Annelise Martins Nascimento Postado 21 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 21 de Abril de 2023 Boa tarde, beselhas! Essa madrugada antes de conseguir pegar no sono tive a incrível ideia de aproveitar essa comunidade tão incrível e diversa para tentar esclarecer umas dúvidas... Sou servidora pública e quero fazer transição de carreira e 2 coisas me pegam e gostaria de escutar (ler) as experiências de vocês pois podem me ajudar a direcionar minhas ações. 1) como servidora pública, como posso regularizar um negócio? Posso ser MEI? Tem alguma opção? 2) não faço ideia de como fazer um plano de negócios e tô pensando que é bem importante fazer isso. O Superpoder ajuda em alguma coisa isso com a parte de branding ou melhor procurar por fora? Recomendam alguma fonte específica como Sebrae? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ingrid Leão IR Postado 22 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 22 de Abril de 2023 5 horas atrás, Annelise Martins Nascimento disse: Boa tarde, beselhas! Essa madrugada antes de conseguir pegar no sono tive a incrível ideia de aproveitar essa comunidade tão incrível e diversa para tentar esclarecer umas dúvidas... Sou servidora pública e quero fazer transição de carreira e 2 coisas me pegam e gostaria de escutar (ler) as experiências de vocês pois podem me ajudar a direcionar minhas ações. 1) como servidora pública, como posso regularizar um negócio? Posso ser MEI? Tem alguma opção? 2) não faço ideia de como fazer um plano de negócios e tô pensando que é bem importante fazer isso. O Superpoder ajuda em alguma coisa isso com a parte de branding ou melhor procurar por fora? Recomendam alguma fonte específica como Sebrae? Olá, Annelise, tudo bem?! Primeiro, parabéns pela sua iniciativa, fazer transição de carreira precisa de coragem e planejamento e isso não é para qualquer um. Então, vamos lá, sou contadora e trabalho com essa temática, além de atuar com a área financeira tanto para pessoa física como jurídica. Vou relatar algumas alternativas Primeiro, atenção a questão de se planejar financeiramente, o ideal é ter uma reserva de emergência para ter tranquilidade até se estabelecer na nova profissão. Como se regularizar Mei: Pontos de atenção: Nem todas atividades podem ser MEI Existe um limite de faturamento Tem que tomar conta do fluxo de caixa para não misturar o dinheiro de PJ com o de PF Deve se atentar às regras de obrigatoriedade e fazer os pagamentos corretamente Vantagens: Baixo custo Você já se torna uma Microempresa Você terá um CNPJ que possibilitará emitir notas Terá vantagens por ser PJ para compra de produtos e serviços. Terá mais credibilidade e começar a ter mentalidade de empresária. Outras opções: Atuar como autônoma, porém dever se atentar a questão de recolher carnê leão e INSS. Ou Abrir um empresa que não seja MEI, assim, amplia sua área de atuação. Então, cada caso é um caso. Se ficar com dúvida pode me chamar no privado 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marília Cerqueira Postado 24 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 24 de Abril de 2023 Annelise, veja direito pelo seu cargo. Mas, via de regra servidor público pode ter empresa, mas não pode ser sócio administrador. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ingrid Leão IR Postado 24 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 24 de Abril de 2023 (edited) 5 horas atrás, Marília Cerqueira disse: Annelise, veja direito pelo seu cargo. Mas, via de regra servidor público pode ter empresa, mas não pode ser sócio administrador. Verdade, mas deve se atentar se é funcionária pública federal ou estadual e municipal. No caso da federal ela não pode ser sócia administradora, porém ela pode entrar com o capital, permitindo ela ser cotista, acionista da empresa. Agora, se ela for servidora pública estadual e municipais ai deve ler a lei de cada estado/município que ter restrições particulares. Os exemplos que dei foi supondo que ela já tivesse a reserva de emergência e não estive mais no cargo, ou seja, aí ela não teria as limitações que recaem sobre o servidor público. Por isso, ela deve se atentar antes de tomar qualquer decisão. Precisando estou à disposição! Editado 24 de Abril de 2023 por Ingrid Leão IR Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Annelise Martins Nascimento Postado 25 de Abril de 2023 Autor Compartilhar Postado 25 de Abril de 2023 Então, eu ainda sou servidora. Tenho meus investimentos diversificados e nessa diversificação eu tenho uma reserva de emergência menor que eu me sinto confortável para apenas mandar tudo a m****🫢. Mas tenho optado por investir em coisas que vão me ajudar como ensaio fotográfico corporativo e elaboração de site. Depois que passarem esses gastos eu vou reorganizar as finançad para manter a reserva de emergência num nível ok. De todo jeito, minha ideia é pegar licença de interesse pessoal (LIP) pelo seu período máximo de 3 anos e me desvincular do serviço público depois disso. Preciso saber como faço para me formalizar durante esse período de transição em que ainda serei servidora pública licenciada. @Ingrid Leão IR Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ingrid Leão IR Postado 25 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 25 de Abril de 2023 17 minutes ago, Annelise Martins Nascimento disse: Então, eu ainda sou servidora. Tenho meus investimentos diversificados e nessa diversificação eu tenho uma reserva de emergência menor que eu me sinto confortável para apenas mandar tudo a m****🫢. Mas tenho optado por investir em coisas que vão me ajudar como ensaio fotográfico corporativo e elaboração de site. Depois que passarem esses gastos eu vou reorganizar as finançad para manter a reserva de emergência num nível ok. De todo jeito, minha ideia é pegar licença de interesse pessoal (LIP) pelo seu período máximo de 3 anos e me desvincular do serviço público depois disso. Preciso saber como faço para me formalizar durante esse período de transição em que ainda serei servidora pública licenciada. @Ingrid Leão IR Vou te chamar no privado Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts