Sarah Brito Postado 8 de Janeiro Compartilhar Postado 8 de Janeiro Olá, Colmeia! Tudo bem por aí? Hoje vamos abordar uma dúvida muito comum por aqui: Afinal, fazer ou não fazer tráfego pago? Eis a questão. Se o seu perfil ainda é imaturo, fazer tráfego pago não é indicado. Como assim, imaturo? Se você não validou com o público o que te gera tração, ainda não sabe exatamente o que dá certo, não sabe qual é a sua voz, formatos ou editorias... Será um tiro no escuro, pois você não sabe ainda o que funciona no seu perfil, sem dados ou métricas para amparar sua estratégia para o tráfego pago. Assim, existe um risco muito grande de você crescer trazendo gente para o seu conteúdo que não vai ser um consumidor, é como pagar para pessoas irem a sua festinha e te escutar. E sabemos que você não quer isso! Agora, quando você constrói uma audiência a partir de uma base orgânica, você pode até ter uma curva de aprendizado e sucesso mais lenta, mas você cria a base de fãs da sua comunidade, que é quem vai te defender, quem vai entender seus valores, é quem vai validar seus posts, suas publicações, e aí sim, a partir disso, começa a entender como você funciona e pode começar uma estratégia usando também o tráfego pago. O tráfego orgânico é essencial para construir uma relação de confiança e maior proximidade com os usuários, por isso, sempre reforçamos aqui a importância de fazer um conteúdo de qualidade, que gere conexão genuína com os seguidores. Isso porque a concorrência aumenta a cada dia, então são as comunidades que vão fazer a diferença no sucesso do seu negócio. Gastar um caminhão de dinheiro em tráfego pago sem ter validado seu conteúdo e algum formato que funcione para sua audiência (não só seguidores, mas clientes que compram de você) é o mesmo que rasgar dinheiro. Pode até trazer um lucrinho, mas não te faz escalar mesmo em um lançamento de 7 dígitos, visto que seu custo com lançamento foi quase igual ao retorno com ele... É por isso que o orgânico e o pago devem andar juntos (quando o seu perfil estiver preparado), porque eles se complementam. Então, segue aqui algumas dicas para você alinhar as duas estratégias: -> Não dê um tiro no escuro Você pode testar diferentes formatos e ideias de conteúdo no orgânico e criar anúncios derivados dos conteúdos que tiveram os melhores resultados. Essa é uma boa forma de validar e investir no que você sabe que vai trazer um bom retorno. A sacada é usar a métrica alcançada no post para te guiar quando for fazer o tráfego pago. Por exemplo, você quer cliques no site, procure por posts que trouxeram cliques no site de forma orgânica. Se você quer converter em seguidores, olhe posts que tiveram maior salvamento e ganho de seguidores, esses posts orgânicos vão te trazer uma garantia maior de retorno. E assim por diante, avalie o resultado que você quer, os posts que já te trouxeram isso e replique para o tráfego pago. -> Arrume a casa para as visitas O tráfego pago pode trazer uma porrada de gente nova para o seu perfil, mas se você não produzir conteúdo orgânico constantemente, ninguém vai querer ficar para um cafézinho, muito menos comprar algo de você. Então, mantenha uma rotina de postagem, com conteúdo que ensine algo de verdade para a sua audiência. -> Não use os posts do seu feed para fazer tráfego pago Quando usar um post feito no feed e impulsionar este, transformando em anúncio, verá que essa ação vai atrapalhar o alcance por elevar a sua média, tornando mais difícil chegar naquela nova média de alcance gerada pelo tráfego pago com o seu conteúdo orgânico. Por isso, o mais recomendado é criar posts novos com base nos posts orgânicos que deram certo para fazer o tráfego pago direto pelo gerenciador de anúncios da Meta, para não interferir no alcance orgânico das suas postagens. -> Use tráfego pago para impulsionar lançamentos, eventos e projetos específicos Como o tráfego pago amplia o alcance da mensagem, é uma boa estratégia para divulgar trabalhos específicos como eventos, lançamentos e projetos para atrair um público que se interessa por eles, mas que ainda não está na sua base. Dessa forma, a dica é focar em conteúdo topo-fundo de funil para o tráfego pago. Conclusão: um empurrãozinho do tráfego pago vai bem desde que seu perfil esteja saudável e preparado para receber a galera que chega até você por algum anúncio. Portanto, continue mantendo o foco em criar conteúdos que sirvam a sua audiência e que gerem uma conexão forte com aqueles que já estão ali há muito tempo e com quem está chegando agora. E aí, esse artigo te ajudou? Não esquece de avaliar esse artigo se ele te ensinou algo. É preciso entra na área de artigos para votar. É só clicar aqui! Bem no topo da página, perto do título do artigo, terá as estrelinhas para você selecionar a nota. Isso nos ajuda demais para produzir artigos cada vez melhores para você. Grande abraço! Equipe de ferrões. 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mariana Medeiros Postado 9 de Janeiro Compartilhar Postado 9 de Janeiro On 08/01/2024 at 10:07, Sarah Brito disse: Olá, Colmeia! Tudo bem por aí? Hoje vamos abordar uma dúvida muito comum por aqui: Afinal, fazer ou não fazer tráfego pago? Eis a questão. Se o seu perfil ainda é imaturo, fazer tráfego pago não é indicado. Como assim, imaturo? Se você não validou com o público o que te gera tração, ainda não sabe exatamente o que dá certo, não sabe qual é a sua voz, formatos ou editorias... Será um tiro no escuro, pois você não sabe ainda o que funciona no seu perfil, sem dados ou métricas para amparar sua estratégia para o tráfego pago. Assim, existe um risco muito grande de você crescer trazendo gente para o seu conteúdo que não vai ser um consumidor, é como pagar para pessoas irem a sua festinha e te escutar. E sabemos que você não quer isso! Agora, quando você constrói uma audiência a partir de uma base orgânica, você pode até ter uma curva de aprendizado e sucesso mais lenta, mas você cria a base de fãs da sua comunidade, que é quem vai te defender, quem vai entender seus valores, é quem vai validar seus posts, suas publicações, e aí sim, a partir disso, começa a entender como você funciona e pode começar uma estratégia usando também o tráfego pago. O tráfego orgânico é essencial para construir uma relação de confiança e maior proximidade com os usuários, por isso, sempre reforçamos aqui a importância de fazer um conteúdo de qualidade, que gere conexão genuína com os seguidores. Isso porque a concorrência aumenta a cada dia, então são as comunidades que vão fazer a diferença no sucesso do seu negócio. Gastar um caminhão de dinheiro em tráfego pago sem ter validado seu conteúdo e algum formato que funcione para sua audiência (não só seguidores, mas clientes que compram de você) é o mesmo que rasgar dinheiro. Pode até trazer um lucrinho, mas não te faz escalar mesmo em um lançamento de 7 dígitos, visto que seu custo com lançamento foi quase igual ao retorno com ele... É por isso que o orgânico e o pago devem andar juntos (quando o seu perfil estiver preparado), porque eles se complementam. Então, segue aqui algumas dicas para você alinhar as duas estratégias: -> Não dê um tiro no escuro Você pode testar diferentes formatos e ideias de conteúdo no orgânico e criar anúncios derivados dos conteúdos que tiveram os melhores resultados. Essa é uma boa forma de validar e investir no que você sabe que vai trazer um bom retorno. A sacada é usar a métrica alcançada no post para te guiar quando for fazer o tráfego pago. Por exemplo, você quer cliques no site, procure por posts que trouxeram cliques no site de forma orgânica. Se você quer converter em seguidores, olhe posts que tiveram maior salvamento e ganho de seguidores, esses posts orgânicos vão te trazer uma garantia maior de retorno. E assim por diante, avalie o resultado que você quer, os posts que já te trouxeram isso e replique para o tráfego pago. -> Arrume a casa para as visitas O tráfego pago pode trazer uma porrada de gente nova para o seu perfil, mas se você não produzir conteúdo orgânico constantemente, ninguém vai querer ficar para um cafézinho, muito menos comprar algo de você. Então, mantenha uma rotina de postagem, com conteúdo que ensine algo de verdade para a sua audiência. -> Não use os posts do seu feed para fazer tráfego pago Quando usar um post feito no feed e impulsionar este, transformando em anúncio, verá que essa ação vai atrapalhar o alcance por elevar a sua média, tornando mais difícil chegar naquela nova média de alcance gerada pelo tráfego pago com o seu conteúdo orgânico. Por isso, o mais recomendado é criar posts novos com base nos posts orgânicos que deram certo para fazer o tráfego pago direto pelo gerenciador de anúncios da Meta, para não interferir no alcance orgânico das suas postagens. -> Use tráfego pago para impulsionar lançamentos, eventos e projetos específicos Como o tráfego pago amplia o alcance da mensagem, é uma boa estratégia para divulgar trabalhos específicos como eventos, lançamentos e projetos para atrair um público que se interessa por eles, mas que ainda não está na sua base. Dessa forma, a dica é focar em conteúdo topo-fundo de funil para o tráfego pago. Conclusão: um empurrãozinho do tráfego pago vai bem desde que seu perfil esteja saudável e preparado para receber a galera que chega até você por algum anúncio. Portanto, continue mantendo o foco em criar conteúdos que sirvam a sua audiência e que gerem uma conexão forte com aqueles que já estão ali há muito tempo e com quem está chegando agora. E aí, esse artigo te ajudou? Não esquece de avaliar esse artigo se ele te ensinou algo. É preciso entra na área de artigos para votar. É só clicar aqui! Bem no topo da página, perto do título do artigo, terá as estrelinhas para você selecionar a nota. Isso nos ajuda demais para produzir artigos cada vez melhores para você. Grande abraço! Equipe de ferrões. Sarah, isso é muito verdade! Como eu trabalho com o tráfego orgânico e pago com os meus clientes, sempre digo pra eles que o tráfego orgânico e pago juntos funcionam como uma feira (dessas tipo do produtor rural, sabe?) O tráfego pago vai garantir que mais pessoas cheguem até a tua "banquinha" na feira, mas o que vai garantir que as pessoas gostem de ti e comprem de ti é a beleza das coisas que estão expostas e a qualidade do teu produto na hora de vender. Um produto ruim e uma imagem "frágil" nos conteúdos não vai fidelizar as pessoas que cheguem até a tua banquinha, por maior que seja a quantia de pessoas te vendo. Artigo mais que necessário! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sarah Brito Postado 9 de Janeiro Autor Compartilhar Postado 9 de Janeiro 5 horas atrás, Mariana Pacheco Medeiros disse: Sarah, isso é muito verdade! Como eu trabalho com o tráfego orgânico e pago com os meus clientes, sempre digo pra eles que o tráfego orgânico e pago juntos funcionam como uma feira (dessas tipo do produtor rural, sabe?) O tráfego pago vai garantir que mais pessoas cheguem até a tua "banquinha" na feira, mas o que vai garantir que as pessoas gostem de ti e comprem de ti é a beleza das coisas que estão expostas e a qualidade do teu produto na hora de vender. Um produto ruim e uma imagem "frágil" nos conteúdos não vai fidelizar as pessoas que cheguem até a tua banquinha, por maior que seja a quantia de pessoas te vendo. Artigo mais que necessário! Boa, Mariana! Você arrasa, beselha! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Carolina Barroso Souto Maior Filizzola Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro Sarah, concordo completamente! Sou analista de marketing e produtora de conteúdo de uma empresa relativamente pequena. Começamos com o Instagram há muito tempo. Quando entrei na empresa em agosto de 2023, tínhamos apenas 300 seguidores. Por isso, vivíamos em fase de teste, fazendo as primeiras publicações e investindo mais tempo nas redes. Acontece que o head de marketing decidiu investir muito no tráfego, impulsionando nossas postagens. Alcançamos os 1000 seguidores em pouco tempo devido ao tráfego pago, mas isso é apenas um número, porque a interação e engajamento é muito fraco. Temos mais seguidores devido a um post isolado que foi impulsionado do que realmente clientes... Essa decisão acabou prejudicando muito meu trabalho no orgânico, é como se gritasse e ninguém escutasse! O tráfego precisa ser feito em um momento ideal e certeiro no perfil e não apenas para ganhar seguidores sem pensar em QUEM são essas pessoas... Obrigada pelo post, foi um respiro para mim hahaha 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Sarah Brito Postado 11 de Janeiro Autor Compartilhar Postado 11 de Janeiro On 10/01/2024 at 07:18, Carolina Barroso Souto Maior Filizzola disse: Sarah, concordo completamente! Sou analista de marketing e produtora de conteúdo de uma empresa relativamente pequena. Começamos com o Instagram há muito tempo. Quando entrei na empresa em agosto de 2023, tínhamos apenas 300 seguidores. Por isso, vivíamos em fase de teste, fazendo as primeiras publicações e investindo mais tempo nas redes. Acontece que o head de marketing decidiu investir muito no tráfego, impulsionando nossas postagens. Alcançamos os 1000 seguidores em pouco tempo devido ao tráfego pago, mas isso é apenas um número, porque a interação e engajamento é muito fraco. Temos mais seguidores devido a um post isolado que foi impulsionado do que realmente clientes... Essa decisão acabou prejudicando muito meu trabalho no orgânico, é como se gritasse e ninguém escutasse! O tráfego precisa ser feito em um momento ideal e certeiro no perfil e não apenas para ganhar seguidores sem pensar em QUEM são essas pessoas... Obrigada pelo post, foi um respiro para mim hahaha Olá, Carolina! Nossa, eu entendo. É de arrancar os cabelos hahaha. Mas vamos fazer essas pessoas nos ouvirem, quando vierem chorar para que a gente conserte o problema, elas aprendem. Vamos juntas, beselha! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
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