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Feedback

Traduzindo para o português, feedback significa, opinião, retorno ou avaliação. 

Na comunicação entre nós, Estrategistas de Conteúdo e nossos clientes dar e receber feedback é parte do nosso dia a dia. 

Convenhamos que não é algo simples de ser feito. 

Emitir ou ouvir uma opinão é importante para  o desenvolvimento do projeto que estamos envolvidos. Mas não é qualquer opinião. Não é avaliar simplesmente por querer "dá pitaco." É o compartilhamento de observações para que haja as correções necessárias, para o projeto evoluir. 

É um exercício diário. Às vezes, no fôlego da emoção de resolver as pendências, nossas emoções oscilam e a nossa voz reflete não o que queremos transmitir, e sim uma intenção distante do que precisamos comunicar. E para que o saldo seja positivo, haja paciência, consigo e com o outro para alinhar através do feedback, os objetivos. 

Imagina uma mãe que acabou de terminar a sua corrida, resolve ligar para o filho e dizer: eu te amo. É capaz do filho imaginar que a mãe está prestes a morrer, já que sua voz passa a sensação de alguém que está sem fôlego. 

Dá feedbacks, requer sabedoria de como se comunicar com o outro e quais palavras melhor se encaixam, para o que o cliente vai ouvir da gente, seja recebido com atenção e não com uma reação. 

Mas, no caminho vamos nos ajustando. Ao entender mais do outro, e também de si, fica mais fácil fazer os ajustes de uma coisa ou outra para que no diálogo o feedback seja algo bom se ser falado e ouvido.

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