Valeria Francabandiera Postado 27 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 27 de Julho de 2022 Hoje, montando o meu site, me vejo diante de uma encruzilhada que me fez pesquisar e estudar um pouco o assunto e achei legal postar essa dúvida que, de repente, pode ser a sua. O conjunto de consumidores de um certo produto ou empresa é o que chamamos de clientela; já o grupo que generaliza as características deste conjunto é denominado público-alvo. Com isso, este público representa a parcela da população para quem o empresário deve destinar a maior parte de seus esforços, com produtos, propagandas e meios de divulgação, visto que é dentro deste grupo que se encontram os consumidores com maior potencial de se tornarem clientes. De maneira geral, o público-alvo será capaz de retratar um grupo que tem mesmo gostos e características de consumo, e traduzirá, portanto, a sua clientela como um todo. Mas o que é persona? Cabe ressaltar que público-alvo é um conceito muitas vezes confundido erroneamente com o de persona. Persona é o termo que trata da representação e simulação de um cliente ou consumidor ideal, feita com base em dados reais de comportamentos e características. Simplificando um pouco, temos a persona como uma definição muito mais específica, enquanto, no público-alvo, temos um cenário mais abrangente da clientela. Exemplo de público-alvo: Jovens, com idade entre 20 e 25, estão no ensino superior, possuem renda entre R$ 1000,00 e R$ 2000,00 e tem interesse em comidas naturais e saudáveis. Exemplo de persona: João, tem 23 anos, é engenheiro civil recém-formado, gosta de praticar esportes e cuidar da saúde, está sempre buscando melhorar seu físico e por isso sempre busca nutricionistas que o indiquem as melhores dietas, e com isso, quando sai de casa, sempre busca restaurantes com comidas naturais e saudáveis. Como identificar seu público-alvo? A identificação do público-alvo pode ser feita de diversas maneiras. Os caminhos mais comuns são: A verificação dos leads e clientes já recebidos, compilando as suas informações; Análises e pesquisa de mercado que são capazes de fazer essa identificação até mesmo antes do lançamento do devido produto ou serviço a ser vendido. Nesse contexto, é importante falar sobre a análise de mercado, que também pode ser chamada de captação de informações de mercado: ela busca determinar a demanda dos clientes, muitas vezes utilizando o público-alvo como objeto de estudo, de forma a entender as viabilidades de certos empreendimentos. Além disso, costuma-se analisar o cenário, a concorrência e os fornecedores para se obter um panorama mais completo de outros pontos. Já a pesquisa de mercado é uma ferramenta de coleta de dados, de maneira a entender o mercado e tomar decisões mais assertivas. Uma parte muito importante do processo de toda pesquisa de mercado é a compreensão do público-alvo; contudo, além disso, incorporam-se definições de objetivos, aplicações de questionários e roteiros de perguntas selecionados, de forma a se extrair o maior número de informações possíveis do público da região. Para montar o perfil do público-alvo, é essencial coletar uma série de informações-base que sejam capazes de abranger as características gerais dos participantes desse grupo. Geralmente, são segmentadas características comuns para traçar este perfil, como: idade, sexo, formação educacional, classe social e hábitos de consumo. Ou seja, busca-se coletar dados geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. Quais os benefícios da determinação do público-alvo? Uma vez compreendido seu público-alvo, você terá um maior conhecimento de seu mercado de atuação, um melhor aproveitamento das oportunidades e conseguirá, por fim, satisfazer melhor as necessidades e desejos de seus clientes. Como usar o público-alvo a seu favor? Todo esse conjunto de benefícios pode ser aproveitado por meio da aplicação de plano de ação estruturado e efetivo, onde se imponham objetivos capazes de converter as razões, motivações e dados do público-alvo em atitudes e estratégias que melhorem o desempenho da empresa. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Victor Barros Postado 27 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 27 de Julho de 2022 1 hour ago, Valeria Francabandiera disse: Hoje, montando o meu site, me vejo diante de uma encruzilhada que me fez pesquisar e estudar um pouco o assunto e achei legal postar essa dúvida que, de repente, pode ser a sua. O conjunto de consumidores de um certo produto ou empresa é o que chamamos de clientela; já o grupo que generaliza as características deste conjunto é denominado público-alvo. Com isso, este público representa a parcela da população para quem o empresário deve destinar a maior parte de seus esforços, com produtos, propagandas e meios de divulgação, visto que é dentro deste grupo que se encontram os consumidores com maior potencial de se tornarem clientes. De maneira geral, o público-alvo será capaz de retratar um grupo que tem mesmo gostos e características de consumo, e traduzirá, portanto, a sua clientela como um todo. Mas o que é persona? Cabe ressaltar que público-alvo é um conceito muitas vezes confundido erroneamente com o de persona. Persona é o termo que trata da representação e simulação de um cliente ou consumidor ideal, feita com base em dados reais de comportamentos e características. Simplificando um pouco, temos a persona como uma definição muito mais específica, enquanto, no público-alvo, temos um cenário mais abrangente da clientela. Exemplo de público-alvo: Jovens, com idade entre 20 e 25, estão no ensino superior, possuem renda entre R$ 1000,00 e R$ 2000,00 e tem interesse em comidas naturais e saudáveis. Exemplo de persona: João, tem 23 anos, é engenheiro civil recém-formado, gosta de praticar esportes e cuidar da saúde, está sempre buscando melhorar seu físico e por isso sempre busca nutricionistas que o indiquem as melhores dietas, e com isso, quando sai de casa, sempre busca restaurantes com comidas naturais e saudáveis. Como identificar seu público-alvo? A identificação do público-alvo pode ser feita de diversas maneiras. Os caminhos mais comuns são: A verificação dos leads e clientes já recebidos, compilando as suas informações; Análises e pesquisa de mercado que são capazes de fazer essa identificação até mesmo antes do lançamento do devido produto ou serviço a ser vendido. Nesse contexto, é importante falar sobre a análise de mercado, que também pode ser chamada de captação de informações de mercado: ela busca determinar a demanda dos clientes, muitas vezes utilizando o público-alvo como objeto de estudo, de forma a entender as viabilidades de certos empreendimentos. Além disso, costuma-se analisar o cenário, a concorrência e os fornecedores para se obter um panorama mais completo de outros pontos. Já a pesquisa de mercado é uma ferramenta de coleta de dados, de maneira a entender o mercado e tomar decisões mais assertivas. Uma parte muito importante do processo de toda pesquisa de mercado é a compreensão do público-alvo; contudo, além disso, incorporam-se definições de objetivos, aplicações de questionários e roteiros de perguntas selecionados, de forma a se extrair o maior número de informações possíveis do público da região. Para montar o perfil do público-alvo, é essencial coletar uma série de informações-base que sejam capazes de abranger as características gerais dos participantes desse grupo. Geralmente, são segmentadas características comuns para traçar este perfil, como: idade, sexo, formação educacional, classe social e hábitos de consumo. Ou seja, busca-se coletar dados geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. Quais os benefícios da determinação do público-alvo? Uma vez compreendido seu público-alvo, você terá um maior conhecimento de seu mercado de atuação, um melhor aproveitamento das oportunidades e conseguirá, por fim, satisfazer melhor as necessidades e desejos de seus clientes. Como usar o público-alvo a seu favor? Todo esse conjunto de benefícios pode ser aproveitado por meio da aplicação de plano de ação estruturado e efetivo, onde se imponham objetivos capazes de converter as razões, motivações e dados do público-alvo em atitudes e estratégias que melhorem o desempenho da empresa. Poxa beselha querida, obrigado por compartilhar esse conhecimento com a gente! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Valeria Francabandiera Postado 28 de Julho de 2022 Autor Compartilhar Postado 28 de Julho de 2022 14 minutes ago, Victor Barros disse: Poxa beselha querida, obrigado por compartilhar esse conhecimento com a gente! Verdade, eu mesma me surpreendi também. Todo conhecimento é sempre bem vindo Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Nayalle OPOP Postado 28 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 28 de Julho de 2022 13 horas atrás, Valeria Francabandiera disse: Hoje, montando o meu site, me vejo diante de uma encruzilhada que me fez pesquisar e estudar um pouco o assunto e achei legal postar essa dúvida que, de repente, pode ser a sua. O conjunto de consumidores de um certo produto ou empresa é o que chamamos de clientela; já o grupo que generaliza as características deste conjunto é denominado público-alvo. Com isso, este público representa a parcela da população para quem o empresário deve destinar a maior parte de seus esforços, com produtos, propagandas e meios de divulgação, visto que é dentro deste grupo que se encontram os consumidores com maior potencial de se tornarem clientes. De maneira geral, o público-alvo será capaz de retratar um grupo que tem mesmo gostos e características de consumo, e traduzirá, portanto, a sua clientela como um todo. Mas o que é persona? Cabe ressaltar que público-alvo é um conceito muitas vezes confundido erroneamente com o de persona. Persona é o termo que trata da representação e simulação de um cliente ou consumidor ideal, feita com base em dados reais de comportamentos e características. Simplificando um pouco, temos a persona como uma definição muito mais específica, enquanto, no público-alvo, temos um cenário mais abrangente da clientela. Exemplo de público-alvo: Jovens, com idade entre 20 e 25, estão no ensino superior, possuem renda entre R$ 1000,00 e R$ 2000,00 e tem interesse em comidas naturais e saudáveis. Exemplo de persona: João, tem 23 anos, é engenheiro civil recém-formado, gosta de praticar esportes e cuidar da saúde, está sempre buscando melhorar seu físico e por isso sempre busca nutricionistas que o indiquem as melhores dietas, e com isso, quando sai de casa, sempre busca restaurantes com comidas naturais e saudáveis. Como identificar seu público-alvo? A identificação do público-alvo pode ser feita de diversas maneiras. Os caminhos mais comuns são: A verificação dos leads e clientes já recebidos, compilando as suas informações; Análises e pesquisa de mercado que são capazes de fazer essa identificação até mesmo antes do lançamento do devido produto ou serviço a ser vendido. Nesse contexto, é importante falar sobre a análise de mercado, que também pode ser chamada de captação de informações de mercado: ela busca determinar a demanda dos clientes, muitas vezes utilizando o público-alvo como objeto de estudo, de forma a entender as viabilidades de certos empreendimentos. Além disso, costuma-se analisar o cenário, a concorrência e os fornecedores para se obter um panorama mais completo de outros pontos. Já a pesquisa de mercado é uma ferramenta de coleta de dados, de maneira a entender o mercado e tomar decisões mais assertivas. Uma parte muito importante do processo de toda pesquisa de mercado é a compreensão do público-alvo; contudo, além disso, incorporam-se definições de objetivos, aplicações de questionários e roteiros de perguntas selecionados, de forma a se extrair o maior número de informações possíveis do público da região. Para montar o perfil do público-alvo, é essencial coletar uma série de informações-base que sejam capazes de abranger as características gerais dos participantes desse grupo. Geralmente, são segmentadas características comuns para traçar este perfil, como: idade, sexo, formação educacional, classe social e hábitos de consumo. Ou seja, busca-se coletar dados geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. Quais os benefícios da determinação do público-alvo? Uma vez compreendido seu público-alvo, você terá um maior conhecimento de seu mercado de atuação, um melhor aproveitamento das oportunidades e conseguirá, por fim, satisfazer melhor as necessidades e desejos de seus clientes. Como usar o público-alvo a seu favor? Todo esse conjunto de benefícios pode ser aproveitado por meio da aplicação de plano de ação estruturado e efetivo, onde se imponham objetivos capazes de converter as razões, motivações e dados do público-alvo em atitudes e estratégias que melhorem o desempenho da empresa. Que conteúdo maravilhoso, amei as informações! Gratidão por compartilhar conosco. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Valeria Francabandiera Postado 28 de Julho de 2022 Autor Compartilhar Postado 28 de Julho de 2022 31 minutes ago, Nayalle OPOP disse: Que conteúdo maravilhoso, amei as informações! Gratidão por compartilhar conosco. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Valeria Francabandiera Postado 29 de Julho de 2022 Autor Compartilhar Postado 29 de Julho de 2022 Obrigada Nayalle. Precisando de dicas, estamos aqui Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
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