📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 2 respostas
- 578 visualizações
Logo - Do grego "logos" que quer dizer "significado" É o elemento gráfico que pode incluir o nome, simbolo que representa o produto ou organização. Logotipo - Do grego "logos"e "typos"que quer dizer "significado da imagem" É o desenho feito usando letras no qual você pode ler o nome da empresa ou produto. Símbolo ou ícone é o desenho avulso usado na identificação da empresa, ou produto. Marca - Do germânico "markas_ quer dizer "significado" É a representação gráfica feita pelo logo ou logotipo, mais o símbolo que constituem a identidade visual. Logomacar - só existe no Brasil e não faz sentido, pois junta duas palavras: logo + marca.…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 1.7k visualizações
Light User é a definição para os usuários que fazem o uso esporádico do produto/serviço, porém mesmo que não esteja tão presente, não deixa de fazer parte do planejamento estratégico. Ele é o inverso de Heavy User. Exemplo é a estratégia adotada pela Tintas Coral para convencer as pessoas a pintarem mais suas casas e os escritórios antes que ela comece a descascar.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 215 visualizações
MRR significa Monthly Recurring Revenue, ou, Receita Recorrente Mensal em português. Essa taxa é utilizada por empresas que atuam com assinaturas, como as SaaS**, para calcular os valores que entram mês a mês e, inclusive, prever ganhos futuros. Com o MRR é possível calcular a previsão de ganho mensal a partir das contas que contrataram sua empresa **SaaS, ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 203 visualizações
Uma quota de mercado, também chamada de fatia de mercado, participação no mercado, porção no mercado e market share, designa a quantidade absoluta e relativa de mercado detida por uma organização. Sua medida, principalmente quantificada em termos percentuais, traduz a quantidade do mercado dominada por uma empresa. Fonte: Wikipédia
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 241 visualizações
Micromarketing é uma estratégia de marketing usada para um grupo-alvo de clientes em um nicho de mercado. É normalmente usado para anunciar um produto ou serviço. Produtos e serviços Um produto é um item tangível que é colocado no mercado para aquisição, atenção ou consumo, enquanto um serviço é um item intangível, que surge com uma base de clientes limitada. A base de clientes é escolhida pelo profissional de marketing com base em certas características, como idade, sexo, cargo, localização, etc. Por exemplo, o Uber usa uma estratégia de micromarketing com base na localização em cada cidade para a qual está se expandindo. Quando o Uber entrou no mercado de Vancouver…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 260 visualizações
On-Page trata-se de todas as estratégias de otimização de conteúdo utilizadas na página do site de uma empresa, a escolha de um título otimizado com palavra-chave, é um exemplo de on-page. Fonte: Luz Própria
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 234 visualizações
Opt-in duplo é a dupla confirmação (double opt-in) é a ação de enviar um e-mail automático para o Lead após o mesmo realizar conversão em um de seus formulários, confirmando o interesse em seu conteúdo. Fonte: Rd Station
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 210 visualizações
Overall cost leadership é a prática da distribuição de custos baixos de produção, visando oferecer um preço inferior para liderar o mercado de segmento. Fonte Luz Própria
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 226 visualizações
É o título da página e um dos elementos mais caros ao SEO, pois é um dos itens mais importantes analisados pelos mecanismos de busca na hora de mostrar um resultado. Elas também podem ser identificadas na aba do navegador, nas páginas de resultados do Google ou em outros buscadores.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 284 visualizações
Pagamento Social é uma técnica usada para garantir que a oferta de uma empresa tenha um alcance muito maior via redes sociais. Ou seja, por meio do pagamento social a empresa oferece cupons de desconto, por exemplo, para os usuários que realizaram postagens com o objetivo de divulgar a marca. Fonte: Luz Própria
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 2 respostas
- 345 visualizações
Mostra o tempo decorrido desde a última visita do usuário ao site. Fonte Raccoon
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 238 visualizações
O campo referer [sic] é um campo de cabeçalho HTTP que identifica o endereço da página web que está ligado ao recurso que está sendo solicitado. Pela verificação do referer, a nova página web pode ver de onde a requisição se originou. Fonte: Wikipédia
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 249 visualizações
A divisão da receita é a distribuição da receita, o valor total da receita gerada pela venda de bens e serviços entre as partes interessadas ou contribuintes. Fonte: Wikipedia No marketing, os publicitários que publicam campanhas em sites de terceiro, estipulam uma porcentagem de valores a ser repassado á midia onde a campanha foi publicada, enquanto, a outra porcentagem é destinada ao próprio publicitário ou para o responsável que fez a veículação.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 324 visualizações
Alcance, cobertura, abrangência de alguma ação de marketing.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 299 visualizações
Session ou Sessão é um recurso usado no site para armazenar valores específicos de cada usuário de seu acesso e persistir os dados corretamente, indicando quantas foram as vezes que o usuário visitou o site. A sessão tem como métrica a visita num prazo de 30 minutos.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 861 visualizações
Falha temporária na entrega de emails por motivos como uma caixa de entrada cheia, por exemplo.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 187 visualizações
A palavra SWOT significa: Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats. Ela é uma ferramenta amplamente utilizada como parte do planejamento estratégico de negócios. Esse tipo de análise busca encontrar as vantagens de uma empresa em relação aos concorrentes (Strengths), suas fraquezas ou desvantagens (Weaknesses), oportunidade e vantagens competitivas (Opportunities) e também ameaças internas e externas que podem comprometer o negócio (Threats).
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 219 visualizações
Cliente Oculto ou Cliente Misterioso, é uma ferramenta utilizada por empresas de pesquisa de mercado, para medir a qualidade do atendimento de empresas, através de informações específicas sobre produtos e serviços. Os Clientes Ocultos - durante uma avaliação - interpretam jornadas de atendimento. Fonte: Wikipédia
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 456 visualizações
Consumidores que não apresentam lealdade a nenhuma marca, mas que consomem com frequência.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 200 visualizações
Equipe de apoio por trás de algum projeto ou contrato.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 205 visualizações
Distribuição de amostras de conteúdos e serviços. Pode ser usado para realizar testes ou para tentar conquistar clientes.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 300 visualizações
Produto, serviço ou marca que está sempre na cabeça das pessoas.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 480 visualizações
Unique Page Número de vezes que uma página foi visitada, considerando apenas a visualização feita por um único usuário. Se o mesmo usuário realizou várias visitas à mesma página, apenas uma será contabilizada. Focado em 24 horas. importante destacar que é diferente de Page Views é o número de acessos ou page views é o número de vezes que uma página da internet é visualizada em algum navegador. É um dos instrumentos mais importantes que os eMarketeers utilizam para medir a audiência de um site ou porta. Aqui é estabelecido um tempo. O ponto que principal dessa diferenciação entre elas é o tempo
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 215 visualizações
Para que possa compreender melhor os cookies auxiliam a saber quantas pessoas e quantas vezes visitaram a página. Os visitantes únicos são identificados por meio do IP do seu computador ou dispositivos aparecendo uma única vez. Segundo a Wikipedia o visitante único é o que "De acordo com os Padrões Web Globais da IFABC, um usuário único é "um endereço IP mais um identificador adicional". O termo 'usuário único' pode ser usado de forma intercambiável com 'visitante único'.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
- 0 respostas
- 589 visualizações
Um Whitepaper algo como “livro em branco” (em português) ou um relatório branco (em inglês) é um documento que ataca um problema de maneira concisa, servindo como uma espécie de guia para superar alguma dificuldade ou desafio. Muitas vezes esse é um documento oficial publicado por um governo ou uma organização internacional, a fim de servir de informe ou guia sobre algum problema e como enfrentá-lo. Fonte Wikipédia
Última resposta por Roseanny Alessandra,