Jump to content

Olá, gostaria de um conselho sobre direcionamento de nincho.


Recommended Posts

Sou Psicologa clínica e meu objetivo de nincho é estudantes ou psicologos iniciantes, pois tenho uma ideia de infoproduto para esse mercado. Porém, estou precisando muito de dinheiro rápido, e me sugeriram focar no nicho que capte pacientes para a psicoterapia. 

Parando de supetão para pensar, me deu a sensação de perda de tempo e de esforço, no sentido de que vou captar um publico n instagram que não é o que eu realmente gostaria de investir. Já que o publico para psicoterapia é mais geral não necessáriamente são psicologos. 

Ou seja, depois que eu tiver um numero x de pacientes e quiser investir no outro assunto, a maioria do seguidores, não ião se identificar com o novo conteúdo. 

Faz sentido esse meu pensamento? 
Tô confusa nesse sentido, preciso de dinheiro e tbm a lógica de  posts. 

Se alguém poder me orientar, seria incrivel!  

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia Viviane, sei que a urgência de caixa é algo que pesa, mas acredito que você deveria pensar no longo prazo e começar sua comunicação focada nos estudantes e psicólogos iniciantes já que é seu objetivo.

Criando um funil pra captar e converter em vendas desse seu infoproduto.

Ou o que você pode fazer também é ter alguns conteúdos mais topo de funil pra captar alguns pacientes e ir gerando esse caixa. Não seriam tão frequentes, pois seu foco é outro.

 

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Viviane Façanha Psicóloga disse:

Sou Psicologa clínica e meu objetivo de nincho é estudantes ou psicologos iniciantes, pois tenho uma ideia de infoproduto para esse mercado. Porém, estou precisando muito de dinheiro rápido, e me sugeriram focar no nicho que capte pacientes para a psicoterapia. 

Parando de supetão para pensar, me deu a sensação de perda de tempo e de esforço, no sentido de que vou captar um publico n instagram que não é o que eu realmente gostaria de investir. Já que o publico para psicoterapia é mais geral não necessáriamente são psicologos. 

Ou seja, depois que eu tiver um numero x de pacientes e quiser investir no outro assunto, a maioria do seguidores, não ião se identificar com o novo conteúdo. 

Faz sentido esse meu pensamento? 
Tô confusa nesse sentido, preciso de dinheiro e tbm a lógica de  posts. 

Se alguém poder me orientar, seria incrivel!  

Oi, Viviane! 

Sim, sua linha de raciocínio faz total sentido. 

Mas percebe so: Focar em um público específico, não significa que o outro tipo de público também não vá se conectar com você (exceto em casos de nichos que são extremamente específicos). 

No seu caso, não significa que alunos de psicologia ou psicólogos iniciantes não procurem uma sessão de psicoterapia. Claro, muito provavelmente a demanda vai ser muito menor do que seria se o seu foco fosse especificamente a sessão de psicoterapia, mas uma coisa não anula a outra. 

Você, indiretamente, pode trabalhar uma editoria de 15 em 15 dias, que tenha um conteúdo relacionado a sessões de psicoterapia (o estilo de editoria vai depender do seu tom de voz). Assim, de alguma forma, você consegue trabalhar o desejo no seu público também. 

Em geral, os assuntos para alunos e iniciantes de psico são mais rasos, rápidos e resolutivos e até mais educativos do que seriam os assuntos de sessões de psicoterapia, ne? Esse é um dos pontos mais importantes. Pq se você trouxer assuntos polêmicos, inspiracionais, críticas, afirmações e humor (PICAH) usando esses 3 R's, você também tem chance de alcançar pessoas que estão procurando a sessão. A grande sacada está em quanto do seu conteúdo está sendo direcionado pra qual publico, para não atrair um público que você não quer.

Consegui te ajudar de alguma forma? Qualquer coisa tô por aqui, tá bem? Conta comigo! 

Editado por Fernando Junior
  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que eu entendi e me ajudou muito a compreender que meu raciocinio está coerente. Vou refletir sobre isso pra tentar ver como eu vou coordenar isso na prática. Tá me dando um medinho, por conta da minha ousadia pra esse tipo de conteúdo. Mas sei que consigo!

Editado por Viviane Façanha Psicóloga
Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutes ago, Viviane Façanha Psicóloga disse:

Acho que eu entendi e me ajudou muito a compreender que meu raciocinio está coerente. Vou refletir sobre isso pra tentar ver como eu vou coordenar isso na prática. Tá me dando um medinho, por conta da minha ousadia pra esse tipo de conteúdo. Mas sei que consigo!

Qualquer coisa conta comigo! 🐝

  • Curti 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com os dois colegas!!

Comecei o curso agora mas acompanho o Paulo tem um bom tempo. Acredito que você deva focar no seu objetivo de longo prazo percebendo que uma coisa não anula a outra!

O Fernando já deu uma resposta bem completinha sobre a construção do conteúdo mas vou repetir o que disse pra minha mãe: o objetivo não é que todos seus seguidores sejam clientes, apenas uma parcela deles.

Ao crescer seu perfil você vai estar ganhando autoridade e nem todos os seus seguidores serão estudantes ou psicólogos iniciantes mas digo mais: também há os estudantes e iniciantes que podem querer ter VC como terapeuta 😉 tenho muitos amigos da psico e todos eles se tratam.

Você não precisa virar as costas para um objetivo ao focar em outro. Um exemplo é o Eslen Delanogare, que tem tanto uma plataforma para pessoas que querem se conhecer quanto curso para profissionais da área. Ele se comunica com os dois e pode ser uma boa inspiração!

Link para compartilhar
Share on other sites

Viviane, vou contribuir aqui com um caso real.

Tenho uma irmã que é artesã, seu foco é o público final, vender seus produtos físicos. Durante a jornada dela, busca desenvolver produtos exclusivos, capricha muuuuito nas fotos e compartilha bastidores nas redes sociais engajando os clientes e gerando curiosidade em outras artesãs que muitas vezes são concorrentes. Mas o produto dela é tão diferenciado que ela formou uma boa base de clientes para os produtos físicos ao mesmo tempo em que criou uma base de costureiras e artesãs que querem aprender com ela. Nesta semana lançou seu primeiro infoproduto e agora vai trabalhar as duas pernas em paralelo. Faz sentido pensar em algo parecido pra você?

Detalhe: ela segue cada conselho que o Paulo dá nas redes sociais, saindo de 7k para 30k  seguidores e quintuplicou seu faturamento depois disso. 🐝

Construindo autoridade para seus pacientes, vai atrair estudantes que sejam tão bons quanto você. Tem espaço aí, bora explorar!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...