📚 Glossário de Termos
Aqui é o lugar onde vamos concentrar quais são os termos mais utilizados no universo marketing de conteúdo e qual é o seu significado.
Para compartilhar um termo, sua publicação deve seguir o passo a passo descrito no post abaixo:
Apenas leitura
Nessa área você deve apenas consultar ou propor novos termos, não é possível comentar.
530 topics in this forum
-
- 1 resposta
- 147 visualizações
Ciclo de vida do produto ou CVP pode ser definido como a maneira que o produto se comporta ao longo do tempo, em relação à sua venda. Para isso, existem definidas quatro etapas básicas do ciclo de vida do produto: a introdução, o crescimento, a maturidade e o declínio. Introdução: é o período em que o produto é inserido no mercado e dura até quando as vendas adquirem uma certa estabilidade; Crescimento: nessa etapa, o produto já tem certa estabilidade, escala e uma demanda calculável. É nesta etapa que a concorrência aparece, pois sua marca e produto começam a adquirir maior notoriedade em relação à introdução no mercado; Maturidade: o volume de vendas aind…
Última resposta por Thonny Conrado, -
- 1 follower
- 8 respostas
- 618 visualizações
Estratégia para engajar por meio de atividades que lembram jogos, com níveis, badges, conquistas, processos, rankings. É explicada pelas neurociências com base na dopamina e na motivação, afinal nosso cérebro quer a melhor recompensa possível com o menor esforço possível. É um princípio que cientificamente também rege os jogos de cassino e nosso scroll infinito nas redes sociais: a próxima rodada da alavanca, o próximo post ou o próximo nível podem trazer benefícios para o cérebro, as recompensas. A competição faz parte do processo, e consegue engajar mais ainda quem disputa os melhores lugares de um ranking. Pesquisadores classificam os elementos da gamifi…
Última resposta por Marília Cerqueira, -
- 6 respostas
- 308 visualizações
E aí, minha gente! Passando para avisar que, a partir de agora, o tópico de glossário será moderado pela equipe. O que isso significa? Quando você enviar uma postagem, ela terá que passar por uma aprovação nossa. Tomamos essa decisão porque muitos de vocês não estavam respeitando as regras, publicando conteúdos repetidos. Mais uma vez, pedimos que usem a lupa para pesquisar se o termo já existe ou não. Se ele já existe e você quer acrescentar algo, deixe a sua contribuição por meio de um comentário. Estamos de olho!
Última resposta por Michelle de Oliveira Teixeira Martins, -
- 1 resposta
- 131 visualizações
É uma estratégia que identifica, trata, agrupa e transforma dados em informações relevantes sobre os consumidores. Exemplo: através de segmentação, criar possibilidades de estratégias diferenciadas para cada grupo.
Última resposta por Eduardo Simão, -
- 0 respostas
- 152 visualizações
AMP é a sigla para Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis, em português), que são páginas de sites otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas via dispositivos móveis.
Última resposta por Luisa Salamoni , -
- 0 respostas
- 254 visualizações
Primal Branding é a estrutura (framework) da narrativa estratégica da marca que contribui para a autenticidade da comunidade que você constrói ao redor dela. Existem 7 elementos que criam e sustentam essa comunidade: 1- História de criação (de onde você veio?) 2- Crenças (valores, propósito, no que você acredita?) 3- Ícones (concentrações rápidas de significado, envolvem os 5 sentidos) 4- Rituais (engajamentos positivos repetidos com a sua comunidade) 5- Linguagem (palavras específicas que identificam os que pertencem a comunidade) 6- Descrentes (aqueles que precisam ser convertidos) 7- Líder (ele recria o mundo através de seu ponto de vista) …
Última resposta por Flávia Falarini, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 145 visualizações
Account Based Marketing (ABM) ou Marketing Baseado em Conta pode ser utilizado para manter e fortalecer um relacionamento eficiente com clientes. É uma estratégia de crescimento elaborada por equipes de marketing e vendas na criação de campanhas individualizadas. O objetivo é conquistar um conjunto predefinido de clientes ideais, cujas contas podem trazer o maior ROI (retorno sobre investimento). É diferente do outbound marketing porque é específica e direcionada para contas-chaves para o negócio. A sinergia entre as equipes é fundamental.
Última resposta por Silvia Arrochinho, -
- 1 follower
- 0 respostas
- 210 visualizações
É o esboço da persona, uma pesquisa e conjunto mais simples de informações organizadas. É útil porque permite menos tempo na execução do conhecimento sobre o usuário, suas dores e desejos, como guia no desenvolvimento do projeto. Ajuda a definir objetivos focados na solução em prol do outro.
Última resposta por Silvia Arrochinho, -
- 1 follower
- 1 resposta
- 381 visualizações
Traduzido diretamente do inglês: investidor. Refere-se às partes interessadas num projeto que ajudam a delinear o caminho a percorrer e a sua execução. Está relacionado ao conhecimento interno sobre a empresa (incluindo os seus desafios, dores ou diferencial), além do conhecimento do seu público e do seu produto. Existem dois tipos de stakeholders - os diretos e os indiretos. Os stakeholders diretos apresentam metas, objetivos, orçamentos e tudo o que se refere às informações mais técnicas e objetivo macro que se pretende alcançar com o projeto. São pessoas ligadas ao gerenciamento, são responsáveis por datas-limite, metas a serem alcançadas e orçamento disponí…
Última resposta por Silvia Arrochinho, -
- 3 respostas
- 198 visualizações
Um chatbot é um tipo de bot que usa inteligência artificial para responder perguntas e realizar tarefas simples em aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger. Um chatbot pode ser usado para atendimento ao cliente, coleta de dados e leads, recomendações de compras e muito mais.
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 1 follower
- 8 respostas
- 412 visualizações
Antes de dizer o que é,só digo que peguei ranço pela palavra PERSONA. Algo que, dificilmente,contribuirá para nós que estamos iniciando no aprendizado do conteúdo estratégico, principalmente,como alguém que está bem no início como eu.... Eu peguei ranço da palavra persona..e você?😂😂 Persona= um ideal de cliente que você quer ter para consumir seus produtos e/ou serviços. Traça uma persona é algo complicado(eu já tentei e não deu certo),já que não temos recursos suficientes para estabelecer esse "ideal" de cliente,pior quando mandam fazer pesquisar pelos stores🤦🏾♀️ Eu na minha humilde opinião,acho que já querer estabelecer uma persona no iní…
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 0 respostas
- 124 visualizações
É um contato que está em fase de decisão de compra pelo seus produtos ou serviços. Está muito próximo de se tornar cliente.
Última resposta por Raquel Gelinski Clazer Justus, -
- 0 respostas
- 126 visualizações
Um suspeito comprador do seu serviço/produto e que se enquadra no seu público-alvo.
Última resposta por Raquel Gelinski Clazer Justus, -
- 0 respostas
- 279 visualizações
Inteligência Artificial (IA) A inteligência artificial é a capacidade de computadores, programas ou máquinas de aprender e se adaptar de maneiras que se assemelham ao pensamento humano. Por exemplo, chatbots usam inteligência artificial para se comunicar e responder perguntas, enquanto assistentes domésticos como Alexa usam IA para aprender a responder melhor às suas solicitações ao longo do tempo. Quanto mais você interage com um programa de IA, mais “inteligente” ele se torna, pois tem mais dados para trabalhar.
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 0 respostas
- 928 visualizações
Analytics é um termo abrangente usado para descrever as ferramentas de análise social e as informações que essas ferramentas fornecem. A maioria das redes sociais inclui suas próprias ferramentas de análise para ajudar as empresas a analisar o desempenho de suas postagens em métricas como alcance, engajamento e crescimento de seguidores
Última resposta por Wilson Affonso, -
- 2 respostas
- 1k visualizações
Essa acabei de aprender e já vim compartilhar com vocês kkkk Awareness ou Brand Awareness é a capacidade de gerar consciência no público sobre a marca ou negócio
Última resposta por Paula Zagotta, -
- 2 respostas
- 549 visualizações
No tópico "Marco zero: o primeiro desafio | Parte 1", parte da trilha de boas-vindas, Paulo comenta sobre a palavra "patchwork". Na tradução literal, ele é uma técnica de trabalho com retalhos, como aquelas colchas de vó que são feitas pela união de vários tecidos. No entanto, aqui emprestamos o sentido do termo para criar outras expressões, como um "patchwork de identidades". Ou seja, uma união de identidades que formam uma única coisa. Olha aí a transferência de domínio na prática!
Última resposta por Aline Rigon Haetinger , -
- 1 resposta
- 167 visualizações
Tradução literal: reunião em pé. É um tipo de reunião realizada dentro da metodologia Scrum que é rápida, sempre no mesmo horário, para alinhamentos de progressos e atrasos em determinado projeto.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 1 resposta
- 410 visualizações
É a reunião diária, normalmente de até 15 minutos no máximo, para alinhar a Sprint do projeto. É discutido: o que foi feito ontem, quais os imprevistos, se há alguma pendência que precise ser resolvida para prosseguir com o dia atual e o que será feito hoje.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 1 resposta
- 306 visualizações
É o nome dado para a divisão de etapas de trabalho dentro da metodologia Scrum. Normalmente, cada Sprint dura de 2 a 4 semanas. É a maneira mais ágil e eficaz de fazer entregas parceladas dentro de um projeto mais complexo e/ou extenso.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 0 respostas
- 584 visualizações
É uma metodologia ágil que começou a ser utilizada por empresas de tecnologia, mas que pode ser implementada para projetos que precisam de várias pequenas fases de entrega, pela complexidade e tempo envolvido. Ou seja, é como se você criasse várias pequenas tarefas mais fáceis de executar, em curto período de tempo, em vez de surtar sem saber por onde começar. Você separa as peças por cor para ser mais fácil de montar o lego no final. Faz parte da gestão de projetos.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 0 respostas
- 180 visualizações
Sistema ou equipamento que torna possível finalizar o pedido na loja física sem a intervenção de um atendente, ou seja, por meio do autoatendimento. Ex: Mc Donalds.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 0 respostas
- 131 visualizações
Estratégia para uma melhor experiência de compra. É a integração de todos os canais de comunicação de uma empresa (digital ou off). Por exemplo, uma loja de varejo oferece a possibilidade do cliente, a partir do app, ver quais são as lojas físicas mais próximas e o estoque disponível. Você pode separar o item pelo app e na loja física fazer um self chekout a partir de um totem, diminuindo a fila no estabelecimento.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 0 respostas
- 123 visualizações
É a percepção detalhada dos dados com análise de volume e formatos reduzidos. Extrai informações sobre hábitos e comportamentos sobre os públicos. Usado para avaliar hábitos de compra dos consumidores, por exemplo.
Última resposta por Gabi Miranda, -
- 0 respostas
- 148 visualizações
Quando uma marca tenta surfar na modinha a partir de posicionamentos pró causas sociais, mas não prega o que diz.
Última resposta por Gabi Miranda,