Criar a playlist para a minha marca fez-me lembrar do conceito de marketing sensorial, mais um termo utilizado dentro do marketing para descrever uma forma de cativar e atrair clientes, neste caso, através dos sentidos.
O objetivo no uso desta estratégia é estimular os sentidos dos clientes, da mesma forma que o Paulo deu o exemplo da Florista, onde tinhamos música, aromas, cores específicas e todo um ambiente criado para cativar o cliente através dos sentido, é sobre isso que o Marketing sensorial trata.
O marketing sensorial passa pela construção da personalidade sensorial da marca através de:
- Aromas - Olfato
- Cores, Formas - Visão
- Músicas / Sons - Audição
- Texturas - Tato
- Sabores - Paladar
Um exemplo que me vem à mente, onde este tipo de estratégia é muito utilizado é no comercio (lojas), em especial de Roupa / acessórios e afins, eles são muito bons a utilizar este tipo de marketing para recordar a marca! Em qualquer lugar do mundo a marca terá as mesmas característica tanto de decoração da loja, como tipo de música como aromas.
Lembro-me de estar a passear por Barcelona e sentir um cheiro familiar, automáticamente procurei a origem do cheiro, até que reparei que era de uma loja onde ia muitas vezes em Portugal (Massimo Dutti), este exemplo demonstra bem o poder desta estratégia, eu não preciso de ler o nome ou ver a loja para a identificar, e mesmo que não identifique à partida, irei procurar até encontrar a referência que me recordou aquele cheiro.
Já tiveram alguma experiência sensorial de marca?