📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 1 follower
- 1 resposta
- 243 visualizações
Entende-se por comunidade um grupo de pessoas conectadas que dividem elementos ou interesses em comum. Com a expansão da internet e do marketing, o conceito de comunidade alargou e ganhou o significado de "conectar para aproximar". Atualmente, o público é mais exigente e surgiu o marketing de comunidades, com o objetivo de monitorar as necessidades dos clientes, estreitar laços e criar a sensação de pertença nas pessoas que consomem os produtos de determinada marca, entregando valor e identificação através de valores comuns entre as partes, a marca e quem faz parte desta comunidade. A comunidade deve ser criada com base em 4 passos: persona, entrega de conteúdo …
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 3 respostas
- 997 visualizações
É a reunião de imagens sobre um assunto, uma ideia que se quer desenvolver. Funciona como uma ferramenta visual que estimula a criação sobre o tema. Também conhecido como painel semântico, pois o significado de “board” é prancha, enquanto de “mood” é humor, ou seja, um quadro que mostra as percepções sobre determinado assunto, e serve para ajudar na comunicação daquilo que muitas vezes não conseguimos transmitir com palavras. Pode ser feita através de uma colagem física, sobre uma folha de papel, por exemplo, ou digital, através de programas de edição de imagem, como o Adobe Photoshop, por exemplo. A plataforma mais famosa que utiliza essa técnica é o Pinterest.…
Última resposta por A Lilly Fraga CO., -
- 1 follower
- 0 respostas
- 205 visualizações
Account Based Marketing (ABM) ou Marketing Baseado em Conta pode ser utilizado para manter e fortalecer um relacionamento eficiente com clientes. É uma estratégia de crescimento elaborada por equipes de marketing e vendas na criação de campanhas individualizadas. O objetivo é conquistar um conjunto predefinido de clientes ideais, cujas contas podem trazer o maior ROI (retorno sobre investimento). É diferente do outbound marketing porque é específica e direcionada para contas-chaves para o negócio. A sinergia entre as equipes é fundamental.
Última resposta por Silvia Arrochinho, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 270 visualizações
É o esboço da persona, uma pesquisa e conjunto mais simples de informações organizadas. É útil porque permite menos tempo na execução do conhecimento sobre o usuário, suas dores e desejos, como guia no desenvolvimento do projeto. Ajuda a definir objetivos focados na solução em prol do outro.
Última resposta por Silvia Arrochinho, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 461 visualizações
Traduzido diretamente do inglês: investidor. Refere-se às partes interessadas num projeto que ajudam a delinear o caminho a percorrer e a sua execução. Está relacionado ao conhecimento interno sobre a empresa (incluindo os seus desafios, dores ou diferencial), além do conhecimento do seu público e do seu produto. Existem dois tipos de stakeholders - os diretos e os indiretos. Os stakeholders diretos apresentam metas, objetivos, orçamentos e tudo o que se refere às informações mais técnicas e objetivo macro que se pretende alcançar com o projeto. São pessoas ligadas ao gerenciamento, são responsáveis por datas-limite, metas a serem alcançadas e orçamento disponí…
Última resposta por Silvia Arrochinho, -
- 6 respostas
- 445 visualizações
E aí, minha gente! Passando para avisar que, a partir de agora, o tópico de glossário será moderado pela equipe. O que isso significa? Quando você enviar uma postagem, ela terá que passar por uma aprovação nossa. Tomamos essa decisão porque muitos de vocês não estavam respeitando as regras, publicando conteúdos repetidos. Mais uma vez, pedimos que usem a lupa para pesquisar se o termo já existe ou não. Se ele já existe e você quer acrescentar algo, deixe a sua contribuição por meio de um comentário. Estamos de olho!
Última resposta por Michelle de Oliveira Teixeira Martins, -
- 1 resposta
- 180 visualizações
É uma estratégia que identifica, trata, agrupa e transforma dados em informações relevantes sobre os consumidores. Exemplo: através de segmentação, criar possibilidades de estratégias diferenciadas para cada grupo.
Última resposta por Eduardo Simão, -
- 0 respostas
- 161 visualizações
É um contato que está em fase de decisão de compra pelo seus produtos ou serviços. Está muito próximo de se tornar cliente.
Última resposta por Raquel Gelinski Clazer Justus, -
- 0 respostas
- 164 visualizações
Um suspeito comprador do seu serviço/produto e que se enquadra no seu público-alvo.
Última resposta por Raquel Gelinski Clazer Justus, -
- 2 respostas
- 974 visualizações
Doxing é a prática (muito desaprovada) de procurar e publicar as informações pessoais de um indivíduo particular. Doxers usam esses ataques como meio de ameaçar ou intimidar seus alvos. O termo "doxing" é a abreviatura de "dropping dox"; "dox" é um jargão do termo "documentos". Normalmente, o doxing consiste em uma ação mal-intencionada, usada contra pessoas de quem o hacker discorda ou não gosta. O que é doxing? O doxing (algumas vezes escrito como "doxxing") é a ação de revelar informações de identificação sobre alguém na Internet, como seu nome real, endereço residencial, local de trabalho, telefone, dados financeiros e outras informações pessoais. Essas…
Última resposta por Juliana Vargas, -
- 3 respostas
- 273 visualizações
Um chatbot é um tipo de bot que usa inteligência artificial para responder perguntas e realizar tarefas simples em aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger. Um chatbot pode ser usado para atendimento ao cliente, coleta de dados e leads, recomendações de compras e muito mais.
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 0 respostas
- 408 visualizações
Inteligência Artificial (IA) A inteligência artificial é a capacidade de computadores, programas ou máquinas de aprender e se adaptar de maneiras que se assemelham ao pensamento humano. Por exemplo, chatbots usam inteligência artificial para se comunicar e responder perguntas, enquanto assistentes domésticos como Alexa usam IA para aprender a responder melhor às suas solicitações ao longo do tempo. Quanto mais você interage com um programa de IA, mais “inteligente” ele se torna, pois tem mais dados para trabalhar.
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 0 respostas
- 1k visualizações
Analytics é um termo abrangente usado para descrever as ferramentas de análise social e as informações que essas ferramentas fornecem. A maioria das redes sociais inclui suas próprias ferramentas de análise para ajudar as empresas a analisar o desempenho de suas postagens em métricas como alcance, engajamento e crescimento de seguidores
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 1 resposta
- 211 visualizações
O onboarding de clientes se trata basicamente de um processo que envolve os estágios iniciais de contato de um cliente com a empresa. Nessa fase de interação os profissionais serão responsáveis por guiar o cliente no uso do produto ou serviço após a compra. Em nosso onboarding além de mostrar como tudo vai acontecer (entregas e prazos) enviamos um "mimo" que sempre causa muita SURPRESA no cliente! ❤️
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 652 visualizações
É uma forma de pedir a autorização do seu possível comprador ou prospecto para entrar numa lista sua, fazer inscrição numa live sua de lançamento, se inscrever numa newsletter ou de oferecer um ebook ou uma oferta. Seria uma forma mais educada de perguntar ao seu futuro "lead" se vc pode começar a enviar conteúdo por algum canal, seja por email, whatsapp, Telegram, pois a partir do "aceite" dele, vc começará a enviar mensagens de forma não invasiva. Existe a opção também do Double Opt-in. Todos nós provavelmente passamos por isso quando nos inscrevemos num conteúdo que é de nosso interesse, onde temos que ir na nossa caixa de email e "confirmar" a nossa inscrição nu…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 254 visualizações
Hotseat Em mentorias acontece as rodadas de perguntas dos mentorados. A cada encontro, pode ter um formulário on-line onde os mentorados preenchem com suas dúvidas e no dia do encontro, a ou o mentor responde as perguntas em ordem ou seleciona algumas. Pode ser temática também de acordo com o conteúdo a ser desenvolvido em cada encontro. O bom é que todos se sintam ouvidos e mesmo que em rodízio. saber explicar bem isso ao ofertar uma mentoria ajuda a despertar o desejo de compra. E Você Já conhecia esse termo? Já vendeu mentorias?
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 280 visualizações
É a maneira como é indicado pensar na estrutura, layout e interações de um site, a partir do mobile primeiro e depois do desktop.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
- 1 resposta
- 227 visualizações
Tradução literal: reunião em pé. É um tipo de reunião realizada dentro da metodologia Scrum que é rápida, sempre no mesmo horário, para alinhamentos de progressos e atrasos em determinado projeto.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 1 resposta
- 460 visualizações
É a reunião diária, normalmente de até 15 minutos no máximo, para alinhar a Sprint do projeto. É discutido: o que foi feito ontem, quais os imprevistos, se há alguma pendência que precise ser resolvida para prosseguir com o dia atual e o que será feito hoje.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 1 resposta
- 392 visualizações
É o nome dado para a divisão de etapas de trabalho dentro da metodologia Scrum. Normalmente, cada Sprint dura de 2 a 4 semanas. É a maneira mais ágil e eficaz de fazer entregas parceladas dentro de um projeto mais complexo e/ou extenso.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 0 respostas
- 632 visualizações
É uma metodologia ágil que começou a ser utilizada por empresas de tecnologia, mas que pode ser implementada para projetos que precisam de várias pequenas fases de entrega, pela complexidade e tempo envolvido. Ou seja, é como se você criasse várias pequenas tarefas mais fáceis de executar, em curto período de tempo, em vez de surtar sem saber por onde começar. Você separa as peças por cor para ser mais fácil de montar o lego no final. Faz parte da gestão de projetos.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 0 respostas
- 218 visualizações
Sistema ou equipamento que torna possível finalizar o pedido na loja física sem a intervenção de um atendente, ou seja, por meio do autoatendimento. Ex: Mc Donalds.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 0 respostas
- 170 visualizações
Estratégia para uma melhor experiência de compra. É a integração de todos os canais de comunicação de uma empresa (digital ou off). Por exemplo, uma loja de varejo oferece a possibilidade do cliente, a partir do app, ver quais são as lojas físicas mais próximas e o estoque disponível. Você pode separar o item pelo app e na loja física fazer um self chekout a partir de um totem, diminuindo a fila no estabelecimento.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 0 respostas
- 167 visualizações
É a percepção detalhada dos dados com análise de volume e formatos reduzidos. Extrai informações sobre hábitos e comportamentos sobre os públicos. Usado para avaliar hábitos de compra dos consumidores, por exemplo.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 5 respostas
- 536 visualizações
Quando uma marca tenta pagar de ecológica e sustentável, mas é só gogó, omitem o impacto ambiental que causam ou nem mesmo se comprometem a ter ações de fato sustentáveis.
Última resposta por Guilherme Sementili Cardoso ,