DÉBORA SANDERS Postado 19 de Julho de 2022 Postado 19 de Julho de 2022 Hoje quis trazer um conteúdo que escrevi sobre stories, quero saber o que acham, ok? As pessoas pensam que os stories do Instagram servem somente para documentar a vida em um diário sem fim... mas o que elas não sabem é que os stories têm o poder de serem estratégicos em um processo de persuasão e venda. A melhor métrica para entender se você está conseguindo ser convincente nos stories é a RETENÇÃO e aqui estão 7 estratégias que eu uso para manter essa métrica lá em cima: 1) Para um alcance maior, sempre que tiver uma sequência de stories que queria que chegue em bastante gente, deixe seus stories expirarem e só volte a postar 1 ou 2 dias depois. É isso mesmo, você deve sumir dos stories por no mínimo 24h para conseguir que o algoritmo do próximo story que compartilhar ganhe uma força extra e faça com que ele chegue para muito mais gente. EU, Débora, não recomendo deletar os stories anteriores pois apagaria seu histórico e pode ser visto como algo ruim pelo algoritmo. 2) Nos primeiros 2 ou 3 stories da sequência provoque a interação utilizando os adesivos de interação como enquete e múltipla escolha. De preferência faça perguntas relevantes que já estejam relacionadas ao assunto que abordará na sua sequência. Pedir reações e fazer caixinha de perguntas também conta aqui. A fórmula é simples, um bom story que gera engajamento contribui para mais entrega por parte do algoritmo e tudo isso é igual a mais alcance. 3) Stories fragmentados são a novidade. Antes fazíamos stories com muito texto em uma só imagem. Agora fragmente o texto e cada frase/cada ideia em um story diferente. O algoritmo ama a interação do usuário com a tela quando ele passa para o próximo slide e segura para ler. A retenção de milhões começa aqui! 4) Utilize contagem de páginas. Muito comum em carrosséis, indique que aquele story é o 1 de 5 (por exemplo em uma sequência com 5 slides ao todo), essa técnica dá “poder” ao usuário de escolher ficar até o final e isso contribui para que ele realmente fique. Alô retenção! 5) Mostre o seu rosto (ou rosto de figuras humanas) em seus stories (mesmo que seja apenas como fundo da tela onde escreverá os textos da estratégia 3). A audiência tem um motivo a mais para parar e olhar com atenção a tela do celular quando há um rosto, nosso cérebro é naturalmente atraído para isso e o algoritmo também gosta. Junte isso às estratégias anteriores e a uma narrativa magnética (hello squad FEC!) e veja a mágica acontecer. 6) Falando em narrativas magnéticas, isso é o que eu defendo muito em meu conteúdo. É impossível ter retenção se sua história não tem pé nem cabeça, não envolve sua audiência e pula de tópico aleatório em tópico aleatório. Sinto muito mas você está fazendo isso errado. Para facilitar faça um script do que quer falar e crie 3 blocos de stories com 4 slides em cada. DICA DE OURO: O primeiro bloco será a introdução e a contextualização. O segundo bloco será a sua opinião/seu posicionamento. E o terceiro bloco será a conclusão e o CTA. 7) Entendeu as estratégias 1 a 6? Consegue manter constância? Então na sua bio coloque um CTA para os stories (ex: “O ouro está nos stories”) e faça propaganda do seu próprio conteúdo magnético para que todo mundo que entrar no perfil seja direcionado a clicar em sua bolinha. ESTRATÉGIA BÔNUS: Acompanhe as métricas do seu perfil e veja as horas em que sua audiência está online em maior quantidade. Escolha os 3 picos maiores de audiência e teste postar suas estratégias próximas a estes horários. Anote os resultados para decidir o que funciona melhor para o seu perfil. Você já usa alguma dessas estratégias? Tem alguma outra que acrescentaria na lista? Comenta aqui pra gente saber. 1 3
Karine Lombardi Wanser Postado 19 de Agosto de 2022 Postado 19 de Agosto de 2022 On 19/07/2022 at 09:22, DÉBORA SANDERS disse: Hoje quis trazer um conteúdo que escrevi sobre stories, quero saber o que acham, ok? As pessoas pensam que os stories do Instagram servem somente para documentar a vida em um diário sem fim... mas o que elas não sabem é que os stories têm o poder de serem estratégicos em um processo de persuasão e venda. A melhor métrica para entender se você está conseguindo ser convincente nos stories é a RETENÇÃO e aqui estão 7 estratégias que eu uso para manter essa métrica lá em cima: 1) Para um alcance maior, sempre que tiver uma sequência de stories que queria que chegue em bastante gente, deixe seus stories expirarem e só volte a postar 1 ou 2 dias depois. É isso mesmo, você deve sumir dos stories por no mínimo 24h para conseguir que o algoritmo do próximo story que compartilhar ganhe uma força extra e faça com que ele chegue para muito mais gente. EU, Débora, não recomendo deletar os stories anteriores pois apagaria seu histórico e pode ser visto como algo ruim pelo algoritmo. 2) Nos primeiros 2 ou 3 stories da sequência provoque a interação utilizando os adesivos de interação como enquete e múltipla escolha. De preferência faça perguntas relevantes que já estejam relacionadas ao assunto que abordará na sua sequência. Pedir reações e fazer caixinha de perguntas também conta aqui. A fórmula é simples, um bom story que gera engajamento contribui para mais entrega por parte do algoritmo e tudo isso é igual a mais alcance. 3) Stories fragmentados são a novidade. Antes fazíamos stories com muito texto em uma só imagem. Agora fragmente o texto e cada frase/cada ideia em um story diferente. O algoritmo ama a interação do usuário com a tela quando ele passa para o próximo slide e segura para ler. A retenção de milhões começa aqui! 4) Utilize contagem de páginas. Muito comum em carrosséis, indique que aquele story é o 1 de 5 (por exemplo em uma sequência com 5 slides ao todo), essa técnica dá “poder” ao usuário de escolher ficar até o final e isso contribui para que ele realmente fique. Alô retenção! 5) Mostre o seu rosto (ou rosto de figuras humanas) em seus stories (mesmo que seja apenas como fundo da tela onde escreverá os textos da estratégia 3). A audiência tem um motivo a mais para parar e olhar com atenção a tela do celular quando há um rosto, nosso cérebro é naturalmente atraído para isso e o algoritmo também gosta. Junte isso às estratégias anteriores e a uma narrativa magnética (hello squad FEC!) e veja a mágica acontecer. 6) Falando em narrativas magnéticas, isso é o que eu defendo muito em meu conteúdo. É impossível ter retenção se sua história não tem pé nem cabeça, não envolve sua audiência e pula de tópico aleatório em tópico aleatório. Sinto muito mas você está fazendo isso errado. Para facilitar faça um script do que quer falar e crie 3 blocos de stories com 4 slides em cada. DICA DE OURO: O primeiro bloco será a introdução e a contextualização. O segundo bloco será a sua opinião/seu posicionamento. E o terceiro bloco será a conclusão e o CTA. 7) Entendeu as estratégias 1 a 6? Consegue manter constância? Então na sua bio coloque um CTA para os stories (ex: “O ouro está nos stories”) e faça propaganda do seu próprio conteúdo magnético para que todo mundo que entrar no perfil seja direcionado a clicar em sua bolinha. ESTRATÉGIA BÔNUS: Acompanhe as métricas do seu perfil e veja as horas em que sua audiência está online em maior quantidade. Escolha os 3 picos maiores de audiência e teste postar suas estratégias próximas a estes horários. Anote os resultados para decidir o que funciona melhor para o seu perfil. Você já usa alguma dessas estratégias? Tem alguma outra que acrescentaria na lista? Comenta aqui pra gente saber. Débora que dicas maravilhosas! Preciso ser mais disciplinada, quase não faço stories
Recommended Posts