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Esqueça seu calendário de postagens!


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Calma! Se você já tem um calendário editorial pronto e tá dando certo pra você, excelente. Segue o plano.

Mas, infelizmente, essa não é a realidade da maioria. Inclusive eu mesmo passava pelo perrengue da desorganização, principalmente durante o onboarding de novos clientes e transição de ciclos de produção (pós ação de vendas).

Vê se você se identifica com a seguinte situação:

Chega um cliente novo e você já faz o planejamento do projeto: o que vai ser vendido, quando e como. Quando você parte pra produção de conteúdo, existe um grande dilema:

Por um lado, você pode fazer um planejamento boladão-2.0-ultra-mega-cabuloso-motherfucker-plus-platinum com todas as postagens da hora que a produção começa até o fim do primeiro ciclo de vendas (dali 30, 45 ou 60 dias). Mas quando você faz isso, você fica extremamente apegado àquele planejamento (deu trabalho, poxa) e extremamente resistente à introdução de novas pautas e alterações significativas.

Por outro lado, você planeja só uma semana e deixa pra fazer o seguinte uns 5 dias depois, fazendo uma análise das postagens anteriores e deixando a grade bem mais flexível. Mas aí você pode ficar totalmente sujeito aos problemas do dia a dia e comprometer sua produção; inclusive, já aconteceu de ter dias sem postagem justamente porque seu especialista é quadradão e você não tinha um plano B pra apresentar pra ele.

Quote

E agora, José?

Obviamente eu não estou falando de você. Eu nem te conheço.

Eu estou falando de mim. Eu perdi a conta de quantas vezes isso aconteceu comigo. Eu sou uma pessoa muito metódica, então era muito difícil pra mim encontrar um meio termo entre “deixa a vida me levar” e “vai ser assim e pronto”.

Mas esse post tem um final feliz. Eu encontrei uma solução, e vim aqui pra compartilhar contigo. Vai que ela te ajuda também, né não!

Essa solução foi substituir o calendário editorial por um FRAMEWORK de postagens.

FRAMEWORK em inglês é “estrutura”. Então você não vai nem finalizar o prédio e nem deixar só o terreno preparado: você vai deixar o negócio mais ou menos encaminhado pra conseguir ter maleabilidade sem abrir mão das suas editorias.

Esse Framework consiste na definição de parâmetros-chave para cada dia da semana, levando em consideração as especificidades do seu nicho. Esses parâmetros são 4:

1️⃣ Rede social: em qual rede social vai ser aquela postagem?

2️⃣ Formato: qual vai ser o formato da postagem: vai ser um story, um carrossel, um reels, um shorts, um vídeo raiz?

3️⃣ Etapa do funil: com qual etapa do funil você conversa, ou seja, você quer conversar com pessoas em qual nível de consciência?

4️⃣ Editoria: qual a temática daquela postagem, isto é, em qual assunto que você aborda no seu perfil ela se encaixa?

Uma vez que você defina esses parâmetros de forma fixa, você tem a liberdade de definir os temas semana a semana (aproveitando as pautas quentes e as novas ideias que surgirem) sem correr o risco de sair do seu escopo de produção.

Quote

“Mas John, vamos trabalhar com um exemplo: eu trabalho com confeitaria, e aí eu vou deixar fixo que, toda segunda, vai ter um carrossel de receita no Instagram, topo de funil, na editoria “mão na massa”. Não vai ficar previsível pra minha audiência que toda segunda eu posto algo parecido?”

E aí eu te devolvo a pergunta: você, como consumidor de conteúdo, percebe esses movimentos dos produtores?

Muito provavelmente a sua resposta é não. Mas caso você diga sim, que você acompanha cada segundo de todo mundo que você segue e consegue prever as editorias, eu te pergunto: isso faz com que elas percam o efeito? Ou você acaba consumindo de qualquer maneira? Pense nisso.

Esse framework é uma planilha bem simples que eu disponibilizo pros meus alunos de mentoria. Eu trouxe ela aqui anexada pra você usar e ver se funciona pra sua realidade. Não esquece de voltar aqui depois e me dizer se funfou 😉

Bj do John ⬇️

MPED - Framework de Produção.xlsx

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  • 7 meses depois ...
On 27/07/2022 at 13:15, John Simon disse:

Calma! Se você já tem um calendário editorial pronto e tá dando certo pra você, excelente. Segue o plano.

Mas, infelizmente, essa não é a realidade da maioria. Inclusive eu mesmo passava pelo perrengue da desorganização, principalmente durante o onboarding de novos clientes e transição de ciclos de produção (pós ação de vendas).

Vê se você se identifica com a seguinte situação:

Chega um cliente novo e você já faz o planejamento do projeto: o que vai ser vendido, quando e como. Quando você parte pra produção de conteúdo, existe um grande dilema:

Por um lado, você pode fazer um planejamento boladão-2.0-ultra-mega-cabuloso-motherfucker-plus-platinum com todas as postagens da hora que a produção começa até o fim do primeiro ciclo de vendas (dali 30, 45 ou 60 dias). Mas quando você faz isso, você fica extremamente apegado àquele planejamento (deu trabalho, poxa) e extremamente resistente à introdução de novas pautas e alterações significativas.

Por outro lado, você planeja só uma semana e deixa pra fazer o seguinte uns 5 dias depois, fazendo uma análise das postagens anteriores e deixando a grade bem mais flexível. Mas aí você pode ficar totalmente sujeito aos problemas do dia a dia e comprometer sua produção; inclusive, já aconteceu de ter dias sem postagem justamente porque seu especialista é quadradão e você não tinha um plano B pra apresentar pra ele.

Obviamente eu não estou falando de você. Eu nem te conheço.

Eu estou falando de mim. Eu perdi a conta de quantas vezes isso aconteceu comigo. Eu sou uma pessoa muito metódica, então era muito difícil pra mim encontrar um meio termo entre “deixa a vida me levar” e “vai ser assim e pronto”.

Mas esse post tem um final feliz. Eu encontrei uma solução, e vim aqui pra compartilhar contigo. Vai que ela te ajuda também, né não!

Essa solução foi substituir o calendário editorial por um FRAMEWORK de postagens.

FRAMEWORK em inglês é “estrutura”. Então você não vai nem finalizar o prédio e nem deixar só o terreno preparado: você vai deixar o negócio mais ou menos encaminhado pra conseguir ter maleabilidade sem abrir mão das suas editorias.

Esse Framework consiste na definição de parâmetros-chave para cada dia da semana, levando em consideração as especificidades do seu nicho. Esses parâmetros são 4:

1️⃣ Rede social: em qual rede social vai ser aquela postagem?

2️⃣ Formato: qual vai ser o formato da postagem: vai ser um story, um carrossel, um reels, um shorts, um vídeo raiz?

3️⃣ Etapa do funil: com qual etapa do funil você conversa, ou seja, você quer conversar com pessoas em qual nível de consciência?

4️⃣ Editoria: qual a temática daquela postagem, isto é, em qual assunto que você aborda no seu perfil ela se encaixa?

Uma vez que você defina esses parâmetros de forma fixa, você tem a liberdade de definir os temas semana a semana (aproveitando as pautas quentes e as novas ideias que surgirem) sem correr o risco de sair do seu escopo de produção.

E aí eu te devolvo a pergunta: você, como consumidor de conteúdo, percebe esses movimentos dos produtores?

Muito provavelmente a sua resposta é não. Mas caso você diga sim, que você acompanha cada segundo de todo mundo que você segue e consegue prever as editorias, eu te pergunto: isso faz com que elas percam o efeito? Ou você acaba consumindo de qualquer maneira? Pense nisso.

Esse framework é uma planilha bem simples que eu disponibilizo pros meus alunos de mentoria. Eu trouxe ela aqui anexada pra você usar e ver se funciona pra sua realidade. Não esquece de voltar aqui depois e me dizer se funfou 😉

Bj do John ⬇️

MPED - Framework de Produção.xlsx 730.25 kB · 26 downloads

John, muito obrigada por disponibilizar sua ferramenta.

Beijoooo

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