Jump to content

Como vocês lidam com a concorrência?


Recommended Posts

Eu não faço ideia de se é bom ou ruim, mas de certa forma me incomoda e vou dizer o motivo.
Sou web designer, e tenho minha "eu empresa" de criação de sites.
90% dos meus seguidores (Perfil extra pequeno, 498 seguidores) são web designers também e muitos as vezes me chamam pra pedir opniões, ajuda, dicas e até mesmo doses de motivação.
Eu ajudo e me sinto bem fazendo isso, faz eu me sentir alguém importante. Alguns até exageram e já querem tudo mastigadinho de como é todo o processo do meu trabalho e isso me incomoda. Tem até quem se faz de cliente pra saber mais sobre... vish, as vezes até parece brincadeira e escolhem um dia pra todos fazerem isso.

Talvez tudo isso seja normal pra todo mundo, e se tem a concorrência a volta é pq você esta fazendo barulho, mas meu foco não é vender cursos de criação de sites pra ninguem, mas sim os meus serviços, e o foco é reverter ou melhorar o meu perfil pra ter esses clientes qualificados ao invés de xeretas 😅 (Desculpa, precisava desabafar)

Mas enfim... se tudo isso faz parte, gostaria saber de vcs, como fazem em relação a isso?

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Jônatas Lima disse:

Eu não faço ideia de se é bom ou ruim, mas de certa forma me incomoda e vou dizer o motivo.
Sou web designer, e tenho minha "eu empresa" de criação de sites.
90% dos meus seguidores (Perfil extra pequeno, 498 seguidores) são web designers também e muitos as vezes me chamam pra pedir opniões, ajuda, dicas e até mesmo doses de motivação.
Eu ajudo e me sinto bem fazendo isso, faz eu me sentir alguém importante. Alguns até exageram e já querem tudo mastigadinho de como é todo o processo do meu trabalho e isso me incomoda. Tem até quem se faz de cliente pra saber mais sobre... vish, as vezes até parece brincadeira e escolhem um dia pra todos fazerem isso.

Talvez tudo isso seja normal pra todo mundo, e se tem a concorrência a volta é pq você esta fazendo barulho, mas meu foco não é vender cursos de criação de sites pra ninguem, mas sim os meus serviços, e o foco é reverter ou melhorar o meu perfil pra ter esses clientes qualificados ao invés de xeretas 😅 (Desculpa, precisava desabafar)

Mas enfim... se tudo isso faz parte, gostaria saber de vcs, como fazem em relação a isso?

Jonatas, aqui vai meu pitaco...

Eu já teria montado um curso.

Muita gente começa, mas não sabe bem o que fazer, e você deve ser um cara com uma boa didática e ótimos conselhos, já que te procuram.

Então, por que não ganhar dinheiro com isso também?

Uma coisa puxa a outra. Pense nisso... Abra sua mente... rsrsrsrs.

Bjocas e bom dia.

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Jônatas Lima disse:

Eu não faço ideia de se é bom ou ruim, mas de certa forma me incomoda e vou dizer o motivo.
Sou web designer, e tenho minha "eu empresa" de criação de sites.
90% dos meus seguidores (Perfil extra pequeno, 498 seguidores) são web designers também e muitos as vezes me chamam pra pedir opniões, ajuda, dicas e até mesmo doses de motivação.
Eu ajudo e me sinto bem fazendo isso, faz eu me sentir alguém importante. Alguns até exageram e já querem tudo mastigadinho de como é todo o processo do meu trabalho e isso me incomoda. Tem até quem se faz de cliente pra saber mais sobre... vish, as vezes até parece brincadeira e escolhem um dia pra todos fazerem isso.

Talvez tudo isso seja normal pra todo mundo, e se tem a concorrência a volta é pq você esta fazendo barulho, mas meu foco não é vender cursos de criação de sites pra ninguem, mas sim os meus serviços, e o foco é reverter ou melhorar o meu perfil pra ter esses clientes qualificados ao invés de xeretas 😅 (Desculpa, precisava desabafar)

Mas enfim... se tudo isso faz parte, gostaria saber de vcs, como fazem em relação a isso?

Bom dia, Jônatas!

Apenas para compartilhar que não é só na sua área não Haha

Dentro da minha área de gastronomia costuma acontecer o mesmo. As vezes não acontece por conta do ego. Cozinheiro e chef são uns bicho que quando tem um ego mais aflorado é tenso  🥲

 

Rapaz, desculpe que mal lhe pergunte, mas por que não criar um curso mesmo? Só não está nos seus planos ou você não queria tornar isso um negócio?

Eu vou dizer concordo com nossa amiga @Ana Paula Maria Cardoso Brochado Caporaso que pode ser uma forma de você monetizar e receber um retorno por algo que você entende e faz bem pelo que relatou.

  • Curti 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Jonatas! 

Eu também acho que se você optar por vender um curso para outros profissionais da área talvez seja uma boa ideia, afinal, tem procura. 

Caso você realmente não queira dar aula, tenho 2 sugestões:

1- Ter uma lista de respostas prontas educadas para dizer que você não dá aula, só trabalha com clientes. 

2- Será que o problema talvez não está na sua comunicação? Porque será tem tanto profissional da área te procurando se você não quer esse público? Será que a sua comunicação está adequada? 

Uma coisa que eu percebi aqui no curso foi que o "jeito" que a gente escreve faz muita diferença. Vou dar exemplo de um post meu (medicina), era um meme -

"Quando o paciente percebe que não precisa parar de comer doce só porque tem diabetes". Percebe como com essa linguagem eu to falando muito mais com outros médicos do que com o paciente em si? 

Já quando eu escrevo "Quando eu percebo que não preciso parar de comer doces só porque tenho diabetes" permite uma conexão muito maior com o paciente em si. 

E não só na forma de escrever, como no próprio conteúdo mesmo. Um conteúdo mais técnico tende a chamar mais atenção de quem já tem esse conhecimento mais técnico. 

 

Então acho que agora vai depender de que lado da tua carreira tu quer seguir. Espero que ajude!

  • Curti 2
  • Me ajudou! 2
  • É Viral 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Dra. Larissa Araldi Você não tem idéia de como a minha mente explodiu depois de ler isso, de ler esse exemplo que deu sobre o meme.
Olhando por esse lado eu realmente estou me comunicando totalmente errado. 

Desde que comecei me senti incomodado com a minha comunicação, mas a mantive pois acreditei que era a forma de alguém da minha área se portar nas redes sociais, justamente por estar me espelhando em outros web designers maiores.
O meu erro esta ai, pois o que grande parte, ou se não todos os web designers fazem? Vendem cursos, ensinam outros web designers a criarem bons projetos,venderem e faturarem mais. 

A @Ana Paula Maria Cardoso Brochado Caporaso e o @Edison Paulini deram essa sugestão de "se tem a procura pq não criar um curso?"
Agradeço pela dica Beselhas mas realmente isso não está em mim, ao menos não neste momento onde o foco é ajudar empresas e empreededores através do meu trabalho, do serviço que ofereço. Criar um curso agora seria o algo a mais na qual eu não estou disposto a me preocupar ou pensar, por mais que seja um fonte de dinheiro (e eu nem consigo imaginar fazendo algo assim😂)

Estou aqui no superpoder pela segunda vez pra encontrar esse caminho, de ser diferente dos outros da minha área, nem que seja pra encontrar um meio termo na comunicação, no meu posicionamento. Eu preciso🙌 
E mesmo que o normal da concorrência permaneça desta forma, não irei me sentir tão incomodado em ajudar nos bastidores se eu conseguir me comunicar pra quem eu realmente desejo.

Sei que é cliche isso 😅 mas parece ser tão mais facil criar conteudo e falar de outras áreas do que da nossa. Só Jesus na causa !!!

  • Curti 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Cada um tem seu jeito. Amo dar cursos, então parece tudo simples para mim, mas tem gente que abomina... rsrsrs...

O importante é que você está focado e determinado a criar sua comunidade, e com certeza você vai conseguir isso por aqui.

A fala da @Dra. Larissa Araldi pelo jeito, caiu como uma luva e abriu uma porta que você não estava percebendo.

É isso que amo por aqui; essa troca de ideias nos ajuda demais.

Juntos, vamos que vamos!

Bjocas.

  • Curti 3
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Jônatas Lima disse:

Eu não faço ideia de se é bom ou ruim, mas de certa forma me incomoda e vou dizer o motivo.
Sou web designer, e tenho minha "eu empresa" de criação de sites.
90% dos meus seguidores (Perfil extra pequeno, 498 seguidores) são web designers também e muitos as vezes me chamam pra pedir opniões, ajuda, dicas e até mesmo doses de motivação.
Eu ajudo e me sinto bem fazendo isso, faz eu me sentir alguém importante. Alguns até exageram e já querem tudo mastigadinho de como é todo o processo do meu trabalho e isso me incomoda. Tem até quem se faz de cliente pra saber mais sobre... vish, as vezes até parece brincadeira e escolhem um dia pra todos fazerem isso.

Talvez tudo isso seja normal pra todo mundo, e se tem a concorrência a volta é pq você esta fazendo barulho, mas meu foco não é vender cursos de criação de sites pra ninguem, mas sim os meus serviços, e o foco é reverter ou melhorar o meu perfil pra ter esses clientes qualificados ao invés de xeretas 😅 (Desculpa, precisava desabafar)

Mas enfim... se tudo isso faz parte, gostaria saber de vcs, como fazem em relação a isso?

oii Jônatas tudo bem?

tem pessoas sem noção mesmo! Passei por situações parecidas onde a pessoa pediu até meu modelo de contrato e valores de como trabalhava.

É complicado. Pessoas são complicadas.

Tu vai ver que com o passar das aulas, teu conteúdo vai mudando com o foco para clientes de serviço e não vender cursos. São pequenos ajustes que mudam teu posicionamento pra isso diminuir, acho difícil parar de acontecer, porque fazendo conteúdo certo chama ainda mais atenção.

Mas concordo com o que a Ana falou, quem sabe aproveitar a necessidade do teu público e vender um curso não seria ruim aahhaha

pra te fazer pensar!

  • Curti 3
Link para compartilhar
Share on other sites

@Andressa Maria Tonin não me faça pensar nisso não😂
Quando eu tiver uma equipe futuramente juro que vou avaliar essa sugestão, mas por enquanto fica pra escanteio. Já é dificil pra mim manter o foco no que preciso, lidar com outras coisas eu surtaria ahahahhah

Vou aguardar as aulas e remodelar meu conteúdo e comunicação.

Chega sexta feira logo 🙌😁

  • HAHAHAH 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Jônatas Lima disse:

@Andressa Maria Tonin não me faça pensar nisso não😂
Quando eu tiver uma equipe futuramente juro que vou avaliar essa sugestão, mas por enquanto fica pra escanteio. Já é dificil pra mim manter o foco no que preciso, lidar com outras coisas eu surtaria ahahahhah

Vou aguardar as aulas e remodelar meu conteúdo e comunicação.

Chega sexta feira logo 🙌😁

ahahahahha

pensa no negócio em fases!

Primeiro alinhamento de conteúdo e novos clientes

Depois contratações

Depois estruturar curso

quem sabe...

Te falo isso porque também tinha essa visão de não querer mais fazer cursos, lançamentos e tudo mais. E eu amo o que faço, amo atendimento ao público, começar novos projetos, eu sou muito de me envolver mesmo!

Mas sendo bem sincera, chega um ponto que a prestação de serviço fica pesada sabe?

Tu é um só, e tudo depende de ti. Hoje contratei uma pessoa pra minha empresa, uma editora de vídeos, e me deu um gás, foi a melhor coisa que fiz na vida, me deu tempo de ser estratégica em outros pontos que precisavam minha atenção.

Por isso considero cursos, é algo que pode ser vendido no perpétuo sabe..

  • Curti 3
Link para compartilhar
Share on other sites

@Andressa Maria Tonin se eu ti contar que eu já sinto pesado ser somente eu ahahahah 

Como eu adoraria ter uma pessoa trabalhando comigo e me dando esse espaço pra focar em outros pontos importantes pro crescimento do meu negócio. Olha que isso de contratar alguém pro time eu já escuto a algum tempo, mas e o medo que tenho de fazer isso? o medo "liderar" digamos assim, de ser responsavel por manter o salário de alguém ou se vou dar conta... mds, isso é uma coisa que me trava muito, além de ter aquela terrivel sindrome do perfeccionismo "se eu contratar alguem talvez não faça tão bem ou da forma que eu faço" (na real to precisando de terapia)

Mas tem 2 funções na qual julgo importante nesse momento para ter no time, e que será um dos meus proximos passos:

Alguém pra criar as arts dos meus posts (pois demanda tempo) e alguém pra prospectar clientes (isso eu não faço, vivo de prospecção passiva)

 

  • Curti 4
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Jônatas Lima disse:

@Andressa Maria Tonin se eu ti contar que eu já sinto pesado ser somente eu ahahahah 

Como eu adoraria ter uma pessoa trabalhando comigo e me dando esse espaço pra focar em outros pontos importantes pro crescimento do meu negócio. Olha que isso de contratar alguém pro time eu já escuto a algum tempo, mas e o medo que tenho de fazer isso? o medo "liderar" digamos assim, de ser responsavel por manter o salário de alguém ou se vou dar conta... mds, isso é uma coisa que me trava muito, além de ter aquela terrivel sindrome do perfeccionismo "se eu contratar alguem talvez não faça tão bem ou da forma que eu faço" (na real to precisando de terapia)

Mas tem 2 funções na qual julgo importante nesse momento para ter no time, e que será um dos meus proximos passos:

Alguém pra criar as arts dos meus posts (pois demanda tempo) e alguém pra prospectar clientes (isso eu não faço, vivo de prospecção passiva)

 

eu super te entendo, passei recentemente por isso com uma editora de vídeos.

Primeiro tem que ter como manter ela, tem que ter tempo de adaptação, e amentar clientes pra tudo ficar mais tranquilo.

Fiz o compromisso te contratar, com medo ainda, uma semana depois fiquei me perguntando porque não fiz antes.

Mas tudo no seu tempo, demorei 3 anos pra ter alguém comigo kkkkk

E concordo contigo, tem que aliviar coisas que demandam muito tempo, como artes, edições e tudo mais. Mas fique tranquilo que tu tá no lugar certo pra tudo isso ser organizado aos poucos.

  • Curti 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...