Jump to content

Recommended Posts

Beselha, eu nunca procurei um profissional pra ver se eu tinha esse diagnóstico de TDAH, porem tenho alguns sintomas e faço algumas coisas pra melhorar, como:

Criei uma rotina matinal, onde medito e evito pegar no celular até depois de tomar meu café da manha.

Quando tenho alguma tarefa, tiro o som e as notificações tambem.

Eu particularmente não consigo fazer nada com musica, entao procuro um lugar super silencioso.

Editado por Victor Barros
  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Ana Carolina Encinas Brandão Mendes disse:

Alguém aí portador de TDAH? Vamos nos ajudar!

Deixe dicas que podem ajudar na hora da concentração para produzir algo...

Duas coisas me ajudam demais:

* 15 minutos de sol todo dia de manhã;

* Ouvir qualquer musica da Enya na hora de produzir algo.

Oiiii, eu tenho Bipolaridade e alguns sintomas são semelhantes por motivos diferentes. Respiração é muito importante, medicação, acompanhamento psicológico em dia. São coisas que funcionam bem para mim.

E o bônus: Escreva... escreva tudo que sente... Eu tenho um diário de sentimentos digamos assim, que anoto tudo. Não precisa fazer lógica ou sentido só é catártico sabe.

Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutes ago, Victor Barros disse:

Beselha, eu nunca procurei um profissional pra ver se eu tinha esse diagnóstico de TDAH, porem tenho alguns sintomas e faço algumas coisas pra melhorar, como:

Criei uma rotina matinal, onde medito e evito pegar no celular até depois de tomar meu café da manha.

Quando tenho alguma tarefa, tiro o som e as notificações tambem.

Eu particularmente não consigo fazer nada com musica, entao procuro um lugar super silencioso.

Existem muitos sintomas variados, em cada pessoa pode apresentar de uma forma! Pra mim confesso que foi libertador o diagnóstico.

A meditação não me ajudou muito! kkk Fiquei mais ansiosa. Evitar pegar no celular logo ao acordar foi ótimo por aqui também! 

Quanto à música, tenho uma relação meio engraçada, já que depende muito do que irei fazer! Por exemplo, para fazer planejamento ou montar estratégia, não consigo nenhum barulho, agora quando vou editar ou escrever um texto, ela me ajuda demais na concentração! Coisas de TDAH! kkk

Link para compartilhar
Share on other sites

54 minutes ago, Roseanny Alessandra Accorsi Alves Lima disse:

@Ana Carolina Encinas Brandão Mendes Eu adoraria ajudar, por isso encontrei um artigo interessante sobre técnicas de concentração para TDAH espero que possa ter contribuido:
https://apsiquiatra.com.br/tdah-em-adultos/

Ótimo @Roseanny Alessandra Accorsi Alves Lima!! Isso pode ajudar muitas pessoas! Obrigada por contribuir!

Link para compartilhar
Share on other sites

51 minutes ago, Kabrine Aparecida Vargas disse:

Oiiii, eu tenho Bipolaridade e alguns sintomas são semelhantes por motivos diferentes. Respiração é muito importante, medicação, acompanhamento psicológico em dia. São coisas que funcionam bem para mim.

E o bônus: Escreva... escreva tudo que sente... Eu tenho um diário de sentimentos digamos assim, que anoto tudo. Não precisa fazer lógica ou sentido só é catártico sabe.

Oiie!

Realmente, alguns sintomas são bem semelhantes.

Escrever me ajuda demais também, mas principalmente porque não consigo lembrar com facilidade das coisas, então preciso deixar tudo anotadinho!

Quanto a escrever sobre os sentimentos, achei super interessante! Deveríamos todos fazer isso, né!? Com certeza dá mais clareza e facilita na hora de lidarmos com eles!

Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutes ago, Ana Carolina Encinas Brandão Mendes disse:

Existem muitos sintomas variados, em cada pessoa pode apresentar de uma forma! Pra mim confesso que foi libertador o diagnóstico.

A meditação não me ajudou muito! kkk Fiquei mais ansiosa. Evitar pegar no celular logo ao acordar foi ótimo por aqui também! 

Quanto à música, tenho uma relação meio engraçada, já que depende muito do que irei fazer! Por exemplo, para fazer planejamento ou montar estratégia, não consigo nenhum barulho, agora quando vou editar ou escrever um texto, ela me ajuda demais na concentração! Coisas de TDAH! kkk

Massa! Eu vou procurar ir ao médico pra ter certeza, mas desde sempre procuro formas de melhorar o que me incomoda! 

Mas valeu pelas dicas também 💛🐝

Link para compartilhar
Share on other sites

Outra coisa que me ajuda demais também é usar agenda! O TDAH tem dificuldade em se lembrar de coisas, sejam elas importantes ou banais! rs

A agenda sempre foi um problema pra mim, minha psicóloga me ajudou a desenvolver uma técnica e hoje não vivo sem ela mais! rsr

*Nunca fechar a agenda é importante. Tentar sempre mantê- la aberta em um lugar visível e anotar tudo da semana em duas páginas, uma do lado da outra e não seguir as datas dela! Isso foi ótimo pra mim! Com o passar dos dias vou dando o check.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Ana Carolina Encinas Brandão Mendes disse:

Oiie!

Realmente, alguns sintomas são bem semelhantes.

Escrever me ajuda demais também, mas principalmente porque não consigo lembrar com facilidade das coisas, então preciso deixar tudo anotadinho!

Quanto a escrever sobre os sentimentos, achei super interessante! Deveríamos todos fazer isso, né!? Com certeza dá mais clareza e facilita na hora de lidarmos com eles!

Nem fala! Eu esqueço tudo também! E tenho apego as coisas que me acontece então mais um motivo para o diário.

Outra coisa que ajuda e vira e mexe eu releio para ver o tanto que eu evoluí...

E concordo super... É um exercício e tanto de autoconhecimento...

Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Nereida Lessa disse:

Sou autista, mas não tenho TDAH. Geralmente estes 2 CIDs caminharem juntos. 

Sigo muita gente no instagram que tem TDAH, Eles compartilham as dificuldades . 

 

Nereida se puder dividir em um post os desafios desde criança até a vida adulta sobre o Autismo, minha irmã acabou de receber esse diagnostico da filha de 2 anos e acaba por rotular, se puder falar mais a respeito, eu agradeço muito

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Nereida Lessa disse:

Sou autista, mas não tenho TDAH. Geralmente estes 2 CIDs caminharem juntos. 

Sigo muita gente no instagram que tem TDAH, Eles compartilham as dificuldades . 

 

Nossa, eu não sabia que os sintomas dos dois poderiam ser parecidos! Informação super relevante!!

Você fala sobre o autismo no seu perfil? Infelizmente o autista é bem rotulado, né!? A maioria das pessoas acha que ele não vai conseguir muita coisa na vida e só de você estar aqui, não conheço sua história, mas vejo como um ato de superação!!! Parabéns!!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, Roseanny Alessandra Accorsi Alves Lima disse:

Nereida se puder dividir em um post os desafios desde criança até a vida adulta sobre o Autismo, minha irmã acabou de receber esse diagnostico da filha de 2 anos e acaba por rotular, se puder falar mais a respeito, eu agradeço muito

 @Roseanny Alessandra Accorsi Alves Lima 
Ser autista , NÃO é ROTULO.  Ser autista é possuir um cerebro neurologicamente diferente que se inclui na NEURODIVERSITADE.  Uma pessoa não tem autismo , ela É AUTISTA.   Nunca vai deixar de ser. 
O autismo  é organização cerebral diferente, que ocorre obrigaoriamente na vida intrauterina de origem GENETICA, sendo 85%hereditaroa  e  outras alteraçoes geneticas sem ser hereditaria ( isso dá para escrever um livro).
 

O autismo não virou modinha como muitos pensam. Mas porque" todo mundo" agora é autista?  Bom é verdade que o conhecimento  e capacitação de profissionais  para identificar e  diagnisticar evoluiu muito, por isso mais pessoas são diagnosticadas..

Sugiro vcs da familia e sua irmã seguir profissionais capacitado como o neuro pediatra Paulo Liberalesso  do @teacerena.. e outros pofissionais.. Tambem seguir psiquiatras infantil , psicologos e  importantissimo tbm, pais de crianças autista.   Uma coisa digo se sua sobrinha tem apenas 2 nos e foi diagnosticada é porque é nivel de suporte maior e deve iniciar as terapias o mais rapido possivel. 

Nós autistas  percebemos o mundo diferente , uma ponto forte de 'problemas'   são Problemas de relacionamentos e  o TPS é as alteraçoes  denominado TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL que faz vc perceber tudo diferente dos outros , tanto hiper ou hipo. Por exemplo.  

📌Eu tenho hipersensibilidade auditiva  e isso me faz 'sofrer" muito , por isso quase nunca saio de casa, tenho um ambiente adaptado aqui. 


📌tenho hiper sensibilidade ofativa e  gustativa... 

📌 Tenho sensibilidade  tateis...  não admito ninguem me tocar, me beijar, isso incomoda muito( só aceito do meu esposo e filha os abraçoes , e beijo nem da filha, eu gosto de beijar elas , mas não de ser beijada. Beijo so na boca, rsrs gente é muito louco. Meu esposo sabe que corre risco de vida se me beijar fora da zona permitida, kkk eu fico violenta, serio do nada  sobe um ódio mortal)

 !!!!  Hipersensivel a algumas coisas e hipo a outras, ex: literalmente doi demais para tirar a sobrancelha  por outro lado  Faço cirurgias  e não sinto NAADA, assim foi na cesariana e tbm agora em novembro que retirei o utero ,barriga aberta, 12 horas depois eu levantada, sentada sem dor nenhuma... 


📌Eu nunca sinto sede ( bastante comum entre autistas, não todos ). 
A lista é interminavel , e olha que só abordei um aspecto... 
Importante  conviver com um autista não é facil, principalmente se a pessoa e a familia não tem diagnostico pois  a pessoa aos olhos dos outros é INSUPORTAVEL , chata pra caralho, rejeitada ( com motivos) ..e a pessoa acaba entrando nas comorbidades.. depressão e suicídio, o numero de suicidiso entre autistas é 3x maior.  ´´E  complicado ser atipico.  
A lista de coisas ruim é enorme

MAS

tambem tem suas vantagens, temos caracteristicas que nos deixam na frente... 



desculmem a falta de acentos, virgulas e pontuação errada... 
 

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Nereida Lessa disse:

 @Roseanny Alessandra Accorsi Alves Lima 
Ser autista , NÃO é ROTULO.  Ser autista é possuir um cerebro neurologicamente diferente que se inclui na NEURODIVERSITADE.  Uma pessoa não tem autismo , ela É AUTISTA.   Nunca vai deixar de ser. 
O autismo  é organização cerebral diferente, que ocorre obrigaoriamente na vida intrauterina de origem GENETICA, sendo 85%hereditaroa  e  outras alteraçoes geneticas sem ser hereditaria ( isso dá para escrever um livro).
 

O autismo não virou modinha como muitos pensam. Mas porque" todo mundo" agora é autista?  Bom é verdade que o conhecimento  e capacitação de profissionais  para identificar e  diagnisticar evoluiu muito, por isso mais pessoas são diagnosticadas..

Sugiro vcs da familia e sua irmã seguir profissionais capacitado como o neuro pediatra Paulo Liberalesso  do @teacerena.. e outros pofissionais.. Tambem seguir psiquiatras infantil , psicologos e  importantissimo tbm, pais de crianças autista.   Uma coisa digo se sua sobrinha tem apenas 2 nos e foi diagnosticada é porque é nivel de suporte maior e deve iniciar as terapias o mais rapido possivel. 

Nós autistas  percebemos o mundo diferente , uma ponto forte de 'problemas'   são Problemas de relacionamentos e  o TPS é as alteraçoes  denominado TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL que faz vc perceber tudo diferente dos outros , tanto hiper ou hipo. Por exemplo.  

📌Eu tenho hipersensibilidade auditiva  e isso me faz 'sofrer" muito , por isso quase nunca saio de casa, tenho um ambiente adaptado aqui. 


📌tenho hiper sensibilidade ofativa e  gustativa... 

📌 Tenho sensibilidade  tateis...  não admito ninguem me tocar, me beijar, isso incomoda muito( só aceito do meu esposo e filha os abraçoes , e beijo nem da filha, eu gosto de beijar elas , mas não de ser beijada. Beijo so na boca, rsrs gente é muito louco. Meu esposo sabe que corre risco de vida se me beijar fora da zona permitida, kkk eu fico violenta, serio do nada  sobe um ódio mortal)

 !!!!  Hipersensivel a algumas coisas e hipo a outras, ex: literalmente doi demais para tirar a sobrancelha  por outro lado  Faço cirurgias  e não sinto NAADA, assim foi na cesariana e tbm agora em novembro que retirei o utero ,barriga aberta, 12 horas depois eu levantada, sentada sem dor nenhuma... 


📌Eu nunca sinto sede ( bastante comum entre autistas, não todos ). 
A lista é interminavel , e olha que só abordei um aspecto... 
Importante  conviver com um autista não é facil, principalmente se a pessoa e a familia não tem diagnostico pois  a pessoa aos olhos dos outros é INSUPORTAVEL , chata pra caralho, rejeitada ( com motivos) ..e a pessoa acaba entrando nas comorbidades.. depressão e suicídio, o numero de suicidiso entre autistas é 3x maior.  ´´E  complicado ser atipico.  
A lista de coisas ruim é enorme

MAS

tambem tem suas vantagens, temos caracteristicas que nos deixam na frente... 



desculmem a falta de acentos, virgulas e pontuação errada... 
 

Nem sei como agradecer seu relato, caso possamos manter contato eu adoraria. Vc sem dúvida alguma toca com suas palavras e com a facilidade de nos transportar ao seu mundo. Minha Gratidão! Vou te chamar no privado!

 

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 21/07/2022 at 10:01, Ana Carolina Encinas Brandão Mendes disse:

Alguém aí portador de TDAH? Vamos nos ajudar!

Deixe dicas que podem ajudar na hora da concentração para produzir algo...

Duas coisas me ajudam demais:

* 15 minutos de sol todo dia de manhã;

* Ouvir qualquer musica da Enya na hora de produzir algo.

Bora! Até que enfim, alguém que vai me entender por aqui! 🤣 Nossa tô com dificuldade nessa rede. Muita coisa ao mesmo tempo. Até agora tô procurando qual tópico escrevo sobre overdelivery porque entendi que era um desafio mas só vi tópicos das manas (os) beselhas sem mencionar o desafio. Será que vão criar um tópico ou vamos fazer isso?! #duvida  

Sobre troca de experiência:

O que mais me ajuda é manter uma rotina regular (atividade física, meditação e horários definidos para demais atividades com momentos livres intercalados), e deixar uma pré-programação à vista para situações de mudança inesperada para saber "como agir em caso de mudanças não programadas".

Essas duas práticas me permitem usufruir dos momentos de dispersão e me mantém na linha em relação ao convívio social e demandas profissionais. 

A pré programação que citei acima é basicamente a estratégia ensinada na técnica do "Pomodoro" adaptada pra mim:

- se é algo urgente mas não é emergência entra na sequência do que estou fazendo. Concluo o que estou fazendo e começo a  demanda  inesperada.

-se é emergência é caso de interrupção sem sofrimento (repete comigo: faz parte de ser adulto fazer o necessário inclusive se adaptar!) 

-se não é urgência nem emergência, no final do dia analiso e organizo em escala de prioridades (5w2h) 

Geralmente funciona comigo. E, não é uma "prisão" como já ouvi, é a forma que encontrei para viver funcional e produtiva sem ser controlada/ dominada pelo transtorno. 

Carinho, Lê Balloni 

PS: revisei 300 vezes. Espero ter conseguido ser coerente e direta (desafiador para mim).

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O pai dos meus bebês tem TDAH, TOC, TAG, e Depressão 😅 sei bem como é difícil, eu via no dia a dia as dificuldades dele, mas quem tem TDAH necessita de acompanhamento e medicamentos, aliás uma parte do cérebro não funciona de forma adequada. 
 

o que ajudava bastante ele, é meditação e terapia… sem dúvida a terapia foi um divisor de águas 
 

meu bebê menor não tenho dúvidas que tenha TDAH tb … 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 21/07/2022 at 15:12, Ana Carolina Encinas Brandão Mendes disse:

Outra coisa que me ajuda demais também é usar agenda! O TDAH tem dificuldade em se lembrar de coisas, sejam elas importantes ou banais! rs

A agenda sempre foi um problema pra mim, minha psicóloga me ajudou a desenvolver uma técnica e hoje não vivo sem ela mais! rsr

*Nunca fechar a agenda é importante. Tentar sempre mantê- la aberta em um lugar visível e anotar tudo da semana em duas páginas, uma do lado da outra e não seguir as datas dela! Isso foi ótimo pra mim! Com o passar dos dias vou dando o check.

Eu sempre uso um grupo meu sozinho no whatsapp, pq eu n me dei bem com agendas físicas, mas o princípio é o mesmo, e o bom de ser whatsapp é pq é impossível eu deixar de ver!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 21/07/2022 at 10:01, Ana Carolina Encinas Brandão Mendes disse:

Alguém aí portador de TDAH? Vamos nos ajudar!

Deixe dicas que podem ajudar na hora da concentração para produzir algo...

Duas coisas me ajudam demais:

* 15 minutos de sol todo dia de manhã;

* Ouvir qualquer musica da Enya na hora de produzir algo.

Olá ! Qual profissional posso procurar para descobrir se tenho TDAH ? 

Link para compartilhar
Share on other sites

🤔 PORTADOR DE TDAH!?  Todos os membros da comunidade😳 precisam saber disso.

Não somos "portadores" de TDAH! 

TDAH é uma neurodiversidade ou neurodivergência, caracterizada por disfunção de atenção e hiperatividade. 

Ao contrário do Neurotípico (pessoa que não tem TDAH e nenhuma outra neurodiversidade), nós neurodiversos ou neurodivergentes com TDAH apresentamos variações no gene receptor de dopamina D4 (DRD4) e no gene transportador de dopamina DAT1.

Isso significa que o TDAH é parte do "Ser" por se tratar de uma variabilidade genética, assim como quem ´tem pele branca é "branco" e quem tem pele negra é "negro" devido a variabilidade genética da cor da pele e ao contrário de quem tem HIV+, por exemplo, que é um portador do vírus HIV, que está no seu sistema, mas não é a doença, ela não faz parte do seu "ser"...

O correto, portanto, é dizer que "temos TDAH" ou "somos TDAH" Porque não portamos uma doença, nós somos neurodivergentes! 

Carinho, Le Balloni 🌷

PS: minha intenção não é abrir discussão polêmica; É compartilhar algo importante para todo neurodiverso na luta contra preconceito e discriminação. 😉

Outros exemplos de neurodiversidades: autismo, dislexia, síndrome de Tourette, discalculia, disgrafia, etc.. 

  • Me ajudou! 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, LETICIA BALLONI GOMES CAVALINI disse:

🤔 PORTADOR DE TDAH!?  Todos os membros da comunidade😳 precisam saber disso.

Não somos "portadores" de TDAH! 

TDAH é uma neurodiversidade ou neurodivergência, caracterizada por disfunção de atenção e hiperatividade. 

Ao contrário do Neurotípico (pessoa que não tem TDAH e nenhuma outra neurodiversidade), nós neurodiversos ou neurodivergentes com TDAH apresentamos variações no gene receptor de dopamina D4 (DRD4) e no gene transportador de dopamina DAT1.

Isso significa que o TDAH é parte do "Ser" por se tratar de uma variabilidade genética, assim como quem ´tem pele branca é "branco" e quem tem pele negra é "negro" devido a variabilidade genética da cor da pele e ao contrário de quem tem HIV+, por exemplo, que é um portador do vírus HIV, que está no seu sistema, mas não é a doença, ela não faz parte do seu "ser"...

O correto, portanto, é dizer que "temos TDAH" ou "somos TDAH" Porque não portamos uma doença, nós somos neurodivergentes! 

Carinho, Le Balloni 🌷

PS: minha intenção não é abrir discussão polêmica; É compartilhar algo importante para todo neurodiverso na luta contra preconceito e discriminação. 😉

Outros exemplos de neurodiversidades: autismo, dislexia, síndrome de Tourette, discalculia, disgrafia, etc.. 

#beselhasneurodivergente

Eu tbm sou!  feliz de saber que desta microcomunidade dos neurodivergentes , acho que ja vi uns 4.  #autista   diagnostio bem tardio.

Link para compartilhar
Share on other sites

23 horas atrás, Maria Coyanagui disse:

O pai dos meus bebês tem TDAH, TOC, TAG, e Depressão 😅 sei bem como é difícil, eu via no dia a dia as dificuldades dele, mas quem tem TDAH necessita de acompanhamento e medicamentos, aliás uma parte do cérebro não funciona de forma adequada. 
 

o que ajudava bastante ele, é meditação e terapia… sem dúvida a terapia foi um divisor de águas 
 

meu bebê menor não tenho dúvidas que tenha TDAH tb … 

Eu tenho TAG  mas  não tenho TOC probriamente  mas tenho a mania de enfileirar, por na ordem crescente ou decrescente, alfabetica... tudo tem que ser perfeitinho... só piorei com o temp. rsrsr  
 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 21/07/2022 at 12:15, Kabrine Aparecida Vargas disse:

Oiiii, eu tenho Bipolaridade e alguns sintomas são semelhantes por motivos diferentes. Respiração é muito importante, medicação, acompanhamento psicológico em dia. São coisas que funcionam bem para mim.

E o bônus: Escreva... escreva tudo que sente... Eu tenho um diário de sentimentos digamos assim, que anoto tudo. Não precisa fazer lógica ou sentido só é catártico sabe.

 #beselhaneurodivergente  🧠🐝

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...