Jump to content

Não encontro o meu Ikigai! Qual caminho seguir?


Recommended Posts

Boa tarde, pessoal! Muito feliz de estar aqui. 

Meu nome é Rodrigo Cacioli, tenho 26 anos e produzo conteúdo há quase 3 anos. Comecei com investimentos tradicionais, como ações e renda fixa visando o longo prazo.

Em 2021, encontrei a oportunidade de começar a produzir conteúdo sobre NFTs. Deu muito certo, o meu perfil explodiu de crescimento, mas, naquele momento, o mercado de NFTs era extremamente IMATURO e acabou se tornando algo irracional. Os projetos quebraram e a massacrante maioria das pessoas que estavam interessadas no assunto foram embora.

Hoje, eu continuo como produtor de conteúdo sobre a Web3. Entenda Web3 como blockchain, criptomoedas, NFTs, Metaverso e todos os termos que envolvem esse novo futuro. A questão é:

EU NÃO ENCONTRO O MEU IKIGAI.

Hoje, meu conteúdo é muito disperso. Falo sobre Bitcoin pra iniciantes até estudo de casos de NFT bem mais aprofundados. Preciso definir um NICHO, assim como o Paulo explica, mas não consigo definir o meu Ikigai e encontrar esse nicho.

Eu não gostaria de falar sobre NFTs pelo lado especulativo, apesar de ser o mais "óbvio" a ser feito e com maior potencial de audiência. Por outro lado, se eu defino um nicho: "Como os NFTs podem aumentar o faturamento do seu pequeno negócio", estou sendo bastante nichado, mas não sei o quanto que isso faz sentido para pequenos negócios, por exemplo. Acredito que pequenos negócios possuem problemas MUITO MAIORES e mais iniciais antes de quererem começar a pensar em "NFTs para aumentar o faturamento". Entendem?

E também não gostaria de fazer algo como "Criando negócios com NFTs" porque, hoje, isso seria EXTREMAMENTE nichado. Eu potencialmente estaria me comunicando com o que... 500 pessoas? 1.000 pessoas?

Como eu posso definir o meu nicho? Estou travado nisso e não consigo ir adiante, porque é o nicho que vai me dar a base necessário para definir crenças, valores, branding, etc. E também os produtos que vou criar em cima disso.

Não sei qual caminho seguir... 

Editado por Rodrigo #14257
Link para compartilhar
Share on other sites

Ola, não sei se vou te ajudar, maaaas tinha ficado presa no mesmo ponto que você!

O que me ajudou foi fazer uma lista grande de cada tópico. Grande mesmo! com tudo! inclusive sobre coisas que não nada a ver com o que eu faço!

Assim consegui começar a entender como posso seguir a mandala do IKIGAI. Não ta completo, e ta longe de ser o ideal, mas acho que é assim! ir tentando e encaixar conforme você faz essa interiorização.

Espero ter te ajudado, pelo menos um pouco rsrsrsrs

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Rodrigo #14257 disse:

Boa tarde, pessoal! Muito feliz de estar aqui. 

Meu nome é Rodrigo Cacioli, tenho 26 anos e produzo conteúdo há quase 3 anos. Comecei com investimentos tradicionais, como ações e renda fixa visando o longo prazo.

Em 2021, encontrei a oportunidade de começar a produzir conteúdo sobre NFTs. Deu muito certo, o meu perfil explodiu de crescimento, mas, naquele momento, o mercado de NFTs era extremamente IMATURO e acabou se tornando algo irracional. Os projetos quebraram e a massacrante maioria das pessoas que estavam interessadas no assunto foram embora.

Hoje, eu continuo como produtor de conteúdo sobre a Web3. Entenda Web3 como blockchain, criptomoedas, NFTs, Metaverso e todos os termos que envolvem esse novo futuro. A questão é:

EU NÃO ENCONTRO O MEU IKIGAI.

Hoje, meu conteúdo é muito disperso. Falo sobre Bitcoin pra iniciantes até estudo de casos de NFT bem mais aprofundados. Preciso definir um NICHO, assim como o Paulo explica, mas não consigo definir o meu Ikigai e encontrar esse nicho.

Eu não gostaria de falar sobre NFTs pelo lado especulativo, apesar de ser o mais "óbvio" a ser feito e com maior potencial de audiência. Por outro lado, se eu defino um nicho: "Como os NFTs podem aumentar o faturamento do seu pequeno negócio", estou sendo bastante nichado, mas não sei o quanto que isso faz sentido para pequenos negócios, por exemplo. Acredito que pequenos negócios possuem problemas MUITO MAIORES e mais iniciais antes de quererem começar a pensar em "NFTs para aumentar o faturamento". Entendem?

E também não gostaria de fazer algo como "Criando negócios com NFTs" porque, hoje, isso seria EXTREMAMENTE nichado. Eu potencialmente estaria me comunicando com o que... 500 pessoas? 1.000 pessoas?

Como eu posso definir o meu nicho? Estou travado nisso e não consigo ir adiante, porque é o nicho que vai me dar a base necessário para definir crenças, valores, branding, etc. E também os produtos que vou criar em cima disso.

Não sei qual caminho seguir... 

Fala, Rodrigo! 

Irmão, nem sempre é fácil encontrar realmente! Não desiste, refaz sempre, busca sempre!
Mas se te ajudar de alguma forma, pensa no que você de fato não quer pra sua vida, de coisas que você jamais se submeteria de novo ou coisas que você ja teve que exercer e considera não ter muita aptidão. Isso ja vai te dar uma clareza absurda. 

Espero ter te ajudado de alguma forma, irmao. Conta comigo, se precisar! 🐝

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...
On 25/04/2023 at 13:53, Rodrigo #14257 disse:

Boa tarde, pessoal! Muito feliz de estar aqui. 

Meu nome é Rodrigo Cacioli, tenho 26 anos e produzo conteúdo há quase 3 anos. Comecei com investimentos tradicionais, como ações e renda fixa visando o longo prazo.

Em 2021, encontrei a oportunidade de começar a produzir conteúdo sobre NFTs. Deu muito certo, o meu perfil explodiu de crescimento, mas, naquele momento, o mercado de NFTs era extremamente IMATURO e acabou se tornando algo irracional. Os projetos quebraram e a massacrante maioria das pessoas que estavam interessadas no assunto foram embora.

Hoje, eu continuo como produtor de conteúdo sobre a Web3. Entenda Web3 como blockchain, criptomoedas, NFTs, Metaverso e todos os termos que envolvem esse novo futuro. A questão é:

EU NÃO ENCONTRO O MEU IKIGAI.

Hoje, meu conteúdo é muito disperso. Falo sobre Bitcoin pra iniciantes até estudo de casos de NFT bem mais aprofundados. Preciso definir um NICHO, assim como o Paulo explica, mas não consigo definir o meu Ikigai e encontrar esse nicho.

Eu não gostaria de falar sobre NFTs pelo lado especulativo, apesar de ser o mais "óbvio" a ser feito e com maior potencial de audiência. Por outro lado, se eu defino um nicho: "Como os NFTs podem aumentar o faturamento do seu pequeno negócio", estou sendo bastante nichado, mas não sei o quanto que isso faz sentido para pequenos negócios, por exemplo. Acredito que pequenos negócios possuem problemas MUITO MAIORES e mais iniciais antes de quererem começar a pensar em "NFTs para aumentar o faturamento". Entendem?

E também não gostaria de fazer algo como "Criando negócios com NFTs" porque, hoje, isso seria EXTREMAMENTE nichado. Eu potencialmente estaria me comunicando com o que... 500 pessoas? 1.000 pessoas?

Como eu posso definir o meu nicho? Estou travado nisso e não consigo ir adiante, porque é o nicho que vai me dar a base necessário para definir crenças, valores, branding, etc. E também os produtos que vou criar em cima disso.

Não sei qual caminho seguir... 

Olá, Rodrigo! É ótimo ver sua empolgação em estar aqui, e entendo a sua preocupação em definir um nicho para o seu conteúdo sobre a Web3. Encontrar o seu Ikigai, aquela área em que você se sente realizado não é nada fácil, mas não desanime, beselhas nunca desistem.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o mercado de NFTs e a Web3 ainda estão em constante evolução. Ao definir um nicho, leve em consideração sua paixão e conhecimento. Pense no que você realmente gosta de explorar e como isso pode ser útil para outras pessoas.

Uma abordagem interessante seria combinar seu conhecimento sobre NFTs com algo que resolva problemas reais. Por exemplo, em vez de focar apenas em "NFTs para aumentar o faturamento de pequenos negócios", você pode abordar como a tecnologia blockchain e os NFTs podem trazer transparência e segurança para setores específicos, como arte, música, esportes, educação ou até mesmo causas sociais.

Ao explorar essas áreas, você pode destacar casos de uso relevantes, entrevistar pessoas envolvidas nessas indústrias e fornecer insights valiosos para os seus seguidores. Dessa forma, você estará atendendo às necessidades de um público específico e trazendo um diferencial ao abordar os NFTs.

Outra ideia é focar na educação e ajudar as pessoas a entenderem os conceitos da Web3. Você pode criar conteúdo voltado para iniciantes, explicando de forma clara e acessível como a tecnologia funciona, os benefícios e os possíveis impactos em diferentes setores. Isso pode atrair uma audiência mais ampla e interessada em aprender sobre o assunto.

Lembre-se de que nicho não significa necessariamente uma audiência pequena. Ao encontrar um ângulo único e valioso para o seu conteúdo, você pode atrair um público engajado e interessado em suas ideias.

Explore diferentes abordagens, faça pesquisas, converse com pessoas que têm interesse na Web3 e busque feedback para ajudá-lo a definir seu nicho. E, acima de tudo, seja flexível e esteja aberto para ajustar seu foco conforme aprende e evolui no mercado.

Tenha confiança em suas habilidades e conhecimentos, e saiba que, com dedicação e perseverança, você encontrará o seu caminho. Estamos aqui para apoiá-lo ao longo dessa jornada. Continue explorando e experimentando até encontrar o nicho que faça sentido para você.

Desejo a você muito sucesso na definição do seu nicho e no desenvolvimento do seu conteúdo sobre a Web3. Estamos ansiosos para ver seu crescimento e contribuições para a comunidade!

Um abraço e boa sorte!

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...