Jump to content

Greenwashing


Recommended Posts

1 hour ago, Eduardo SimĂŁo da Silva disse:

Teria alguns exemplos para nos mostrar Gabi? Me interessei no assunto.

oii, Edu! acho que um exemplo fácil talvez pudesse ser o canudo de plástico, que foi proibido e que agora costumam vir com símbolo de reciclagem ou biodegradavel. mas em fato não deixam de ser plástico e de contribuirem para o problema ambiental. 

aqui tem uma notícia interessante: https://www.google.com/amp/s/epocanegocios.globo.com/amp/Um-So-Planeta/noticia/2022/04/58-dos-ceos-dizem-que-suas-empresas-praticam-greenwashing-aponta-pesquisa.html

Link para compartilhar
9 minutes ago, Gabi Miranda disse:

oii, Edu! acho que um exemplo fácil talvez pudesse ser o canudo de plástico, que foi proibido e que agora costumam vir com símbolo de reciclagem ou biodegradavel. mas em fato não deixam de ser plástico e de contribuirem para o problema ambiental. 

aqui tem uma notícia interessante: https://www.google.com/amp/s/epocanegocios.globo.com/amp/Um-So-Planeta/noticia/2022/04/58-dos-ceos-dizem-que-suas-empresas-praticam-greenwashing-aponta-pesquisa.html

Obrigado Gabi!

Link para compartilhar

Oi Gabi. Queria complementar um pouco essa visão de Greenwashing. Eu ultimamente tenho pesquisado bastante sobre o tema, e acho bacana dar uma aprofundada. Sempre que eu vejo a palavra "ECO" junto de um produto/serviço, eu já levanto a minha sobrancelha. Eu penso "será que o responsável desta campanha sabe o que isso quer dizer"?

O greenwashing trata justamente disso. Ele acontece quando uma empresa que causa um impacto socioambiental violento se vale de terminologias ambientalistas para dar uma maquiada no seu impacto.

É importante a gente pensar no processo e entender que determinados produtos causam impacto e ponto. O que nós, enquanto sociedade, temos que fazer é entender esse processo e julgar se aquele serviço/produto é relevante para nós, e se vale a pena continuar explorando o planeta para ter esse conforto (spoiler: nunca vale a pena kkkrying).

Essa situação do canudo é o puro creme do greenwashing. Empresas que se valem de trabalho análogo à escravidão para produzir seus insumos, e que destroem o meio ambiente, simplesmente acham que se pararem de usar o canudo ou se "incentivarem o uso consciente" dos recursos estarão livres de arcarem com as responsabilidades.

Já dizia o sábio e saudoso Chico Mendes

Chico-Mendes-Ecologia-chumbo-1.jpg

Link para compartilhar
×
×
  • Criar novo...