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Começar ou não o perfil do cliente do zero?


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Oii, beselhas. Como vocês estão? Espero que bem! 

Beselhas, estou enfrentando um dilema e gostaria muito da ajuda de vocês.

Tenho um cliente do ramo de engenharia civil que sempre fez posts muito técnicos. Tudo é muito técnico, no nível que só engenheiro entende a comunicação dele. Por esse motivo os seguidores dele são: engenheiros, arquitetos, fornecedores e nem 10% é cliente, amigo ou família. 

Dito isso, estou tentando reeguer o perfil, mas está impossível! O pessoal não interage, não curto, porque são todos concorrentes, pessoas que não tem interesse no assunto e aquele público que a gente não quer de jeito nenhum. 

Agora as dúvidas: 

1. Vocês acham que devo continuar tentando? Porque, sinceramente, eu estou desde o primeiro dia querendo deletar e começar um novo. Além de me dar trabalho, o cliente não vai conseguir ver resultado nenhum tão cedo, porque mesmo se eu conseguir recuperar, vai ser extremamente demorado. 

2. Conhecendo ele, não vai querer excluir o perfil. Acham que eu deletar tudo e começar do zero seria suficiente ou realmente precisaria excluir e começar de novo?

3. Dicas de como comunicar isso ao cliente? Porque eu já prevejo ele achando que estou maluca. 

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Oiiie Aline tudo bem?

Eu sou arquiteta de formação, mas Estrategista de conteúdo por escolha, pra te contextualizar.

E siiim! esse nicho ama falar técnico e difícil pra mostrar que sabe hahahaha

Primeira coisa eu conversaria com ele pra alinhar os objetivos e excpectativa de resultados, porque:

- talvez isso pra ele é resultado e curtidas não importem;

- o objetivo dele é fazer conteúdo pra quem?

Tudo isso vai direcionar pra onde vocês vão com o perfil.

Por experiência própria com clientes, NÃO APAGA O PERFIL, mas se for o caso cria outro.

Vai que dá problema, sei lá, ele tem o outro, mas desativa, arquiva tudo e direciona as pessoas pro novo.

Outro ponto pra vocês conversarem é sobre expectativa de retorno, e pra isso vou te dar um exemplo. Hoje a nossa empresa gerencia um perfil de brechó aqui de Erechim -RS, pegamos ele com menos de 700 seguidores e batemos quase 10k, sendo sua grande maioria mulher compradora!

Investimos em tráfego pago, com um anúncio quebrando a crença do brechó e convidando as mulheres para conhecer a loja e ir garimpar.

Qual a estratégia disso? Ser vista (repetidas vezes até enjoarem) , quebrar a crença de brechó e trazer pessoas pro negócio.

Eu investiria em anúncio estratégico falando do foco do perfil pra cliente, defendendo as crenças dele e falando o que a pessoa vai encontrar e convidar pra seguir. Não apagaria o perfil num primeiro momento sabe? É a base dele, prova que ele já fez obras, faz conteúdo, por mais técnico que seja tá!

Eu fiz isso com meu perfil também, tenho 30k e falava com pessoas da arquitetura antes, é minha história, o meu foco não tá em ter curtidas e viralizar, mas contar que eu passei pelo processo e que sei fazer conteúdo, isso comprava minha história.

Então fechando o ponto de apagar o perfil, NÃO APAGARIA E INVESTIRIA EM TRÁFEGO.

Sobre a comunicação disso pra ele, sempre será a parte mais delicada e isso posso te dizer que tu pode escolher as melhores palavras, mostrar a proporção que essa mudança pode ter, mas se ele não quiser te ouvir, não vai funcionar!

Já tive experiências assim e vou te contar como me posicionei que talvez te ajude:

- mostrei as duas possibilidades do negócio, no teu caso, falar técnico e atingir concorrentes ou falar a voz do povo focando em dores e desejos e atingir clientes.

E aqui é importante falar que o tom de voz influencia tudo isso, se ele por natureza é técnico, tu precisa falar que vai ser desafiador mas que funciona falar simples. 

Depois de apresentar as duas possibilidades tu se posiciona que ele deve escolher pra onde vai, mas que continuar fazendo dessa forma tu não pode garantir resultados e nem que vai dar certo por x motivos.

Eu fiz isso com duas arquitetas, e o resultado foi o cancelamento do contrato. Elas não abriram mão de fazer do jeito delas.

E posso ser sincera contigo? Tem cliente que só atrapalha kkkk

Bom, eu falei tudo isso sem ver o perfil, depois coloca o @ aqui que posso ajudar de forma mais acertiva.

Beiiijo, desculpa o textão e espero ter ajudado!

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5 horas atrás, Aline Santos Nascimento disse:

Oii, beselhas. Como vocês estão? Espero que bem! 

Beselhas, estou enfrentando um dilema e gostaria muito da ajuda de vocês.

Tenho um cliente do ramo de engenharia civil que sempre fez posts muito técnicos. Tudo é muito técnico, no nível que só engenheiro entende a comunicação dele. Por esse motivo os seguidores dele são: engenheiros, arquitetos, fornecedores e nem 10% é cliente, amigo ou família. 

Dito isso, estou tentando reeguer o perfil, mas está impossível! O pessoal não interage, não curto, porque são todos concorrentes, pessoas que não tem interesse no assunto e aquele público que a gente não quer de jeito nenhum. 

Agora as dúvidas: 

1. Vocês acham que devo continuar tentando? Porque, sinceramente, eu estou desde o primeiro dia querendo deletar e começar um novo. Além de me dar trabalho, o cliente não vai conseguir ver resultado nenhum tão cedo, porque mesmo se eu conseguir recuperar, vai ser extremamente demorado. 

2. Conhecendo ele, não vai querer excluir o perfil. Acham que eu deletar tudo e começar do zero seria suficiente ou realmente precisaria excluir e começar de novo?

3. Dicas de como comunicar isso ao cliente? Porque eu já prevejo ele achando que estou maluca. 

Oie, @Aline Santos Nascimento

A @Andressa Maria Tonin te deu uma aula hahaha, comentário super completo! Mas o que eu trago pra ti é o seguinte ponto baseado em uma experiência minha com cliente: 

Pergunte-se a si mesma se vale esse estresse e se vale a pena o trabalho com esse cliente. 

Muitas vezes abrimos nossa carteira à clientes que até são do nosso nicho, mas não estão abertos à nossa direção. Nos contratam, mas querem que as coisas sejam do jeito deles e no tempo deles. 

Esse tipo de perfil pode ser mais comum em áreas com linguajar mais técnico, mas tem gente complicada em todos os nichos e áreas de atuação.

E, de verdade? 

Com alguns clientes não vale a pena gastarmos nosso tempo e recurso mental. Quando a pessoa não está aberta à nossa direção, é como se contratássemos um engenheiro ou um arquiteto pra fazer a nossa casa, e não aceitássemos a opinião dele sobre as bases da casa porque pra nós não faz sentido, sendo que não somos (por vezes) especialistas na área de construção. 

Tive a experiência com um profissional, era da minha área de atuação, porém ele não fazia as coisas que eu como estrategista passava e exigia algumas coisas de acordo com os prazos que ele queria e esperava. Não estava valendo a pena pra mim. 

Me estressava com o especialista e ainda gastava tempo planejando pra ele algo que ele não iria seguir 100% e não teria o resultado que eu planejava para o perfil. 

Por fim, demos fim ao contrato. E foi libertador! 

Por isso, meu conselho é: considere o quanto vale investir seu tempo e habilidades com um profissional mais "difícil". 

Espero que possa ter te ajudado de alguma maneira, Aline! 

Voe alto, Beselha! 

Editado por Mariana Medeiros
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1 minute ago, Mariana Medeiros disse:

Oie, @Aline Santos Nascimento

A @Andressa Maria Tonin te deu uma aula hahaha, comentário super completo! Mas o que eu trago pra ti é o seguinte ponto baseado em uma experiência minha com cliente: 

Pergunte-se a si mesma se vale esse estresse e se vale a pena o trabalho com esse cliente. 

Muitas vezes abrimos nossa carteira à clientes que até são do nosso nicho, mas não estão abertos à nossa direção. Nos contratam, mas querem 

Muito pertimnente!!! É bem sobre isso, eles querem o resultado

não alguém que diga e oriente como fazer

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