Jump to content

Plano de negócios e burocracias 😵‍💫


Recommended Posts

Boa tarde, beselhas! 

Essa madrugada antes de conseguir pegar no sono tive a incrível ideia de aproveitar essa comunidade tão incrível e diversa para tentar esclarecer umas dúvidas... 

Sou servidora pública e quero fazer transição de carreira e 2 coisas me pegam e gostaria de escutar (ler) as experiências de vocês pois podem me ajudar a direcionar minhas ações.

1) como servidora pública, como posso regularizar um negócio? Posso ser MEI? Tem alguma opção?

2) não faço ideia de como fazer um plano de negócios e tô pensando que é bem importante fazer isso. O Superpoder ajuda em alguma coisa isso com a parte de branding ou melhor procurar por fora? Recomendam alguma fonte específica como Sebrae? 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Annelise Martins Nascimento disse:

Boa tarde, beselhas! 

Essa madrugada antes de conseguir pegar no sono tive a incrível ideia de aproveitar essa comunidade tão incrível e diversa para tentar esclarecer umas dúvidas... 

Sou servidora pública e quero fazer transição de carreira e 2 coisas me pegam e gostaria de escutar (ler) as experiências de vocês pois podem me ajudar a direcionar minhas ações.

1) como servidora pública, como posso regularizar um negócio? Posso ser MEI? Tem alguma opção?

2) não faço ideia de como fazer um plano de negócios e tô pensando que é bem importante fazer isso. O Superpoder ajuda em alguma coisa isso com a parte de branding ou melhor procurar por fora? Recomendam alguma fonte específica como Sebrae? 

 

Olá, Annelise, tudo bem?!

 

Primeiro, parabéns pela sua iniciativa, fazer transição de carreira precisa de coragem e planejamento e isso não é para qualquer um.☺️

Então, vamos lá, sou contadora e trabalho com essa temática, além de atuar com a área financeira tanto para pessoa física como jurídica.

Vou relatar algumas alternativas 👇🏾

Primeiro, atenção a questão de se planejar financeiramente, o ideal é ter uma reserva de emergência para ter tranquilidade até se estabelecer na nova profissão.

Como se regularizar 👇🏾

Mei:

Pontos de atenção:

Nem todas atividades podem ser MEI

Existe um limite de faturamento

Tem que tomar conta do fluxo de caixa para não misturar o dinheiro de PJ com o de PF

Deve se atentar às regras de obrigatoriedade e fazer os pagamentos corretamente

 

Vantagens:

Baixo custo

Você já se torna uma Microempresa

Você terá um CNPJ que possibilitará emitir notas

Terá vantagens por ser PJ para compra de produtos e serviços.

Terá mais credibilidade e começar a ter mentalidade de empresária.

 

 

Outras opções:

 

Atuar como autônoma, porém dever se atentar a questão de recolher carnê leão e INSS.

Ou

Abrir um empresa que não seja MEI, assim, amplia sua área de atuação.

 

Então, cada caso é um caso.

 

Se ficar com dúvida pode me chamar no privado ☺️

  • Me ajudou! 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Marília Cerqueira disse:

Annelise, veja direito pelo seu cargo. Mas, via de regra servidor público pode ter empresa, mas não pode ser sócio administrador.

Verdade, mas deve se atentar se é funcionária pública federal ou estadual e municipal.

 

No caso da federal ela não pode ser sócia administradora, porém ela pode entrar com o capital, permitindo ela ser cotista, acionista da empresa.

Agora, se ela for servidora pública estadual e municipais ai deve ler a lei de cada estado/município que ter restrições particulares.

 

Os exemplos que dei foi supondo que ela já tivesse a reserva de emergência e não estive mais no cargo, ou seja, aí ela não teria as limitações que recaem sobre o servidor público.

 

Por isso, ela deve se atentar antes de tomar qualquer decisão.

 

Precisando estou à disposição!😊

Editado por Ingrid Leão IR
Link para compartilhar
Share on other sites

Então, eu ainda sou servidora. Tenho meus investimentos diversificados e nessa diversificação eu tenho uma reserva de emergência menor que eu me sinto confortável para apenas mandar tudo a m****🫢. Mas tenho optado por investir em coisas que vão me ajudar como ensaio fotográfico corporativo e elaboração de site. Depois que passarem esses gastos eu vou reorganizar as finançad para manter a reserva de emergência num nível ok. De todo jeito, minha ideia é pegar licença de interesse pessoal  (LIP) pelo seu período máximo de 3 anos e me desvincular do serviço público depois disso. 

Preciso saber como faço para me formalizar durante esse período de transição em que ainda serei servidora pública licenciada.

@Ingrid Leão IR

Link para compartilhar
Share on other sites

17 minutes ago, Annelise Martins Nascimento disse:

Então, eu ainda sou servidora. Tenho meus investimentos diversificados e nessa diversificação eu tenho uma reserva de emergência menor que eu me sinto confortável para apenas mandar tudo a m****🫢. Mas tenho optado por investir em coisas que vão me ajudar como ensaio fotográfico corporativo e elaboração de site. Depois que passarem esses gastos eu vou reorganizar as finançad para manter a reserva de emergência num nível ok. De todo jeito, minha ideia é pegar licença de interesse pessoal  (LIP) pelo seu período máximo de 3 anos e me desvincular do serviço público depois disso. 

Preciso saber como faço para me formalizar durante esse período de transição em que ainda serei servidora pública licenciada.

@Ingrid Leão IR

Vou te chamar no privado 😉

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...