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Oi povo! Alguém por aqui pode me ajudar e dizer o que normalmente é colocado dentro de um relatório para apresentação dos resultados e métricas para o cliente? Onde vocês costumam fazer e qual a frequência dessa apresentação?

Sei que o Paulo vai abordar essa temática na formação, mas enquanto isso se alguém puder dar um help eu agradeço 🤓

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Oi Carol!

Faço no Canva e geralmente eu coloco:

- O comparativo de todas as métricas com o mês anterior (prints do Facebook Business Suite mesmo) e um descritivo do que significa cada uma delas;

- Avaliação da quantidade de visitas no perfil e a conversão em novos seguidores dentro do período, para entender se existe algo no perfil que precise ser ajustado. (Sempre que proponho alguma alteração, no mês seguinte avaliamos a performance, mas o ideal é que sempre seja alterado um ou dois parâmetros apenas, para entender bem onde o problema está acontecendo.)

- Avaliação sobre o faturamento do mês e análise do tráfego que foi feito do Instagram para o site, no caso de clientes que tem produto físico. (No começo eu não fazia isso e me ajudou muito a trazer maior percepção de valor para o meu trabalho, uma vez que o engajamento pode até não ter aumentado tanto quanto o cliente esperava, mas se converteu em vendas, é o que vai fazer os olhos dele brilharem.)

- Conteúdos que melhor performaram e faço uma análise detalhada de cada um, mostrando como podemos replicar alguns pontos nos posts do próximo mês.

- Ajustes na linha editorial para o próximo mês, para alinhar cada vez mais ao objetivo do cliente. Por exemplo, uma dermatologista que eu atendo já não quer mais lotar agenda, agora quer ganhar visibilidade como autoridade no mercado, então estamos ajustando os conteúdos com esse propósito.

- Gráfico do alcance e um checklist dos objetivos que foram traçados no início do contrato, para sempre deixar claro para o cliente que o perfil está se desenvolvendo.

Acho importante manter a frequência mensal pq as pessoas não tem real noção do impacto do nosso trabalho. Apresentar em uma reunião explicando ponto a ponto faz toda diferença.

Se quiser um modelo, me chama no @mayla.dornas que a gente troca mais ideia! 

Beijos!

Editado por Mayla Cristina Fernandes Dornas
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2 horas atrás, Mayla Cristina Fernandes Dornas disse:

Oi Carol!

Faço no Canva e geralmente eu coloco:

- O comparativo de todas as métricas com o mês anterior (prints do Facebook Business Suite mesmo) e um descritivo do que significa cada uma delas;

- Avaliação da quantidade de visitas no perfil e a conversão em novos seguidores dentro do período, para entender se existe algo no perfil que precise ser ajustado. (Sempre que proponho alguma alteração, no mês seguinte avaliamos a performance, mas o ideal é que sempre seja alterado um ou dois parâmetros apenas, para entender bem onde o problema está acontecendo.)

- Avaliação sobre o faturamento do mês e análise do tráfego que foi feito do Instagram para o site, no caso de clientes que tem produto físico. (No começo eu não fazia isso e me ajudou muito a trazer maior percepção de valor para o meu trabalho, uma vez que o engajamento pode até não ter aumentado tanto quanto o cliente esperava, mas se converteu em vendas, é o que vai fazer os olhos dele brilharem.)

- Conteúdos que melhor performaram e faço uma análise detalhada de cada um, mostrando como podemos replicar alguns pontos nos posts do próximo mês.

- Ajustes na linha editorial para o próximo mês, para alinhar cada vez mais ao objetivo do cliente. Por exemplo, uma dermatologista que eu atendo já não quer mais lotar agenda, agora quer ganhar visibilidade como autoridade no mercado, então estamos ajustando os conteúdos com esse propósito.

- Gráfico do alcance e um checklist dos objetivos que foram traçados no início do contrato, para sempre deixar claro para o cliente que o perfil está se desenvolvendo.

Acho importante manter a frequência mensal pq as pessoas não tem real noção do impacto do nosso trabalho. Apresentar em uma reunião explicando ponto a ponto faz toda diferença.

Se quiser um modelo, me chama no @mayla.dornas que a gente troca mais ideia! 

Beijos!

Muito obrigada por essa resposta tão completa Mayla!! Já estou te seguindo para que a gente possa fazer essa troca 🙂

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Postado

Eu vejo muita gente usando o Google Data Studio, mas confesso que acho um pouco complexo.

Eu não sei se o Paulo recomendaria, mas eu uso uma plataforma que gera relatórios automáticos. Ela puxa automaticamente os dados do Instagram e do Facebook, ela se chama Dashgoo.

Facilita demais a minha vida, porque eu gero relatórios pra 8 clientes de tráfego pago toda semana e usando essa plataforma eu consigo fazer de forma rápida e otimizada. É uma plataforma paga, mas o tempo que me economiza compensa MUITO.

Nessa plataforma você pode montar manualmente o relatório com as informações que você quer (e ele vai se atualizando sozinho, conforme você for mudando as datas) ou você pode usar modelos que a própria plataforma fornece.

Vou deixar um exemplo de relatório da minha própria conta, de um modelo pronto deles: https://relatorio.digital/2IzYkVmYjRTOyMzMaRDMwYzYsZGZ0EWZ.html# (eu levei uns 2 minutos pra gerar e por aqui de exemplo)

 

Eu tenho apenas uma cliente de estratégia de conteúdo no momento, mas a gente ainda não começou o trabalho, então não precisei gerar relatórios pra ela até agora, mas eu simplesmente amei a maneira que a @Mayla Cristina Fernandes Dornas faz e vou usar como inspiração o relatório dela pra complementar o que a plataforma já gera.

 

Obs. Eu não ganho nada indicando essa plataforma, só indico porque ela real me economizou umas 8 horas semanais de trabalho 🤣

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6 minutes ago, Rosiméri Gerlach disse:

Eu vejo muita gente usando o Google Data Studio, mas confesso que acho um pouco complexo.

Eu não sei se o Paulo recomendaria, mas eu uso uma plataforma que gera relatórios automáticos. Ela puxa automaticamente os dados do Instagram e do Facebook, ela se chama Dashgoo.

Facilita demais a minha vida, porque eu gero relatórios pra 8 clientes de tráfego pago toda semana e usando essa plataforma eu consigo fazer de forma rápida e otimizada. É uma plataforma paga, mas o tempo que me economiza compensa MUITO.

Nessa plataforma você pode montar manualmente o relatório com as informações que você quer (e ele vai se atualizando sozinho, conforme você for mudando as datas) ou você pode usar modelos que a própria plataforma fornece.

Vou deixar um exemplo de relatório da minha própria conta, de um modelo pronto deles: https://relatorio.digital/2IzYkVmYjRTOyMzMaRDMwYzYsZGZ0EWZ.html# (eu levei uns 2 minutos pra gerar e por aqui de exemplo)

 

Eu tenho apenas uma cliente de estratégia de conteúdo no momento, mas a gente ainda não começou o trabalho, então não precisei gerar relatórios pra ela até agora, mas eu simplesmente amei a maneira que a @Mayla Cristina Fernandes Dornas faz e vou usar como inspiração o relatório dela pra complementar o que a plataforma já gera.

 

Obs. Eu não ganho nada indicando essa plataforma, só indico porque ela real me economizou umas 8 horas semanais de trabalho 🤣

Adorei essa indicação!!! Abri o link e achei os dados todos muito claros.

Vou dar uma olhada mais afundo nesse site. Pena que tu não ganha 😂

Postado
20 minutes ago, Rosiméri Gerlach disse:

Eu vejo muita gente usando o Google Data Studio, mas confesso que acho um pouco complexo.

Eu não sei se o Paulo recomendaria, mas eu uso uma plataforma que gera relatórios automáticos. Ela puxa automaticamente os dados do Instagram e do Facebook, ela se chama Dashgoo.

Facilita demais a minha vida, porque eu gero relatórios pra 8 clientes de tráfego pago toda semana e usando essa plataforma eu consigo fazer de forma rápida e otimizada. É uma plataforma paga, mas o tempo que me economiza compensa MUITO.

Nessa plataforma você pode montar manualmente o relatório com as informações que você quer (e ele vai se atualizando sozinho, conforme você for mudando as datas) ou você pode usar modelos que a própria plataforma fornece.

Vou deixar um exemplo de relatório da minha própria conta, de um modelo pronto deles: https://relatorio.digital/2IzYkVmYjRTOyMzMaRDMwYzYsZGZ0EWZ.html# (eu levei uns 2 minutos pra gerar e por aqui de exemplo)

 

Eu tenho apenas uma cliente de estratégia de conteúdo no momento, mas a gente ainda não começou o trabalho, então não precisei gerar relatórios pra ela até agora, mas eu simplesmente amei a maneira que a @Mayla Cristina Fernandes Dornas faz e vou usar como inspiração o relatório dela pra complementar o que a plataforma já gera.

 

Obs. Eu não ganho nada indicando essa plataforma, só indico porque ela real me economizou umas 8 horas semanais de trabalho 🤣

 

11 minutes ago, Caroline Rocha Souza de Almeida disse:

Adorei essa indicação!!! Abri o link e achei os dados todos muito claros.

Vou dar uma olhada mais afundo nesse site. Pena que tu não ganha 😂


Eu também gostei da indicação 😂

Eu vi que pertence ao mLabs! Meu receio é sempre logar em outro site que não seja o facebook business.. será que existe algum risco? 😅

Postado
18 minutes ago, Eduardo de Oliveira Rolim disse:

 


Eu também gostei da indicação 😂

Eu vi que pertence ao mLabs! Meu receio é sempre logar em outro site que não seja o facebook business.. será que existe algum risco? 😅

Sendo sincera eu não sei dizer, mas ele não pediu nenhum tipo de senha e nem login do instagram, apenas pediu uma autorização pra logar no facebook.

Postado (edited)

Olá, @Caroline Rocha Souza de Almeida

Eu analiso os itens abaixo:👇

Evolução em comparação ao mês anterior ou ultimo 3 meses - Numero e %
Seguidores
Alcance
Frequência
Interações
Salvamentos
Engajamento
Cliques

Top, melhores 6 POST do mês ao nível de alcance e engajamento
Analise os TOP POST e descreva os insights; O que tem de semelhante entre eles, que proporcionou uma melhor performance?
>> Horario, desing, cores, assunto e etc?

Top, piores 6 POST do mês ao nível de alcance e engajamento
Analise os TOP POST e descreva os insights; O que tem de diferente que eles, proporcionou uma pior performance?
>> Horario, desing, cores, assunto e etc?

>> O mesmo se repete para os stories e demais plataformas, lembrando que cada plataforma tem nomes de métricas diferentes.

Para quem investe em tráfego e/ou tem produto, seja perpetuo ou lançamentos.

Eu faço:

Análise do investimento x retorno de acordo com cada objetivo de campanha.

Mapeamento das palavras-chave utilizadas pelo expert.
Evolução em comparação ao mês anterior ou últimos 3 meses - Numero e %
Quantidade de pesquisa
Valor do CPC

Pesquiso sobre os temas da linha editorial, para trazer como insight os assuntos mais comentados como sugestão de conteúdo.

E no final como ação e alinhamento de expectativa com o cliente.

Escrevo ações para o próximo mês:
>> O que não funcionou e devemos parar de fazer?
>> O que funcionou e devemos continuar fazendo?
>> Quais as oportunidade que devemos testar/começar a fazer?

Editado por Raquel de Sousa Santos
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Postado

Gente que demais vocês já estarem discutindo isso por aqui! Eu ainda não aprendi a analisar métricas direito, mesmo tendo feito outros cursos antes dessa formação. Ninguém nunca abordou.

Desde fevereiro contratei profissionais para me ajudar no insta, tanto uma mídia como uma tráfego pago e não recebo nenhum relatório. Tô em choque aqui! Quero salvar esse post todo, será que dá?

Muito bom conhecer outras profissionais, tô aqui pra evoluir e dar mais conta dos resultados mesmo, mas desejo ter sempre mais gente pensando junto comigo daqui pra frente. Sempre trabalhei sozinha e ando com uma necessidade grande de troca em equipe.

A gente cresce muito mais!

Postado
13 horas atrás, Raquel de Sousa Santos disse:

Olá, @Caroline Rocha Souza de Almeida

Eu analiso os itens abaixo:👇

Evolução em comparação ao mês anterior ou ultimo 3 meses - Numero e %
Seguidores
Alcance
Frequência
Interações
Salvamentos
Engajamento
Cliques

Top, melhores 6 POST do mês ao nível de alcance e engajamento
Analise os TOP POST e descreva os insights; O que tem de semelhante entre eles, que proporcionou uma melhor performance?
>> Horario, desing, cores, assunto e etc?

Top, piores 6 POST do mês ao nível de alcance e engajamento
Analise os TOP POST e descreva os insights; O que tem de diferente que eles, proporcionou uma pior performance?
>> Horario, desing, cores, assunto e etc?

>> O mesmo se repete para os stories e demais plataformas, lembrando que cada plataforma tem nomes de métricas diferentes.

Para quem investe em tráfego e/ou tem produto, seja perpetuo ou lançamentos.

Eu faço:

Análise do investimento x retorno de acordo com cada objetivo de campanha.

Mapeamento das palavras-chave utilizadas pelo expert.
Evolução em comparação ao mês anterior ou últimos 3 meses - Numero e %
Quantidade de pesquisa
Valor do CPC

Pesquiso sobre os temas da linha editorial, para trazer como insight os assuntos mais comentados como sugestão de conteúdo.

E no final como ação e alinhamento de expectativa com o cliente.

Escrevo ações para o próximo mês:
>> O que não funcionou e devemos parar de fazer?
>> O que funcionou e devemos continuar fazendo?
>> Quais as oportunidade que devemos testar/começar a fazer?

Raqueeel muito obrigada por essa contribuição!! Agregou muito aqui!! As coisas estão começando a ficar mais claras 🙏🏽

Postado
9 horas atrás, Milena Celli disse:

Gente que demais vocês já estarem discutindo isso por aqui! Eu ainda não aprendi a analisar métricas direito, mesmo tendo feito outros cursos antes dessa formação. Ninguém nunca abordou.

Desde fevereiro contratei profissionais para me ajudar no insta, tanto uma mídia como uma tráfego pago e não recebo nenhum relatório. Tô em choque aqui! Quero salvar esse post todo, será que dá?

Muito bom conhecer outras profissionais, tô aqui pra evoluir e dar mais conta dos resultados mesmo, mas desejo ter sempre mais gente pensando junto comigo daqui pra frente. Sempre trabalhei sozinha e ando com uma necessidade grande de troca em equipe.

A gente cresce muito mais!

Sabe que o que eu mais sinto falta em cursos e justamente a falta dessa abordagem dos processos para desenvolver um trabalho (começo, meio e fim). 

Dificilmente se fala em prospecão, precificação, proposta, contrato, relatórios...

Amém que agora vamos ter essa formação que vai abordar cada parte do fluxo de trabalho!!

Também trabalho sozinha e tenho essa necessidade de conversas com outras pessoas da área Milena. Essa comunidade tem ajudado muito!!!

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16 minutes ago, Caroline Rocha Souza de Almeida disse:

Sabe que o que eu mais sinto falta em cursos e justamente a falta dessa abordagem dos processos para desenvolver um trabalho (começo, meio e fim). 

Dificilmente se fala em prospecão, precificação, proposta, contrato, relatórios...

Amém que agora vamos ter essa formação que vai abordar cada parte do fluxo de trabalho!!

Também trabalho sozinha e tenho essa necessidade de conversas com outras pessoas da área Milena. Essa comunidade tem ajudado muito!!!

Exatamente guria.  Tudo é tão complexo no digital, são tantos detalhes! 

Mas agora vai. UHULLLL haahaah

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