Luisa Salamoni Postado 17 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 17 de Julho de 2022 Ciclo de vida do produto ou CVP pode ser definido como a maneira que o produto se comporta ao longo do tempo, em relação à sua venda. Para isso, existem definidas quatro etapas básicas do ciclo de vida do produto: a introdução, o crescimento, a maturidade e o declínio. Introdução: é o período em que o produto é inserido no mercado e dura até quando as vendas adquirem uma certa estabilidade; Crescimento: nessa etapa, o produto já tem certa estabilidade, escala e uma demanda calculável. É nesta etapa que a concorrência aparece, pois sua marca e produto começam a adquirir maior notoriedade em relação à introdução no mercado; Maturidade: o volume de vendas ainda aumenta e a taxa de crescimento das vendas diminui. Isto é, ainda existe uma ascensão do volume de vendas, porém com um crescimento menor em relação ao período anterior. É no final desse período que o ciclo de vida do produto, ou CVP, alcança seu ápice; Declínio: as vendas começam a cair. É fato que essa fase é uma consequência do comportamento do mercado, ou seja, de fatores externos à empresa. Porém, isso pode ter seu impacto minimizado com estratégias voltadas ao comportamento do consumidor e inovação. Nesta etapa, as vendas caem significativamente, assim como sua taxa de crescimento. É importante frisar que o ciclo de vida do produto depende de muitas estratégias desenvolvidas por uma empresa — desde o investimento no produto, até a divulgação para lançamento, promoção de venda, entre outros fatores. Link para compartilhar
Comentário em Destaque Thonny Conrado Postado 18 de Julho de 2022 Comentário em Destaque Compartilhar Postado 18 de Julho de 2022 Ilustrando o CVP Link para compartilhar
Recommended Posts
Postado por Thonny Conrado,
Melhor Resposta
Recomendado por Thonny Conrado
0 reações
Vá para este post