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Só conhecer o funil de conteúdo, não é suficiente!


Sarah Brito

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Olá, beselha!

Tudo bem?

Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

Vamos lá:👇

 

Níveis de consciência do consumidor

Untitled (3).png

Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

 

Funil de conteúdo

Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

Atração (1).png

Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

Vou te mostrar uma imagem:

Untitled (4).png

Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

Vamos ver um exemplo de outro nicho.

Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

 

Tipos de conteúdo

Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

 

Chamada para ação

Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

 

Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

 

Desafio: Mão na massa✍️

Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Queremos ver nos debates de aulas. Já tem um post te esperando para você colocar, lá nos comentários, a sua versão, ele se chama "Desafio Mão na Massa: funil de conteúdo".

Combinado?

 

Abraços!🥰

Equipe de Ferrões.🐝

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7 minutes ago, Sarah Brito disse:

Olá, beselha!

Tudo bem?

Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

Vamos lá:👇

 

Níveis de consciência do consumidor

Untitled (3).png

Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

 

Funil de conteúdo

Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

Atração (1).png

Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

Vou te mostrar uma imagem:

Untitled (4).png

Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

Vamos ver um exemplo de outro nicho.

Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

 

Tipos de conteúdo

Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

 

Chamada para ação

Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

 

Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

 

Desafio: Mão na massa✍️

Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Queremos ver nos debates de aulas, postá lá o seu.

Combinado?

 

Abraços!🥰

E bora voar!🐝

AMEIIIIII! Salvando vidas na ideia, Sarah! 

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21 horas atrás, Sarah Brito disse:

Olá, beselha!

Tudo bem?

Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

Vamos lá:👇

 

Níveis de consciência do consumidor

Untitled (3).png

Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

 

Funil de conteúdo

Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

Atração (1).png

Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

Vou te mostrar uma imagem:

Untitled (4).png

Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

Vamos ver um exemplo de outro nicho.

Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

 

Tipos de conteúdo

Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

 

Chamada para ação

Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

 

Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

 

Desafio: Mão na massa✍️

Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Queremos ver nos debates de aulas. Já tem um post te esperando para você colocar, lá nos comentários, a sua versão, ele se chama "Desafio Mão na Massa: funil de conteúdo".

Combinado?

 

Abraços!🥰

Equipe de Ferrões.🐝

Essa sacada de entender o funil de conteúdo levando em consideração os niveis de consciencia muda completamento o jogooo!!

E que clareza nas informações, Sarinhaaa!! Até tirei print pra deixar salvo e lembrar sempre disso. ❤️

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19 horas atrás, Fernando Junior disse:

Essa sacada de entender o funil de conteúdo levando em consideração os niveis de consciencia muda completamento o jogooo!!

E que clareza nas informações, Sarinhaaa!! Até tirei print pra deixar salvo e lembrar sempre disso. ❤️

Que bom que ficou claro assim, Nandoo! 

Feliz demais por ajudar sempre. Bora pra cima!!

Conta comigo❤️

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On 30/10/2023 at 18:20, Sarah Brito disse:

Olá, beselha!

Tudo bem?

Vamos falar sobre um conteúdo muito perguntado por aqui.🤓

Então, depois de conhecer o funil de conteúdo, você achou que sabe tudo o que precisava para criar as suas postagens de topo, meio e fundo de funil, certo? Mas você se enganou.🤨

E você não está sozinho nessa. Para muitas pessoas, é um desafio dominar o funil de conteúdo, porque dominá-lo vai além de entender as suas etapas.

É necessário saber também o que aquela etapa representa, qual o tipo de público está naquela etapa e porquê esse público está lá.

E, para isso, vou refrescar a sua memória agora sobre os níveis de consciência do consumidor. Lembra deles?

Vamos lá:👇

 

Níveis de consciência do consumidor

Untitled (3).png

Vamos entender o que cada nível representa, partindo da base para o topo da pirâmide.

1º Totalmente inconsciente: o consumidor não sabe que tem aquele problema.

2º Consciente do problema: o consumidor já sabe qual o problema, mas não sabe como solucionar.

3º Consciente da solução: o consumidor sabe da solução e do problema dele, mas não encontrou um produto para isso.

4º Consciente do produto: o consumidor sabe do problema, da solução, e já sabe qual produto ele precisa comprar para resolver aquilo.

5º Totalmente consciente: aqui o consumidor sabe do problema que tem, da solução para resolver, sabe qual produto/serviço ele precisa e sabe que é com você que ele vai comprar.

Agora, perceba que virando a pirâmide de cabeça para baixo, os níveis de consciência complementam o funil de conteúdo.

 

Funil de conteúdo

Então vamos imaginar aqui o funil: ele tem um topo, que é onde encontramos a maior parte dos nossos seguidores; tem um meio, que é onde vemos as pessoas que mais engajam com o seu conteúdo, geralmente é para elas que você explica mais sobre um tema; e tem um fundo, que é geralmente onde estão aquelas pessoas que já gostam de você, interagem muito, e se você disser que elas precisam comprar algo, elas vão dizer que querem.

Atração (1).png

Nessa linha de pensamento, me responde: Você compra algo só por comprar?

Vou te mostrar uma imagem:

Untitled (4).png

Você compraria isso agora, sem mais nem menos? Acho que não.

Aqui, você sabe qual problema? Qual a solução? Qual o produto? E quem vende? Provavelmente, não.

Se bagunçou tudo na sua cabeça por aí, é porquê você está no nível de totalmente inconsciente. Se não bagunçou, é porquê você já entende do assunto e está em algum nível de consciente. Respondendo essas perguntas:

Seu problema é um chuveiro elétrico que não está esquentando (topo de funil/consciente do problema). Ao invés de jogar fora e comprar um outro, você descobre que uma solução é trocar a resistência, e que vende a resistência separadamente (meio de funil/consciente da solução). Você pesquisou na internet e viu que na esquina da sua casa tem uma loja de materiais de construção, bem pertinho e barato (fundo de funil/totalmente consciente), então você vai lá e compra!

Esse foi apenas um exemplo de como funciona as etapas do funil e isso serve para qualquer produto ou serviço.

Vamos ver um exemplo de outro nicho.

Psicologia: a pessoa tem taquicardia (coração acelerado) todo dia. Não é todo mundo que sabe que esse sintoma é de ansiedade, e muito menos que tem solução com técnicas de respiração, ou não sabe que ela precisa comprar uma sessão de terapia para ajudá-la a controlar, por fim que é com você que ela vai se sentir a vontade para comprar.

Post exemplo (mão na massa✍️ - grava isso):

Seu coração acelera do nada? Até quando está parada… (topo de funil)

Isso pode ser sintomas de Ansiedade; Estresse contínuo; Falta de sono. Mas você pode controlar esse mal-estar. (topo de funil)

Quando sentir novamente faça… (meio de funil)

E para evitar que isso aconteça faça… (meio de funil)

Tenho um ebook com várias técnicas usadas na terapia para tratar sintomas de ansiedade e estresse no dia a dia, além de outras dicas de como melhorar sua saúde...Para adquirir agora, toque no link da bio (fundo de funil).

A ideia é conduzir a pessoa pelos níveis de consciencia a cada post, sempre repetindo essa lógica para cada tema que queira abordar.

💡Bônus: Se você usar a técnica de capa, o seu poder para alcançar mais pessoas é multiplicado, porque assim você atinge todo o público (inconscientes e conscientes).

 

Tipos de conteúdo

Para o topo do funil: Conteúdo para crescer:

Você vai usar a habilidade de ser raso, vai trazer o básico do básico.

Por exemplo, quando você começa a falar o que você faz para alguém, você não diz “Troque a resistência do seu chuveiro elétrico queimado”. Mas você traz o problema que acontece no dia a dia. “Seu chuveiro parou de esquentar? Pode ser uma peça que precisa trocar”.

Por isso que usamos o método PICAH (polêmica, inspiração, crenças, afirmação e humor) para alcançar o topo de funil e a técnica da fofoca (coisas do cotidiano que as pessoas gostam de falar sobre aquele tema).

Para o meio do funil: Conteúdo para engajar:

Nesse momento você começa a falar com quem entende um pouco do que você está falando, geralmente quer saber mais sobre aquilo, e está disposto a falar com você. Ele já entendeu que você pode tirar as dúvidas dele e ter a solução que ele precisa. Você será o guia naquele processo.

É aqui que você vai fazer conteúdo útil, transformador, para reter essas pessoas e aumentar o nível de consciência delas sobre o seu produto ou serviço.

Para o fundo do funil: Conteúdo para vender:

Aqui é quando você consegue conquistar esse lead para si. Quando o seu seguidor vira seu cliente.

Seu produto é o melhor, você é o melhor guia. Quando você se destaca pelos seus diferenciais, seja de preço, confiabilidade na entrega, serviço completo. O que você oferece que o seu concorrente não oferece igual. Aqui também entra a questão do benchmarking (análise das melhores práticas do concorrente).

Agora, vamos unir esses pensamentos de funil de conteúdo com níveis de consciência do cliente, e é assim que você precisa pensar quando for criar um post: qual será o nível de consciência que esse post vai alcançar e qual etapa do funil eu quero que ele alcance?

 

Chamada para ação

Quando terminar a produção do post ou antes de fazer seu post, pense em qual ação você quer que o post desempenhe.

Quer crescer? Métricas de crescimento são aquelas que aumentam alcance (curtidas, compartilhamentos, salvamentos). Como fazer? Conteúdo PICAH;

Quer engajar? Métricas que aumentam a conexão entre você e o seguidor, te faz conhecer um pouco mais do que ele pensa. Que são comentários, DM (trocando ideia com o cliente), salvamento. Como fazer? Hack de engajamento, elementos de identificação, conteúdo útil e etc;

Quer vender? Métrica que leve seu cliente para a página de compra. As básicas são toques no link externo ou DM (fazendo pedido). Como fazer? Conteúdo que gere desejo, que salve a pessoa de uma forma que ela diz se de graça tenho isso, imagina pagando, uma oferta irresistível (para o cliente, e não para você).

Entender sobre CTA vai te ajudar muito quando for finalizar a ideia do post com a sua chamada. Fazer uma CTA não é apenas chamar para venda, é chamar para ação, qualquer ação do seu seguidor e isso precisa estar coerente com o tipo de post que você está fazendo.

Exemplificando: se um post usa uma foto linda sua, você espera que alguém compre seu produto fazendo uma chamada para o toque no link da bio? A menos que você seja uma influencer e venda presets ou ebook de poses, acredito que não espera que a pessoa faça isso. Se não é influencer, o que você vai esperar ter em maior quantidade é likes, o que pode aumentar sua média de alcance e entrega, na maioria das vezes.

 

Por fim, queremos te dizer que tudo se complementa, por isso não é suficiente entender apenas uma técnica ou um conceito, é importante passar por todos.

Sabemos que esse post não vai tirar todas as suas dúvidas sobre funil de conteúdo, mas queremos entender o que mais pega para você.

Então, manda sua dúvida sobre esse tema, que iremos te ajudar por aqui.

 

Desafio: Mão na massa✍️

Beselha, agora a sua missão é transformar o post exemplo mostrado lá no início para o seu nicho. Queremos ver nos debates de aulas. Já tem um post te esperando para você colocar, lá nos comentários, a sua versão, ele se chama "Desafio Mão na Massa: funil de conteúdo".

Combinado?

 

Abraços!🥰

Equipe de Ferrões.🐝

Super explicação!

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  • 2 weeks later...
14 horas atrás, Tai Fontana - MeLikesTea disse:

Está postagem é maravilhosa!🤯

Existe alguma forma de salvar postagens nos favoritos aqui na comunidade para ter acesso rápido a elas?

Olá, Tai!

Obrigadaa🥰

Temos sim como salvar as melhores num lugar só nosso. Vou te mostrar.

Primeiro, você segue a postagem.

Captura de tela 2023-12-01 092942.png

Escolhe as notificações que quer receber. No caso, se alguém comentar nela, você vai ser notificada. Mas o melhor é deixar "não me envie nenhuma notificação". Pode deixar selecionada a opção de deixar os outros verem que você segue. E clica em "seguir".

Captura de tela 2023-12-01 093008.png

Prontinho, agora está seguindo.

Captura de tela 2023-12-01 093040.png

 

Segundo, vai na aba do seu perfil e procura por "gerenciar conteúdo seguido", clica nele.

Captura de tela 2023-12-01 093059.png

Você vai para essa página com todos os seus contéudos seguidos. Em "tópicos", você ver todos os posts. 

Captura de tela 2023-12-01 093125.png

 

E é isso, sua lista do coração de conteúdo está a dois cliques de você.

Beijos!😘

Qualquer coisa é só chamar!🐝

 

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