Jump to content

Como demitir um cliente? Preciso da experiência de vocês


Recommended Posts

Preciso demitir uma cliente e não sei muito bem como fazer isso.

Já atuo como estrategista a algum tempo, no mês passado fechei uma cliente que era conhecida minha e ela pareceu super disposta, acertamos tudo, ela pagou adiantado e iniciamos o planejamento.

 

Fazemos reunião semanal pra ajustar o planejamento e tirar dúvidas que possam surgir. Além disso, sempre deixei claro que o planejamento existe pra ser seguido, mas que em alguns casos é compreensível que seja necessário fugir do planejado.

 

Ela pareceu aceitar, mas desde a primeira semana ela tenta postar coisas que fogem do planejamento, quer postar coisas pessoais a todo momento pq acredita que se não for assim o Instagram dela perde a essência, mas também não quer que isso entre em um planejamento, pq quer postar quando der vontade. 🤦

Tentei explicar por diversas vezes, mas ela disse que não estou levando em conta o lado dela de que não tem o mesmo conhecimento que eu.🧐

 

Enfim, pra minha sanidade mental, decidi que irei encerrar as atividades, já que não fizemos contrato e tem apenas 1 mês.

 

Qual a melhor forma de fazer isso? 🤔

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Juliana Assis disse:

Preciso demitir uma cliente e não sei muito bem como fazer isso.

Já atuo como estrategista a algum tempo, no mês passado fechei uma cliente que era conhecida minha e ela pareceu super disposta, acertamos tudo, ela pagou adiantado e iniciamos o planejamento.

 

Fazemos reunião semanal pra ajustar o planejamento e tirar dúvidas que possam surgir. Além disso, sempre deixei claro que o planejamento existe pra ser seguido, mas que em alguns casos é compreensível que seja necessário fugir do planejado.

 

Ela pareceu aceitar, mas desde a primeira semana ela tenta postar coisas que fogem do planejamento, quer postar coisas pessoais a todo momento pq acredita que se não for assim o Instagram dela perde a essência, mas também não quer que isso entre em um planejamento, pq quer postar quando der vontade. 🤦

Tentei explicar por diversas vezes, mas ela disse que não estou levando em conta o lado dela de que não tem o mesmo conhecimento que eu.🧐

 

Enfim, pra minha sanidade mental, decidi que irei encerrar as atividades, já que não fizemos contrato e tem apenas 1 mês.

 

Qual a melhor forma de fazer isso? 🤔

Fala a verdade, explicar como funciona teu trabalho com estrategista  e precisa seguir com o planejado. Sei que é difícil esse tipo de conversa, mas ser transparente nesse processo é o mais justo, até para teu próprio trabalho. 

 

Bem complicado você planejar e o cliente falar que vai “postar quando der vontade”. Tá tomando teu tempo e prejudicando tua saúde mental como você mencionou. Fala logo enquanto é tempo!

 

obs: tipo de situação que vai te ajudar na escolha dos próximos clientes 😉

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Pois é, @Rick de Melo , tivemos uma longa conversa hoje pela manhã e senti ela 100% na defensiva.

Em todas nossas reuniões eu sempre perguntava quais as maiores dificuldades dela durante aquela semana, se ela queria me passar algo pra ajustar, se tinha alguma dúvida e era muito raro ela se posicionar. Aí hoje me disse que eu não estou olhando o lado dela de quem não conhece o assunto e que se ela está me pagando, é claro que ela está disposta.

Esse pensamento de "já estou fazendo minha parte pq estou te pagando" é completamente desanimador.

Essa imagem é exatamente a sensação que tenho em casos como esse.

Mas muito obrigada pela sua resposta, tentarei ser o mais clara e objetiva possível. 🐝373878204_WhatsAppImage2022-07-26at13_27.38(1).thumb.jpeg.baf6d8ab6f4786e768c5f0b7f27c7b25.jpeg

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, demitir cliente é uma decisão difícil, porque ninguém quer abrir mão néam? 💰
Mas todas as vezes em que precisei demitir, mesmo relutando, depois que eu fiz percebi que foi a melhor coisa

Nada vale meu sono e minha dor de cabeça. Uma coisa é você ter trabalho pra fazer o trabalho, e outra coisa é você ter trabalho porque o cliente não entende o trabalho! 

E eu sempre digo por aqui, que tem cliente que não está pronto para ter alguém gerenciando as redes dele, ele quer fazer do jeito dele e depois vai reclamar que o resultado nao vem. Gata, não vale o stress. Seja sincera e diga que a sua forma de trabalhar não está dando match com o que ela precisa nesse momento e que você não é a pessoa certa para isso.

Sucesso pra você! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Ju, jóia? 😃

Te falar como faço por aqui.

Essa politica de demissão de cliente eu ja aplico a alguns anos, e vou te contar: quando se tornar natural para você, seu crescimento vai ser incrível.🤑

Antes de tudo, o ideal é você sempre fazer reuniões de alinhamentos de expectativas. Algo que pode diminuir esses casos de reuniões para realinhar, é você fazer um bom Onboarding com esse cliente novo entrando. Ele sabendo onde está, o que precisa fazer e onde será o ponto B dele ao fazer o que você pede (e ao não fazer, tambem). 

Lembre-se que para cliente precisamos ser o mais explícito, repetitido e falar muito o básico de fato. Justamente pela falta de conhecimento deles. Usa sempre o gatilho mental da razão com eles, mostrando o motivo das tuas solicitações e o que ocorre ao haver furos.

Feito isso, você pode encarar esse limão que ela ta te dando e fazer uma limonada. Me pareceu que ela gosta de ter as coisas sob controle, teste um planejamento seu onde você vai justamente contar com isso.

Deixe espaços para participações dela, onde ela terá a responsabilidade de definir como será. Se ela furar, terá o sentimento de vergonha, se fizer, vai se orgulhar e seu planejamento vai conseguir seguir sem prejuizos.

Se mesmo após tudo isso, você ainda não sentir o match entre vocês, o cenário ideal é uma reunião pra entrega de todas as ações e seus números até ai e a solicitação de findar a parceria. Eu ofereceria 15 dias ainda de trabalho para ela ter tempo de encontrar um novo profissional para substituir.

Boa sorte, não desanima. Não foi a primeira e não será a última! Vá criando casca. 

Pra cima! 

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutes ago, Giselle J Leicht disse:

Cara, demitir cliente é uma decisão difícil, porque ninguém quer abrir mão néam? 💰
Mas todas as vezes em que precisei demitir, mesmo relutando, depois que eu fiz percebi que foi a melhor coisa

Nada vale meu sono e minha dor de cabeça. Uma coisa é você ter trabalho pra fazer o trabalho, e outra coisa é você ter trabalho porque o cliente não entende o trabalho! 

E eu sempre digo por aqui, que tem cliente que não está pronto para ter alguém gerenciando as redes dele, ele quer fazer do jeito dele e depois vai reclamar que o resultado nao vem. Gata, não vale o stress. Seja sincera e diga que a sua forma de trabalhar não está dando match com o que ela precisa nesse momento e que você não é a pessoa certa para isso.

Sucesso pra você! 

Pois é, hoje trabalho na CLT e atendo alguns clientes como freelancer, mesmo assim é um valor que faz diferença, não é mesmo? haha

Mas é isso da forma como está indo não vai ter resultado pra ela, e nem pra mim, na verdade.

 

Ainda mais depois da conversa que tivemos hoje, a forma como ela falou me deixou extremamente desconfortável. 

 

Mas é isso, não é a primeira cliente, mas é a primeira demissão e bora prospectar clientes que deem o famoso match hahaha

 

Muito obrigada, @Giselle J Leicht 🐝

Link para compartilhar
Share on other sites

Oiee, tudo joia e você?

 

Então, como sempre fazemos reunião, eu sempre falo com ela sobre o motivo dos ajustes no conteúdo e até já coloquei ela pra analisar alguns dados comigo pra entender melhor a forma como eu vejo o instagram, sabe?

Falo sempre pra ela que óbvio precisa ser dito, tanto eu falando pra ela, quanto ela pros possíveis clientes.

Mas logo após a reunião de estratégia, ela foi falar com uma conhecida minha que ela jamais abriria mão de postar foto com o namorado quando ela quisesse, eu soube disso e ainda assim dei andamento, fora ela ter atrasado o pagamento, os prazos de entrega, entre outras coisas.

Então preciso assumir meu erro de dar continuidade no trabalho.

Mas era por um bom motivo, queria fazer parte da formação hahaha e apesar dos pesares, valeu a pena 

 

Muito obrigada pelo seu relato e agora é buscar o match

Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Juliana Assis disse:

Preciso demitir uma cliente e não sei muito bem como fazer isso.

Já atuo como estrategista a algum tempo, no mês passado fechei uma cliente que era conhecida minha e ela pareceu super disposta, acertamos tudo, ela pagou adiantado e iniciamos o planejamento.

 

Fazemos reunião semanal pra ajustar o planejamento e tirar dúvidas que possam surgir. Além disso, sempre deixei claro que o planejamento existe pra ser seguido, mas que em alguns casos é compreensível que seja necessário fugir do planejado.

 

Ela pareceu aceitar, mas desde a primeira semana ela tenta postar coisas que fogem do planejamento, quer postar coisas pessoais a todo momento pq acredita que se não for assim o Instagram dela perde a essência, mas também não quer que isso entre em um planejamento, pq quer postar quando der vontade. 🤦

Tentei explicar por diversas vezes, mas ela disse que não estou levando em conta o lado dela de que não tem o mesmo conhecimento que eu.🧐

 

Enfim, pra minha sanidade mental, decidi que irei encerrar as atividades, já que não fizemos contrato e tem apenas 1 mês.

 

Qual a melhor forma de fazer isso? 🤔

Não tenho nada técnico pra te falar igual os amigos aqui de mais experiência, mas eu iria pela linha da transparência. Jogaria a real e é sobre isso! Ninguém é obrigado e ela tem que entender. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...