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais.

Quais os benefícios da determinação do público-alvo?

Uma vez compreendido seu público-alvo, você terá um maior conhecimento de seu mercado de atuação, um melhor aproveitamento das oportunidades e conseguirá, por fim, satisfazer melhor as necessidades e desejos de seus clientes. 

Como usar o público-alvo a seu favor?

Todo esse conjunto de benefícios pode ser aproveitado por meio da aplicação de plano de ação estruturado e efetivo, onde se imponham objetivos capazes de converter as razões, motivações e dados do público-alvo em atitudes e estratégias que melhorem o desempenho da empresa.

 

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