📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
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Assistindo as lives e aulas do Paulo, vejo que não conheço quase nada dessa linguagem tecnica. Existe algum link com esse "dicionarios" para eu ir me familiarizando? Queria me preparando antes do curso iniciar. Agradeço desde já
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
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Peça feita de forma rápida, seja no papel ou digital para visualização e interpretação de um projeto ou arte. Mas quando você vai apresentar um layout para um cliente ele deve ser simular o melhor possível o produto final.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
É o famoso orçamento, é a quantidade e previsão que você ou a empresa destinou para realizar uma ação. Muito usado quando estamos falando de mídia, off e on.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Do inglês information product, produto digital; usualmente com conteúdo de conhecimento. Conteúdo organizado para instruir, educar ou orientar o consumidor para atingir um objetivo específico. Em imagem, áudio ou texto (e suas combinações), o infoproduto é consumido virtualmente e pode ser distribuído gratuitamente ou vendido pela internet. Principais tipos: · ebooks · cursos online · podcasts · webinários · consultorias · mentorias · ferramentas digitais · comunidades exclusivas De aplicativos a clube do livro, passando por ebooks e imersões, se a entrega é virtual e o objetivo…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Gatilhos mentais são recursos ou estímulos que usamos pra acelerar a tomada de decisão dos nossos clientes (pode ser comprar, engajar, entrar em contato, etc). Isso não significa que vamos mentir, manipular ou induzir de forma desonesta essas pessoas para que façam o que a gente quer, apenas significa que vamos abreviar o tempo de tomar uma decisão que vai ser benéfica para ambas as partes. Tipos de gatilhos mentais: • Autoridade • Reciprocidade • Prova Social • Compromisso • Antecipação • Escassez • Urgência • Exclusividade • Curiosidade
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Infotenimento é a combinação das palavras informação e entretenimento. Essa nova palavra representa a entrega de conhecimento e informação de uma forma leve, bem-humorada e divertida, que além de entreter o público, gera uma grande conexão. Apesar de ser um termo usado mais recentemente, o infotenimento sempre existiu. Quem não amava aquele professor do cursinho que te ensinava matérias densas de uma forma super criativa? Com paródias de músicas e piadas? Pois é. Infotenimento puro.
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O viés cognitivo é um atalho mental que leva a desvios de racionalidade e lógica. Ele ocorre porque criamos padrões, baseados nas nossas experiências e percepções prévias, que distorcem o nosso julgamento. Quando isso acontece, nós não paramos para pensar e fazemos escolhas incongruentes com a realidade ou irracionais. Temos 200 mapeados. Eles são muito utilizados no marketing, principalmente pelos copywriters. Utilizados para facilitar a comunicação com os Leads "possível cliente interessado no seu conteúdo, produto ou serviço", para eles executar uma determinada ação. Vou deixar em anexo, uma imagem para o entendimento e a lista dos 50 mais util…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Quando você ouvir a palavra funil, o papo pode ser sobre funil de vendas ou sobre funil de conteúdo. O funil é uma forma de entender o caminho feito pelos seus potenciais clientes (também chamados de leads) e em qual etapa da jornada de compra (para o funil de vendas) ou da jornada de conhecimento (para o funil de conteúdo) eles estão, antes de realmente se tornarem clientes. Existem três etapas do funil: topo, meio e fundo. Pense na imagem gráfica de um funil, fica simples enxergar que o topo é a boca maior e o fundo, a saída menor. Para cada uma das etapas do funil, há tipos de conteúdo, linguagem e formatos que são, estrategicamente, mais ou menos adeq…
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Sabe quando você faz um reels,um post,um carrossel que você acha que vai bombar?🤩 Eu já tive!!!! Aí você vai ver o resultado🧐 e o reels não tem quase nada de visualização,ninguém curtiu,salvou ou compartilho aquele post. Você flopou😰,ou seja,a espectativa de viralizar ou até alcançar a espectativa naquele conteúdo não é alcançando. Flopar= fiasco,fracasso.
Última resposta por Ingrid Leão IR, -
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Um algoritmo específico do Facebook capaz de definir qual será o alcance das publicações de uma determinada página no feed de notícias dos usuários da rede social.
Última resposta por Roseanny Alessandra, -
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Quando falamos dos insights do Instagram, estamos falando de uma página onde aparecem as métricas de todas as interações que aquela conta do Instagram teve. É uma ferramenta que vamos usar pra analisar o desempenho de posts e do perfil pra entender quais dos nossos conteúdos funcionaram ou não. Pra acessar os insights ou métricas, você pode ir na página do seu Instagram e clicar em "insights" que vai estar logo abaixo de "editar perfil". Ou pode clicar nos 3 traços na lateral direita e depois em "insights".
Última resposta por Victor Barros, -
CRM
by Léo Romano- 3 respostas
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É uma abreviação do termo inglês Customer Relationship Management, e que tem tradução livre como Gerenciamento de Relacionamento com Clientes. Está relacionado a forma como o cliente é atendido e abordado. Também é um termo relacionado a diferentes tipos de softwares que, ao ter uma base de contatos, otimiza a gestão destas informações.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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LP ou landing page é como chamamos uma página de vendas ou uma página de captura de lead. A tradução literal seria "página de aterrisagem" e poderia ser qualquer página pra qual você manda o seu público, mas no marketing digital, usamos esse termo pra chamar as páginas que tem um único objetivo = conversão (deixar uma forma de contato, entrar em contato, comprar, etc). Ou seja, nessa página, o público só vai ter a opção de tomar uma única ação, que é a conversão que você escolheu. Já em sites normais, vão existir várias páginas, com várias possibilidades de ação pro usuário.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Antes de dizer o que é,só digo que peguei ranço pela palavra PERSONA. Algo que, dificilmente,contribuirá para nós que estamos iniciando no aprendizado do conteúdo estratégico, principalmente,como alguém que está bem no início como eu.... Eu peguei ranço da palavra persona..e você?😂😂 Persona= um ideal de cliente que você quer ter para consumir seus produtos e/ou serviços. Traça uma persona é algo complicado(eu já tentei e não deu certo),já que não temos recursos suficientes para estabelecer esse "ideal" de cliente,pior quando mandam fazer pesquisar pelos stores🤦🏾♀️ Eu na minha humilde opinião,acho que já querer estabelecer uma persona no iní…
Última resposta por Paula Zagotta, -
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Trata-se de uma estratégia onde você tenta capitar novamente um potencial cliente no qual você já havia atingido em algum outro momento, por exemplo, exibir anúncios para quem já teve contato com a sua marca antes.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Expert é quem sabe muito sobre determinado assunto, no sentido mais amplo da palavra. No mercado digital, expert é quem transmite seu conhecimento por meio de conteúdo – gratuito e pago. Nesse contexto, expert é quem está no palco, mostrando a cara, divulgando suas ideias e produtos. Há experts que surgem na internet, desenvolvendo desde o início seu trabalho em ambiente virtual. Outros já são bem-sucedidos no offline (autores de livro, palestrantes, professores etc.) e migram (ou ampliam sua atuação) para o online. Sinônimos: especialista, produtor, infoprodutor, guru
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Da abreviação em inglês "Return Over Investiment", é o Retorno Sobre Investimento. É obtido deduzindo o valor que foi investido em determinada ação do valor total de ganho obtido. Pode ser positivo ou negativo caso a ação tenha dado lucro ou prejuízo.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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Fluxo de pessoas que visitam canais digitais – sites, plataformas, páginas, perfis em redes sociais etc. O tráfego pode ser orgânico (de graça) ou pago (por meio de anúncios). Enquanto o excesso de tráfego de veículos é indesejado, por gerar engarrafamentos e lentidão, o tráfego na internet é um dos principais objetivos dos criadores de conteúdo. Quanto mais gente acessa as publicações, melhor. Não adianta nada ter uma página bonita e um conteúdo de qualidade se ninguém a visitar, não é mesmo? Para isso, há diversas estratégias para impulsionar o tráfego, seja organicamente ou com anúncios. Mas isso é tema para outro tópico.
Última resposta por Nayalle OPOP, -
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É um potencial cliente. No marketing digital, o termo é usado para se referir a um usuário que demonstrou interesse na sua empresa e inseriu seus dados (e-mail, nome, etc.) em um formulário de conversão, se inscrito em um blog ou compartilhado suas informações de contato em troca de um conteúdo. Esse processo é denominado “geração de leads“. Normalmente, o lead recebe mais conteúdos e informações através do funil de venda, podendo se transformar em cliente. A geração de leads é uma parte crítica da jornada de um cliente em potencial para se tornar um cliente real.
Última resposta por Paula Zagotta, -
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Brainstorming ou tempestade de ideias, é um processo que tem o objetivo de encontrar as melhores soluções para um problema ou desafio. Funciona da seguinte forma: você ou um grupo de pessoas vão jogando ideias na mesa, uma seguida da outra, sem julgamentos, sem filtro e sem vergonha. Se você fizer esse processo em grupo, uma pessoa pode ser a responsável por anotar. Se fizer sozinho, solta o dedo e sai escrevendo como se não houvesse amanhã. O negócio é deixar as ideias fluírem para que no final do processo você tenha uma lista de possíveis soluções, criativas ou não. Esse processo também ajuda a destravar a mente, quando você acha que não pode pensar em …
Última resposta por Fabiana Lolis, -
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LTV (Lifetime Value) é a estimativa da receita média que um cliente te gera ao longo de sua "vida" como cliente. Basicamente quantas vezes uma pessoa comprou de você e com essa métrica é possível estabelecer melhor o CAC (custo por aquisição de cliente). É uma métrica importante que ajuda a garantir sua lucratividade no médio e longo prazo. Exemplo: uma pessoa compra uma escova de dentes de você a 10 reais, se ela comprar 10 vezes, em um ano, basicamente, você tem 100 reais de LTV. Se você gastou 20 de CAC, por mais que na primeira compra você fique no prejuízo, ao longo do ano seu lucro aumenta! Serviços de recorrência utilizam muito dessa estratégia, como net…
Última resposta por Nayalle OPOP, -
DIY
by Paulo Cuenca-
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DO IT YOURSELF (DIY): em português, “faça você mesmo”. Em geral são vídeos tutoriais que ensinam a pessoa a reproduzir, passo a passo, o que está sendo mostrado em casa: seja uma receita, um artigo de decoração, um produto natural... Tradução: faça você mesmo seguindo esses passos aqui.
Última resposta por Paulo Cuenca, -
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CPC
by Paulo Cuenca-
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Custo por clique, que geralmente é calculado pela divisão entre o total gasto para a campanha de tráfego pelo número de cliques recebidos no anúncio. Essa é uma forma de cobrança simples de anúncios, na qual o anunciante é cobrado a cada clique. O CPC final é calculado ao término da campanha, quando o número de cliques é somado e dividido pelo valor total investido. Tradução: quanto custou cada clique no anúncio.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
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CTA
by Paulo Cuenca-
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Em inglês, call to action, que significa “chamada para ação”. Basicamente, são as instruções que você passa ao público por meio de uma legenda, um vídeo ou qualquer outro formato, que tenham como intuito estimular a ação da pessoa. Em exemplos práticos: “comente aqui”, “salva esse carrossel”, “vote na enquete”, “arraste para cima”... É interessante usar o imperativo para mostrar clareza no CTA. Tradução: eu quero que você faça isso aqui, ó.
Última resposta por Marília Cerqueira, -
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COPY
by Paulo Cuenca-
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É o “apelido” da técnica de escrita conhecida como copywriting. Essa, por sua vez, usa recursos que criam uma comunicação persuasiva - seja ela textual ou visual. “Escrever um copy” significa escrever um texto persuasivo que tem por trás alguma intenção (seja ela de vendas, de transformação ou para estimular um sentimento). Geralmente vem acompanhada de por um CTA (explicado abaixo). Tradução: redação pra convencer alguém a agir de uma maneira específica.
Última resposta por Pedro Henrique Batista, -