Jump to content

Dá pra declarar a FEC como despesa dedutível no IRPF?


Recommended Posts

Fiquei com dúvida se posso ou não declarar a FEC como despesa com Instrução no Brasil.

As pesquisas que fiz não me levaram à conclusão nenhuma.

Nesse link da câmera dos deputados, por exemplo, fala que: Também podem ser deduzidos gastos com educação profissional, inclusive ensino técnico e tecnológico.

 

Seria a FEC considerada educação profissional e, portanto, passível de dedução do IR? Ou ela é considerada curso livre, sem dedução?

 

Caso alguém já tenha pesquisado sobre isso, me dê uma luz, please.

Obrigada.

Editado por Pam Piovezan
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 mês depois ...

Pam, já não adianta mais uma esposta, mas é legal que talvez alguém veja e possa confirmar isso pra gente hahah

Já perguntei à minha contabilidade (sou coprodutora) pq algumas pessoas já entraram em contato por não terem achado as notas em seus e-mails para inserir no IR, maaas...

Apenas cursos que estão com o selo/certificação do MEC valem!

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 01/05/2023 at 20:20, Pam Piovezan disse:

Fiquei com dúvida se posso ou não declarar a FEC como despesa com Instrução no Brasil.

As pesquisas que fiz não me levaram à conclusão nenhuma.

Nesse link da câmera dos deputados, por exemplo, fala que: Também podem ser deduzidos gastos com educação profissional, inclusive ensino técnico e tecnológico.

 

Seria a FEC considerada educação profissional e, portanto, passível de dedução do IR? Ou ela é considerada curso livre, sem dedução?

 

Caso alguém já tenha pesquisado sobre isso, me dê uma luz, please.

Obrigada.

 

On 20/06/2023 at 19:47, Marília Cerqueira disse:

Pam, já não adianta mais uma esposta, mas é legal que talvez alguém veja e possa confirmar isso pra gente hahah

Já perguntei à minha contabilidade (sou coprodutora) pq algumas pessoas já entraram em contato por não terem achado as notas em seus e-mails para inserir no IR, maaas...

Apenas cursos que estão com o selo/certificação do MEC valem!

Acho uma baita palhaçada isso! Aqui também não dá para colocar por ser curso estrangeiro mas o IVA já se paga e não faz diferença se é estrangeiro ou não… kkkk Governo é tudo igual 🙄

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 6 meses depois ...
On 01/05/2023 at 16:20, Pam Piovezan disse:

Fiquei com dúvida se posso ou não declarar a FEC como despesa com Instrução no Brasil.

As pesquisas que fiz não me levaram à conclusão nenhuma.

Nesse link da câmera dos deputados, por exemplo, fala que: Também podem ser deduzidos gastos com educação profissional, inclusive ensino técnico e tecnológico.

 

Seria a FEC considerada educação profissional e, portanto, passível de dedução do IR? Ou ela é considerada curso livre, sem dedução?

 

Caso alguém já tenha pesquisado sobre isso, me dê uma luz, please.

Obrigada.

Infelizmente, não, apenas cursos vinculados ao MEC.

Cursos profissionalizantes, cursos preparatório, cursinho, curso de idiomas, etc, não pode.

 

Mas, se for de Portugal tem como, tem uma maneira sim.😉

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...